Voltar para os artigos

Brinquedos com recheio

Recheie a Mente e a Vida do Seu Cão

Brinquedos com Recheio para Cachorro

Muita gente deve se lembrar de quando era pequeno e ouvia a mãe dizer nervosa:
“Come direito criatura! E para de brincar com a comida!!!!!”

Ainda bem que com nossos cachorros é bem ao contrário, ou seja: brincar com a comida é uma ótima idéia!

 

 

POR QUE OS BRINQUEDOS SÃO IMPORTANTES NA VIDA DO CACHORRO?

Brincar e ter brinquedos é muito importante na vida de um cachorro, mesmo na vida dos mais velhinhos.Nossos caninos domesticados nunca se tornam “verdadeiro adultos” como acontece com os cães selvagens e os lobos porque nós os protegemos e interferimos na suas vidas, evitando que eles desenvolvam plenamente os instintos e comportamentos necessários para a sobrevivência em um mundo mais hostil.

Se por um lado a gente consegue com isso que nossos cães sejam eternos filhotões, mais saudáveis, mais sociáveis e que tenham mais conforto e facilidades na vida, por outro, muitos acabam desenvolvendo comportamentos destrutivos, ficam ansiosos, estressados e neuróticospois não têm como gastar sua energia, nem como utilizar seus instintos para trabalhar e ter uma atividade produtiva, ou ficam muito tempo sozinhos, sem ocupar a mente.

A grande maioria dos problemas comportamentais, fonte de reclamação dos donos, vem justamente daí. Cães que passam a fazer xixi e cocô fora do lugar, que ficam latindo e uivando quando são deixados sozinhos, que cavam o jardimdestroem móveis e objetos na casa, que ficam agressivos com as pessoas ou outros cãessão normalmente cães pouco exercitados física e mentalmente.

OS BRINQUEDOS PODEM SER NOSSOS ALIADOS DE DIVERSAS MANEIRAS, ENTRE ELAS:

  direcionando a sanha destruidora dos cães para o que pode ser destruído, mastigado, trucidado.

  fazendo com que eles gastem energia perseguindo, caçando, procurando, disputando.

  usando a mente para solucionar desafios inteligentes.

  acalmando por ser um objeto conhecido, uma referência de conforto e segurança.

  sendo um elo de ligação a mais com o dono, reforçando conceitos naturais para eles de hierarquia, obediência e parceria entre os membros da matilha.

Brinquedos com Recheio para Cachorro

 

 

O QUE É UM BRINQUEDO RECHEÁVEL E COMO ELE FUNCIONA?

Cada tipo de brinquedo (pelúcia, quebra-cabeças, que apitam, para roer, etc) ajuda a estimular mais ou menos um comportamento ou instinto específico do peludo. Neste artigo vamos abordar uma linha de brinquedos que vem crescendo muito no mercado devido a sua aceitação pelos cães e pela abrangência que tem em ajudar cachorros entediados, estressados e ansiosos. São os brinquedos recheáveis.

O que parece uma idéia muito simples (um brinquedo que você pode colocar pedaços de petiscos ou uma porção de ração e que vai liberando pedacinho a pedacinho conforme o cachorro roda, sacode, joga para o alto, passa a pata, fuça, ou morde) pode, na verdade, empregar muita tecnologia e estudos para oferecer o máximo de desafio e segurança para nossos amigões.

São vários os modelos e marcas de brinquedos para cães onde você pode colocar petiscos para o peludo encontrar. É bom que seja assim, pois este é justamente o tipo de brinquedo que nunca é demais.
Quanto maior a variedade de formatos, tamanhos, materiais, grau de dificuldade para conseguir a recompensa, mais seu cachorro vai se manter interessado na brincadeira de caça a comida e menos entediado, ansioso e estressado ele ficará. É importante, no entanto, que estes brinquedos tenham sido desenhados especialmente para este fim, pois adaptar outros objetos pode ser perigoso para o peludo.

 

 

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS FÍSICOS, COMPORTAMENTAIS E PSICOLÓGICOS QUE OS BRINQUEDOS RECHEÁVEIS TRAZEM PARA OS CÃES?

A gente já sabe que todas as raças de cachorro foram criadas para desempenhar um determinado trabalho, certo? (os vira-latas não foram criados pelos homens para trabalhar, eles são um presente da natureza para as pessoas generosas e são feitos só para dar amor e carinho).

Seja para caçar, fazer guarda, puxar trenós, ou redes em barcos, para pastorear, ou exterminar roedores em depósitos, os cães possuem uma genética que determina suas características físicas e também o seu comportamento. Se todos os cães precisam de ter um trabalho na vida, precisamos oferecer atividades físicas e mentais para que eles possam suportar quando passam a maior parte do dia sozinhos e não possuem uma “tarefa” a ser cumprida para gastar energia.

Que tal então ensinarmos que brincando com seus brinquedos (e não destruindo nossa casa) eles poderão usar seus instintos e desenvolver a inteligência para resolver problemas e criar estratégias para caçar o alimento?

Os brinquedos que liberam petiscos e pequenas porções de ração dão ao seu peludo um trabalho de verdade enquanto ele brincaTrabalhar para ganhar a comida, ou recompensas, é altamente gratificante para os cães e torna a vida deles muito mais feliz. Seu cão vai quebrar a cabeça para conseguir o que quer, vai aprender a se concentrar em uma tarefa e se manter focado. Desenvolvendo técnicas para retirar até o ultimo pedacinho de gostosura ele vai ficando cada vez mais esperto e vai aumentar a capacidade de aprender cada vez mais rápido.

QUER VER ALGUMAS COISAS QUE OS BRINQUEDOS RECHEÁVEIS
PODEM FAZER POR VOCÊ E PELO SEU CÃO?

  Ajuda a diminuir a ansiedade de separação.

  Estimula o uso dos 5 sentidos ao mesmo tempo.

  Em filhotes promove o desenvolvimento da inteligência.

  Em cães velhinhos mantém a mente e o corpo ativos.

  Estimula a independência.

  Ajuda a controlar a obesidade (mas é preciso compensar o que se oferece como petiscos na hora da comida).

  Diminui as chances de torção gástrica em cães que comem muito rápido.

  Melhora a capacidade de aprendizado e de manter o foco em uma tarefa.

 

 

 

QUANDO É UMA BOA HORA PARA USAR OS BRINQUEDOS RECHEÁVEIS?

Já dizia uma velha musiquinha: “Todo dia é dia, toda hora é hora….
Brincar é sempre bom, mas quando se trata de um brinquedo especial, com tantos poderes, o melhor mesmo é não banalizar o seu uso e deixá-lo para os momentos realmente importantes, mantendo assim o interesse do peludo sempre no volume máximo. Seguem algumas idéias para usar os brinquedos recheáveis.

Assim que o “momento crítico” passar ajude o peludo a receber o que falta tirar de petiscos, limpe e guarde o brinquedo. Não deixe sempre disponível e nem ao alcance do peludão.

– USE:

» Para oferecer a refeição dos cães que comem muito rápido ou que estão gordinhos.

» Quando receber visitas e o peludo quer chama a atenção a todo custo.

» Quando ele precisa ficar preso por algum tempo.

» Quando o cão ficará sozinho por mais tempo que o normal (aproveite para esconder os brinquedos recheados pela casa, assim ele ainda vai ter um estímulo extra de caçar o tesouro escondido).

» Em dias que não se pode sair para exercitar.

» Quando precisar de um tempinho extra de calma e sossego.

» Quando o cão está demonstrando um comportamento indesejado como roer móveis e objetos ou latindo em excesso.

» Para ajudar a ele se recuperar depois de alguma situação estressante como mudança, ida ao veterinário, depois de um temporal.

Mas lembre-se, nem tudo é comida nesta vida. Brincar diretamente com os donos e ter outras atividades rotineiras é muito importante. Não deixe de levar seu cão para correr, jogar bolinha, passear na rua regularmente, treinar um pouquinho de obediência, etc. Até porque, nem todo cachorro se liga tanto assim em petiscos.

 

 

Brinquedos com Recheio para Cachorro

COMO ESCOLHER O BRINQUEDO RECHEÁVEL IDEAL PARA O SEU CÃO?

 

 

Como dissemos lá no início, são muitas as opções de brinquedos que se pode colocar petiscos dentro.
BitCão escolheu e testou os melhores do mercado, pensando nos vários tipos de cães e dos desafios que eles apreciam. Quando se escolhe um brinquedo para o nosso cachorro é preciso levar em conta o tamanho dele, a resistencia do material, a força que o cão emprega para destruir os brinquedos, e no caso dos brinquedos recheáveis, o quanto ele se interessa por comida.

Levando-se tudo isso em consideração, veja as nossas sugestões (mas quem melhor do que você para conhecer bem os gostos do peludo?). Lembrando que alguns brinquedos podem ter suas aberturas ajustadas para facilitar a vida do peludo e que o tamanho dos petiscos também vai influenciar no grau de dificuldade em conseguir as guloseimas.

PARA OS DUROS NA QUEDA
E LOUCOS POR COMIDA:

pelucias para cães muito pequenos

BUSY BUDDY – O CAÇA COMIDA

Experimente tornar a hora da comida do seu cão em um evento digno dos caçadores mais exímios. Distrai, exercita, evita que ele coma muito rápido e combate o tédio. Serve para os petiscos também.

brinquedos para cachorros de raça miniatura

KONG WOBBLER

O Kong Wobbler é um brinquedo que libera petiscos desafiando o cão a derrubá-lo. Seu movimento de “joão-bobo” é diferente e muito estimulante para os peludos. Pode se tornar uma alternativa para oferecer as refeições e é muito resistente e fácil de limpar.

para cães muito pequenos

OSSO DE CANELA

Para cães que gostam de roer coisas duras e resistentes. Pode ser recheado com petiscos macios para torna-lo ainda mais interessante.


PARA OS DUROS NA QUEDA,
MAS QUE GOSTAM DE RANGO FÁCIL

bicho de pelucia para cachorro

BUDDY BALL

Mais do que uma simples bolinha de borracha, este é um brinquedo especialmente desenvolvido para entreter cães agitados, ou que não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. Basta prender pedaços de petiscos no interior da Buddy Ball e oferecer para o peludo. Ajuda valiosa também para cachorros que gostam de roer tudo o que encontram pela frente. Para cães de raças MÉDIAS ou GRANDES.

brinquedo de pelucia para cachorro

GOODIE BONE

Se o seu peludo é do tipo que detesta ficar sozinho, ou não dá sossego quando você tem visitas, ou quando precisa se concentrar em alguma coisa. Se ele não é de ligar muito para os brinquedos, mas adora um petisco ou de roer o que não deve, Você precisa conhecer a linha Goodie Bone.

brinquedos para varias raças caninas

KONG ORIGINAL

Um clássico entre os treinadores profissionais e policiais do batalhão canino, o Kong Original é um brinquedo de borracha que os cães adoram e que é extremamente resistente. Seu interior é oco para guardar biscoitos, petiscos, ou material impregnado do odor que o cão deve identificar durante a sua busca.

cães, cachorros, cão, cachorro

TOING

Para cachorros de grande porte e que gostam de exercitar a boca com vontade e determinação. Pode ser recheado com diversas receitas apetitosas para torná-lo ainda mais divertido e interessante. O Toing tem a superfície externa texturizada que garante ao peludo uma melhor firmeza na hora de segurar o brinquedo. Não é recomendado para raças de pequeno porte, a não ser que o seu peludo seja machão.

PARA OS QUE NÃO DESTROEM OS BRINQUEDOS
E SÃO LOUCOS POR COMIDA

adestramento de cães

PULGA BUDDY TOYS

Um brinquedo especial que não deixa seu cão se sentir entediado, sozinho, ou estressado. Basta colocar petiscos ou grãos de ração dentro da Pulga e oferecer para o peludo. Ele passará horas brincando de tirar as gostosuras e sendo automaticamente recompensado pelo seu comportamento. Estimula o exercício físico e mental e incentiva os cães a ficarem tranqüilos mesmo quando estão sozinhos.

raças de cachorro

KONG GENIUS (com mais de 1 módulo conectado)

Ajude a combater o tédio, a ansiedade, o comportamento destrutivo e a falta de desafios mentais do seu cão com os Genius que podem ser conectados para criar novos formatos e diferentes níveis de dificuldade para conseguir os petiscos.

PARA OS QUE NÃO DESTROEM OS BRINQUEDOS
E GOSTAM DE RANGO FÁCIL

os vererinarios recomendam

GOODIE BONE
nos tamanhos Pequeno ou Filhotes

Se o seu peludo é do tipo que detesta ficar sozinho, ou não dá sossego quando você tem visitas, ou quando precisa se concentrar em alguma coisa. Se ele não é de ligar muito para os brinquedos, mas adora um petisco ou de roer o que não deve, Você precisa conhecer a linha Goodie Bone.

raças de cachorro grande

KONG GENIUS
usando apenas 1 módulo

Ajude a combater o tédio, a ansiedade, o comportamento destrutivo e a falta de desafios mentais do seu cão com os Genius que podem ser conectados para criar novos formatos e diferentes níveis de dificuldade para conseguir os petiscos.

 

para cães de apartamento

KONG ORIGINAL
modelo Classic (vermelho)

Um clássico entre os treinadores profissionais e policiais do batalhão canino, o Kong Original é um brinquedo de borracha que os cães adoram e que é extremamente resistente. Seu interior é oco para guardar biscoitos, petiscos, ou material impregnado do odor que o cão deve identificar durante a sua busca.

 

para cães de apartamento

KONG SENIOR (para cães idosos)

Igual ao Kong Original só que com uma borracha macia adequada para cães idosos. Nem todo peludo Velhinho come e dorme o dia inteiro. Para aqueles que ainda gostam de buscar coisas, de brincar e roer, temos um brinquedo especial para os peludos com mais idade: o Kong Senior.

 

Como você pode ver, são vários os tipos e modelos para o seu peludão se divertir. E mesmo que seu cão tenha uma preferência explícita por modelo em particular, ter vários em casa e misturá-los de vez em quando ajuda a manter o interesse na brincadeira, além de fazer com que seu cão pense tudo novamente depois que ele já se achava um expert na arte de desencavar comida.

Se o seu cão é do tipo que prefere usar a cabeça ao invés da boca, dê uma olhada nos quebra-cabeçasDog Tornado e Dog Finder. Eles vão dar uns petisquinhos aqui e ali, mas seu peludo vai ter que pensar muito bem como consegui-los

 

 

OS CUIDADOS – AH! OS CUIDADOS!!!

Tudo o que é bom e precioso nesta vida merece cuidados. Então, cuidado com nossos cães. Cuidado com os brinquedos.

  Os produtos que vendemos na BitCão são os de melhor qualidade e mais duráveis que nós pudemos encontrar e testar, mas nenhum brinquedo é indestrutível. Sempre supervisione seu cão quando usar um produto novo e inspecione periodicamente todos os brinquedos procurando por estragos.

  Cuidado quando tiver múltiplos cães na casa, principalmente se eles disputam brinquedos e comida agressivamente. Separe-os em áreas distintas e que não possam ter contato entre si enquanto brincam com seus brinquedos recheáveis.

  Não se esqueça de limpar muito bem os restinhos de comida que ficaram grudados. Use somente detergente neutro e enxágüe até ter certeza de que não ficou nenhum resíduo.

  Compense a quantidade de petiscos que seu peludo ganhou na hora da comida. Não queremos ninguém acima do peso.

  Recolha todos os dias os brinquedos recheáveis que possam estar escondidos pela casa. Primeiro para ver se eles estão inteiros e se não estão soltando nenhum pedaço, segundo para não fazer a alegria das formigas e de outros bichos mais nojentos que adoram uma migalhinha de comida.

  Não se deixe seduzir pela praticidade destes brinquedos e não deixe que esta seja a única atividade do seu cão no dia a dia.

 

RECHEIOS

Os recheios podem ser petiscos próprios para cachorrobolinhas da ração preferida do seu cachorro ou até algumas receitas inventadas. Na internet há várias receitas caseiras e dicas de como deixar o brinquedo irresistivel para o seu peludo. Na BitCão nós temos os Petiscos para Treinamento e uma Receita para Rechear Kongs, mas que pode ser adaptada para vários outros brinquedos.

 

adestramento

Copyright Cáudia Pizzolatto – Todos os Direitos Reservados
A obra RECHEIE A MENTE E A VIDA DO SEU CACHORRO de Cláudia Pizzolatto
está protegida pela Lei dos Direitos Autorais.
Ela pode ser reproduzida para USO NÃO COMERCIAL e SEM MODIFICAÇÕES.
Permissões adicionais podem ser obtidas entrando em contato com a autora.
Obra publicada em 23/02/2010.
Em qualquer reprodução é obrigatório colocar os créditos de autoria completos, com o link, como abaixo:
Cláudia Pizzolatto
Treinadora Especialista em Comportamento Canino
BitCão – Brinquedos Inteligentes para o Treinamento do seu Cão

Deixe um comentário 1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.