Faça Login ou Cadastre-se.

Minhas Compras
Carrinho Vazio

Cães filhotes que mordem

Postado em 09 de Junho de 2013 por BitCão. Existem 29 comentário(s).

Ai... Como Este Filhote Morde! Isso é Normal?

 

 

Se tem uma mensagem que a gente recebe todos os dias é de gente perguntando como é que faz para o filhote parar de morder, mãos, pés, móveis, roupas, tudo enfim que aparece pela frente.

O que muita gente não sabe é que filhotes trocam os dentes exatamente como nós (bem, não EXTAMENTE, pois eles trocam de dentes muito mais rápido do que os humanos).

Os dentes de leite começam a cair por volta dos 3 meses e meio, e a troca se estende até os 5 ou 6 meses. Os dentes definitivos continuam “crescendo” até os 7 meses de idade, e tudo isso é doloroso para o filhote.

Brincar com um filhote é extremamente importante para que ele se desenvolva plenamente, tanto física quanto psicologicamente, mas deveriam existir certas regras para evitar problemas sérios mais tarde. Além de tentar aliviar a dor da gengiva por causa dos dentes que estão nascendo, filhotes mordem, principalmente, para testar a autoridade e força dos “irmãozinhos”.

É brincando de lutas e batalhas que os filhotes se preparam para ocupar a posição deles na hierarquia do grupo. Se nós humanos permitirmos que nossos filhotes brinquem de morder a nossa mão, mais do que alguns pequenos cortes doloridos, vamos incentivar nossos cãezinhos a ocupar a posição hierárquica mais alta da família quando eles estiverem adultos.

Um filhote que aprende que é permitido morder, pois não há nenhum tipo de represália contra seus ataques, não hesitará em “defender-se” de qualquer contragosto com dentadas poderosas mais tarde em sua vida.

Um cachorro adulto jamais tolerará que um filhote fique mastigando suas patas. O cão adulto emitirá imediatamente um rosnado de aviso e se o filhote continuar insistindo vai acabar tomando uma dentada de correção bem na cabeça.

Nós, humanos, devemos ensinar esta mesma lição para os nossos filhotes e evitar problemas no futuro. A técnica de colocar o polegar na língua do cachorro e fazer pressão para baixo até que ele tente empurrar nosso dedo para fora da boca dele é bastante efetiva e, se executada de forma adequada, não irá machucar seu filhote.

Ele até pode ser bastante insistente e tentar te morder várias vezes, mas se você for persistente, o cachorrinho irá aprender logo que não é agradável abocanhar a mão de quem o alimenta. Não se esqueça de dizer sempre NÃO MORDE, enquanto aplica a correção e não permita que nenhum outro membro da família ou amigos deixe o seu filhotinho morder.

Outra parte importante na abordagem do problema das mordidas, é ensinar ao seu filhote que é bom morder os brinquedos dele, e que o brinquedo correto também vai ajudar a massagear a gengiva e diminuir o incomodo da dentição infantil.

Os brinquedos que a BitCão recomenda para este problema são:


Osso de Corda
Feito de puro algodão, não machuca a boca e a gengiva já sensível do seu bicho. Ótimo para ajudar no massageamento da gengiva, melhorando a dor local. As pontas são desfiadas e funcionam como fio-dental, o meio e os nós são mais firmes, mas ainda assim ideais para o seu filhote cravar os dentes.

Femur Pequeno
Com as extremidades mais porosas e macias, este é um aperitivo especial para os caninos mordedores. Aproveite para ensinar o seu filhote a deixar que você retire ossos e outras coisas gostosas da boca dele, sem protestar ou se mostrar agressivo.

Casco de Vaca
Um dos "best-sellers" da BitCão, que os cães adoram roer e os donos não cansam de elogiar. Mantenha o seu peludo ocupado, roendo o que lhe convém, sem estragar a sua mão nem os seus móveis.

Orelha de Porco
Principalmente os pequenuchos vão adorar ficar roendo a pontinha destas orelhas. Mais macio do que o casco de vaca, muito mais seguro do que os ossos de couro.

Goodie Ball
Este é outro dos nossos “best-sellers”. Não tem filhote que resista ao desafio de ficar tentando tirar as gostosuras que esta bola pode conter. Ideal para aqueles momentos que você é atacada ao falar no telefone, ou ao receber uma visita.

Manual do Cachorro
Um livrinho com a dicas mais completas sobre como fazer o seu filhote parar de morder e muitas outras coisas importantes para você desvendar os “mistérios” do comportamento canino.

Dazer - Afastador de Cães
Para quando for preciso corrigir o seu filhote e a técnica de segurar a língua não estiver funcionando ou for difícil de ser aplicada.

 

Nota: Se você estiver aplicando as correções de maneira correta e consistente, e ainda assim seu cachorro continua mordendo com maior intensidade, ou se você está ficando com medo dele, não insista e entre em contato com um treinador imediatamente.


E não deixe de visitar sempre o nosso site, em www.bitcao.com.br pois já estamos providenciando a compra de novos produtos, especiais e exclusivos, para melhorar a sua vida e a do seu peludo.


 

 

Copyright Cláudia Pizzolatto - 2001 - Todos os direitos reservados.
Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É permitida a sua reprodução sem alterações
desde que sejam colocados o nome da autora
e o link para a webpage da BitCão.

 


Este post foi publicado em Obediência e Treinamento

29 Respostas à Cães filhotes que mordem

  • Olá Bruna, como diz o artigo, você terá que ser bastante persistente e continuar corrigindo o seu filhote até que ele entenda que não pode morder a sua mão. Continue fazendo as correções e o redirecionamento para os brinquedos. Uma rotina de exercícios também faz com que o filhote fique mais cansado e não precise gastar energia mordendo nossa mão!

    Publicado em 07 de Abril de 2014 às 6:17

  • Olá Rafael, sua cachorrinha ainda é muito bebê e ainda se confunde quando vê uma superfície mais macia... ela acha que é um tapetinho! Siga corrigindo o comportamento dela. Sempre que ela for deitar no tapete higiênico, tire-a de lá e a coloque na caminha dela.

    Publicado em 07 de Abril de 2014 às 5:51

  • Olá Tenho uma labradora de 2 meses e 10 dias, apliquei todas estas dicas e ela parece entender muito bem oque ensinamos. porém acontece algo peculiar ela gosta de ficar deitada em cima da fralda que colocamos para ela fazer suas cacas principalmente quando tem urina.
    por que ela faz isso? e como faze-la parar?

    Publicado em 04 de Abril de 2014 às 14:25

  • bruna diz:

    tenho um beagle e ela morde demais minha mão quando estamos brincando o que eu faço tem cinco meses

    Publicado em 02 de Abril de 2014 às 20:39

  • Olá Monyc, este é um comportamento muito normal nos filhotes e o seu, pode ser um Labrador, ainda tem este comportamento mais aguçado, já que é um Retriever... Estes cães sempre foram selecionados para trabalhar usando a boca. Nesta idade, ainda é normal ele apresentar este comportamento, mas é claro que deve ser corrigido. Continue aplicando as técnicas, mas inclua também uma rotina de exercícios mais forte. E eles estiver mais cansado, provavelmente terá menos energia para ficar mordendo vocês!

    Publicado em 01 de Abril de 2014 às 7:55

  • Minha sugestão é que você faça o que puder para baixar a energia dele! Leve-o para longos passeios, ou brincar no parque com bolinhas e/ou frisbees. Quando ele chegar em casa super cansado, com certeza deixará seu labrador em paz!

    Publicado em 17 de Marco de 2014 às 12:23

  • Diego diz:

    O meu border collie tem 4 meses e fica o dia todo mordendo meu labrador de 6 anos. Enquanto não separamos os dois não tem o que faça ele parar. O que eu faço para ele parar com isso?

    Publicado em 13 de Marco de 2014 às 7:37

  • monyc diz:

    Olá, tenho um labrador de 5 meses, ele não para de morder meu marido e eu, nossas mãos já estão cheias de machucados. Ele está trocando os dentes e sei que por isso morde, mais gostaria de uma dica pra ele trocar as nossas mãos por brinquedos, já tentamos muitas coisas mais nada da resultado, essa técnica do polegar, colocar petiscos em brinquedos, mais até agora nada.
    Por favor nos ajudem
    Obrigada

    Publicado em 09 de Marco de 2014 às 20:43

  • Olá Rossana, nestes casos, indicamos o Repelente Granulado NO DOG & NO CAT, que é extremamente eficiente na hora de manter os nossos peludos queridos longe das nossas plantas. Junto com o produto, umaas aulinhas de obediência também cairiam muito bem para você aprender a controlá-la melhor.

    Publicado em 10 de Fevereiro de 2014 às 6:48

  • Olá, tenho um filhote shih tzu de 3 meses, ele n para de morder as folhagens q tenho em vasos na minha casa, o q devo fazer?

