Voltar para os artigos

Bravecto trata sarna demodécica

Bravecto

A sarna demodécica é uma doença que judia do animal e do dono. Conhecida também como sarna negra ou, em casos graves, lepra canina, causa inúmeras lesões que, se não tratadas, podem até evoluir para feridas. É importante lembrar que, ao contrário da sarna comum, um cão afetado pela sarna demodécica não transmite a doença para outro por contato, e ela também não “pega” em humanos.

A parasitose é causada pelo ácaro Demodex canis (D. canis), que por sinal está presente na pele de todos os cães, em pequena quantidade, no folículo piloso. E por que só alguns desenvolvem a doença? Pesquisas recentes mostram que a mãe pode transmitir um defeito imunológico celular onde a qualidade dos linfócitos T específicos para o combate a este ácaro está prejudicada. Ou seja, cães que recebem essa “herança” poderão desenvolver a sarna demodécica, causada pela reprodução e crescimento exagerado do Demodex canis.

A sarna demodécica pode se manifestar devido a vários fatores, como estresse, cio, gestação, doenças como câncer e até problemas comportamentais como a ansiedade da separação. Animais de rua, que passam sede, fome e sofrem com o abandono, são tremendamente susceptíveis se tiverem esse defeito genético. A sarna demodécica pode se desenvolver em cães jovens (demodicose juvenil) e na fase adulta, se a imunidade dos peludos baixar. Entre os sintomas estão a ausência de pelos, principalmente perto dos olhos e do focinho, pele avermelhada, escura ou acinzentada, e descamação semelhante à caspa. Mais comuns no rosto, podem se estender por todo o corpo.

Confundida com alergia ou outros problemas de pele, muitas vezes o diagnóstico é equivocados e o bichinho passa por inúmeros tratamentos dispendiosos sem resultado. O combate à doença pode incluir antibióticos, banhos com produtos altamente tóxicos, etc.

Uma pesquisa recente*, porém, realizada ao longo de três meses por especialistas de diversos países, aponta o Bravecto™ como alternativa para que a sarna demodécica não se manifeste. Ou seja, por meio do controle o gene defeituoso fica quietinho.

O estudo* envolveu 16 cães diagnosticados com sarna demodécica generalizada, que foram divididos em dois grupos. Antes do início do tratamento foi feita raspagem de pele, em cinco locais, e contagem de ácaros. Um dos grupos foi tratado com comprimidos mastigáveis Bravecto™, que atua por 120 dias, e o outro com spot antipulgas e carrapatos.

Depois de 120 dias os pesquisadores repetiram a raspagem na pele dos cachorros e constataram que o número de ácaros Demodex canis foi reduzido em 99,8% no 28º dia após a medicação, e nos 56º e 94º dia haviam desaparecido.

Os cães tratados com o spot antipulgas e carrapatos também obtiveram melhora, mas na terceira aplicação – o spot é aplicado a cada 28 dias – a eficácia foi diminuindo, ou seja, ainda havia ácaros na pele.

* Os trabalhos e estudos demonstrando a eficácia do uso do Bravecto para sarna demodécica foram realizados internacionalmente, porém a indicação ainda não está aprovada pelo MAPA.

 

Bravecto

cta-quero-conferir

 

Claudia Pizzolatto e Regina Ramoska

Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei. É permitida a sua reprodução sem alterações desde que sejam colocados o nome da(s) autora(s)  e o link para a webpage da BitCão.

 

Leia também:
Dos bichos para o homem
É pelo que não acaba mais


 

Deixe um comentário 174 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

174 comentários em “Bravecto trata sarna demodécica”

  1. leandro castro disse:

    Pessoal, utilizei bravecto no meu cachorro que estava com sarna negra. Realmente funciona, vale a pena o gasto.

  2. Gilberto disse:

    Passei por essa experiência com a minha pinscher de 6 meses, levei-a ao veterinário e o resultado foi “sarna demodécica”, e foi-me receitado medicamentos (fortes) além de banhos com produtos também fortes, segui a risca todas as recomendações, e mesmo assim nada resultou, a doença continuou evoluindo, foi então que eu resolvi pesquisar mais sobre o assunto e depois de muito ler e estudar consegui chegar a algumas conclusões que me levara ao seguinte tratamento que se verificou eficaz, e que por esse motivo me levaram a postar aqui e em outros fóruns a minha experiência que se revelou positiva.
    O método descrevo a seguir:
    Peque uma bisnaga de aproximadamente 250 ml e encha com aproximadamente 100 gr de enxofre alimentar (vendido em casa de animais ou na internet), complete o restante com óleo de soja novo, sem uso, agite bem durante pelo menos um dia (de forma intercalada), no dia seguinte aplique sobre todo o corpo do animal (é importante frisar que, se o animal tiver o pelo grande deverá ser tosado de modo a ficar o menor possível em todo o corpo) Nota – lembre-se que embora o problema esteja localizado, aparentemente, ele está disseminado em todo o corpo, por isso o tratamento também deverá ser feito em todo o corpo, assim, passar o óleo por todo o corpo (não precisa agitar a bisnaga, basta passar somente o óleo que fica na parte de cima), após esse procedimento deixar no corpo do animal, não há problema dele lamber, o produto é alimentar, não provoca nenhum problema, mesmo sendo filhote, esse procedimento deverá ser feito durante três dias consecutivos, e a partir daí, passar o óleo a cada sete dias durante pelo menos 8 semanas (lembre-se que o ciclo de vida dos parasitas é de aproximadamente 4 semanas, ou seja, se o procedimento for interrompido, os ovos irão nascer e o problema irá voltar.).
    Durante o intervalo de uma aplicação e outra do óleo deverá passar no corpo do animal polvilho granado (no corpo inteiro) durante as 4 primeiras semanas.
    Com esse tratamento toda e qualquer espécie de parasita irá desaparecer para sempre.
    Os resultados são efetivos, no meu caso após esse tratamento voltei a leva-lo ao veterinário e foram feitos os exames e ela estava totalmente isenta da sarna.
    Espero ter ajudado a quem precisa, este método serve para todos os tipos de males na pele dos cães e gatos.

    1. BitCão BitCão disse:

      O enxofre é extremamente tóxico para cães e gatos.

  3. Eliel disse:

    Boa noite, meu pitbull de 6 meses foi diagnosticado com essa sarna demodecica , o veterinário indicou o bravecto 3 doses sendo uma a cada dois meses, o problema é q dei nex gard a uma semana atrás e q não ajudou em nada referente o problema é por conta disso o médico pediu p esperar uns 20 dias p começar a dar o bravecto só q enquanto espero o problema está cada dia se agravando mais eo pior q se eu der o bravecto já vai acabar sobrecarregando o animal com medicamento …o que posdo fazer p amenizar isto até q eu possa utilizar o bravecto?

    1. BitCão BitCão disse:

      Eliel, só o veterinário pode te ajudar, pois acompanha o histórico de saúde do seu amigão.

  4. Diva B.M.Pacheco disse:

    Minha CRIS (pinscher) de 13 anos,foi diagnosticada aos cinco meses com esta sarna,mas só agora se manifestou .Faço uso de Fortekar ,Lasix,e diazepam.Posso dar Bravecto? Ah,Ela também tem algumas verrugas.Por favor me responda.Obrigada.

    1. BitCão disse:

      Olá Diva, no seu caso a melhor conduta é procurar pelo seu veterinário de confiança. Com a idade e a condição de saúde da sua Cris, além de ser uma cadelinha de pequeno porte, sua condição de saúde inspira uma atenção maior.

    2. Sandra disse:

      POR QUE NÃO TRATA SUA CADELINHA COM CALMANTES HOMEOPÁTICOS?
      hÁ TAMB[EM MUITOS MEDICAMENTOS DA HOMEOPATIA PARA AJUDAR NO TRATAMENTO DE PELE

  5. Carla Rafaela disse:

    Hoje levei meu pet ao veterinário para tomar vacina e verificar o motivo de tanta coceira e perda de pêlos, descobrimos que é sarna demodécica, a primeira coisa que ela receitou foi o BRAVECTO comprei e vou fazer o tratamento com meu chow chow. E pelos comentários esse remédio funciona mesmo!

  6. Flavia disse:

    Olá, dei o bravecto para minha cadela que está com sarna negra, ela ingeriu fazem 3 semanas e ainda não vi diferença, será que há possibilidade de não fazer efeito?

    1. BitCão BitCão disse:

      Flavia, uma pesquisa realizada ao longo de três meses por especialistas de diversos países aponta o Bravecto™ como alternativa para que a sarna demodécica não se manifeste. Ou seja, por meio do controle o gene defeituoso fica quietinho. O estudo envolveu 16 cães diagnosticados com sarna demodécica generalizada, que foram divididos em dois grupos. Antes do início do tratamento foi feita raspagem de pele, em cinco locais, e contagem de ácaros. Um dos grupos foi tratado com comprimidos mastigáveis Bravecto™, que atua por 120 dias, e o outro com spot antipulgas e carrapatos. Depois de 120 dias os pesquisadores repetiram a raspagem na pele dos cachorros e constataram que o número de ácaros Demodex canis foi reduzido em 99,8% no 28º dia após a medicação, e nos 56º e 94º dia haviam desaparecido.

  7. Ale disse:

    O produto mais eficiente, seguro e oficialmente licenciado pelo MAPA para tratamento de sarna negra é o Advocate da Bayer.
    Consulte sempre um médico veterinário.

  8. Jaqueline disse:

    Resolvi comprar o Bravecto lendo experiências aqui nos comentários!
    Meu Sansão que é um shitzu tbm tem sarna demodecica e gastei muito com ele em veterinários e adquirindo medicamentos que não adiantaram!
    Com apenas uma semana após tomar o Bravecto eu já percebi a diferença, tem aproximadamente um mês q ele ingeriu e praticamente desapareceu 100% da sarna!
    Estou muito feliz com os resultados, sendo que tbm eliminou todos os carrapatos! Super recomendo! Aliás, ele não teve dificuldade para ingerir o Bravecto!

  9. Gabriele disse:

    Minha cachorra está com sarna, e está prenha,pode tomar o bravecto?

    1. BitCão disse:

      Olá Gabriele, o Bravecto é seguro para uso em cães reprodutores, cadelas prenhas e em lactação.

  10. Ana Paula disse:

    Minha cachorra usa tanto o prac-tic como o program plus mensalmente, posso usar o bravecto junto com um deles? Bravecto+program plus?

    1. BitCão disse:

      Olá Ana Paula, no caso de interação medicamentosa, a melhor pessoa para te responder é o seu veterinário!

  11. Valéria disse:

    Temos 3 cães com a sarna demodécica, e o BRAVECTO FOI ÓTIMOOO para os três!!! Nos dois cães menores em menos de um mês os pelos cresceram e eles ficaram ótimos, no cão maior, um rotweiller, demorou um pouquinho mais, mas também ficou ótimo!!! Além de livres de pulgas e carrapatos! O único inconveniente é o preço, um tanto caro! 🙁 Mas quem tem cachorro com essa doença sabe o estado que eles ficam e o quanto é difícil trata-los…

  12. Rosangela s ladislau disse:

    Tenho uma sharpei com 8anos que está com sarna dermodecica posso dar o Bravecto

    1. BitCão disse:

      Olá Rosangela, pode sim!

  13. Daniel Prudente disse:

    Boa noite!
    Tenho um Golden Retriever de aproximadamente 6 anos, que sofre a anos com quadros de descamação, feridas, coceira, uma otite crônica, forte cheiro e os pelos ficam extremamente oleosos. Ele se coça o tempo todo, e mesmo com banhos com shampoo de clorexidina e sabonete de enxofre os sintomas não desaparecem. Já foram feitos vários tratamentos, inclusive com antibióticos e corticoides, que surtiram algum efeito temporário. Não insisti nesse tratamento por considerar muito agressivo ao organismo do animal. Seria indicado o uso de Bravecto? Há alguma sobrecarga hepática, já que acredito já ter ministrado grandes quantidade de medicamentos sem sucesso ao longo desses anos? Já visitei vários veterinários, e já obrtive o diagnóstico de sarna Demodécica e Infestação por Malasésia. Desculpe o longo texto. Agradeço desde já.

    1. BitCão disse:

      Olá Daniel, desculpe não pode ajudar, mas não tem como darmos uma orientação médica, e principalmente à distância. Seu veterinário será a melhor pessoa para te orientar quanto ao uso do medicamento e as possíveis reações, de acordo com o organismo e histórico do seu cão.

    2. Sandra disse:

      Procure uma farmácia ou veterinário que trabalhe com fórmula de homeopatia para otite. Funciona muito.
      Há também tratamento homeopático para dermatites e veja a possibilidade de mudar a alimentação.

  14. Thiffany disse:

    Olá, esse remédio é utilizados em que hora em hora?quantas vezes por dia?

    1. BitCão disse:

      Olá Thiffany, o Bravecto é ministrado a cada três meses ou à critério do seu veterinário.

  15. kelly disse:

    Ja apliquei e gostei do resultado o meu medo é da segurança do medicamento ao longo do tempo em condições do rim e fígado do animal já que a duração é 90 dias

  16. raphaela disse:

    Minha cadela é alérgica a picada da pulga, nesse caso o Bravecto é indicado?

    1. BitCão disse:

      Olá Raphaela, o Bravecto vai impedir que a quantidade de mordidas pela mesma pulga não ocorra, mas ele não impede que a mordida aconteça. Com o uso do Bravecto e o controle do ambiente, a alergia deve melhorar.

      1. Sandra disse:

        VoC~e pode usar o front line plus. maravilhoso para acabar com pulgas e carrapatos.

  17. Anne disse:

    Olá. Ministrei o Bravecto conforme orientação do veterinário há apenas uma semana e ainda não vi melhora na sarna demodecica. Com quanto tempo posso ver os resultados? Tô com muita dó da minha cachorrinha.

    1. BitCão disse:

      Olá Anne, isso vai depender muito de caso para caso, mas uma semana ainda é um tempo curto. O ideal mesmo é o seu veterinário fazer este acompanhamento.

  18. Angélica disse:

    Super recomendo , tenho um boxer branco com 4 meses ele teve varios problemas inclusive a sarna dermodecica,caiu todo pêlo , ficou com a pele vermelho ,com 1 semana apos ter dado o bravecto ja começou a nascer os pêlos em 1 mês ele ja estava todo peludinho de novo. é super emocionante de cortar, recomendo de olhos fechados.

  19. Jéssica disse:

    Tenho um Pastor Branco, levei ele no Veterinário hoje, segundo o Veterinário ele esta com sarna, so não soube explicar qual o tipo dela, e Jah logo passou o Bravecto, sendo que os resultados dos exames saem so amanhã. Oque devo fazer?

    1. BitCão disse:

      Olá Jéssica, o ideal é ter um veterinário de confiança e seguir as orientações dele!

  20. GISELE disse:

    Tenho quatro cachorros com sarna demodecica. Eu li a postagem desse site , li o artigo publicado na parasites and vectors e compramos o bravecto. Simplesmente o melhor tratamento que existe para essa doença. Parabéns a bitcao por divulgar esse conhecimento 😉
    Abraços

  21. Ana disse:

    Não existe nada melhor no mercado para evitar pulgas e carrapatos. Mas para sarna demodécica? Novidade que não constatei aqui em casa. Minha cadela recebeu o diagnóstico com alguns meses de vida. Já é o quarto bravecto que toma e isso não alterou o quadro dela. Sendo assim, o Dectomax ainda faz parte da nossa rotina. De qualquer forma, fico feliz pelos cães que obtiveram uma resposta positiva em relação à sarna. Minha pequena não foi agraciada com tal benefício…

  22. Ana disse:

    Não existe nada melhor no mercado para evitar pulgas e carrapatos. Mas para sarna demodécica? Novidade que não constatei aqui em casa. Minha cadela recebeu o diagnóstico com alguns meses de vida. Já é o quarto bravecto que toma e isso não alterou o quadro dela. Sendo assim, o Dectomax ainda faz parte da nossa rotina. De qualquer forma, fico feliz pelos cães que obtiveram uma resposta positiva em relação à sarna. Minha pequena não foi agraciada com tal benefício…

  23. Cristiane disse:

    Eu tratei a sarna demodécica da minha laika com o bravecto…foi ótimo
    Ela ja tem 11 anos estava com a sarna nas costas…ai dei o comprimido e dai uns 15 dias ja vi pelos novos nascendo no local….super recomendo

  24. Leiriane disse:

    Olá, para sarna demodécica deve ser ministrado a cada 3 meses, mas por quanto tempo ? Quais são os efeitos colaterais que podem aparecer ?

    1. BitCão disse:

      Olá Leiriane, a pesquisa aponta uma melhora significativa no crescimento do pelo e desaparecimento de lesões em um prazo de 12 semanas. Para saber a duração do tratamento, consulte seu veterinário.

  25. Diógenes Rodrigues disse:

    Olá. Tenho uma filhote de chow chow de 5 meses que está com sarna negra que foi constatada a dez dias. O veterinário receitou Advocate, Azium e Tiuran. Gostaria de saber como administro o Bravecto? É comprimido? Como deve ser administrado? Quantos e de quanto em quanto tempo? Fiquei muito feliz com a possibilidade de cura da minha bebê. Desde já agradeço.

    1. BitCão disse:

      Olá Diógenes, o Bravecto só é indicado para a sarna demodécida e o ideal é que você consulte o seu veterinário, já que eles está usando outros medicamentos.

  26. Carol disse:

    Olá, gostaria de saber se posso dar o bravecto para meu Bulldog Inglês, sendo que ela tem apenas 3 meses e pesa 10kg?
    Obrigada

    1. BitCão disse:

      Olá Carol, o Bravecto pode ser utilizado em cães á partir de 8 semanas de idade e peso superir a 2Kg. Qualquer dúvida, não hesite em contactar seu veterinário!

  27. Julia disse:

    Eu tenho uma doberman de 6 meses que toma Bravecto desde os 2 meses de idade. Não abro mão do bravecto para carrapatos e pulgas, porém discordo que sirva para a essa sarna, pois recentemente ela desenvolveu a sarna demodécica e estou tendo que fazer um tratamento adicional.

  28. josi disse:

    O veterinario do meu york ja passou p ele o tratamento c bravecto p sarna e ele comeu o comp. numa boa.

  29. danny cohen disse:

    Qual lugar da bula diz que trata sarna demodecica ?

    1. BitCão disse:

      Olá Danny, a indicação não está na bula pois ainda não foi aprovada pelo MAPA, como mencionamos no artigo.

  30. Karina disse:

    Um milagre ! A minha pedrita esta melhor. O demodex esta controlado. Vou continuar dando conforme orientacao veterinaria.Muito obrigada.

  31. Amanda Lima disse:

    meu bento tem sarna demodecica queria saber se funciona

    1. BitCão disse:

      Olá Amanda, de acordo com o estudo americano http://www.parasitesandvectors.com/content/8/1/187), funciona sim. Mas o ideal é sempre consultar o seu veterinário.

  32. Paulo Sato disse:

    na bula do Bravecto em nenhum momento diz tratar de sarna demodecica, devo continuar dando esse comprimido?

    1. BitCão disse:

      Olá Paulo, o Bravecto é para ser ministrado a cada 3 meses e o estudo que relatamos no nosso Blog registra a eficácia do produto para este tipo de sarna. Em caso de dúvida, consulte seu veterinário.

  33. Bárbara disse:

    Olá. Meu Yorkshire estava se coçando demais entao flagrei uma pulga nele. Demos Bravecto e após 3 hs conseguimos tirar 2. Porém a dermatite alérgica provocada pela saliva da pulga continua matando meu pequeno de tanto coçar. Já era pra ter diminuído a coceira ou demora mais mesmo? Pois vi que o Bravecto também ajuda com relação a isso. Ah também tive que enfiar guela abaixo pois ele é esperto e não come mesmo!! Obrigada!!!

    1. BitCão disse:

      Olá Barbara, infelizmente, para a pulga morrer ela tem que picar o cão primeiro, o que acaba não impedindo o cão de ter a alergia. O Bravecto ajuda a acabar com a infestação do ambiente, já que qualquer pulga ou carrapato existente no ambiente e que pique o seu cão não tem tempo de se reproduzir, interrompendo o ciclo de vida e, consequentemente, de reprodução.

  34. SHARLENE BRAGA TEIXEIRA DIAS disse:

    O bravecto também é eficaz para prevenir a picada do mosquito transmissor da leishmaniose? Estou perguntando pois uso o Max 3 que além de prevenir pulgas e carrapatos também previne leish, mas não é eficaz para sarna demodécica.

    1. BitCão disse:

      Olá Sharlene, não previne contra Leishmaniose, não.

  35. Sueli disse:

    Eu uso Bravecto para os meus três SHITZU, com ótimos resultados, uma tranquilidade quanto a pulgas e carrapatos. Antes deste produto aparecer meus cães se infestavam todos os verões, agora posso passear com eles sem preocupações. EXCELENTE!

  36. Elayne Camilo disse:

    Ola …minha Pandora tem apenas 01 ano e tem duas semanas q começou a aparecer nas costas dela coceiras e por ela ser muito agitada ja esta se alastrando por toda ad costa ..preciso saber se esse medicamento ira sarar essas coceiras..

    1. BitCão disse:

      Olá Elayne, só um médico veterinário podera te dar orientação no caso da sua Pandora!

  37. RCALLMANN disse:

    Para o tratamento da sarna demodécica de quanto em quanto tempo devo ministrar este medicamento. Iniciei hoje o tratamento com Bravecto. Porém minha labradora de 2 anos de idade não comeu a pastilha e como diz na bula que não devem ser quebrados ou divididos então enfiei guela abaixo. e olhando para ver se ala não tinha cuspido depois

    1. BitCão disse:

      Olá RCALLMANN, o Bravecto deve ser ministrado a cada 3 meses.

  38. evandro disse:

    Aq o bravecto serve pra sarna ou só pulgas e carrapatos

    1. BitCão disse:

      Olá Evandro, como dito no artigo, apesar de ainda não aprovada pelo MAPA, estudos internacionais vem atestando a eficácia do Bravecto também para o tratamento da sarna demodécica. Sobre qualquer problema de saúde do seu cão, não deixe de consultar seu veterinário!!!

  39. Fernando disse:

    Ta, legal, e o estudo? Cadê?

    1. BitCão disse:

      Olá Fernando, procure os estudos na BioMed Central – Efficacy of orally administered fluralaner (BravectoTM) or topically applied imidacloprid/moxidectin (Advocate®) against generalized demodicosis in dogs.

  40. Carlos disse:

    Fiz uso do bravecto para minha cachorra, e obtive otimo resultado, esta com a pelagem linda, e sem coceiras!

  41. Adriana disse:

    Nossas 6 cadelas ( labrador, weimaraner,2 srd pequenas e 2 grandes )não comem o comprimido de Bravecto de jeito algum !!! Eles tem que melhorar isso urgentemente !

    1. BitCão disse:

      Olá Adriana, bem estranho, já que a maioria dos cães o aceita com bastante facilidade!

  42. Emilyn disse:

    Alguém já fez desse comprimido um tratamento para a sarna demodecica e obteve resultados? Em quantos dias?

  43. dione brito disse:

    Gostaria de saber se o Bravecto pode comprometer a saúde do fígado do animal.

    1. BitCão disse:

      Olá Dione, como não somos veterinários, para este tipo de informação, entre em contato com seu veterinário de confiança!

  44. ORIANA disse:

    OLA, MINHA PIT BULL TEM 5 MESES E ESTÁ APRECENDO UMAS MANCHAS BRANCAS DEBAIXO DO PELO..PARECEM PANO BRANCO. SERÁ Q É SARNA???

    1. BitCão disse:

      Olá Oriana, leve-a ao seu veterinário para que ele possa avaliar a saúde dela!

  45. Alexandre disse:

    Para os meus (um casal de Labrador), parto o comprimido em dois e enfio em dois tocos de salsicha. Eles engolem inteiro e nem sabem o que comeram.
    Faço isso com qualquer comprimido que tenho que dar a eles, como por exemplo as doses diárias de condroitina.

  46. marcio disse:

    O meu é muito chato e é um poodle,eu cortei ao meio e coloquei n agarganta .
    Gostei do remedio,o bom que não deu efeito nenhum colateral.
    Bom até agora,pois fiquei preocupado ele é muito alergico.

  47. Maria Beatriz Leal disse:

    A Bella é uma schnauser de 3 anos. Já toma Bravecto há uns 9 meses e nunca mais pegou pulga ou carrapato, mas também não come o comprimido de jeito nenhum; e é gulosa para tudo o mais.
    Como o comprimido é grande para enfiar de uma só vez na garganta tenho que quebra-lo em 2 partes. É o único jeito.

  48. Angela disse:

    Os meus cães usam bravecto e digo que é mais um petisco do que um comprimido! É muito fácil do cão aceitar, pois o cheiro e a textura são super favoráveis. O efeito é excelente!! Totalmente aprovado!!

  49. Tais disse:

    A minha Pastora nao come …eu quebro e enfio na goela …fecho o focinho e assopro o narizinho …

  50. Ines monteiro disse:

    E se minha cachorra não comer o comprimido? Ela é muito enjoada, é uma poodle e acho q esta com esse tipo de sarna..a barriguinha tá ficando escura e descasca .

    1. BitCão disse:

      Olá Ines, se ela não comer o comprimido, você terá que dar como um comprimido normal, colocando na garganta dela. Mas geralmente, até os mais chatinhos comem!