Faça Login ou Cadastre-se.

Minhas Compras
Carrinho Vazio

Os desafios de ter um filhote de cachorro

Postado em 09 de Junho de 2013 por BitCão. Existem 0 comentários.

Os Desafios de Quem Tem um Novo Filhote

Eu conheço muita gente que ganhou ou comprou um cachorrinho neste fim de ano. A maioria dos bichinhos está com idade entre 3 e 6 meses, e os donos mais velhos mais ou menos de 3 a 6 anos.

Eu adoro filhotes. Eles são fofinhos, têm uma carinha de anjos desprotegidos, um rabinho que não para de abanar, e um “bafinho” de leite que eu acho o máximo.

Também gosto deles porque eles adoram brincar de morder (são filhotes de CRÃOCODILO), fazem xixi e cocô por tudo o quanto é lado, roem o móvel que é uma antiguidade que herdei da vovó, choram durante a noite toda, picam o jornal, destroem os brinquedos, cavam as plantas, e às vezes têm um “ataque” e saem correndo pela casa, como uns loucos, sozinhos, e derrubam tudo que estiver pela frente. Sobem no sofá, na cama, pulam nas visitas e lambem a cara da gente.

Pode parecer ironia minha, mas é verdade, adoro filhotes porque eles possuem esta energia única, esta vontade de “devorar” o mundo, esta curiosidade infinita e a possibilidade de a gente ensinar coisas fantásticas para eles.

Dá trabalho, é verdade! Nem todo mundo agüenta um filhote, nem todas as estórias acabam com um final feliz, mas eu ainda acho que se a gente tiver 60 % de disponibilidade, 70% de boa vontade, 80% de paciência, e 90% de bom humor, tudo acaba bem.

As necessidades dos filhotes são muitas, e não são só vacinas e alimentação. Filhotes precisam da interação com cães e pessoas diferentes. Precisam de supervisão, carinhos, educação, estímulos físicos e mentais positivos, exercícios, e muita paciência, entre outras coisas.

Muitas vezes é justamente pela nossa falta de conhecimento que as coisas começam a dar errado e acabam virando um grande problema. Cães medrosos, ansiosos, agressivos, ciumentos, destruidores, sem noções de higiene, inseguros, e sem entender que podem ser felizes como “cães” são alguns dos problemas mais comuns que encontramos nos nossos amigões, e que poderiam ser evitados, em grande parte, se nós tivéssemos alguns cuidados extras.

Se você tem um filhote, ou possui um amigo que tem um, não deixe de ver as nossas dicas de produtos. Esta seleção foi escolhida com muito carinho, para que você e o bichinho consigam superar as dificuldades naturais que existem no início de qualquer relacionamento, e em especial quando estamos falando de espécies diferentes. Vamos lá:

Snuggle Puppie, por exemplo, simula a companhia de um irmãozinho, ou até mesmo da mãe do filhote, na hora em que ele vai dormir, amenizando a solidão que ele tem que enfrentar agora, pois este brinquedo reproduz a sensação que ele estava acostumado de ouvir e sentir a pulsação dos outros cachorrinhos, além de sentir o calor do corpo deles. Na verdade o Snuggle Puppie se torna um companheiro para o resto da vida do seu cão.

Para os filhotinhos ainda mais ansiosos, ou que já apresentam sinais de medo de barulhos de fogos e trovões, exite o D.A.P.-Feromônio Apaziguador de Cães, um produto importado de altissima tecnologia, que libera no ar feromônios artificiais que simulam exatamente os feromônios liberados pela mãe quando está amamentando os filhotes. O resultado é que os filhotes (e até os cães adultos), se sentem protegidos, reconfortados e apaziguados, diminuindo consideravelmente o estresse do bichinho que tem que ficar o dia todo só, ou daqueles que tem medo. O D.A.P. também serve para prevenir problemas futuros de ansiedade de separação, de comportamentos destruitivos, ou de excesso de vocalização (cachorros que latem muito e uivam quando deixados sós).

Um “engano” que as pessoas cometem é forçar logo na primeira semana o filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo. Veja bem, eu não estou dizendo que o filhote não deva ser ensinado e encaminhado para um lugar específico. Isso é bom, importante e positivo. O que não devemos fazer é bater, esfregar o focinho, deixar trancado, ou de castigo, um filhote que acabou de chegar e que ainda não tem laços fortes conosco. Excesso de pressão nesta fase, pode deixar seu filhote arredio, fazendo xixi e cocô escondidos, para o resto da vida, pode fazer com que o filhote passe a comer seu próprio cocô para esconder “a prova do crime” (embora filhotes possam comer seu próprio cocô por outros motivos), ou pode simplesmente tornar o seu filhote em um bicho que está sempre assustado e nervoso.