    Publicado em 08 de Fevereiro de 2014 às 23:14

  • Gente pelo amor de Deus me ajudem,meu filhote de 45 d
    ias da raca rottweiler,e
    sta mordendo
    muito, e quando eu digo nao,ou tiro a mao ele fica mais bravo
    ,oque fazer?

    Publicado em 10 de Janeiro de 2014 às 15:17

  • Olha Thalita. É normal filhotes desta idade morderem, mas não agressivamente, só para explorarem mesmo. Quando ele morder seu dedo, você deve repreenê-lo, mas sem ser muito agressivo com ele, senão o comportamento tende a piorar. Dê uma brbronca só para mostrar que vc está falando sério e pare imediatamente com a brincadeira. Deixe ele quieto um pouco até que se acalme. Tente também dar bastante brinquedos, de texturas diferentes, para que ele possa morder outras coias, que não a gente! :)

    Publicado em 10 de Janeiro de 2014 às 14:48

  • Olá Larissa, nesta idade estas pestinhas estão à toda e mordem de tudo mesmo! Tente dar para ele o máximo de brinquedos possíveis, pensando sempre em oferecer o máximo de texturas diferentes, para que ele não fique entediado sempre com o mesmo brinquedo e acabe procurando "outros", como o seu carro e os fios. Quanto à estes problemas, posso sugerir também que você coloque barreiras físicas, como caixas em baixo dos móveis e cercas onde ele não pode ir. Com o passar do tempo, você por ir tirando as barreiras e vendo se ele já não se interessa mais por estes objetos.

    Publicado em 06 de Janeiro de 2014 às 12:08

  • Olá, meu cachorro é um husky siberiano, tem 8 meses e morde tudo e todos, inclusive o carro do meu marido, ele aprendeu a morder os fios em baixo do carro, e não sei o que faço. Por favor me ajudem!! Obrigada

    Publicado em 03 de Janeiro de 2014 às 12:35

  • Olá Luana, é normal os filhotes morderem a gente de brincadeira nesta idade. Além das dicas do texto, você pode aumentar o gasto de energia do seu filhote estimulando mais as brincadeiras, principalmente usando brinquedos interativos e também os que o estimulem a roer. Isto deve melhorar muito a sua situação!

    Publicado em 24 de Novembro de 2013 às 16:04

  • OLA ADOREI A PÁGINA BIT CÃO. POR FAVOR ME DE UMA DICA MEU CÃO TEM 3 MESES RECÉM COMPLETADOS É MISTURADO LABRADOR COM ROTWAILLER A NOITE ELE FICA MAIS AGITADO E CHEGA UM MOMENTO QUE NÃO PARA DE ME MORDER... NOS PÉS, CANELA, PERNAS ELE TEM ALGUNS BRINQUEDOS O QUE FAÇO ???
    oBRIGADA!!

    Publicado em 24 de Novembro de 2013 às 1:53

  • Olá Emanueli, praticamente todas as dicas que podemos passar estão descritas no texto. Se você aplicar todas as técnicas e não adiantar, seria inteeressante procurar pela ajuda de um profissional.

    Publicado em 19 de Novembro de 2013 às 16:04

  • meu cão não para de me morder poor que?o que eu faço?

    Publicado em 19 de Novembro de 2013 às 15:47

  • Olá Letícia, geralmente esta técnica funciona bem, mas como estamos lidando con indivíduos, sabemos que o que às vezes funciona com um pode não funcionar com outro... Tente aumentar um pouco a quantidade de brinquedos e ossos disponíveis para ele para que você possa redirecionar estas mordidas para os brinquedos. Você também pode, acada vez que ele quiser te morder, parar a brincadeira, para que ele sinta que enquanto te morde, a brincadeira para de acontecer.

    Publicado em 18 de Novembro de 2013 às 8:12

  • Ola!! Tenho um poodle de 5 meses ele nao so morde minha mão como minha canela e rosna e ataca por trás esse metodo do dedo na língua funciona ou devo usar outro método!

    Publicado em 13 de Novembro de 2013 às 23:41

  • Olá Mariana, é normal os filhotes ficarem "perturbando" os outros cães, eles são cheios de energia e ainda estão aprendendo a etiqueta canina, as regras de convivência com os outros cães. O normal seria a poodle, apesar do pouco tamanho, disciplinar a bebê. O ideal seria mesmo você continuar deixando as duas conviverem, para que se estabeleça a ligação entre elas, as pela fragilidade de poodle em relação à mais nova, o melhor é que sempre seja sob a sua supervisão. A lata de moedas só vai ajudar se ela relacionar o barulho à correção por estar indo muito longe com a mais velha, mas sua correção deve ser na hora certa, para que ela não associe a poodle simplesmente à uma coisa ruim. Se a lata de moedas não funcionar mais, você pode tentar o Pet Corrector

    Publicado em 19 de Setembro de 2013 às 5:21

  • Olá, eu tenho uma poodle toy de 1 ano e agora também uma mestiça de labrador com pit bull de 51 dias, a poodle nunca teve muito contato de brincar com outros cachorros e ela até se interessa pela filhote, mas a filhote vai direto mordê-la e ela simplesmente não reage deita na hora e não tem nenhuma reação de reprimir a filhote e apesar da pouca idade a filhote já mais forte e pesada do que minha poodle e eu tenho medo dela se machucar. Toda vez que a filhote vai para morder eu estou sacudindo uma lata com moedas, esse seria o melhor caminho? Poderiam me passar alguma dica de como melhorar essa situação entre elas? Já não sei mais o que fazer.

    Publicado em 18 de Setembro de 2013 às 1:04

  • Patty diz:

    Olá, Bitcão... Muito obrigado por voceis me ajudarem... Vou tentar a tecnica que voceis me disserao... Parabéns pelo site... Adoreeiii... Tudo de bom pra voceis e muito sucesso... :D

    Publicado em 11 de Setembro de 2013 às 2:05

  • Olá Patty, você pode colocar uma coleira de pescoço no seu filhote e controlá-lo sempre que ele tentar ficar te mordendo. Fica mais fácil do que ficar empurrando - ele acha que é brincadeira e volta querendo morder mais! Outra coisa é dar um pequeno apertão na língua dele assim que ele abocanhar a sua mão. Não é para machucar, é apenas para deixá-lo desconfortável aos morder, tornando o ato mais desagradável e com menos chance de ser repetido. Sempre que ele estiver brincando de morder, você também pode redirecionar este comportamento para um brinquedo que ele goste bastante.

    Publicado em 09 de Setembro de 2013 às 6:56

  • Patty diz:

    Olá, tenho um cachorrinho que aproximadamente deve ter 5meses.. Ele não para de morder minhas mãos eos pés e sem querer ele acaba machucando... E se digo que não pode ele simplismente se bota mais ainda... Por favor me ajude... Eu não sei mais o que fazer... Rsrsrs
    Obrigado !!

    Publicado em 07 de Setembro de 2013 às 23:29

  • Olá Rafa, é normal os filhotinhos brincarem com os mais velhos desta maneira, e também é normal os cães mais velhos disciplinarem os mais novos. Você deve supervisionar sempre estas brincadeiras para se certificar de que nenhum deles vai machucar o outro seriamente, e dar alguma bronca somente se algum deles tomar alguma atitude agressiva com o outro. Esta é uma fase onde os mais novos ainda estão testando até onde podem ir com os mais velhos, que nem sempre tem muita paciência com eles, mas se o mais velho estiver somente disciplinando, deixe os dois se entenderem, até mesmo para seu filhote começar a respeitá-lo. Pense seriamente em castrar os dois, assim você aumenta bastante a chance de não haver brigas entre eles.

    Publicado em 02 de Setembro de 2013 às 6:07

  • ola, tenho um filhote de lhasa de 10 meses e agora ele tem um irmaozinho tbm lhasa de apenas 51 dias. quando eles brincam o menor morde o rabo e outras partes tbm, e o maior revida. tenho medo que o maior machuque o pequeno. o que devemos fazer nesse caso?

    Publicado em 31 de Agosto de 2013 às 11:27

  • admin diz:

    Olá Polly, leve ela a um veterinário para ver os dentinhos dela. Pelo nosso conhecimento, os dentes do filhote são substituídos pelos definitivos até aproximadamente ele ter 6 meses de idade, mas isto varia de cachorro para cachorro.

    Publicado em 18 de Agosto de 2013 às 9:21

  • A Minha Cachorrinha tem 3 meses e 13 dias, eu queria saber se os dentes dela ja parou de crescer ou ainda esta crescendo porque ela não come ou morde tudo que ela ve pela frente!!

    Publicado em 15 de Agosto de 2013 às 20:25

29 Item(s)

Comentarios
Depoimentos

 

09/04/2014

 
Amei a loja! Minhas compras foram entregues no dia seguinte e tudo conforme eu pedi! Como não voltar a comprar na BitCão? Esta será sempre minha primeira opção de compra!

Lullyisa

08/04/2014

Produtos excelentes, que dificilmente encontramos no mercado brasileiro. Sempre respeitaram o prazo de entrega. A compra chega, muitas vezes, até antes do prazo estipulado.

Antônia Moura

Por favor aguarde...