Voltar para os artigos

AntiPulgas para Cães e Gatos – qual escolher?

Pulgas e Carrapatos em Cães e Gatos

Coceira desesperadora e insistente pode ser um indício que seu peludinho está com pulgas e carrapatos. Embora minúsculas – medem até 5mm – essas pragas incomodam muito e transmitem doenças perigosas para os animais e também para os humanos.

É muito importante tratar o seu bicho de estimação, primeiro para a saúde dele, para que não sofra com as picadas, mas também para que a sua casa não sofra uma infestação (que é mais comum do que se imagina). Não é nada fácil eliminar uma infestação de pulgas e carrapatos que podem dominar completamente o ambiente sem que a gente perceba, até que seja tarde. Por isso é tão importante estarmos atentos e agirmos de forma preventiva, evitando que nossos peludos cheguem a ser contaminados.

Quando o ambiente é infestado por pulgas, somente 5% delas estão no seu cão ou gato. Adivinha onde estão as outras 95%? Espalhadas e escondidas em seus sofás, colchões e frestas de tacos, em forma de ovos, pupas ou larvas, que são difíceis de ver, mas que voltam rapidamente para o seu animal.

Tratamentos mensais são muito importantes para quebrar o ciclo de vida e controlar a população de pulgas e carrapatos num ambiente doméstico contaminado. Trate todos os bichos da residência: um animal pode, rapidamente, passar o parasita para outro. Não fracione os produtos, pois a falta de precisão nesse processo pode comprometer o tratamento. Também não é recomendável estender o prazo de aplicação do produto (de um mês para 45 dias, por exemplo) quando ainda existe infestação na casa e no ambiente de passeio do peludo.

Após eliminar os habitantes indesejados dos pelos do seu cão ou gato, é necessário garantir a limpeza de todo o ambiente. Esses parasitas costumam ficar espalhados pelos quatro cantos da casa (nos cantos mesmo!). É possível que você encontre pulgas no sofá e carrapatos infiltrados em locais altos da casa ou entre pisos. Para efetuar a limpeza, use aspirador de pó nos móveis e aplique produtos específicos para desinfetar todo o seu imóvel. Dependendo do grau da infestação, uma dedetização específica feita por empresa especializada pode ser necessária. Se isso não for feito de forma eficaz, o seu amigo de quatro patas poderá voltar a sofrer infestação, mesmo sendo tratado com os melhores medicamentos.

A boa notícia é que existem diversos AntiPulgas para proteger e tratar nossos melhores amigos – confira na tabela comparativa os prós e contras de alguns dos principais produtos:

Tabela Comparativa de AntiPulgas

E não se esqueça – sempre consulte o veterinário para entender qual a melhor opção para o seu peludo e receber orientações específicas!

 

Cláudia Pizzolatto

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz