Voltar para os artigos

Cães filhotes que mordem

filhotes que mordem

Mãos, pés, roupas, pés de mesa… é difícil encontrar algo que os filhotes não queiram morder. Um dos  motivos é a troca dos dentes – os de leite caem a partir dos três meses e meio e até cinco ou seis meses. Os definitivos continuam “crescendo” até os sete meses, e tudo isso é doloroso para os bebês. Para aliviar o incômodo, é importante oferecer brinquedos de diversas texturas, que também ajudam no desenvolvimento físico e psicológico. Mas algumas regras devem ser impostas desde cedo para evitar problemas sérios mais tarde. Além de tentar aliviar a dor da gengiva por causa dos dentes que estão nascendo, filhotes mordem, principalmente, para testar a autoridade e força dos “irmãozinhos”.

É brincando de lutas e batalhas que eles se preparam para ocupar determinada posição na hierarquia do grupo. Se permitirmos que nossos filhotes brinquem de morder a nossa mão, mais do que alguns pequenos cortes doloridos, vamos incentivá-los a ocupar a posição hierárquica mais alta da família quando forem adultos.

Um filhote que aprende que é permitido morder pois não há nenhum tipo de represália aos seus ataques, não hesitará em “defender-se” de qualquer contragosto com dentadas poderosas mais tarde. Um cachorro adulto jamais tolerará que um filhote fique mastigando as suas patas, e emitirá imediatamente um rosnado de aviso. Se o malinha continuar insistindo, vai acabar tomando uma dentada de correção bem na cabeça.

Nós, humanos, devemos ensinar esta mesma lição para os nossos filhotes para evitar problemas no futuro. A técnica de colocar o polegar na língua do cachorro e fazer pressão para baixo até que ele tente empurrar nosso dedo para fora da boca dele é bastante efetiva, e se executada de forma adequada, não irá machucar seu bebezão.

Ele até pode ser bastante insistente e tentar mordê-lo várias vezes, mas as correções vão ensiná-lo que não é agradável abocanhar a mão de que o alimenta. Não se esqueça de dizer sempre NÃO MORDE enquanto aplica a correção e não permita que nenhum outro membro da família ou amigos deixe o seu filhotinho morder.

Outro ponto importante é ensinar ao seu filhote que é bom morder os brinquedos dele, e que o brinquedo correto também vai ajudar a massagear a gengiva e diminuir o incômodo da dentição infantil.

Mas se você estiver aplicando as correções de maneira correta e consistente e ainda assim seu cachorro continuar mordendo com intensidade, ou se você está ficando com medo dele, não insista e entre em contato com um treinador imediatamente.

cta-140817-4

 

Cláudia Pizzolatto
Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei. É permitida a sua reprodução sem alterações desde que sejam colocados o nome da autora e o link para a webpage da BitCão.

 


Deixe um comentário 223 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

223 comentários em “Cães filhotes que mordem”

  1. RICARDO disse:

    Olá, boa noite, adotei recentemente uma labradora de 6 meses, ela tem o costume de pular em todo mundo que ela vê, também fica dando mordidas leves que não chegam a machucar, mas incomodam, queria saber se tem como corrigir ela antes de ficar adulta ?

    1. Olá Ricardo, o ideal é você condicionar sua peludinha a receber as pessoas sentada e calma. Ensine o comando SENTA e recompense-a com muito carinho e petiscos. Toda vez que ela ficar muito excitada, querendo pular nas pessoas, use o comando SENTA. Tenha sempre um casco de vaca, um brinquedinho de pelúcia, ou ainda um de borracha (depende do que ela vai se interessar mais) para oferecer quando ela começar a mordiscar, assim ela vai redirecionar a “boquinha nervosa” para os brinquedos dela e não para as pessoas. Abraços.

  2. Suellen disse:

    Meu filhote de 2 meses avança quando ele quer muito comer algo que não pode. Quando vou tirar da boca ele avança na mão e rosna. Oque eu faço?

    1. Ola Suellen, seu pequeno precisa aprender que nem sempre você vai tirar coisas deles e não devolver e que, quando não for devolver, será recompensado por não avançar, rosnar ou resistir. Crie uma rotina de treinamento onde você oferece um brinquedo, ou petisco e, após ele ter acesso a esta coisa por alguns minutos, você pega de volta usando um comando como, por exemplo, ME DÁ. Aguarde alguns segundos e devolva o objeto para o pequeno se divertir por mais alguns minutinhos. Repita a retirada com o comando ME DÁ. Comece o treinamento com objetos que ele não “liga” muito e, na medida que ele aceita bem o treinamento, vá passando para coisas mais “valiosas”. Faça muito carinho e elogios (pode oferecer até um pedacinho pequenino de petisco) sempre que ele aceitar a brincadeira sem resistir. Abraços.

  3. Kaleo disse:

    Bom dia, tenho uma filhote de Husky Siberiano de 55 dias e ela não para de morder, como os dentes dela estão muito afiados ela machuca bastante sempre que tentamos fazer carinho, treinamentos ou qualquer outra coisa com ela, ela usa muitos brinquedos para morder mas sempre que pode ela tenta me morder ou as visitas da casa… Isso é normal pela idade dela? Ou é um problema comportamental sério? Como devo me comportar perante a essas situações com ela? Muito obrigado pela atenção, você é 10!

    1. BitCão BitCão disse:

      kaleo, filhotes mordem mesmo, até pq as gengivas coçam na troca de dentes. Ofereça muitos brinquedos e ossos para ela se distrair e comece a ensinar o comando não – vc pode segurar a língua dela com o polegar, mantendo o indicador sob o queixo e associando esse comando.

  4. Jacquelini Rabelini disse:

    Boa noite. Adotei uma pitbull de 2 meses e ela morde forte que deixa arranhões e roxos na pele. Já disse ”Não” porém ela continua. Puxa as roupas e rosna. Como faço pra ela parar?
    Já tentei segurar a boca dela mas não obtive resultado

    1. BitCão BitCão disse:

      Eita forcinha que eles têm, não é? Tente essa técnica: quando ela vier morder, segure o queixo da garota com o o dedo indicador e pressione a língua dela com seu polegar – não é para machucar, mas para ser desconfortável – e associe o comando não.

  5. Olá,tenho um chow chow de 50 dias ,ele fica mordendo as nossa canelas e tornozelos o dia todo ,até os pés das visitas ,chega a machucar . Isso é normal ?o que devo fazer pra ele parar ?

    1. BitCão BitCão disse:

      amanda, é normal e demora um pouco a passar, já que ainda teremos a troca dos dentinhos de leite pela frente. Já comece a ensinar o comando não cada vez que ele tentar morder, se necessário segure levemente a língua dele com o polegar enquanto diz ‘não’. Ofereça muitos brinquedos e ossos para que ele tenha como aliviar a coceira nas gengivas.

  6. Regina disse:

    Oi eu tenho uma filhote de golden Retrieve e eu comprei ela com 41 dias , e ela roe os móveis e morde a minha mão muito forte , já dei osso ela não morde, bolinha ela brinca , mais depois ela vem correndo pra cima , querendo brincar e fica mordendo nossa mão que chega a machucar muito , ela não morde por brincadeira , ela morde pra valer mesmo chega até fazer pequenos cortes , o que eu faço ??

    1. BitCão BitCão disse:

      aperte a lingua dela com o polegar, firme mas suavemente, e diga não. Repita até ela entender, e normalmente isso é bem rápido 🙂

  7. Guilherne disse:

    Boa noite, tenho um filhote de pitbull c 1 mês e meio, morde forte e eeu ja tentei de td mas ele não para de jeito nenhum. Oq devo fazer

    1. BitCão BitCão disse:

      quando ele tentar morder sua mão, coloque o dedo indicador sob o queixo e pressione a língua dele com o polegar dizendo não, sem machucar, mas com firmeza. Ofereça vários brinquedos para ele gastar energia!

  8. Cibele da silva Teixeira vala disse:

    Olá bom dia eu tenho uma bebe de shitzu com lhasa ela tem dois meses ja tentei varias formas dela parar de morder mais nao adianta oque devo fazer

    1. BitCão BitCão disse:

      cibele, quando ela tentar morder, segure o queixo com o indicador e aperte a lingua dela com o polegar, dizendo não.

  9. Lisandra Aparecida Francisco Hellinger disse:

    boa tarde tenho uma filhote de pastor alemão de trés meses e normal ela morde a mão e pular pra morde a roupa fico preucupada porque tenho um filho de quatro anos que se correr brincando com ela ela corre atras e pula pra pegar a roupa dele mas acaba machucando normalmente chamo a atenção dela e ela para mas tenho mede me ajude

    1. BitCão BitCão disse:

      lisandra, sua pastora já pode começar o treinamento de obediência, e isso é essencial até por conta do porte dela. Quando ela tentar morder segure o queixo com o indicador e pressione a língua com o polegar, dizendo não com firmeza, até ela demonstrar desconforto. Ensinar os comandos básicos de obediência, sempre recompensando quando ela obedecer, é essencial e valioso.

  10. Admara disse:

    Ei, boa tarde!
    Tenho um Husky lindo, mas acho que meio agressivo nas brincadeiras, morde muito forte de me deixar toda roxa.
    Tem alguma dica?

    1. BitCão BitCão disse:

      admara, huskys são cães de trabalho e precisam, desde cedo, de muita disciplina e exercício. Capriche no treinamento de obediência, brinquedos e ossos resistentes, e não permita, em hipótese alguma, que ele morda. Vc não diz qual a idade dele, mas mordidas de um cão adulto podem machucar seriamente.

  11. Felipe disse:

    Obrigado pela dica. Adorei um viralata há duas semanas e tentei de tudo para ele não me morder. A mordida, apesar de brincadeira, doia bastante. Fiz a técnica ensinada duas vezes e meu cãozinho simplesmente parou de me morder. Parece mágica!

  12. Caroline disse:

    Olá tenho uma shitzu de 2 meses ela está mordendo tudo que vê pela frente e vem pra cima da gente mordendo muito forte da forma que morde nos brinquedo ela não obedece comando algum parece até que não escuta direito

    1. BitCão BitCão disse:

      caroline, ela ainda é um bebê e precisa aprender o que pode ou não fazer. Ofereça diversos brinquedos e ossinhos apropriados para a idade para ela se entreter e, quando ela atacar suas mãos, por exemplo, segure o focinho delicadamente, mas com firmeza, e pressione a língua com o polegar, dizendo ‘não’.

  13. Andréia Martinez disse:

    Olá! Tenho um labrador enorme de 6 meses, gostaria de saber oq fazer para ele parar de morder? Ele morde forte e está machucando

    1. BitCão BitCão disse:

      oi, andreia! Não sabemos se o seu gigantão já começou o treinamento de obediência básica, o que é essencial. Se ele já aprendeu o comando ‘não’, cada vez que ele tentar morder diga esse comando e pressione a língua dele com o polegar por alguns segundos, mantendo o dedo indicador abaixo do queixo. Faça isso toda vez que ele vier com graça. É importante, também, oferecer muitos brinquedos e ossos para que ele gaste essa energia com o que pode e deve, além de exercitá-lo bastante.

  14. Franci disse:

    Boa noite tenho uma West white terrier de 7 meses tem um certo horário da noite todos os dias depois de passeio e brincadeiras que ela fica muito agitada, nervosa e mordendo muito observamos que poderia ser que quisesse dormir e como é um horário mais cedo que o nosso e ela dorme debaixo da nossa cama ela não vai sozinha.

    1. BitCão BitCão disse:

      Franci, vc pode colocar a caminha dela próxima ao local onde vcs ficam nesse horário. Escovar os cães também ajuda a relaxá-los – aproveite para uma sessão de massagem!

  15. Denise disse:

    Olá, resgatei um cão na rua que tem por volta de 9 meses, porte médio e ele morde muito minha cachorra maior, fica mordendo sua pata quando ela anda e suas orelhas. Quando eu chego em casa ela nem consegue me cumprimentar pois o cão pequeno está mordendo suas orelhas. Ela, coitada, muitas vezes se esconde atrás de mim para que ele não venha morde-la. Como posso fazer para ele parar?

    1. BitCão BitCão disse:

      Denise, aparentemente ele está brincando, mas se isso incomoda sua outra filhota, há que se por limites. Capriche no treinamento de obediência, reforçando o “não” (e premiando sempre que ele acertar). Ensine-o a sentar e a esperar a vez de ganhar carinho, já que a prioridade é de quem já estava na casa, sua cadela. É importante, também, oferecer diversos ossos e brinquedos para que ele arrume o que fazer sozinho, sem ter de provocar a irmã o tempo todo. Outra dica: deixe o brinquedo favorito dele bem à mão e, assim que entrar em casa, jogue o brinquedo e incentive-o a ir buscar. Boa sorte!

  16. João Marcos disse:

    Tenho um casal de filhotes de pastor alemão, eles mordem muito, mas o problema maior não é eles me morderem e sim morderem um ao outro, eles andam se machucando e eu estou muito preocupado quanto a isso.

    1. BitCão BitCão disse:

      João, não temos como avaliar os cães sem conhecê-los, não sabemos a idade nem a intensidade das mordidas (se são filhotes e estão brincando, por exemplo), mas o ideal é vc começar o treinamento de obediência o quanto antes e impor limites para não ter cães desequilibrados mais para frente.

  17. Raquel disse:

    E eu também queria saber como tirar água do ouvido dele pois um dia fui dar banho nele e sem querer entrou água , deve ser por isso que ele não deixa eu limpar a orelha dele , então como é que eu tiro a água da orelha dele , pois eu já estou com pena dele ,pois ele não para de sacudir a orelha já faz um bom tempo…..

    1. BitCão BitCão disse:

      Raquel, o ideal é consultar seu veterinário para evitar otites e infecções.

  18. Raquel disse:

    Olá tenho um labrador filhote ele tem 5 meses , e morde muito apesar de darmos para ele várias coisas para ele brincar . Eu queria muito saber como limpar a orelha dele sem ele me morder , pois quando vou limpar a orelha dele ele vem me morder e fica sacudindo a orelha para eu não pegar nela , E a orelha dele está muito suja mas eu não sei mais oque fazer . Então por favor me ajudem …

    1. BitCão BitCão disse:

      Raquel, ele é bem novinho e está pronto para o treinamento de obediência. Para facilitar sua vida, ensine o comando deixa ver. Só confira se ele não está arisco por estar sentindo dor no ouvido, por exemplo.

      Pratique em casa, quando o bichão está meio sonolento e disposto a ser acariciado.

      Comece a mexer delicadamente na barriga, nas orelhas, entre as patas, repetindo o comando DEIXA VER com voz suave. Abra suavemente a boca do animal, mexa na gengiva, nos dentes, sempre repetindo o comando.
      Outra possibilidade é treinar o comando durante a escovação, quando o peludo está mais tranquilo. Escove seu dorso e “vasculhe” o pelo delicadamente, repetindo DEIXA VER. Faça o mesmo nas patas, entre as orelhas, etc.
      Ao final da “investigação”, premie o peludo com um petisco bem gostoso.
      Lembre-se que o sucesso no treinamento básico de obediência está associado à paciência e persistência. Alguns animais aprendem com mais facilidade do que outros, mas isso não pode ser motivo para desistir. Além das inúmeras utilidades no dia a dia, esses comandos vão reforçar os laços de amor e amizade entre você e seu cão. Vale a pena!

  19. Priscila disse:

    Olá tenho uma schnauzer mini que morde muito desde os dois meses. Agora com 4 e meio focou mais nos brinquedos mas ainda morde . Algumas vezes contrariada rosna tb.
    Levei ela pra primeira tosa após as vacinas e a tosadora me apavorou. Disse q ela morde mesmo e Que se eu não tomar cuidado ela pode até atacar alguém em casa. Quando fui buscar presenciei ela rosnando quando a tosadora segurava o Fucinho para acertar o bigode. Logo em seguida mordeu. Acham q devo procurar um adestramento ou pode ter sido um caso isolado pela novidade da tosa ?

    1. BitCão BitCão disse:

      Priscila, não temos como avaliar sua filhota sem conhecê-la pessoalmente, mas “morder muito” aos 2 meses pode ser apenas coisas de filhote, que reconhece o mundo pela boca. Como é a personalidade dela? Já aprendeu o “não”, tem limites em casa, obedece os comandos básicos? Tem brinquedos, ossos e vc tem um tempo só para ela, para brincar e passear, se já tiver sido liberada pelo vet? Seria interessante, sim, ouvir um profissional experiente em uma avaliação “ao vivo”. Boa sorte.

  20. Nilza disse:

    Bom dia, tenho um filhote de pastor alemão tem 20 dias, ele hoje esta com 2 meses e 4 dias de nascimento. Ele não consegue chegar perto da gente sem morder, já demos brinquedos e ate permitimos ele morder chinelos e tapetes desde q não morda a gente, porem ele se mostra sem interesse em qualquer outra coisa e quer por que quer morder as pessoas da casa, carinho é impossível, brincar de correr ou pegar brinquedos tbm pq ele morde mto os pés e pernas e chega machucar pq os dentes e a forca da mordida é bem afiados e forte. Sempre damos o comando de não pode morde com autoridade mas ele finge q nem escuta. Não sei mais como lidar com isso, pq apesar do porte dele eu quero um cachorro companheiro e brincalhão e não agressivo. Como faco por favor ???

    1. BitCão BitCão disse:

      Nilza, seu cachorrinho deveria ter ficado mais tempo com a mãe, que o ensinaria quais comportamentos são ou não adequados, então caberá a vc esse trabalho.
      Segurar a língua dele quando vier morder é uma opção, mas é bacana amarrar um brinquedo de pelúcia em uma cordinha e ensinar ele a correr atrás e morder o brinquedo. Morder mãos e pés, nesta idade, é muito mais divertido porque tem uma reação das pessoas (gritar, correr, empurrar) que o brinquedo paradinho não tem.
      O casco de vaca também vai ajudá-lo a gastar energia.