
- Quantas caixas sanitárias devo ter?
Certamente o sonho de todo dono de gato é que o bicho aprenda a usar o vaso como o Sr. Uruca, do filme Entrando numa Fria, e é possível, sim, treiná-lo para isso, com muuuuuuuuuuuita paciência e tempo. Se você não dispõe nem de um, muito menos do outro, as bandejas sanitárias são a melhor opção. A maioria dos gatos sabe, instintivamente, como usá-las – o mais difícil é o dono de primeira viagem saber qual escolher. Vale lembrar, se você tem mais de um bichano, que o ideal é uma caixa para cada um dos gatos e mais uma de reserva. Ou seja, se você tem oito gatos, deve ter no mínimo nove caixas, obviamente sempre limpas. - Como escolher a areia ideal? Como deixar a caixa menos fedorenta?
Lamentamos informar que, com raras exceções, quanto mais barata a areia (ou outro material) da caixa, mais fedida sua casa vai ficar. Experiência própria. A areia granulada é a opção mais em conta no mercado, forma torrões ou lama quando o gato faz xixi e não tem controle de odor – mesmo caso da areia em formato de pedrinhas. Um ponto que deve ser levado em consideração na hora de comprar é justamente se a pata do gatinho carrega muito substrato pela casa, afinal ninguém merece ficar limpando o chão todo a cada xixi e cocô felino. Aliás, se o seu bichano faz as necessidades fora do lugar (= sofá) vez ou outra, vale a pena investir em eliminadores de odores. A bentonita é capaz de absorver até dez vezes o seu próprio peso e forma torrões firmes – basta retirá-los (e as fezes, claro) e a caixa está pronta para ser usada novamente.O granulado de madeira é biodegradável (o meio ambiente agradece) e apresenta boa absorção e durabilidade. É preciso retirar o cocô sempre que o gatinho se aliviar. O xixi não precisa ser removido, mas é bom revolver o pozinho de madeira que fica para secar e não acumular ureia. Dependendo da quantidade de gatos na casa você vai precisar trocar todo substrato a cada 15 ou 30 dias.Granulados de sílica controlam bem os odores, tem custo mais elevado e alguns donos de gatos se incomodam com as pedrinhas que “grudam” nos pelos longos e são carregadas pela casa. Por outro lado, gatos (de pelo longo ou não, hehe) podem se incomodar com os granulados em formato de cristais, que espetam patinhas mais sensíveis. Granulados à base de mandioca, milho e dolomita absorvem três vezes mais do que areias comuns e devem ser dispostos em camadas de 5 a 7 cm para não grudar no fundo da caixa. Não fazem lama nem levantam poeira, e a limpeza se resume a tirar o cocô e os torrões de xixi e completar o granulado. - Catnip dá barato no gato?
Dá. O Catnip é uma planta também conhecida como Erva do Gato e possui um ingrediente ativo chamado neptalactone que atrai a maioria dos felinos (mas não todos). É usada como recheio de brinquedos ou simplesmente colocada nas caminhas dos bichanos. O cheiro dessa erva estimula o instinto predador da maioria dos gatos e faz com que eles “lutem” com as presas ou se divirtam por um bom tempo. - Por que meu gato se esfrega justamente naquela tia que odeia felinos?
Os gatos se esfregam em móveis, objetos e nas pessoas para demarcar propriedade. As glândulas odoríferas dos felinos estão situadas abaixo do queixo, em volta dos olhos e das patas, e ao se esfregar eles liberam odores. Quanto a fazer isso com sua tia ou em qualquer outra pessoa que não curta muito os bigodudos, bem, é da natureza deles, que se esforçam para conquistar quem não está nem aí com eles (quanto mais alérgica a tia for, melhor). - Achei uma barata morta na cama. Foi meu namorado ou o gato?
A menos que o seu namorado tenha espírito de porco ou o relacionamento esteja conturbado, o mais provável é que a culpa seja do gato, predador por natureza. A única forma de impedir que ele lhe dê presentes no mínimo asquerosos é mantê-lo dentro de casa. Se mesmo assim você encontrar uma barata no travesseiro e a limpeza estiver em dia, monte campanha para investigar os hábitos do seu namorado. - Posso dar leite para o meu gato?
Existem gatos que têm intolerância à lactose, e você só vai descobrir isso da pior forma, ao limpar a caixa sanitária. Se você já testou e não viu problema algum, ofereça como um mimo, não como alimentação. - Se não tiver comida úmida posso dar sopa para o gato?
As rações secas ou úmidas de boa qualidade suprem todas as necessidades de aminoácidos e minerais do bichano, mas se você tem tempo e habilidades culinárias, pode considerar a alimentação natural para o seu gato. Só faça isso, no entanto, com a orientação de um nutricionista veterinário. Nem tudo o que a gente come o gato pode comer. - Meu sofá não dura três meses, faço consórcio ou enfaixo as patas do gato?
Gatos precisam afiar as suas unhas para caçar – mais uma vez a culpa é do instinto do bicho! Se o seu sofá já percebeu isso, tente mudar o alvo do felino espalhando diversos arranhadores pela casa. Manter as unhas aparadas também é uma boa ideia, principalmente se você acostumar o bichinho desde cedo.
Claudia Pizzolatto e Regina Ramoska