Voltar para os artigos

Apito para Border Collies

 

 

 

Você quer comprar um Border Collie? Então primeiro compre um apito! 🙂

Muita gente ainda não ouviu falar da raça Border Collie, mas muitos já se perguntaram: Qual é o cachorro mais inteligente? Bem, pelo livro A Inteligência dos Cães,de Stanley Coren é justamente o Border Collie o número 1 na lista dos mais inteligentes.

E é uma pena que esta seja a informação mais divulgada sobre os Borders. Realmente eles são muito inteligentes, mas nem sempre são fáceis de treinar (justamente por serem inteligentes eles descobrem todas as nossas “falhas” de consistência e as usa em seu próprio benefício, ou seja, faz ouvido de mercador se deixarmos).

As pessoas acabam acreditando que o Border é um ótimo cachorrinho de companhia, que só entra em ação quando queremos, e está disposto a colaborar sempre. Isso não poderia estar mais longe da verdade!

Mas para as pessoas que realmente trabalham com seus Borders, donos de fazenda que usam seus cães para pastorear vários tipos de rebanhos, para aqueles que participam ativamente de competições de agility, ou de obediência, não há cachorro melhor que este.

E para ajudar os que trabalham com seus Borders na fazenda ou nas competições de pastoreio, a BitCão traz o Apito para Border Collie.

O Border Collie é tão entusiasmado por seu trabalho que basta um ligeiro sinal de seu condutor para o cão mudar seu movimento, fazendo com que o rebanho siga o caminho desejado. Comandos verbais também são usados, mas como nem sempre as condições climáticas favorecem para que o cachorro enxergue perfeitamente seu dono, e nem mesmo consiga ouvir a longas distâncias (lembrando que o Border Collie é natural das terras que fazem fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, onde a neblina e os ventos são quase personagens vivos),o Apito para Border Collie é um instrumento fundamental, pois seu som atinge incríveis distâncias, com total clareza. Este tipo de apito é usado mundialmente como auxiliar na comunicação entre o homem e seu cão pastor.

Mesmo que o cão não seja usado na fazenda, o trabalho e a obediência exigidos durante uma prova de trabalho são impressionantes.

Em linhas gerais, durante uma prova de pastoreio será pedido ao cão para agrupar um bando de ovelhas que estão a uma longa distância do condutor, trazê-las e fazer com que elas entrem em um cercado. Mais uma vez parece fácil, mas não é!

O condutor deve mandar seu cachorro sem nenhuma guia, sem que ele, o condutor, se mova. Através de sinas, comandos verbais, ou apitos o condutor diz ao cão quando ele deve se mover para a direita, para esquerda, quando deve deitar e esperar, quando deve ir à frente ou recuar. É um espetáculo até para quem não entende do assunto. Quem viu o filme Babe o Porquinho teve uma pequena amostra do talento destes cães (e até de um porco).

O objetivo destas provas é manter a raça dentro dos princípios de trabalho de sua criação, ou seja, atestar que estes cães continuam fazendo o que eles foram criados para fazer: pastorear animais com muita inteligência, agilidade e precisão.

As regras são rígidas e o cão não só será avaliado (e pontuado),pela sua eficácia, como também perderá pontos se o condutor precisar dar muitos comandos, se aterrorizar as ovelhas, se persegui-las sem um propósito, se o cachorro entrar junto com as ovelhas no cercado, etc.
Para que esta dupla, cão e condutor, tenha êxito é preciso muito treino (aproximadamente 2 anos),muito trabalho, muito conhecimento mútuo e que os comandos cheguem claramente até o cão. É nesta hora que o Apito para Border Collies também mostra a sua excelência.

Mas tal como os Border Collies, este não é uma apito para qualquer pessoa. Para que os sons saiam deste apito, é preciso muito treino e para que se consiga atingir todas as variações dos comandos é preciso de muito mais treino e disciplina. Talvez, se você conseguir se tornar um expert nos atributos do Apito para Border Collies, talvez você também consiga se tornar um admirador dos atributos do Border Collie.

E apenas para desbancar um pouquinho os amantes de Border Collie: O livro de records do Guinness Book registra que uma Poodle Toy chamada Chanda-Leah é a campeã em número de truques. Esta pequena cachorrinha é capaz de fazer nada menos do que 469 truques diferentes, entre eles, pegar um lenço de papel quando alguém espirra, andar de skate, tocar piano, tirar os nós do cadarço de um sapato, além de guardar todos os seus brinquedos.


Nossa muito querida Border Collie Bibba!

 

adestramento
Copyright Cáudia Pizzolatto – Todos os Direitos Reservados
A obra APITO PARA CÃES PASTORES DA RAÇA BORDER COLLIE de Cláudia Pizzolatto está protegida pela Lei dos Direitos Autorais.
Ela pode ser reproduzida para USO NÃO COMERCIAL e SEM MODIFICAÇÕES.
Permissões adicionais podem ser obtidas entrando em contato com a autora.
Obra publicada em 23/02/2001.
Em qualquer reprodução é obrigatório colocar os créditos de autoria completos, com o link, como abaixo:
Cláudia Pizzolatto
Treinadora Especialista em Comportamento Canino
BitCão – Brinquedos Inteligentes para o Treinamento do seu Cão

Deixe um comentário

7 Comentários em "Apito para Border Collies"

Notify of

2 anos 10 meses atrás

como posso comprar um apito e o preço

2 anos 10 meses atrás

Olá Marco, você encontra todas as informações e preços deste apito aqui no nosso site, no endereço: http://www.bitcao.com.br/apito-para-border-collie.html

jeferson
3 anos 18 dias atrás

Como faco para treinar minha boder para pastoreio.

3 anos 17 dias atrás

Olá Jeferson, existem grupos que treinam pastoreio por esporte, procure um destes grupos em sua cidade!

Silvio
3 anos 1 mês atrás

Bom dia !

Tenho uma Border de 6 meses.

Gostaria de saber se o apito serve para treinamentos rotineiros ou se serve apenas para o pastoreio.

Observei que vocês ensinam alguns commandos, minha dúvida é se posso criar meus próprios comandos com meu Border.

Helena Santos
3 anos 1 mês atrás
Adotei um cão que havia nascido na rua,muito lindo,peludo,branco e preto,e levei ao vet para a vacinação.O vet disse que ele é cruza de Border collie,e,justamente,constatei isso,devido ao seu comportamento,digamos,intenso e cheio de energia.Para resumir,moro em apartamento e um dia cheguei ao chegar em casa pensei ter aberto a porta errada.A minha sala e a cozinha estavam destruídas,os outros cômodos não lhe davam acesso.A minha sala tinha virado,nem sei que nome dar,era terra das minhas plantas pelo chão,pelo sofá e as plantas devoradas,papéis revirados,livros,enfim,tudo que ela teve acesso,passou por cima.Quando ela corre,parece que está voando,mal dá tempo de vê-la passar,é… Read more »
3 anos 1 mês atrás

Você vai ter que fazer com que ela dê vazão à energia que tem, assim tendo menos tendência à destruição. A melhor coisa que você pode fazer é exercitá-la MUITO! Como não cansamos de dizer: cachorro cansado é cachorro feliz!!!

wpDiscuz