Voltar para os artigos

As melhores dicas de xixi e cocô no lugar certo

Dá pra imaginar que alegria seria se nossos peludos aprendessem a usar o vaso sanitário e ainda dessem a descarga? É verdade que a gente já viu isso em filmes, mas na “vida real” o xixi e cocô rolam mesmo é no chão – e, muitas vezes, no lugar errado.

teacup-puppy-peeing

Ensinar um cão a fazer xixi e cocô no lugar certo é chato: exige disciplina, dedicação, paciência, persistência e muita supervisão. Mas veja só como traz vantagens: cachorros de todas as idades têm potencial para aprender; seu cão fica muito feliz quando acerta, e você mais ainda; uma vez a lição aprendida, tende a perdurar pelo resto da vida; em 6 ou 8 semanas de treinamento já se observa uma melhora significativa, e sua casa ficará muito mais agradável, sem aquele cheiro de banheiro sujo.

Pronto para criar uma rotina e ensinar o peludão a fazer xixi e cocô no lugar certo? Mãos à obra! Se o seu objetivo é educar um filhotinho, lembre-se que é preciso muita paciência. Cães com menos de seis meses ainda não possuem total controle da bexiga e do intestino, então não brigue demais, nem fique horrivelmente chateado quando acontecerem acidentes. Isto é normal.

Os bebezinhos costumam dar bandeira, fazendo uma “dança” típica do xixi e cocô. A não ser quando estão realmente muito apertados, os cães sempre são umas voltinhas e umas cheiradinhas no chão antes de fazer as necessidades. Prestando atenção a tais sinais, o dono poderá levar o filhote a tempo para o local correto, lembrando-se de recompensá-lo pelo acerto com um petisco e um cafuné.

Outra dica: os cães possuem um relógio biológico muito preciso e, sendo animais de rotina, preferem fazer tudo sempre nos mesmos horários. Os filhotes têm a bexiga pequenininha e, portanto, a quantidade de xixi que cabe lá dentro é mínima, por isso eles precisam se aliviar mais vezes do que os adultos. Mas, como regra geral, os cães fazem as necessidades num prazo de até 90 minutos depois de acordar, depois de comer e depois de se exercitar/brincar. Esses são os horários mais críticos, nos quais a vigilância deve ser rigorosa.

Cães com mais de sete meses que ainda não aprenderam a usar um único local como banheiro podem estar com dificuldades extras para fazer xixi e cocô no lugar certo. Se for macho e já estiver levantando a pata, prepare-se! Provavelmente o danado vai dar trabalho dobrado. Eu sei que muitos não gostam de nem ouvir falar nisso, mas a castração é uma excelente opção.

Estas dicas podem ajudar um bocado:

  • Determine um único lugar para o bicho fazer seus negocinhos (se a casa for muito grande e o cão muito jovem pode-se escolher dois lugares, mas não mais do que isso). Certifique-se que este local está sempre disponível, sempre limpo, sempre seco e que seja calmo. O local do xixi e cocô deve ser o mais longe possível de onde o cão dorme, brinca, come ou bebe.
  • Não prenda o cão até ele fazer cocô ou xixi. Ele vai ficar com medo de ir até o local determinado para fazer suas necessidades e ficar confinado lá por horas.
  • Não deixe o rango disponível o dia todo. Sem hora para comer, sem hora para ir ao banheiro.
  • Vigie o horário que o peludo costuma fazer suas necessidades. Antecipe-se, leve-o até o local desejado e fique com ele por alguns minutos. Se ele fizer xixi ou cocô, MUITA FESTA, caso contrário fique de olhos bem abertos (se for preciso, mantenha o cão preso na guia, perto de você, e fique atento a sinais de desconforto e impaciência. Leve-o novamente ao local determinado).
  • Use produtos adequados para manter a casa livre de cheirinhos. Sempre que um cachorro sentir o cheiro de urina ou fezes, ele tenderá a voltar a este lugar. Limpe o local com um bom removedor de odores e utilize tapetes higiênicos no lugar onde quer que ele faça xixi e cocô, mantendo-o sempre limpo, com um pequeno pedacinho do papel sujo de xixi para servir como guia.
  • Recompense sempre, e muito, quando o seu cachorro fizer suas coisinhas no lugar certo. O nosso grande erro é que focamos muito na punição quando o cão faz alguma coisa errada, mas não o recompensamos o suficiente quando ele acerta. Amor e atenção ensinam muito melhor do que gritos. Dê petiscos, faça festa, pegue no colo ou demonstre da maneira mais carinhosa possível quando o seu peludão acertar (mas para isso você precisa estar presente, não é mesmo?).
  • Se você passa o dia todo fora e seu cachorro fica sozinho, limite a área que ele tem acesso na casa, mas não o deixe preso só na área de serviço, por exemplo.  Ele precisa de um espaço maior para se sentir confortável em fazer xixi e cocô em um ambiente e ficar em outro.
  • Dois passeios por dia ajudam a aliviar a necessidade de marcar território e é melhor que seja fora de casa, não é mesmo?

Com paciência, persistência e muito amor, certamente o seu peludo vai aprender as lições direitinho e dominar a arte do xixi e cocô no lugar certo; você só terá motivos para se orgulhar.

 

Leia também:

Deixe um comentário

10 Comentários em "As melhores dicas de xixi e cocô no lugar certo"

Notify of

Larissa
2 meses 1 dia atrás

Eu tenho um Chow filhotinha de 47 dias, ela morde os pés e calças e qualquer coisa no chão, chora muito se n tem ngm perto e coça muito. N tomou nenhuma vacina ainda só o vermífugo. Qual o conselho de como proceder cm esse ser humaninho? Eu to deixando ela dormir dentro de casa no meu quarto, ela deita fica na dela as vezes chora as vezes entra debaixo da cama e n quer sair tipo n quero papo..sou marinheira de primeira viagem cm cãezinhos me ajudem! Eu escolhi errado a raça?

1 mês 29 dias atrás

larissa, pulso firme e muito amor com essa cachorrinha, sem mimar demais – os chows não são exemplos de disciplina e precisam de donos firmes para não se tornarem mordedores e até agressivos.

1 ano 2 meses atrás
Ola eu tem um ilhasa apso ele tem três meses eu nuca tive cachorro por tanto não sei muita coisa mas, minha maior preocupação e que tenho uma criança de três aninhos e ela faz xixi e Coco e qualquer lugar da casa comprei aqueles sanitários caninos e for rei com jornal mas, ele se não fcar trancado na minha lavanderia até fazer vi no texto que não pode trancado mais gosto muito da minha casa limpa e sou muito nervosa acho que não levo jeito pra ter um cachorro mais quero aprender a lidar com um animal e por… Read more »
1 ano 2 meses atrás
Priscila, os cães só adquirem controle total da bexiga por volta dos 7 meses, e até lá você vai ter que ter muita paciência e disponibilidade para ensiná-lo onde deve fazer xixi e cocô – como se fosse uma criança saindo das fraldas. 🙂 Vale a pena você refletir se é realmente uma boa hora para ter um cachorro ou é melhor buscar um lar amoroso para ele. Cães não aprendem da noite para o dia, exigem disponibilidade de tempo e paciência e não merecem, de jeito algum, passar o tempo todo trancados na lavanderia porque ainda não adquiriram as… Read more »
dione pereira
3 anos 10 meses atrás
olá, o meus York Shire tem quatro anos e faz xixi por toda casa, inclusive se a ponta do edredom fica pendurado no cão, e de vez em quando faz até na cama, pois, passo o dia todo na cama com eles, então, somente um testículo desceu e eu acabei esperando muito tempo para faze-lo pois o achava muito pequeno e frágil, já ouvi também de alguns veterinários que depois de uma certa idade eles, mesmo sem os hormônio tem uma memoria sexual, e o comportamento continua o mesmo, já a minha vira lata adotada um pouco mais velha não… Read more »
BitCão
3 anos 9 meses atrás

Olá Dione, como seu York já está com 4 anos, ele já tem este mau hábito enraizado, por isso vai ser mais difícil (digo mais difícil e não impossível) começar a corrigí-lo nesta idade. Castrar pode ajudar sim, mas novamente, como ele já tem este hábito há bastante tempo, pode não ser tão eficaz quanto poderia ter sido há alguns anos atrás. Já que ele tem um testículo incluso, a cirurgia pode ser um pouco mais invasiva, mas provavelmente nada que o abata tanto.

Nilcilene Melato Pereira
3 anos 10 meses atrás

Olá, o meu caso é ao contrário, a minha cachorrinha só faz xixi e coco fora de casa, e onde tenha algum matinho. O problema é que eu e meu marido trabalhamos fora o dia todo, então saímos com ela às 05h30 (esteja frio, chuva) e depois as 18h30. Estamos com medo que isso cause problemas à saúde dela, além de nos atrapalhar de vez em quando, as vezes precisamos sair do trabalho e ir p/outro lugar e não podemos por causa dela. Já tentamos com jornal, com aquela fralda, com os cheirinhos e não adiantou. Como podemos fazer?
Obrigada

BitCão
3 anos 10 meses atrás

Olá Nilcilene, isto é realmente uma “encrenca”! 🙂 Alguns cães realmente não gostam de fazer as necessidades em casa, preferem segurar e fazer na rua. Às vezes, para forçar com que façam em casa, é preciso deixá-los com muita vontade mesmo, às vezes até mesmo não os levando na rua. Só que, ao não leva-los, você terá que esperar que ela faça, para poder demonstrar que você gostou dela ter feito em casa. Quem sabe você não tenta no final de semana?

Karina
3 anos 11 meses atrás

ola preciso muito da ajuda de vcs,meu cachorro um dalmata macho aprendeu fazer xixi no carro do meu marido isso esta me dando muitos problemas pois ele nao aceita e esta furioso o que eu faço ele ja tem um ano e meio bjs…

BitCão
3 anos 11 meses atrás

Olá Karina, a primeira providência é castrá-lo. Quando inteiros, os machos tendem a ter mais este comportamento de marcação de território e, para acabar com este problema, temos que ir contra o hormônio que comanda este comportamento. Em conjunto com a castração, é bastante indicado o treinamento de obediência básica, o que reforçará a liderança por parte de vocês.

wpDiscuz