Voltar para os artigos

Cães machos fazendo xixi

Seu Cão Levanta a Pata para Fazer Xixi?

CONJUNTO PARA MACHOS PIPI DOLLY'S
Conjunto Sanitário para Machos Pipi Dolly’s

Bandeja Sanitária Pipi Dolly’s fez tanto sucesso que chegou até a nos surpreender. Nós não tínhamos dúvidas quanto a qualidade e funcionalidade deste produto, nem que os peludinhos iriam se adaptar tão facilmente, mas foi uma surpresa agradável ver como as pessoas se interessaram tão rápido pela bandeja e como ela passou a ser recomendada por quem já a tem.

Uma questão, no entanto estava, vamos dizer, pendente: E o machinhos que levantam a patinha para fazer xixi?

Não tem problema. A Pipi Dolly’s lançou, e a BitCão traz até você, um acessório indispensável para quem tem um peludo macho em casa e que quer desfrutar de todas as vantagens da Bandeja Sanitária Pipi Dolly’s.

O acessório hidrante é feito de um material plástico, o que o torna facílimo de limpar – basta passar um pano úmido ou colocá-lo debaixo da água corrente por alguns minutos. Além disso, o acessório hidrante encaixa perfeitamente na bandeja, não deixando o xixi escorrer nas paredes, nem no chão. O encaixe é simples e não precisa de cola, parafusos, ou qualquer outro artifício para mantê-lo no lugar.

Basta encostar a Bandeja Sanitária Pipi Dolly’s com o Acessório Hidrante acoplado na parede onde seu cachorrinho costuma fazer xixi e deixar ele levantar a perninha sem preocupação. O xixi escorre pelo acessório e é recolhido pela bandeja, através de uma calha, sendo absorvido pelo papel higiênico que acompanha a bandeja. O seu peludo vai deixar a casa limpinha e ainda sair com as patas secas, pois a grade que fica em cima da bandeja não vai deixar ele sujar as patas.

Se você já tem a bandeja sanitária Pipi Dolly’s basta comprar o Acessório para Machos e encaixá-lo na bandeja. Se você ainda não tem a Bandeja Sanitária Pipi Dolly’s poderá comprá-la com o Acessório para Machos por um preço promocional. Basta escolher o Conjunto Sanitário para Machos Pipi Dolly’s.

Fácil, prático, simples e higiênico. O que mais você poderia querer? Já sei, você quer saber por que os machos levantam a patinha, não é? Pois bem, aí vai a explicação.

Os filhotes, tanto machos quanto fêmeas fazem o xixi agachadinhos, e isso é normal. Por volta dos 6, 7 meses de idade, ou mesmo mais tarde, os machos começam a levantar a patinha para fazer xixi nas árvores, nos postes, nos sofás….
Isso é sinal de que ele está entrando na puberdade (mais ou menos a mesma época que a maioria das fêmeas tem o seu primeiro cio),e que os hormônios masculinos estão começando a atuar no comportamento do peludo.

Se antes ele era muito educado e só fazia xixi e cocô no jornal, você pode começar a ter alguns probleminhas, como um xixi no pé do sofá, na geladeira, máquina de lavar, etc.

Os donos costumam ficar desesperados nesta hora, e acham que o filhote está fazendo xixi fora do lugar por pura birra e revanchismo, mas isso não é verdade.

A sábia Mãe Natureza dá sempre o seu jeitinho de ajudar os machos e fêmeas se encontrarem e se comunicarem com a própria espécie. O xixi também é usado como uma ferramenta de comunicação e é usado, principalmente para o macho marcar seu território (que na natureza é importante para garantir uma área de caça suficiente para manter a matilha saudável e segura),e para deixar recado para as fêmeas das redondezas que tem um novo machão disponível no pedaço, disposto a acasalar e deixar filhotes no mundo.

Fazer xixi o mais alto possível é importante para deixar um recado de que um cachorrão está na área, cobrindo inclusive o xixi dos cachorros mais baixinhos.

Você já viu um vídeo engraçado onde um pequeno chiuhuahua faz xixi se apoiando apenas nas patas dianteiras para poder fazer seu xixi parecer mais alto do que de um pastor alemão? É exatamente para tentar parecer grandão que ele faz seu xixi de uma maneira tão esquisita.

Como podemos ver, o cão não está fazendo nada de errado quando levanta a perninha para fazer xixi, ele apenas está atendendo a um instinto mais forte que ele, que está diretamente ligado à sobrevivência da espécie e da matilha deste cão.

Alguns machos são tão submissos aos seus donos que nunca levantam a pata para fazer xixi, principalmente dentro de casa, mas estes casos são mais raros, assim como existem fêmeas que levantam a pata para fazer xixi também (é o caso da minha Rottweiler e da minha Border Collie) e estas fêmeas são dominantes e marcam território como os machos fazem.

Dicas para melhorar o problema do seu cachorro fazendo xixi pela casa:

• Usar o Conjunto Sanitário Pipi Dolly’s e dar um pedacinho de Petisco Bifinho toda vez que ele fizer xixi no lugar certo. Ter um lugar onde ele pode fazer xixi sem ter medo de ser repreendido e ainda ganhar uma recompensa quando faz xixi lá ajuda muito os cães a se aterem a um único lugar para levantar a pata. E você já notou que os peludos adoram fazer xixi na roda dos carros, nos cones de obra, e nos sacos de lixo que ficam na rua? O material do Acessório para Machos também tem este atrativo extra, facilitando ainda mais a adaptação do peludo.

• Levar o peludo para passear todos os dias e em horários regulares. Cães que não passeiam regularmente na rua tendem a fazer muito mais xixi pela casa, pois a casa é o único território que eles conhecem. Passear faz bem para a saúde física e mental dos nossos bichos e faz também com que ele “expanda” seu território, deixando para fazer a marcação na rua e não em casa.

• Usar o Eliminador de Odores Enzimac ou Enzilimp para limpar realmente o local onde o cachorrão tem deixado a sua pipissinatura, apagando qualquer cheirinho indevido e complementar com o uso do Repelente, o repelente que vai tornar este local impróprio bem menos atraente.

• Castração. Eu sei, eu sei! Muita gente nem gosta de ouvir falar neste assunto – por puro pré-conceito, diga-se de passagem – mas é preciso dizer que a castração é um método bastante eficaz de diminuir ou mesmo cessar a marcação de território dos machinhos, já que ele não terá mais o estímulo hormonal para querer avisar as fêmeas de que ele quer cruzar.

• Não se esqueça conversar com o seu veterinário se o seu cachorro for velhinho (eles também sofrem de incontinência urinária, problemas de próstata, e de senilidade mental),ou se o seu cão começar a fazer gotinhas de xixi em todo canto de uma hora para a outra. Existe uma série de probleminhas urinários que precisam ser diagnosticados e tratados corretamente. Nestas horas, só nossos veterinários poderão dar a palavra final.

Se você precisar de dicas mais detalhadas de como educar o seu cão a fazer xixi ou cocô no lugar certo, leia o nosso Manual do Cachorro que vai lhe ajudar muito a entender ainda melhor como a cabeça dos nossos peludos funciona.

Clique nos links abaixo para ir diretamente para os produtos citados nesta mensagem na nossa loja virtual:

– Acessório para Machos Pipi Dolly’s (hidrante)
– Bandeja Sanitária Pipi Dolly’s
– Conjunto Sanitário para Machos Pipi Dolly’s (bandeja + hidrante)
– Eliminador de Odores Enzimac
– Repelente Repell Pet
– Eliminador de Odores Enzilimp
– 
Petisco Bifinho Gourmet
– Manual do Cachorro

 

 

Copyright Cláudia Pizzolatto – 2001 – Todos os direitos reservados.
Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei. É permitida a sua reprodução sem alterações desde que sejam colocados o nome da autora e o link para a webpage da BitCão.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz