Voltar para os artigos

15 curiosidades sobre gatos

curiosidades sobre gatos

Gato tem bodum? Precisa usar desodorante? E ir à manicure? Descubra coisas incríveis sobre os bichanos!

 

1. Gatos podem ser destros ou canhotos

VERDADE – Assim como os humanos, os gatos podem ter mais habilidades com a pata direita ou esquerda. Em uma pesquisa com mais de 100 gatos observou que cerca de 50% usaram a pata direita, cerca de 40% usaram sua esquerda e 10% as duas.

2. Gatos têm acne

VERDADE – Gatos podem ter acne felina, mesmo sem comer chocolate ou estar na adolescência. Pontinhos negros na região do queixo aparecem em qualquer idade por causa da produção excessiva de gordura. Depois de confirmar o diagnóstico com o veterinário, mantenha limpas as vasilhas para não acumularem bactérias, enriqueça o ambiente para evitar estresse e mantenha o queixo do bichano sempre limpinho.

3. Gatos não transpiram

FALSO – Eles suam, mas não muito, e obviamente bem menos que os humanos, pois têm menos glândulas sudoríparas. Quando eles se lambem, a saliva ajuda a resfriar o corpo.

4. Gatos que vivem dentro de casa não precisam ser vacinados

FALSO – Gatos podem ser infectados por diversas doenças trazidas por nós mesmos, nas solas dos sapatos, pelos cães em suas patas ou até ingerindo insetos em casa.

5. Gatos precisam comer alho para não ter vermes

FALSO – Além de não servir como vermífugo, o uso do alho na alimentação do bichano pode causar anemia (diminuição nos glóbulos vermelhos).

6. Gatos sempre caem de pé

FALSO – A estrutura do corpo do bichano – ausência de clavículas e espinha flexível – alimenta a teoria de que o gato tem sete vidas, já que muitos sobrevivem a quedas altas por se contorcerem e caírem em pé, mas nem sempre o bichano tem tempo hábil para isso e pode se machucar seriamente. Tele as janelas e varandas de casa para proteger seu bichinho de acidentes muitas vezes fatais ou providencie uma portinha para que ele tenha acesso ao jardim.

7. Mulheres grávidas não podem conviver com gatos

FALSO – O Toxoplasma gondii, que causa a toxoplasmose, é encontrado nas fezes dos gatos que ingeriram carne malpassada, ratos ou pássaros com cistos do protozoário. A toxoplasmose afeta o desenvolvimento do feto, mas para ocorrer a contaminação é necessário ingerir acidentalmente as fezes do gato contaminado (eeecaaa),ou colocar a mão na boca após manipulá-las. Não podemos descuidar é da higiene na nossa alimentação, pois os cistos podem estar presentes na carne malpassada, leite cru, verduras e legumes.

8. Gatos precisam ir para a balada à noite

POLÊMICO – E pense num tema polêmico! Há quem diga que gatos precisam dessa “liberdade”, mas antes de liberar a portinha lembre-se de todos os riscos aos quais ele estará sujeito, desde atropelamentos, envenenamentos, brigas com outros gatos e cães e até a maldade humana. Gatos bem-tratados vivem felizes em apartamentos e casas, e para isso só precisam de um ambiente enriquecido com arranhadores, brinquedos, uma cama gostosa e muito carinho! Se você acha importante que ele saia de casa, leve-o na guia e peitoral, e lembre-se de mantê-lo sempre identificado.

peitoral_ferplast_jogging_para_gatos

cta-quero-conferir

 

9. Pelo de gato engorda

FALSO – Se o bichano está acima do peso e não tem problemas de saúde, certamente é porque come demais e não se exercita, e não porque passa o dia se lambendo e engolindo pelos. Dieta e brincadeiras já!

10. Gatos precisam tomar leite

FALSO – Adultos de qualquer espécie têm dificuldade em digerir o leite de outra, além de muitos gatos terem intolerância à lactose. Se sua ideia é fazer um agradinho ou aumentar a ingestão de água, utilize rações úmidas – eles amam!

11. Gato destrói a casa

DEPENDE – Os bichanos precisam “afiar” as unhas e extravasar energia, e se não tiverem locais adequados para isso, talvez a opção mais fácil seja o seu lindo sofá. Tecidos impermeáveis, com tramas mais fechadas, não agradam muito aos bigodudos, e sua casa pode ficar para lá de fashion se os pés dos móveis forem revestidos com sisal. Os gatos vão amar!

12. Gato e cachorro não se bicam

FALSO – Até mesmo cães e gatos adultos podem se adaptar e ter uma convivência feliz, brincando um bocado.

13. Gato não gosta de brincar

FALSO – Muitos gatos brincam bem mais que cachorros. Ofereça diversos estímulos que ajudam, inclusive, a manter o bigodudo ativo e em forma.

14. Gato precisa de caixa sanitária sempre limpa

VERDADE – Gatos são muito exigentes com seu “banheiro”, e se a higiene não for adequada, ele pode urinar pela casa toda. A recomendação é que se tenha uma caixa sanitária para cada gato e mais uma de reserva.

15. Gato não precisa cortar a unha

POLÊMICO – Eles não vão ficar doentes nem nada se não cortarmos suas unhas, mas as unhas dos gatos crescem rapidamente e, para evitar arranhões (nos móveis ou em você!) é importante vistoriá-las (e apará-las) com frequência. Algumas pessoas dizem que os bichanos precisam de suas garra afiadas para se defenderem, caçar o que quer que entre na casa, e que não é natural para os felinos domésticos passarem por uma manicure periódica.

 

Cláudia Pizzolatto e Regina Ramoska

 

bitcao-produtos-para-gatos

 

 

 

Leia também:

Que vacinas meu gato deve tomar?
Ensine seu gato a ser bem-comportado
Como introduzir corretamente um novo gato na família

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz