Voltar para os artigos

Que cães são indicados para quem tem alergia?

caes-para-alergicos

Espirros, coceiras, olhos vermelhos e lacrimejantes, além de problemas respiratórios são alguns dos sintomas de alergias, reações do nosso sistema imunológico aos chamados alérgenos. Muita gente acha que é alérgica a cães e gatos e que nunca poderá ter um companheiro de estimação, mas não é bem assim: as reações podem ser desencadeadas por substâncias encontradas na saliva, na urina e pela descamação da pele dos animais (epitélio) que se depositam no ambiente doméstico e que servem de alimento para ácaros, ou seja, com cuidados básicos de higiene é quase sempre possível ter peludinhos em casa, salvo ordens médicas explícitas.

Manter os ambientes arejados, bem aspirados e desinfetados já ajuda, e especialistas recomendam que os bichinhos durmam em suas próprias camas – além de serem constantemente escovados e banhados. Outra dica é hidratar com frequência a pele do animal, o que ajuda a diminuir a descamação e, por tabela, os ácaros.
 
Cães de porte pequeno ou que soltam menos pelos, em tese, são mais indicados. Conheça algumas raças.
 

Griffon de Bruxelas

Pequenos, com pelo áspero e grosso, pode pesar entre 3 e 6 kg. São espertos e atentos e devem ser treinados, desde cedo, a não latir por qualquer motivo. Vale lembrar, também, que a raça originalmente caçava ratos – para evitar buracos no sofá, no jardim e até no colchão, o danado deve ter boa oferta de brinquedos e ossos.

Shih-Tzu

O Shih-Tzu é um cachorro de personalidade, ativo como a maioria dos toys, alerta, vigoroso e inteligente, que exige afeição e atenção – afinal, veio da realeza. Apesar da pelagem longa, não perde muito pelo, mas deve ter escovação diária para manter o brilho e vivacidade e não embolar.

Lhasa Apso

Para manter esse pequeno peludo livre dos nós, é preciso escovação diária e banhos semanais ou a cada duas semanas, o que também ajuda nas alergias dos donos – muitos optam pela tosa bebê para ter menos trabalho.

Poodle

Uma das raças favoritas para companhia, inteligente e fácil de treinar, o poodle precisa de escovação – na muda, seu pelo fica preso ao redor do novo e pode embaraçar se não for removido.

Yorkie (Yorkshire Terrier)

Tem pelagem macia, lisa e comprida, que cresce de forma permanente, que lembra o cabelo humano e precisa de escovação regular.

Bichon Frisé

Parece Poodle, mas não é. Tem subpelo e pelo fino, macio e encaracolado que precisa de escovação e tosa frequente.

Cão Chinês Cristado

Com o corpo pelado e pelos em forma de crista na cabeça, pescoço, patas e na cauda, precisa de proteção contra queimaduras se exposto com frequência ao sol – é mais indicado para o convívio com a família dentro de casa.

Cão de Água Português

Não é um cão pequeno – pode pesar quase 30kg e alcançar 52cm de altura. A raça tornou-se popular ao ser escolhida pela família Obama para fazer companhia à filha alérgica. Não possui subpelo e a pelagem pode ser pelo longa e ondulada, mais brilhante, e curta e encarapinhada, mais opaca. Ativo, inteligente e obediente, é alucinado por água – daí o nome.

 

 

Cláudia Pizzolatto e Regina Ramoska


Deixe um comentário

1 Comentário em "Que cães são indicados para quem tem alergia?"

Notify of

Raquel
6 meses 10 dias atrás

Você esqueceu de sugerir o Xolo, ou pelado mexicano. Tenho um e posso afirmar que não solta pelo, além de ser super companheiro.
Recentemente, um da raça, foi personagem em desenho da Disney, premiado com o Oscar.

wpDiscuz