Para ajudar o filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo é preciso MUITA supervisão, durante o dia todo. Para nos ajudar a manter a casa mais limpinha podemos usar o Papel Obedience ou o Limpet Pads que tem fitas adesivas para não sair voando no vento e para desestimular seu filhote a puxá-lo para um cantinho e picar, pedacinho por pedacinho.

Papel Obedience é um papel super absorvente (textura semelhante aos filtros de papel) e atóxico que substitui o jornal com muitas vantagens. Diferente do tapete higiênico, ele pode ser usado para cães adultos e grandes (mede 60 cm x. 40 cm). Não suja o animal, sem o cheiro desagradável do jornal, resistente, e difícil de rasgar quando molhado.

E tem ainda a Bandeja Sanitária Pipi Dollys, um produto inovador e que é total sucesso de vendas. que propicia o que há de mais moderno para a higiene do seu cachorro, seja ele filhote ou adulto. Este sanitário, composto de duas bandejas, com uma “grade” na parte superior, foi desenvolvido para cães que os cães façam suas necessidades e ainda assim fiquem com as patas completamente secas e limpas, e para que o piso ou o carpete não fiquem com cheiro desagradável de xixi. É ótimo para quem acaba de ganhar um filhotinho e vai ter que ensiná-lo a usar um área específica como banheiro (o filhote aprende direto na Pipi Dollys), ou para cachorrinhos que já fazem no local correto.
Para os machinhos tem um acessório que evita que o xixi escorra pela parede quando eles levantam a perninha. Super prático e fácil de limpar.

Para ajudar a manter o peludo em um lugar restrito, sem que ele se sinta isolado ou aprisionado, diminuindo consideravelmente a ansiedade provocada por portas maciças fechadas utilize a Grade para Portas Tubline. Com trava de segurança ele se adapta em portas de 68cm a 133cm cm e pode ser montado por qualquer pessoa, sem necessidade de furar portas ou batentes para sua fixação. Uma tranqüilidade extra para você, seu peludo, e suas visitas.

Se o seu filhote tem o hábito de brincar ou comer as próprias fezes, você pode tentar usar uns comprimidos feitos de produtos naturais e totalmente seguros para o seu filhote chamado Anti-Coprofágico Coprovet, que deixa um sabor desagradável nas fezes do seu filhote. Parece incrível que seja preciso adicionar qualquer coisa para tornar um cocô com gosto ruim, né? Mas a verdade é que as fezes não são nojentas para os cães.

E finalmente, ainda para ajudar a manter a nossa casa limpinha e cheirosa, temos o Enzimac, o Enzilimpe o Repell Pet, onde um produto limpa, e o outro coloca um cheirinho de capim limão, que ajuda a manter os peludos afastados dos locais tratados com este produto.

E como a vida não é feita só das dificuldades para aprender a fazer xixi e cocô no lugar certo, aí vão umas dicas de produtos para o seu filhote brincar e se manter entretido, sem destruir a sua casa:

Casco de Caca, e Osso de Corda são ótimos substitutos para filhotes que gostam de exercitar suas mandíbulas e massagear suas gengivas doloridas com a chegada dos dentes de leite e com a troca para os dentes definitivos (mais do que vontade de morder, eles têm necessidade de morder), que adoram roer os móveis, tapetes, sapatos (e quem mandou deixar sapato largado pela casa?!), e até mesmo nossas mãos e pés. Também são ótimos companheiros quando o filhote precisa ficar muito tempo sozinho.

MAS POR QUÊ ESTES PRODUTOS SÃO ESPECIAIS?

Casco de Vaca tem uma textura muito semelhante às da madeira, ao ser roída. É muito mais resistente e segura do que os ossinhos de couro, tem um cherinho especialmente atraente para os cães que gostam de “roer uma caça”, e dura cerca de 2 semanas. Diverte os cães roedores sem estragar o apetite deles.

Osso de Corda é um ótimo substituto para cachorros que gostam de enterrar seus dentes em coisas macias, como almofadas, tapetes, cobertores, etc. Feito de algodão natural, os vários fios podem ser apertados por mandíbulas poderosas, massageando a gengiva do seu filhote, sem danificar seus móveis. Pode ser lavado na máquina de lavar, ficando novinho para um turno de brincadeiras.

IMPORTANTE: Embora a BitCão só trabalhe com produtos testados, aprovados e seguros para os cachorros, nenhum brinquedo novo deve ser deixado com o seu filhote, sem a supervisão de um adulto. Alguns cães podem arrancar pedaços de brinquedos e engoli-los, colocando a vida do nossos amigos em perigo. Certifique-se de que o tamanho e a resistência dos brinquedos são adequados para o seu cãozinho. Qualquer suspeita de que o seu cão engoliu algum objeto estranho, ligue imediatamente para o seu veterinário e peça orientações.

Petiscos Bifinhos e Palitinhos são essenciais quando queremos premiar (e devemos premiar nossos filhotes sempre que eles fazem alguma coisa certa) nossos peludos. Depois de fazer o xixi e o cocô no lugar certo, quando atendem ao nosso chamado, quando nos deixam pentear, escovar, cortar unha, limpar dentes e ouvidos, ou quando chegamos em casa e está tudo perfeitamente no lugar.

Petisco Bifinhos é bom porque além de ter um sabor muito atrativo, ele é facilmente partido em pedacinhos bem pequenos (para não deixar nosso filhotes gordinhos demais), são fáceis de carregar com a gente, mesmo na rua, e o cachorro não leva uma eternidade mastigando, o que dá tempo do filhote se distrair quando estamos tentando treinar o bichão. Seu cheirinho “enlouquecedor” ajuda muito a manter o interesse do filhote, principalmente quando escondemos alguns pedacinhos pela casa, antes de sairmos para trabalhar, deixando o nosso amigão encontrar pequenas surpresas deliciosas enquanto estamos ausentes.

E para quem trabalha fora o dia todo, tem ainda o CD com Músicas que Acalmam seu Cachorro que deixam nossos filhotes em um estado emocional muito mais tranqüilo, pois este CD faz com que o ritmo do batimento cardíaco do cão diminuam, evitando que o peludo fique estressado. Se você tocar este CD várias vezes, enquanto você e o seu cão trocam carinhos e participam de atividades relaxantes e agradáveis, como por exemplo, enquanto ele come, enquanto você lê um bom livro com o peludo ao seu lado, ou enquanto você o escova, ou massageia, ele, o peludo, irá associar o som destas músicas com todo tipo de sensações gostosas e que o fazem sentir bem, como se estivesse em sua companhia. Use sempre que precisar deixar seu cão mais relaxado, mais tranqüilo e seguro, mesmo que você não esteja em casa.

Bom, é claro que esta é uma mensagem que visa esclarecer o uso de alguns dos nossos produtos, mas, muito mais do que isso, queremos deixar aqui algumas idéias importantes para que você possa se tornar o grande amigo do seu cão, fazendo da sua vida e da vida dele uma experiência alegre e gratificante. Se você gostou das nossas dicas e gostaria de saber mais sobre a psicologia canina e como solucionar os principais problemas de comportamento, inclusive dos filhotes, não deixe de ler o nosso Manual do Cachorro, o livro Entenda o seu Cão e o Treine o Seu Cão - Manual Completo . Temos certeza de que vocês vão gostar.

Kit para Treinamento de Higiene
Para ensinar um filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo é preciso muita paciência e uma certa técnica. Este kit contém os produtos necessários para fazer este treinamento da melhor forma possível.

Casco de Vaca
Já que não dá para caçar a vaca inteira, que tal um aperitivo? ? O casco de vaca é ótimo para cachorrinhos que gostam de roer tudo que encontram pela frente, especialmente os pequenos terriers comoWesties, Schnauzers e Fox Terriers.

D.A.P. - Feromônio Apaziguador de Cães
Ajuda o cachorro a se recuperar de uma hospitalização, a se adaptar a nova casa (ótimo para filhotes), a chegada de um bebê, ou qualquer outra mudança na rotina da família.

Osso de Corda
É um ótimo jeito de você e o seu cão partilharem os prazeres da disputa. Faça de conta que vocês dois capturaram um grande prêmio e agora vão sacudir o prêmio para lá e para cá. Algumas vezes você ganha, outras (poucas) ele pode ficar com osso e sacudir sozinho.

Manual do Cachorro
Você gostaria de entender melhor o seu cachorro e resolver todos aqueles probleminhas chatos de comportamento? Com o Manual do Cachorro você não fica mais sem respostas.

Petisco Bifinho e Palitinhos
Um super petisco para cachorros especiais. Eles adoram.

CD com Músicas que Acalmam seu Cachorro
Este CD contém músicas que comprovadamente acalmam o seu cachorro. É adequado para cães que passam muito tempo sozinhos (latem ou choram), estão internados em uma clínica veterinária, ou que precisam passar muito tempo hospedados ou presos em canil.

Snuggle Puppie
Um bichinho de pelúcia diferente. Ele bate o coração e esquenta. Ideal para os cães que ficam muito tempo sozinhos e filhotes que choram de noite. A companhia perfeita para o seu cachorro!

Eliminador de Odores Enzimac
Um produto especialmente formulado para eliminar odores de urina e fezes que só os cães conseguem sentir, com enzimas que destroem completamente as moléculas que causam este odor. Não é um mero desinfetante.

Eliminador de Odores Enzilimp
Totalmente seguro para animais e pessoas, inclusive crianças, o Enzilimp possui microorganismos encontrados comumente no solo que se alimentam da urina dos animais. Basta diluir na proporção indicada e aplicar no local. Em poucos minutos todo o cheiro do xixi desaparece, sem precisar usar sabão, creolina, ou desinfetante. Pode ser usado em qualquer tipo de piso, em caixa de areia de gatos, canil, gaiolas de hamster, coelhos, pássaros, etc.

Repelente Repell Pet
Com odor cítrico ele repele o cachorro de lugares indesejados. Bastante eficaz e não deixa um cheiro desagradavel no ambiente.

Grade para Portas Tubline
Nem sempre o seu cão precisa ou pode ter acesso a casa toda. Crie uma barreira física, sem deixar seu cão ansioso. Não precisa furar, nem estragar sua porta. Excelente para o treinamento de higiene de filhotes.

Anti-Coprofágico Coprovet 
Auxiliar na reeducação de cães que tem o hábito de comer as próprias fezes.

Papel Obedience 
Um papel que substitui o jornal com muitas vantagens! Super-absorvente e sem tinta. Barato e higiênico.

Bandeja Sanitária Pipi Dollys
É uma bandeja de plástico, com uma grade por cima, que mantém o local que seu cachorro faz as necessidades sempre limpo. Ideal para quem mora em apartamento. O cachorro não molha as patinhas no xixi e sai andando pela casa.

Tapete Higiênico Limpet Pads
Jornal já era. Este é o produto mais higiênico e prático para educar seu filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo. Ideal para cães de raças médias ou pequenas. Este tapete contém uma exclusiva fita adesiva para fixar no chão e impedir que o cachorro rasgue.

Livro "Entenda o seu Cão"
Um livro excelente ilustrado por mais de 350 fotos que mostram detalhes do dia-a-dia canino, ele apresenta informações que ajudam a interpretar e compreender como os cães agem e por quê. Ideal para quem quer estudar a sério comportamento de cães, ou apenas entender melhor a linguagem canina. Serve para todas as raças. Autor: Bruce Fogle

Livro "Treine seu Cão - Manual Completo"
Um livro que ensina o dono a adestrar seu próprio cão de modo prático e rápido. Escrito por Bruce Fogle é totalmente ilustrado em cores e contém dicas sobre raças, treinamento e problemas comportamentais.

 

Copyright Cláudia Pizzolatto - 2001 - Todos os direitos reservados.
Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É permitida a sua reprodução sem alterações
desde que sejam colocados o nome da autora
e o link para a webpage da BitCão.


Este post foi publicado em Cuidados e saúde, Obediência e Treinamento

Comentarios
Depoimentos

20/07/2014

 ME PASSOU UMA IMPRESSÃO MUITO POSITIVA QUANTO AO CUIDADO COM O PET!

FRANCISCO

19/07/2014

Resumidamente gostei da loja, e das opções de pagamento. Apos testar o produto, voltarei para dar a minha opinião.

 

Carlos

17/07/2014

A compra foi boa.

Entregaram no prazo.

Não tenho do que reclamar!

Gogoy

16/07/2014

Compro sempre na Bitcao.com.br.

Loja confiável, entrega rápida.

Recomendo!

 

José Silva

Por favor aguarde...