Voltar para os artigos

7 curiosidades sobre filhotes

curiosidades sobre filhotes

Não seria o máximo se os bebês de quatro patas viessem com manual de instruções? Cada bichinho é uma caixa de Pandora, mas tem em comum algumas características e comportamentos.

Para conhecer mais sobre os pequenos peludos, listamos sete curiosidades que você nunca imaginou:

  • Sabe aquela conversa de que o filhote pode ir para a sua casa com 45 dias? Esqueça! O ideal é que ele seja introduzido à sua família humana entre 7 e 12 semanas de vida (sim, quatro dias faz diferença!). Até lá, vai aprender com a mãe noções de higiene, respeito à hierarquia e a ser disciplinado. Com os irmãozinhos ele aprende o jogo “dominante x dominado” e que brincadeiras brutas, com mordidas, doem pacas.
  • Os afiados dentinhos dos filhotes nascem por volta da terceira semana de vida, e os 42 definitivos substituem os “de leite” entre quatro e sete meses. Nesse período a gengiva coça bastante, e para manter a integridade da sua casa (e roupas, sapatos, etc.) invista em brinquedos e ossos recreativos. Já os gatos têm 30 dentes, e os permanentes nascem por volta dos 7 meses de idade.

curiosidades-sobre-filhotes

 

  • O treinamento de higiene dos cachorros demanda tempo e paciência: os músculos do esfíncter anal, por onde saem as fezes, e o esfíncter uretral, por onde sai a urina, só se fortalecem depois dos quatro meses de idade, às vezes até mais. É por isso que o filhote sai fazendo xixi e cocô por onde anda. No começo, o ideal é disponibilizar uma área grande como banheiro – use papel absorvente ou tapete higiênico – e reforçar sempre os acertos. Explicamos o passo a passo aqui.
  • Os filhotes, tanto machos quanto fêmeas fazem o xixi agachadinhos. Por volta dos 6, 7 meses de idade, ou mesmo mais tarde, os machos começam a levantar a patinha. Isso é sinal de que ele está entrando na puberdade (mais ou menos na mesma idade em que a maioria das fêmeas têm o seu primeiro cio),e que os hormônios masculinos estão começando a atuar no comportamento. Se antes ele era muito educado e só fazia xixi e cocô no jornal, você pode começar a ter alguns probleminhas, como um xixi no pé do sofá, na geladeira, máquina de lavar, etc. Os donos costumam ficar desesperados nesta hora, e acham que o filhote está fazendo xixi fora do lugar por pura birra e revanchismo, mas isso não é verdade. A sábia Mãe Natureza dá sempre o seu jeitinho de ajudar os machos e fêmeas se encontrarem e se comunicarem com a própria espécie, e o xixi é uma das ferramentas. É bacana pesquisar sobre os benefícios da castração.
  • Como os bebês, filhotes conhecem o mundo pela boca. Se você tem uma criancinha de quatro patas ou está tentado a aumentar a família, faça um exercício: analise tudo o que pode ser “desejável” para o pequeno meliante ou que possa oferecer risco de acidentes. Torne a sua casa segura para o filhote. Certifique-se de que ele não vai cair da sacada ou da escada. Tire todos os medicamentos e produtos químicos de armários ou locais aos quais ele tem acesso. Lembre-se que potes de remédios à prova de crianças não são à prova de dentes afiados e curiosos. Retire objetos que são muito valiosos, pois a Lei de Murphy impera nesta fase.

curiosidade sobre filhotes

  • As regras humanas são diferentes das caninas – logo, ele terá que aprender que não pode virar o lixo do banheiro, sair correndo pela casa com seu sutiã na boca e nem morder seu dedo do pé no meio da noite. Filhotes precisam de carinho e muito reforço positivo para assimilar o que é certo. Capriche no treinamento de obediência para ter um cão equilibrado e parceiro.
  • Cachorros precisam ser alimentados, escovados, educados, banhados, exercitados e amados com regularidade. Não leve um peludo para casa por impulso – reflita sobre o seu estilo de vida e dos demais membros da família e pesquise muito para ver quais são as raças mais compatíveis com este ritmo. Muita gente se encanta com os bebezinhos e não está preparada para mantê-lo por mais de dez anos, ou acaba largando o bicho no quintal porque cresceu demais, come o que não deve ou por “falta de tempo”. Nenhum animal merece um mundo cão.

Leia também:

 Dá para educar o filhote passando o dia fora?
– Ele não aprende ou você não ensina?
– Seu cachorro não merece um mundo cão

curiosidades sobre filhotes

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz