Faça Login ou Cadastre-se.

Minhas Compras
Carrinho Vazio

Para o que serve um apito para cães

Postado em 12 de Junho de 2013 por BitCão. Existem 11 comentário(s).

 

Há muitos anos, uma cliente minha, indo viajar para a Inglaterra, me perguntou o que eu gostaria que ela trouxesse para mim. Sem pestanejar, pedi a “Ferrari” dos Apitos para Cães: um apito Silent Dog Whistle da Acme – uma fábrica da Inglaterra que faz os melhores apitos do mundo de diversas especialidades. Fiquei esperando ansiosa pela minha encomenda, que afinal acabou se tornando um presente, e até hoje o tenho, guardo e uso com muito carinho.

Os Apitos para Cães são muito utilizados por caçadores preocupados em comandar seus cães a longas distâncias sem ter que gritar para não assustar a caça. Pastores também costumam trabalhar com uma série de assovios e apitos para comandar as ações de seus cães, já que os ouvidos dos peludos são mais sensíveis à altas frequências, que viajam a distâncias muito maiores do que os sons da voz humana.

 

Hoje em dia, mais e mais pessoas, treinadores profissionais ou simples donos e amantes de cães, têm usado os apitos para treinar seus bichos e assim conseguir uma resposta melhor quando eles estão distantes. Mais do que isso, o treinamento com apito é uma forma de trabalhar com seu cão que pode ser extremamente divertida e prazerosa, pois envolve um alto nível de confiança e de integração entre duas espécies tão diferentes e, ainda assim, tão próximas uma da outra.

 

Mas como um APITO pode ser tão especial para se tornar “diferente” dos outros?

A Acme fabrica apitos profissionais há130 anos (foram eles que fizeram os apitos para a tripulação do Titanic, por exemplo, e um outro apito usado pela polícia inglesa e pela Scotland Yard). Cada um dos apitos é testado individualmente, e eles são os inventores do Silent Dog Whistle.

 

É justamente o Silent Dog Whistle, e o Apito para Cães de Pastoreio, que a BitCão está trazendo para os treinadores profissionais e donos de cães que gostariam de acrescentar algo especial na sua comunicação e no treinamento do seu animal. Se você estiver curiosa ou curioso para ouvir o som do Apito para Cães de Pastoreio, clique aqui e clique a aba "Detalhes".

 

Ao contrário do que o nome sugere, o Silent Dog Whistle não é totalmente inaudível para os humanos. Ele atinge frequências que vão de 5.400 Hz a 12.800 Hz, que chegam a um cão que está até a 3 quilômetros de distância (dependendo do terreno e das condições do tempo). Não é pouca coisa!

 

Experimente fechar completamente o corpo do seu apito, rosqueando até ele ficar no menor tamanho. Depois dê três voltas completas e apite. O som é muito baixo para nossos ouvidos, mas repare como os peludos ficam extremamente interessados, muitos vindo até você!

Criado em 1935 este apito é, até hoje, considerado o melhor para treinar cães em condições extremas. Todo feito em metal cromado (o meu já tem mais de 10 anos de uso e ainda está em perfeito estado e com brilho de novo), possui uma “tampa” que protege o bocal de quedas e sujeiras e, mais importante, pode ser facilmente regulado para atingir diferentes frequências, de acordo com a sensibilidade de cada cão (veja como fazer este ajuste clicando aqui). Um pequeno parafuso pode ser apertado para fixar a frequência preferida. Esse tipo de ajuste, de rosca, além da trava de segurança, impede que qualquer parte do apito se solte e se perca. A tampa do bocal também é presa ao apito por uma corrente.

O apito Silent Dog Whistle vem ainda com um manual de instruções e dicas de treinamento, traduzido pela BitCão, para facilitar ainda mais o treinamento do seu cão.

Um cachorro pode ser treinado para responder a sons de apito em qualquer idade, e os peludos que já obedecem aos comandos verbais aprendem muito mais rápido com esse instrumento. Antes de usar o seu Apito pela primeira vez faça o ajuste da frequencia ideal para o seu cachorro seguindo as orientações que estão NESTE LINK.

Qualquer pessoa pode treinar um cachorro para obedecer à distância com o som dos apitos, mas é bom ter uma base sobre treinamento antes de soltar seu peludo da guia. Além disso, nunca comece um treinamento à distância sem que o seu cachorro já esteja obedecendo 100% dos comandos na guia curta e na guia longa, e sempre se certifique de que a área usada para o treinamento é totalmente segura para ele, para você e para as pessoas que estão por perto.

 

Embora você possa definir qualquer combinação de sons para um determinado comando, existem certos toques que já são praticamente universais. Por exemplo:

o    Para o cão sentar à distância, use um apito longo (piiiiiiiiiiiiiii) enquanto levanta a sua mão aberta.

o    Para o cão vir até você, use vários apitos curtos (pii pii pii pii pii) enquanto mantém seus braços abertos.

o    Para o cão mudar de direção, use dois apitos curtos (pii pii) enquanto sinaliza com o braço em que direção você quer que ele vá.

Você pode ainda determinar uma série de apitos para ele virar para a direita e outro específico para a esquerda. As possibilidades são grandes e a diversão garantida.

 

Outra pergunta que ouvimos constantemente é se os Apitos para Cães servem para afastar cães agressivos ou fazer com que o cachorro do vizinho pare de latir. A nossa resposta é sempre NÃO. Não se pode confiar que o som de um apito irá afastar definitivamente um cão agressivo que vem com a intenção de atacar. No máximo ele irá parar alguns instantes para “decifrar” que som é este. Em muitos casos, estes instantes são cruciais para que a pessoa procure uma forma de se defender.

Cães que adoram latir para alguma coisa (um estranho, um carro, etc.), ou um cachorro que ama latir porque é muito “falador”, poderão se calar algumas vezes quando ouvirem o som do apito, mas depois voltarão a tagarelar. Outro fato é que uma parcela significativa dos cães é surda ou tem alguma deficiência auditiva. Para estes, nenhum aparelho ou apito irá surtir efeito.

Uma vez feitas as considerações acima, um fato pode ser destacado: o apito Silent Dog Whistle vem ganhando uma reputação interessante ao longo dos anos. Muitos tripulantes de ambulâncias na Inglaterra carregam esse apito para distrair cães de guarda quando eles têm de entrar em alguma residência em que o dono precisa de assistência. Eles dizem que, se graduarem o apito no nível 3 (veja foto da graduação na descrição do apito) e depois travarem esta marca, o apito produz um som de frequência levemente audível aos humanos, mas que distrai bastante os cães.

Veja que a palavra usada aqui é DISTRAIR. Em nossa opinião, o apito pode ser usado nesta graduação para DISTRAIR o cachorro do vizinho que está latindo (desde que ele não tenha problemas auditivos). No entanto, não se pode confiar 100% nestes resultados. Se você quiser comprar o apito Silent Dog Whistle com uma destas intenções, nós iremos vender a você. No entanto, veja bem os riscos de usá-lo nestas situações. Também fique ciente que nós não trocamos nem aceitamos devoluções de apitos por óbvias razões de higiene.

Não deixe que as crianças usem este tipo de apito como brinquedo e não se esqueça que esta é uma ferramenta de treinamento e, portanto, deve ser usada da maneira correta para não confundir o cão.

 

 

 

Dito isto, veja algumas perguntas e respostas sobre os Apitos para Cães:

 

P: Por que os cachorros ouvem melhor que os humanos?

R: Embora algumas pessoas costumem afirmar que o cão ouve cerca de quatro vezes mais do que o ser humano, isso não é verdade, pois a audição do cão é mais complexa do que a nossa. Enquanto o homem escuta sons numa faixa de 20 a 20.000 Hz, os cães escutam numa faixa que vai de 18 a 40.000 Hz.

Mas é fato que eles conseguem detectar sons numa distância quatro vezes maior do que nós, e, além disso, podem mover suas orelhas, o que os ajuda a captar e localizar com maior precisão a fonte dos ruídos.

 

P: O que é um apito para cães?

R: O Apito para Cães é um equipamento muito útil para o treinamento de cães que precisam executar seu trabalho fora da guia (soltos) e longe de seus donos / condutores, como por exemplo, cães de caça e pastores.

O apito é um pequeno cilindro de metal ou plástico (parecido com um cigarro), que pode conter, ou não, ajustes de frequência para melhor se adaptar à sensibilidade do ouvido do cão, ou à distância que ele se encontra do dono.

 

P: Como funciona o som emitido pelo apito?

R: O apito emite um som de longo alcance que é ouvido pelo seu cachorro. É ideal para chamá-lo quando ele estiver longe ou para dar algum sinal como, por exemplo, para que seu cão de guarda fique alerta e atento a algum barulho estranho na sua casa. Por ter uma frequência maior do que os sons que normalmente nós ouvimos, o som do apito difere dos barulhos urbanos, se destacando ainda mais para o cão.

 

P: Eu posso escutar o apito ou ele é totalmente inaudível para os humanos?

R: O som de todos os apitos é audível para os humanos, mas em alguns modelos não é um barulho que chega a incomodar. Em outros o som é bastante alto.

 

P: Para que serve o apito?

R: O apito é particularmente útil quando queremos treinar nossos bichões em comandos avançados e fora da guia. Alguns exemplos dos comandos que podem ser ensinados:

VEM - Mesmo o cão estando longe do dono, o som do Apito para Cães chega até ele e serve como comando para o cão voltar.

PARAR - Imagine que você está em um lugar seguro, numa fazenda, por exemplo, e seu cão está solto, mas andando muito a sua frente e você quer que o peludo pare e lhe espere. Basta treiná-lo a obedecer associando o comando com uma sequência especial de “apitadas”, por exemplo, três apitadas rápidas podem significar PARE.

VIRAR À DIREITA ou VIRAR À ESQUERDA - Muito usado em cães que são treinados para pastoreio, ou para cães de caça que precisam de orientação para chegar até onde a presa foi abatida. Para nós que moramos em cidades, serve para brincar de esconde-esconde e busca com nossos peludos. Experimente esconder o brinquedo predileto do seu cão e mande-o procurar, ajudando-o com dicas para ele ir mais à esquerda ou à direita.

Você pode ensinar qualquer comando para o seu cão usando o apito, basta associar um código de apito para cada ação: é quase como um Código Morse. Só não se esqueça de usar sempre o mesmo código para o mesmo tipo de comando.

 

P: Basta eu apitar para ele me obedecer?

R: Não, é preciso primeiro ensinar o seu cachorro a associar uma ação, ou comando, a um código específico de apito. E para começar qualquer treinamento é preciso trabalhar o peludo sempre na guia, até ele realmente entender o que é esperado dele.

Por exemplo, para ensinar o comando VEM, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Vá para um lugar muito calmo e sem distrações.
  2. Mantenha o cão preso a uma guia longa de 7 metros.
  3. Deixe-o andar livremente e até se distanciar um pouco.
  4. Quando ele estiver distraído use o apito (vários apitinhos curtos são ideais para o cão associar com o comando VEM), e puxe o peludo até você.
  5. Quando ele chegar até você faça um montão de carinhos e elogios. Você pode até dar um pedacinho de petisco, como bifinhos, por exemplo, de prêmio. Em pouco tempo o cão aprende que vários apitos curtos significam: “Vem até aqui que eu tenho uma coisa muito gostosa para você”, e é exatamente isso que o comando VEM significa (ou deveria significar).
  6. Conforme vocês forem progredindo (o seu cachorro não precisar mais ser puxado e atende de primeira ao seu apito), vá aumentando a distância, até finalmente deixá-lo solto.
  7. Quando o peludo estiver obedecendo 100% nos treinos, procure um lugar com mais distrações e comece novamente com ele preso à guia e com pouca distância.

Nunca brigue ou puna seu cão quando ele voltar para você. Não importa o quanto zangado você esteja, nem o que ele estava fazendo antes de voltar.

Cães que já reconhecem comandos verbais fazem a transição para os comandos com o apito muito mais fácil e rapidamente.

 

P: O apito serve para afastar cachorro bravo ou cachorros soltos na rua?

R: Não. Apesar de o apito atingir frequências mais altas do que as que normalmente os cães escutam, elas não chegam a incomodar o suficiente para que os cães soltos ou perigosos se afastem. Na verdade, o som do apito deve ser intrigante e agradável para o peludo. Existem outros aparelhos com a finalidade de afastar cães (veja o Dazer - Afastador de Cães).
Apitos para Cães são feitos para treinar nossos peludos a obedecer quando estão longe de nós. Não conte com ele para afastar cães agressivos.

 

P: E para fazer o cachorro do vizinho parar de latir, serve?

R: Também não. O cachorro do vizinho pode até parar momentaneamente de latir porque vai ficar curioso para identificar de onde vem este som tão estranho, mas como o Apito para Cães não possuiu uma frequência que incomoda os cães, o peludo latidor não vai associar o som do apito a uma correção à sua vocação para tenor.

 

P: O apito funciona em 100% das vezes e com qualquer cachorro?

R: O percentual de respostas corretas e imediatas do seu cachorro vai depender do quanto você se dedicará ao treinamento dele, como acontece com qualquer outro comando. A eficácia da resposta ao apito vai variar de cachorro para cachorro. Alguns bichos ficam simplesmente maravilhados e ultracuriosos com o som do apito, outros parecem não ligar tanto assim, mas de qualquer forma, até para estes o som do apito sempre será mais distinto e penetrante do que a voz humana.

 

É obvio, mas é preciso dizer: cães com deficiência auditiva não ligam para o som do apito.
IMPORTANTE: O cachorro precisa ser treinado para entender o que significa o som do apito.

 

P: Existe apito de qualidade superior ou inferior?

R: Existe. Você pode encontrar vários modelos de Apito para Cães. Os mais simples e baratos são feitos de metal cromado, ou plástico, e não possuem ajuste de frequência. Os mais sofisticados são feitos de aço cromado, têm graduação detalhada da frequência e podem custar bem caro.

 

P: Como eu ajusto a frequência do meu apito?

R: Primeiro descubra a graduação do apito adequada ao seu cachorro. Para isto, espere o cão estar dormindo e fique a uns 5 metros de distância. Coloque o apito na graduação mais baixa, apertando totalmente a sua rosca. Sopre o apito normalmente (não com muita força) e veja se ele acordou. Se ele acordar trave esta graduação do apito com a contra-porca, ou aperte o parafuso se o seu apito tiver este tipo de fixação. Caso ele não acorde, gire meia volta do apito e tente novamente. Repita esta operação até ele acordar. Quando ele olhar para você prestando atenção e parecendo intrigado, faça muito carinho ou dê um biscoito. O que você quer é associar o som do apito com uma grande festa para ele.

Após ter ajustado o apito, ensine o peludo a obedecer a alguns comandos com o som da ferramenta. Você pode ter diferentes sons para diferentes comandos, por exemplo: um som curto é para ele sentar, um longo é para ele vir até você, dois sons para ele procurar, etc.

No início treine diariamente e seja consistente, usando sempre a mesma sequência de apitos para o mesmo comando e recompensando com carinho ou biscoitos. Depois use frequentemente o apito para o cão não esquecer o que cada sequência de sons significa.

 

Você quer comprar um Border Collie? Então primeiro compre um apito! :-)

Muita gente ainda não ouviu falar da raça Border Collie, mas muitos já se perguntaram: Qual é o cachorro mais inteligente? Bem, pelo livro A Inteligência dos Cães,de Stanley Coren, é justamente o Border Collie o número um.

E é uma pena que esta seja a informação mais divulgada sobre os Borders. Realmente eles são muito inteligentes, mas nem sempre fáceis de treinar (justamente por serem inteligentes eles descobrem todas as nossas “falhas” de consistência e as usam em seu próprio benefício, ou seja, fazem “ouvido de mercador” se deixarmos).

As pessoas acabam acreditando que o Border será um ótimo cachorrinho de companhia, que só entra em ação quando queremos, e está disposto a colaborar sempre. Isso não poderia estar mais longe da verdade!

Mas para as pessoas que realmente trabalham com seus Borders, donos de fazenda que usam seus cães para pastorear vários tipos de rebanhos, para aqueles que participam ativamente de competições de agility ou de obediência, não há raça melhor.

Para ajudar os que trabalham com seus Borders na fazenda ou nas competições de pastoreio, a BitCão traz o Apito para Border Collie.

Apito para Border Collie é um instrumento fundamental para o pastoreio, pois seu som atinge incríveis distâncias, com total clareza. Este tipo de apito é usado mundialmente como auxiliar na comunicação entre o homem e o seu cão pastor.

Mas tal como os Border Collies, este não é uma apito para qualquer pessoa. Para que os sons saiam deste apito, é preciso muito treino, e para que se consiga atingir todas as variações dos comandos, é preciso muito mais treino e disciplina. Talvez, se você conseguir se tornar um expert no Apito para Border Collies, também consiga se tornar um admirador de Border Collie.

 

Cão Pastor de Ovelhas
Nossa muito querida Border Collie Bibba!

 

Ah... nem é preciso dizer que estes Apitos para Cães da ACME você só encontra na BitCão


adestramento

Copyright Cáudia Pizzolatto - Todos os Direitos Reservados
A obra APITO ULTRASONICO PARA CACHORRO de Cláudia Pizzolatto está protegida pela Lei dos Direitos Autorais.
Ela pode ser reproduzida para USO NÃO COMERCIAL e SEM MODIFICAÇÕES.
Permissões adicionais podem ser obtidas entrando em contato com a autora.
Obra publicada em 23/02/2003.
Em qualquer reprodução é obrigatório colocar os créditos de autoria completos, com o link, como abaixo:
Cláudia Pizzolatto
Treinadora Especialista em Comportamento Canino
BitCão - Brinquedos Inteligentes para o Treinamento do seu Cão


Este post foi publicado em Obediência e Treinamento, Produtos especiais e exclusivos

11 Respostas à Para o que serve um apito para cães

  • Olá Nailã, você pode começar a usar o apito a qualquer idade. Só tenha o cuidado de adequar a dificuldade dos comandos à idade do cachorro. Agora... o fato dela parar de morder a sua mão não vai se resolver com o uso do apito. É muito mais uma questão de educação do que de treinamento. Para te ajudar, leia nosso texto que fala sobre o assunto: http://www.bitcao.com.br/blog/caes-filhotes-que-mordem/

    Publicado em 21 de Agosto de 2014 às 12:14

  • Eu queria saber, a partir de qual idade do cão já posso usar o apito? para o cão obedecer aos comando do apito ele já tem que obedecer aos comando verbais?
    p.s.: queria pedir ajuda, tenho uma cadela pinscher ela tem 2 meses
    e eu desejo adestra-la e já estou buscando informações de como fazer isso, li q a partir dos 4 meses q devo começar esse adestramento. porém ela está me mordendo muito e n consigo faze-la parar já pressionei a língua dela para baixo e falei morder n várias vezes mas n tem efeito nenhum reclamou com ela com voz firme e ela abadá o ratinho e continua brincando. o que devo fazer para q ela entenda q n estou brincando? o que fazer para q ela me obedecer?

    Publicado em 25 de Julho de 2014 às 7:41

  • comprei no ebay por 40 reais. tinha uns mais baratos e bonitos da acme, mas não enviavam pro brasil .

    Publicado em 04 de Abril de 2014 às 23:52

  • Olá Ricardo, se o cão for totalmente surdo, realmente o apito não vai funcionar. Neste caso, geralmente são utilizados aparelhos vibratórios para o treinamento.

    Publicado em 27 de Marco de 2014 às 8:23

  • BOM DIA ESSE APITO AJUDA COM CÃES SURDOS PODE ME RESPONDER.....

    Publicado em 24 de Marco de 2014 às 8:33

  • Olá Luiz Carlos. Bombinhas não são, nem de longe, a melhor opção para que você faça um cão parar de latir. No momento em que acontece o estrondo, eles param por causa do susto, mas logo ficam mais agitados e latem ainda mais. Realmente é um caso difícil e, se os donos não estiverem dispostos a ajudar, muito dificilmente você terá sucesso somente com algum equipamento. O ideal é a conscientização dos donos aliado ao treinamento dos cães.

    Publicado em 27 de Janeiro de 2014 às 6:38

  • Boa tarde, senhores
    Talvez vcs possam me ajudar !!! Meus vizinhos possuem, em média, 2 a 3 cães cada um. E extremamente mal-educados, estes cães "cantam" a noite toda !!! Não tem jeito de dormir !!!
    Uso bombinhas(essas de São João) com estrondo relativamente forte, que os faz ficar quietos, mas acabam assustando os vizinhos, que pensam se tratar de tiros !!! Os aparelhos repelentes custam caro (em torno de R$ 400). Vcs teriam alguma solução viável, com bom alcance e com preço viável ?? Pensei numa gravação (CD ou pendrive) com esses sons em frequencia repelente^que eu colocaria no meu aparelho de som com volume alto. Será que isso existe ?
    Obrigado por sua atenção
    Luiz Carlos (Andradina SP)

    Publicado em 21 de Janeiro de 2014 às 13:32

  • De maneira nenhuma ele machuca o ouvido do cão! Ele serve para treinar e executar comandos, já que os ouvidos dos peludos são mais sensíveis a altas freqüências, e estas freqüências viajam a distâncias muito maiores do que os sons da voz humana, assim tendo como comandá-los à distâcia.

    Publicado em 17 de Outubro de 2013 às 13:07

  • o apito machuca o ouvido do cão?
    tenho um apito e não sei se machuca o cão
    obrigado



    PS:meu apito e ultrassonico

    Publicado em 17 de Outubro de 2013 às 12:20

  • Tenho uma vizinha com 8 cachorros, o que devo fazer para controlar os latidos?
    Alguém poderia ajudar?
    Obrigada.
    Sandra

    Publicado em 11 de Outubro de 2013 às 10:51

  • Olá Sandra, para resolver o problema da sua vizinha é essencial que ela queira acabar com este problema! Não conseguiremos melhorar a situação sem estar com os cães. Existem muitos fatores que levam os cães à latir, podem ser fatores externos como animais que passam pelo muro, barulho de carros ou caminhões; pode ser falta de exercício ou até mesmo tédio... Provavelmente será necessário, além do treinamento, de uma mudança ambiental. Aconselharia que ela obtivesse a ajuda de um profissional da área.

    Publicado em 11 de Outubro de 2013 às 8:48

11 Item(s)

Comentarios
Depoimentos

15/09/2014

Produtos de boa qualidade, e preço acessível. A Bitcão através do seu site, respeita o prazo informado para entrega.

Monise

09/09/2014

Loja maravilhosa!! já perdi a conta de quantas vezes comprei através dela, e nunca tive problemas. Entrega super rápida. Fora os produtos exclusivos, práticos e super interessantes. Nada a reclamar.

Eu, e meus peludos recomendamos muitooo!!

Andressa

07/09/2014

Facilidade de navegação e cadastro no site (solicitam apenas os dados necessários, e não o histórico da sua vida como em outras lojas).

Produtos de qualidade com preços adequados. Recomendo!!

 

Anônimo

06/09/2014

É bem fácil comprar pelo site, e também gostei das opções de frete.

Obrigada.

Marta

Por favor aguarde...