Voltar para os artigos

Cesar Millan – Como criar o cachorro perfeito desde filhote

Cesar Millan – Como criar o cachorro perfeito desde filhote

Como criar o cão perfeito desde filhotinho.

Esta frase pode ser uma pergunta, um sonho para quem quer um cachorro, mas é também o título do novo livro do renomado Cesar Millan, o Encantador de Cães, e você não pode deixar de lê-lo.

Leia depoimento de uma cliente da BitCão que leu o livro e adorou:

O livro “Como Criar o Cão Perfeito Desde Filhotinho” do Cesar Millan cobre tudo o que você precisa saber sobre os filhotes e como fazer para ter um cão adulto sem problemas.

Você já teve, tem ou quer ter um filhote? Então saiba que a melhor forma de ter o cachorro que você sempre sonhou é começar a educá-lo assim que ele chega a sua casa. Evitar problemas é muito mais fácil do que corrigí-los mais tarde. Cesar Millan vai lhe ensinar o passo-a-passo de como criar o cão perfeito, com os exemplos de quatro cãezinhos que ele acompanhou do nascimento ao inicio da adolescência. Mesmo se seu peludo já é mais crescidinho, este livro traz dicas e informações fundamentais para qualquer dono e seu cão.

Aborda temas diversos, por exemplo, como escolher um filhote de forma responsável e que se encaixe na sua família, como preparar a casa, cuidados com saúde, comportamento, fases do desenvolvimento do filhote, entre outros.

Comprei o livro um mês antes da minha akitinha chegar e li de cabo a rabo. Adorei e decidi colocar a maioria das técnicas e ideias que o livro passa em prática. Uma coisa que eu gostei foi a ideia do “crate training“, ou seja, usar uma caixa de transporte como apoio no treinamento do filhote. Tinha muito preconceito, achava maldade etc. E com o livro entendi que na verdade era o contrário e me empenhei desde o início com o crate training. Logo que minha filhote chegou, começou a passar 10 minutos várias vezes por dia na caixinha. Hoje em dia, ela ama a caixa. Escolhe dormir lá sozinha (se o sofá não estiver disponível – risos).

Atualmente, quase nunca preciso colocá-la na caixa, ela fica 100% solta em casa sem nenhum problema, mas é bom saber que se for preciso posso usar e acho que ela é uma cadelinha muito mais calma e tranquila por conta desse treinamento.

Outra coisa que me ajudou foi o livro explicar muitos dos comportamentos dos filhotes que achamos bonitinho, ou engraçados ou irritantes. Em alguns casos passei a achar natural e algo a incentivar, e outras coisas que eu antes teria incentivado e achado graça, percebi que na verdade era dominância, ou que no futuro iria causar problemas.

Desde os primeiros dias de convívio com a minha Akita, deixei claro os limites na minha casa,. Ela não podia usar os dentes em mim, não podia pular em nada nem ninguém (nem quando era bem picurrucha e eu achava isso uma graça!),não podia pegar comida sem permissão e não podia morder nada que eu não deixasse.

Hoje vejo os resultados. Ela nunca pula em visita. Vejo que ela fica mortinha de vontade de pular mas se controla e acaba optando por se jogar nos pés deles de barriga para cima. Deixar comida onde eu quiser e sair de casa, que quando voltar vai estar no mesmo lugar. E ela NUNCA me mordeu, nem brincando e nem como protesto.

O livro também dá várias dicas de saúde e cuidados e fala sobre os estágios de desenvolvimento do peludo. Quando devemos encorajar o nariz, quando eles passam pela fase do medo, da adolescência etc. Várias informações e dicas que achei super importantes para donos de cachorros entenderem melhor como seus peludos pensam e se relacionam com o mundo.

Mas, realmente o que eu mais gostei no livro foi que passei a ver mais as coisas do ponto de vista da minha peluda. Acho que isso me fez uma “dona” de cachorro melhor e menos egoísta. Quando ela chegou, meu instinto era passar cada segundo com ela antes de chegar segunda-feira e ter que voltar ao trabalho. Mas tendo lido o livro, entendi que uma das coisas mais difíceis para ela seria aprender a ficar sozinha, longe da matilha. Me segurei e fiz o que foi melhor para ela. Eu trabalho fora o dia todo. Não seria justo com ela não acostumá-la a ficar sozinha, quando esta era a realidade.

Hoje tenho uma cachorra perfeita e feliz. Ela não fica ansiosa em ficar sozinha, não tem medo de nada, não fica brigando por dominância e não fica levando bronca quando faz coisa errada. Ela não faz coisa errada. Aliás nunca fez, porque uma das coisas que aprendi com o livro, foi não dar oportunidade de errar.

Okami é uma grande felicidade e uma perfeita companheira. Nunca um problema e nem fonte de estresse. Posso chegar em casa e só curtir a cadelinha perfeita que eu tenho. E, nem porque fui rígida, ela me ama menos. Pelo contrário. Acho que a forma como a criei deixou ela ainda mais apegada.

Sem dúvida recomendo este livro para todos que estão pensando em ter ou até já tem um filhote. Entendo muito mais as necessidades dos meus dois cãezinhos e sou uma “mãe de cachorro” mais feliz e responsável.

 

Antonia M. e Okami, uma linda Akita, são clientes da BitCão desde 2011.

 

 

Leia também:
Dez Livros para você se apaixonar ainda mais pelos amigos de quatro patas
Livros para quem gosta de cães
Adestramento Inteligente – livro de Alexandre Rossi

 

Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei. É permitida a sua reprodução sem alterações desde que sejam colocados o nome da autora e o link para a webpage da BitCão.

 

 


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz