Voltar para os artigos

8 curiosidades sobre cães

8 curiosidades sobre cães

 

Os peludos nos surpreendem todos os dias com comportamentos inusitados, mas alguns têm explicação. : )

 

  1. Por que os cães cheiram o fiofó uns dos outros?
    O hábito equivale ao nosso aperto de mão, já que é pelo cheiro excretado pelas duas glândulas anais na entrada do reto que eles se reconhecem. Relaxe: ele também deve achar esquisito ver os humanos dando beijões de língua, só não tem para quem perguntar.
  2. Por que alguns cachorros fazem cocô e olham para o dono?
    Existem diversas teorias – pense num assunto que os estudiosos do comportamento animal adoram! A mais simpática é que os peludos enxergam os donos como mães ou pais, e estariam questionando se aquele é o local adequado ou pedindo privacidade. Outra linha de pesquisa afirma que eles o fazem por esperar recompensa por ter aprendido a usar o banheiro determinado pelo dono, e alguns pesquisadores garantem que o hábito é ancestral, já que a posição é, digamos, bastante vulnerável. Ao olhar para o dono ao fazer cocô o animal estaria, então, garantindo que está seguro.
  3. Por que os cachorros dão aquela cavadinha com as patas traseiras depois de se aliviar?
    Ah, que maravilha é ficar com o tênis cheio de terra por não se lembrar desse hábito do seu amigão, não é? Calma, não se trata de retaliação por você ter atrasado o passeio. Essa cavadinha é uma espécie de assinatura para demarcação de território, mais comum entre machos inteiros (embora castrados e fêmeas também possam fazer isso). Ou seja, seu cão quer dizer que aquele local já tem dono.
  4. Por que os cachorros ficam com o pelo arrepiado?
    A chamada piloereção, que faz com que o cachorro erice os pelos e “pareça” (no entendimento dele) maior e mais assustador, é causada por um reflexo neurológico relacionado ao medo ou agressividade. Mas esse não é o único sinal: se somada à cauda erguida e passos medidos em direção à “presa”, fique esperto!
  5. As fêmeas também levantam a pata para fazer xixi?
    Quando o cão começa a entrar na puberdade (por volta dos 6 meses) passa a levantar a pata para fazer xixi. Tomara que o seu peludinho já esteja bem treinado, ou você terá que fazer consórcio para trocar a geladeira e a máquina de lavar quando começarem a enferrujar.Fazer xixi o mais alto possível é importante para deixar um recado de que um cachorrão está na área, cobrindo inclusive o xixi dos mais baixinhos, e para avisar as fêmeas que há um bom partido no pedaço. Mesmo que o cão seja castrado, o hábito se mantém, felizmente não na casa toda (ah, o mundo ideal!).Alguns machos são tão submissos aos seus donos que nunca levantam a pata para fazer xixi, principalmente dentro de casa, e algumas fêmeas (as dominantes) podem, sim, marcar seu território com a pata erguida.
  6. Por que alguns cachorros dormem de barriga para cima?
    Se o seu amigão tem esse hábito, pode apelidá-lo de paz e amor! Na natureza, os animais jamais fariam isso, porque ficariam mais vulneráveis. Peludos que dormem de barriga para cima se sentem seguros no ambiente em que vivem, e no verão pode ser uma forma de se refrescar.
  7. Por que os cachorros ficam com os olhos vermelhos nas fotos?
    Os cães têm uma membrana de tecido (Tapetum Lucidum) no fundo dos olhos que faz com que a luz passe duas vezes pela retina, ajudando-os a enxergar melhor no escuro. É por causa dela que quando usamos flash os olhos dos nossos peludos ficam vermelhos, verdes ou esbranquiçados. Ainda bem que hoje existem diversos aplicativos para resolver isso, ou o álbum do Totó só teria fotos de perfil!
  8. Por que os cães perseguem o próprio rabo?
    Quando os filhotes fazem isso, normalmente estão brincando, mas se o comportamento continua na vida adulta é preciso investigar. Pode ser ansiedade (brincadeiras e passeios ajudam a melhorar),machucados na cauda, vermes na região do ânus, problemas neurológicos ou simplesmente para chamar sua atenção.

 

 

Leia também: 8 coisas que todo dono de gato quer saber

Cláudia Pizzolatto e Regina Ramoska

Deixe um comentário

2 Comentários em "8 curiosidades sobre cães"

Notify of

[…] Fonte: 8 Curiosidades sobre cães; 10 Curiosidades sobre cães que não vai querer perder. […]

1 ano 10 meses atrás

Gostei muito dessas informações.Foram educativas para mim

wpDiscuz