Voltar para os artigos

8 coisas que todo dono de gato quer saber

8 coisas que todo dono de gato quer saber

 

  1. Quantas caixas sanitárias devo ter?
    Certamente o sonho de todo dono de gato é que o bicho aprenda a usar o vaso como o Sr. Uruca, do filme Entrando numa Fria, e é possível, sim, treiná-lo para isso, com muuuuuuuuuuuita paciência e tempo. Se você não dispõe nem de um, muito menos do outro, as bandejas sanitárias são a melhor opção. A maioria dos gatos sabe, instintivamente, como usá-las – o mais difícil é o dono de primeira viagem saber qual escolher. Vale lembrar, se você tem mais de um bichano, que o ideal é uma caixa para cada um dos gatos e mais uma de reserva. Ou seja, se você tem oito gatos, deve ter no mínimo nove caixas, obviamente sempre limpas.
  2. Como escolher a areia ideal? Como deixar a caixa menos fedorenta?
    Lamentamos informar que, com raras exceções, quanto mais barata a areia (ou outro material) da caixa, mais fedida sua casa vai ficar. Experiência própria. A areia granulada é a opção mais em conta no mercado, forma torrões ou lama quando o gato faz xixi e não tem controle de odor – mesmo caso da areia em formato de pedrinhas. Um ponto que deve ser levado em consideração na hora de comprar é justamente se a pata do gatinho carrega muito substrato pela casa, afinal ninguém merece ficar limpando o chão todo a cada xixi e cocô felino. Aliás, se o seu bichano faz as necessidades fora do lugar (= sofá) vez ou outra, vale a pena investir em eliminadores de odores. A bentonita é capaz de absorver até dez vezes o seu próprio peso e forma torrões firmes – basta retirá-los (e as fezes, claro) e a caixa está pronta para ser usada novamente.O granulado de madeira é biodegradável (o meio ambiente agradece) e apresenta boa absorção e durabilidade. É preciso retirar o cocô sempre que o gatinho se aliviar. O xixi não precisa ser removido, mas é bom revolver o pozinho de madeira que fica para secar e não acumular ureia.  Dependendo da quantidade de gatos na casa você vai precisar trocar todo substrato a cada 15 ou 30 dias.Granulados de sílica controlam bem os odores, tem custo mais elevado e alguns donos de gatos se incomodam com as pedrinhas que “grudam” nos pelos longos e são carregadas pela casa. Por outro lado, gatos (de pelo longo ou não, hehe) podem se incomodar com os granulados em formato de cristais, que espetam patinhas mais sensíveis. Granulados à base de mandioca, milho e dolomita absorvem três vezes mais do que areias comuns e devem ser dispostos em camadas de 5 a 7 cm para não grudar no fundo da caixa. Não fazem lama nem levantam poeira, e a limpeza se resume a tirar o cocô e os torrões de xixi e completar o granulado.
  3. Catnip dá barato no gato?
    Dá. O Catnip é uma planta também conhecida como Erva do Gato e possui um ingrediente ativo chamado neptalactone que atrai a maioria dos felinos (mas não todos). É usada como recheio de brinquedos ou simplesmente colocada nas caminhas dos bichanos. O cheiro dessa erva estimula o instinto predador da maioria dos gatos e faz com que eles “lutem” com as presas ou se divirtam por um bom tempo.
  4. Por que meu gato se esfrega justamente naquela tia que odeia felinos?
    Os gatos se esfregam em móveis, objetos e nas pessoas para demarcar propriedade. As glândulas odoríferas dos felinos estão situadas abaixo do queixo, em volta dos olhos e das patas, e ao se esfregar eles liberam odores. Quanto a fazer isso com sua tia ou em qualquer outra pessoa que não curta muito os bigodudos, bem, é da natureza deles, que se esforçam para conquistar quem não está nem aí com eles (quanto mais alérgica a tia for, melhor).
  5. Achei uma barata morta na cama. Foi meu namorado ou o gato?
    A menos que o seu namorado tenha espírito de porco ou o relacionamento esteja conturbado, o mais provável é que a culpa seja do gato, predador por natureza. A única forma de impedir que ele lhe dê presentes no mínimo asquerosos é mantê-lo dentro de casa. Se mesmo assim você encontrar uma barata no travesseiro e a limpeza estiver em dia, monte campanha para investigar os hábitos do seu namorado.
  6. Posso dar leite para o meu gato?
    Existem gatos que têm intolerância à lactose, e você só vai descobrir isso da pior forma, ao limpar a caixa sanitária. Se você já testou e não viu problema algum, ofereça como um mimo, não como alimentação.
  7. Se não tiver comida úmida posso dar sopa para o gato?
    As rações secas ou úmidas de boa qualidade suprem todas as necessidades de aminoácidos e minerais do bichano, mas se você tem tempo e habilidades culinárias, pode considerar a alimentação natural para o seu gato. Só faça isso, no entanto, com a orientação de um nutricionista veterinário. Nem tudo o que a gente come o gato pode comer.
  8. Meu sofá não dura três meses, faço consórcio ou enfaixo as patas do gato?
    Gatos precisam afiar as suas unhas para caçar – mais uma vez a culpa é do instinto do bicho! Se o seu sofá já percebeu isso, tente mudar o alvo do felino espalhando diversos arranhadores pela casa. Manter as unhas aparadas também é uma boa ideia, principalmente se você acostumar o bichinho desde cedo.

 

Claudia Pizzolatto e Regina Ramoska

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz