Voltar para os artigos

Chegou filhote na casa, o que meu cachorro mais velho está sentindo?

como fazer um cachorro se acostumar com outro filhote

Muitas pessoas ignoram a importância de uma boa apresentação de um cão a outro, especialmente quando um filhotinho chega numa casa onde já reside outro peludo. Se o primeiro contato de ambos gerar reações agressivas ou mesmo uma briga e investida do mais velho (o que representa perigo para o filhote),a relação entre os cães pode ser comprometida ao longo de suas vidas, gerando até situações de perigo constante.

A primeira dica para uma aproximação adequada é providenciar para que o primeiro contato se dê em um local neutro. Pode ser na rua, em um parque ou praça, de preferência sem muito barulho ao redor. Lembrando que o filhote em fase de vacinação não deve ter acesso ao chão, mas pode estar no colo de um dos membros da família, enquanto outra pessoa caminha com o mais velho na guia, fazendo um passeio divertido e estimulante!

Depois que todos entrarem juntos em casa, a aproximação deve ocorrer aos poucos, iniciando-se com uma boa distância entre os cães. Importante lembrar que um cão mais velho pode não tolerar as brincadeiras efusivas de um filhote, especialmente dentro do seu ambiente. Por isso, é muito importante controlar o filhote, não permitindo que ele chegue abruptamente perto do mais velho, nem que pule e morda o novo amigo.

É preciso estar bem atento às reações dos peludos, especialmente o mais velho. Sinais como encarar o outro fixamente, pelos do pescoço eriçados, cauda ereta e imóvel podem significar desconforto, e a distância entre eles deve ser aumentada.

Deve-se, por outro lado, valorizar os comportamentos desejados e esperados para essa situação: se o cão, mesmo já tendo visto o outro, se mantiver em uma posição relaxada, ele deve ser elogiado e bastante recompensado, de preferência com algo que ele aprecie muito!

O objetivo é que a aproximação ocorra aos poucos, sempre observando as reações de ambos os cães, que devem ser tranquilas e despreocupadas para que se saiba em que ponto avançar. Isso pode levar alguns minutos ou até dias, e é muito importante ter paciência e manter a supervisão: isso garantirá anos de tranquilidade aos peludos e, possivelmente, até uma verdadeira amizade!

Mesmo com uma aproximação cuidadosa, o cão mais velho pode dar sinais de que a presença do filhote está sendo desagradável. Isso é relativamente comum e pode levar algum tempo para que ele se acostume ao novo membro da família. O que o mais velho pode estar sentindo? Possivelmente, pode estar inseguro e até estressado pela mudança na rotina, em razão da chegada do filhote. Podem ocorrer, inclusive, comportamentos parecidos com ciúmes, especialmente quando o filhote estiver por perto.

Nesse sentido, é importante dar muita atenção ao cão mais velho quando o filhote está presente no mesmo ambiente. Assim, ele associará a presença do pequeno a algo importante a ele: atenção do tutor. Infelizmente, muitas pessoas costumam brigar com o mais velho, não entendendo o motivo dele ainda não querer “fazer amizade com um filhote tão lindo”. Mas essa é uma interpretação humana, não aplicável ao início de relacionamento entre dois cães.

No início, o cão mais antigo da casa pode dar sinais de que não gosta do filhote, evitando-o a todo momento, escondendo-se em locais inacessíveis ao pequeno. Mas essa situação tende a mudar, especialmente se forem feitas associações positivas entre os dois sempre que estiverem juntos, por meio de brincadeiras, recompensas e atenção.

De qualquer forma, é importante observar se os comportamentos habituais do cão mais velho mudaram muito e estão perdurando, como, por exemplo, perder o apetite, não brincar mais, estar sempre escondido. Ele pode estar estressado a ponto de não valorizar mais atividades que antes faziam parte de sua rotina e pode até desenvolver problemas de saúde. Nesse caso, os treinos de associações positivas devem ser intensificados e as interações devem ser sempre controladas, especialmente com o filhote, garantindo que tudo que é importante e valioso para o mais velho seja mantido.

Se o mais velho sempre associar a presença do filhote a mais atenção, interação, brincadeiras e recompensas, e não à perda de recursos que eram importantes a ele, provavelmente logo vai interagir de forma tranquila com o novo companheiro.

Aliás, quando os dois começarem a interagir efetivamente, podem começar aquelas brincadeiras mais barulhentas, com alguns rosnados e latidos, batendo as patinhas no chão. E como saber se estão brincando ou brigando? As posturas corporais de uma brincadeira são mais relaxadas, geralmente eles rolam no chão, batem a pata um no outro, nenhum dos dois tenta escapar. Já em uma briga, nota-se facilmente que a interação não está agradável: o corpo se mantém rígido, o animal não baixa a guarda nunca e tenta fugir.

Sendo brincadeira ou briga, é preciso tomar muito cuidado, pois, se houver diferença de força e tamanho entre eles, podem ocorrer acidentes que geram machucados. Por isso, a supervisão e o controle dessas interações é muito importante, especialmente no início.

Lembre-se que é preciso sempre respeitar o tempo deles. Não é possível precisar quanto tempo seria preciso insistir nas associações positivas e no controle. Cada cão é um indivíduo com um temperamento característico, criado de forma diferente e todos esses fatores influenciam no tempo que a adaptação pode demorar. É justamente aí que surge aquela dúvida: será que é melhor devolver o filhote? Esta questão é extremamente difícil de ser respondida, pois, em alguns casos, a adaptação é muito rápida, mas, em outros, pode até parecer impossível. Assim, o mais importante é verificar se ao menos pequenos progressos estão ocorrendo, se no dia a dia o bem-estar de ambos está sendo garantido, para verificar a perspectiva de sucesso e alegrias nesse relacionamento.

 

Por Cassia Rabelo Cardoso dos Santos, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.

Deixe um comentário

102 Comentários em "Chegou filhote na casa, o que meu cachorro mais velho está sentindo?"

Notify of

marcelo manica
3 meses 26 dias atrás

tenho uma labradora que damos muito carinho, o pai e um australiano, mas ela tem um histotico de agredir seriamente uma fox pequenina. Minha filha ganhou uma filhote de rotvailer. estou com muito medo da reação da mais velha. quando colocamos as duas proximas a mais velha ameaçou morder apenas batendo os dentes. o qu devo fazer

Marcela
3 meses 8 dias atrás

Marcelo, estou na mesma situação, tenho uma labradora e agora um chow chow fihote, a mais velha ameaça morder ele o tempo todo, inclusive batendo os dentes.. o que eu estou fazendo é associando a presença do filhote com gratificação, dando um biscoito ou fazendo carinho na mais velha quando os dois se encontram.. vamos ver se ajuda ne ):

BitCão BitCão
3 meses 25 dias atrás

marcelo, numa situação assim o ideal é pedir ajuda presencial a um especialista em comportamento animal, infelizmente não temos como ajudar sem observar os contextos de agressão.

4 meses 3 dias atrás
Perfeito para entender um pouco mais sobre o que se passa na cabeça dos bichinhos. Obrigado pelo texto. Gostaria de aproveitar e tirar uma dúvida que não encontrei nos comentários: temos um poodle em casa que está conosco há 16 anos (ele faz aniversário dia 30 agora). Ele tá bem velhinho, um pouco cego, com bastante sono, mas sempre muito ativo (embora eu já havia parado de brincar com ele, pq percebia que às vezes ele se machucava ao correr ou por desequilíbrio mesmo). Mesmo assim, converti o tempo das brincadeiras em passar mais tempo fazendo carinho nele. Durante esses… Read more »
BitCão BitCão
3 meses 25 dias atrás

eduardo, que sorte ter um peludo há 16 anos! pelo que vc descreve, a caçula é cheia de energia, talvez um pouco demais para o seu mais velho. 🙂
providencie um local reservado para que ele possa ter sossego – cães mais velhos gostam de dormir mais e em paz! – e, quando vc estiver por perto, monitore a interação. Ela já tem idade para aprender bem e rápido o comando não, que deve ser usado sempre que ela ‘passar dos limites’. Boa sorte com sua familia peluda!

4 meses 7 dias atrás
Boa tarde! Tenho uma poodle de 17 anos que já está ceguinha e não ouve mais. Ganhei um filhote de Golden, que está com 50 dias. Ela está tirando a paz da poodle. Estou DESESPERADA pq ela quer brincar com a poodle que está muito idosa e fica acuada muitas vezes contra a parede, Sem se defender, enquanto a maluquinha da filhote fica querendo puxar a orelha, rabo. A bebê não a machuca, mas está deixando a minha idosa extremamente cansada e estressada. Ela é muito velhinha, não pode mais passar por isso. Sera que seria nomento de contratar um… Read more »
BitCão BitCão
3 meses 25 dias atrás

barbara, um profissional vai ajudar muito e em vários aspectos, mas ela é um bebê e cheia de energia! golden é uma raça maravilhosa, mas feliz até não poder mais! 🙂
ela vai aprender os limites, mas certamente não com essa idade.
providencie um canto para sua idosa ter sossego e monitore de perto a convivência da dupla.

Bruna de Almeida Lane
4 meses 11 dias atrás

Eu tenho um cãozinho de 7 anos da raça schnauzer. Está comigo desde os 3 meses de vida e agora meu marido comprou dois pastor belga malinois machos também. Eles ainda são filhotes , e depois da chegada dos filhotes o meu mais velho parou de se alimentar , de beber água e nem banana que ele ama ele não aceita.
Estou desesperada , ainda quero levar ele no veterinário, mas como estava pesquisando e vi esse site resolvir pedi um help , por favor me ajudem , ele vai melhorar ?

BitCão BitCão
4 meses 11 dias atrás

bruna, não sabemos há quanto tempo os pastores chegaram, mas a adaptação não é imediata. Experimente providenciar um local reservado para ele se alimentar e descansar e vá fazendo a aproximação, recompensando com petiscos e muito carinho.

Yasmin agatha
4 meses 12 dias atrás
Oi, boa tarde. Aqui em casa temos uma cachorrinha, faz 2 anos que ela está conosco, pegamos ela com 2 meses de vida. Ela é um amor de cadela, muito dócil, não morde, ama brincar, dormir com a gente e todos a amam pq ela se da super bem com todos. Nós ganhamos um outro cachorro(macho),ele está com 1 mês, ainda não veio aqui pra casa, mas de vez em quando trazemos ele pra ficar algumas horinhas conosco. A minha cachorra ela se isola e começa a babar, quando o novo cachorro está aqui em casa. E essa questão… Read more »
BitCão BitCão
4 meses 11 dias atrás

yasmin, provavelmente o pequeno é a causa, sim – afinal, é uma quebra na rotina de 2 anos de vida da sua cadelinha. Tente estimulá-la a interagir com o caçula, use petiscos para suborná-la e tenha calma e paciência, pois a adaptação nem sempre é imediata. Siga nossas dicas para que ela se sinta muito segura com vcs e entenda que o novato pode ser uma ótima companhia.

Sara Isabela
4 meses 16 dias atrás

Olá, boa tarde! Tenho uma Shitzu fêmea de exato um ano ( hj é aniversário dela rsrsrs ),ganhamos outro cachorrinho ( shitzu ) e ele é macho de um mês e meio. No início, o pequeno queria brincar, , mas a minha mais velha ficou com medo dele! Agora o pequeno, ( q antes estava todo solto em relação a maior ) está dormindo muito e acho q está tentando evitar ela… eu não sei o q fazer, vc pode me ajudar?

BitCão BitCão
4 meses 15 dias atrás

sara, filhotes dormem muito mesmo. não sabemos há quanto tempo estão convivendo, mas pelo que vc descreve não há nada anormal. Deixe os dois se entenderem. boa sorte!

Tatiana
4 meses 22 dias atrás
Tenho uma cadela adotada de 3 anos. Em Julho acabei adotando uma novinha de 8 meses e as duas se deram super bem desde o primeiro dia, mas infelizmente a de 8 meses escapou e foi atropelada em Setembro. A minha cadela sentiu muito e estava deprimida. Adotei uma nova companhia, mas ela já tem 3 anos. Isso faz uns 13 dias. Apresentamos elas na feirinha de adoção. Parecia tudo bem, mas chegando em casa parece que a minha mais velha fica evitando contato com a nova irmã, não brincam nem brigam. E a nova irmã só quer saber de… Read more »
BitCão BitCão
4 meses 21 dias atrás

tatiana, já vi casos de animais que demoraram mais de mês para se adaptar. Tente levar as duas para passear juntas, crie essa rotina, e separe a dupla na hora de alimentá-las para que cada uma coma a sua quantidade certa. Florais também podem ajudar, converse com seu vet.

Tatiana
4 meses 17 dias atrás
Obrigada pela resposta. Eu levei as 2 para passear. Na rua elas se comportam bem. Levei até na praça onde costumo levar minha mais velha para ver como se comportavam. Engraçado que com os amiguinhos da praça a minha mais velha corre e brinca. Mas com a minha mais nova ela prefere distância… A mais nova tem uma mania de se coçar muito. Se esfrega nas pernas das pessoas (só dentro de casa). A veterinária indicou um shampoo e só. E essa esfregação nas pernas está começando a me deixar muito irritada. Estou tomando florais para manter a minha paz… Read more »
Tatiana
4 meses 10 dias atrás

Mais uma semana se passou… As coisas parecem se ajeitarem, mas só parecem. Agora deu da novata ficar agressiva com os cachorros que tentam interagir com a mais velha dentro de casa. Ciúmes é fogo! E a coceira continua… Adotei um cachorro cheio de alergia. Minha mãe quer que a ONG aonde adotei resolva o problema, pois quando a adotei ela já estava com o problema, mas eles não sabiam nem desconfiaram. Além da adaptação dos cachorros agora tenho que ficar ouvindo todo mundo comentar lá em casa que adotei o cachorro errado. Paciência em dobro!

BitCão BitCão
4 meses 9 dias atrás

tatiana, coceiras podem ter vários motivos e, em muitos casos, são simples de resolver – vc já consultou o vet? Talvez seu bichinho nem tivesse sintomas quando estava na ong! As possibilidades vão de uma simples picada de pulga, se o peludinho tiver alergia, até estresse com todo esse quadro ou reações à produtos de limpeza. Com paciência vc chega lá!

Valéria de Lima Almeida
4 meses 21 dias atrás
Tenho um Pitbull de 6 anos que dorme na cama com a gente, criado igual um filho é muito mimado e agora comprei uma Pitbull fêmea de 45 dias. É meu Pitbull mais velho o dia que a filhote chegou ficou bem curioso e eufórico, aí depois ele começou a ficar isolado, a filhote onde ele vai ela vai atrás e fica querendo brigar. Uma vez pra abocanhou mas não machucou a filhote e mais 2 vezes ameacou atacada. Mas acredito que seja por ela querer brincar e morder e ele não gostar. Mas estou com bastante medo deles não… Read more »
BitCão BitCão
4 meses 21 dias atrás

valéria, uma semana pode ser pouco tempo para adaptação, dependendo do animal.Aguarde mais um pouco e observe se ele não está apenas ensinando boas maneiras para a novata ou se realmente é agressão – se for esse o caso, chame um especialista para avaliar.

Naiara
4 meses 26 dias atrás
Boa noite, tenho uma border collie de 1 ano e meio e agora adotamos uma vira lata que foi abandonada com menos de 1 mês, ela é mto pequenininha mto mesmo rsrs e a border collie é grande e ela vai atras da filhote e nao sei se é brincadeira, mais ela da umas patadas na filhote e como ela é pequena ela ate cai, ela quer tentar pegar ela pelo pescoço tbm, e ela faz td isso abanando o rabo, por isso achamos q ela quer brincar, mas por ser mto grande e pesada estamos com medo de machucar… Read more »
BitCão BitCão
4 meses 22 dias atrás

naiara, pelo que vc relata ela está brincando com a filhote, mas tem razão em se preocupar com a diferença de tamanho. Quando achar que a mais velha está se excedendo, interfira com o comando não e separe a dupla. Só as deixe totalmente a sós quando tiver certeza de que estão bem adaptadas. Boa sorte 🙂

4 meses 27 dias atrás

Boa tarde, temos uma cadela labrador com 11 anos, estamos a pensar adoptar outra, o nosso receio é o que a mais velha possa sentir!
Não em relação à nova “irmã” mas em relação aos “pais”.
Como está com alguma idade temos receio que se sinta substituída, o objectivo é mesmo o novo elemento aprender alguma coisa com a mais velha (é uma super educada). Alguém aqui tem alguma experiência parecida?
A mais velha é uma tranquila não iria ter problema nenhum de adaptação.

BitCão BitCão
4 meses 22 dias atrás

daniel, siga nossas dicas do post – apresente-as em território neutro e mantenha todos os privilégios da mais velha, de forma que ela se sinta segura com a chegada da caçula.

4 meses 27 dias atrás
Ola… tenho uma yorkshire que se chama minnie tem 2 anos e 11 meses, eu e meu esposo compramos um irmaozinho para ela um spitz alemao (Pompeo) que esta com 3 meses, então… a minnie nunca teve contato com nenhum cachorro dorme na nossa cama, costumamos frequentar um parque aqui na nossa cidade onde ela adora ir, por ser um lugar ideal para caes encontramos alguns sempre, eles tentaram se aproximar dela e ela subia em cima do banco e ficava babando e nao brincava nem cheirava outros cachorros. Com a chegada do pompeo em casa ela so fica em… Read more »
BitCão BitCão
4 meses 27 dias atrás

isabela, pelo que vc relata sua minnie não foi corretamente socializada e está demonstrando insegurança. Nossa sugestão é que vc contrate um especialista para fazer isso, já que são muitos passos e muita paciência até ela se acostumar e perder o medo de outros cães, inclusive do pompeo.

5 meses 5 dias atrás

Tenho um shitzu macho de 4 anos e hoje chegou o mais novo de 2meses um macho boiadeiro australiano. O shitzu adulto fica montando no filhote e tenho receio que ele machuque o filhote. Tem algo que possa fazer para o shitzu parar c isso?

BitCão BitCão
5 meses 4 dias atrás

babi, o mais provável é que o mais velho quer mostrar sua dominância sobre o filhote, deixar claro que é ele quem manda. não sabemos se ele recebeu treinamento de comandos básicos – em caso afirmativo, use sempre o comando não quando ele começar a fazer isso. Castrar a dupla é uma ideia a se considerar, inclusive para evitar brigas futuras, converse com o veterinário.

5 meses 22 dias atrás

Olá td bem tenho um shitsu macho de 3 anos ele é muito genioso. E adotamos shitsu macho filhote de 45 dias. O mais velho não está aceitando o filhote, o mais velho quase mordeu o filhote. E o mais velho dormia no meu quarto, colocamos o filhote no meu quarto tambem. O mais velho não quer entrar no quarto. Estou dando atenção a ele

BitCão BitCão
5 meses 22 dias atrás

cissa, não sabemos há quanto tempo eles estão convivendo, mas cada cão tem um tempo para se adaptar – e existem outros que nasceram para ser filhos únicos. Faça de tudo para que o caçula não seja um intruso, e dê segurança ao mais velho – o caçula tem que conquistar os privilégios que o mais velho já tem, inclusive dormir no seu quarto.

Letícia
5 meses 24 dias atrás

Minha cadelinha Laysa não come desde que a filhote de poodle chegou em minha casa a dois dias, o que faço?

BitCão BitCão
5 meses 22 dias atrás

letícia, o tempo de adaptação para cada cão é diferente, mas seguramente 2 dias não é nada. Siga nossas dicas do post, como providenciar um local reservado para a laysa, e faça de tudo para que ela se sinta segura e amada.

Wagner
5 meses 25 dias atrás
Tenho um adotado de 4 anos, e ele sempre foi tranquilo mas desconfiado, já mordeu minha esposa, eu e visita…mas ele não é agressivo, é desconfiado pois não sabemos o q ocorreu com ele antes de encontrarmos. Mas hoje a situação com ele é mais tranquila e adotamos um segundo filhote. Fizemos a apresentação fora de casa e voltamos juntos. De inicio os dois apenas se cheiravam, o mais velho até parece q tentou brincar com o filhote pulando em torno dele…balançando o rabo. Mas ontem ele atacou o filhote, eu fui buscar um petisco e o mais velho conhece… Read more »
BitCão BitCão
5 meses 24 dias atrás

wagner, pelo seu relato nossa sugestão é que você busque ajuda presencial de um especialista em comportamento animal, que poderá avaliar com precisão detalhes sobre a personalidade do seu amigão. São inúmeras as variantes. Por hora, a sugestão é não deixá-los sozinhos sem supervisão, especialmente na hora da alimentação, que talvez seja um gatilho do mais velho. Pense com carinho em castrar a dupla, ok?

Gabriela
5 meses 27 dias atrás

Ótima matéria, ajuda a entender um pouco mais situações com nossos dogs.
Tenho uma Shitzu de 3 anos e a 4 dias acolhi um filhote de rua, minha Shitzu foge o tempo todo dela, a filhote insiste em ir atrás pular nela e até mordiscar o rabo. Ela chora muito durante a noite e não me deixa dormir. Como posso melhorar o comportamento do filhote ??

BitCão BitCão
5 meses 25 dias atrás

gabriela, 4 dias não é nada para dois bichinhos e acostumarem. Tenha paciência, providencie um local para a m ais velha descansar sem as pentelhações do filhote e paparique-a muito para que se sinta segura. Quando vc estiver com eles, brinque com os dois e já comece a ensinar o comando ‘não’ para o caçula. Uma ideia é oferecer brinquedos ou ossos recreativos para os dois, de forma que tenham o que fazer enquanto estão no mesmo espaço. boa sorte e parabéns pela sua atitude.

6 meses 12 dias atrás

Tenho um cachorro de 5 anos e ganhei outro com 50 dias. Nós estamos deixando eles separados porém o mais velho hoje ficou muito pra baixo, vomitou e fez diarreia na casa inteira. Quando cheguei brinquei bastante com o mais velho e ele aparentemente melhorou, até comeu. é ciúmes mesmo? Estou com medo de ser virose. ( O mais velho já é vacinado de tudo, o de 50 dias só tomou 1 vacina e está desverminado)

BitCão BitCão
6 meses 12 dias atrás

olá, larissa, o ideal é primeiro checar a saúde dele com seu vet de confiança. Descartada qualquer anomalia, siga nossas dicas de dar todos os privilégios, mimos e carinhos para o mais velho, para que ele se sinta o carinha mais especial do mundo. Cuide bem da apresentação para que eles se tornem bons amigos.

Gabriele
6 meses 22 dias atrás

Bom dia! Tenho uma buldoguinha de 9 meses e acabamos de pegar um com 2 meses. Levamos ela conosco para a escolha do outro cachorro e desde o primeiro contato ela o coloca debaixo do corpo dela e fica meio que prendendo. O mais novo reage e eles ficam meio que brincando, mas ela tem uma força maior. O que posso fazer para tornar a relação deles mais tranquila?

BitCão BitCão
6 meses 21 dias atrás

gabriele, pela sua descrição eles realmente estão brincando – só interfira se achar que ela pode machucá-lo, caso contrário, deixe que se entendam 🙂

Viviane
6 meses 20 dias atrás

Bom dia, tenho um shihtzu de 2 anos, há exatamente 13 dias ganhei uma ilhasa apso do meu namorado. Assim que a nova cachorrinha chegou em casa fiz a apresentação dos dois e sempre passeio com eles juntos, porém, toda vez que saio pra faculdade ou trabalho o cão mais velho fica arranhando a porta e até chegou a machucar uma das patinhas. O que devo fazer? Estou muito preocupada e com medo dele se machucar enquanto não estiver em casa.

BitCão BitCão
6 meses 20 dias atrás

viviane, ele desenvolveu esse comportamento depois da chegada da lhasa? como era o comportamento dele antes na sua ausência? escreva de novo com mais detalhes para tentarmos te ajudar.

Maiara
6 meses 24 dias atrás

Tenho uma poodle de 11 anos e adotei uma cadela de 6 meses, que já é bem maior que minha poodle
Além, delas não se darem bem, a poodle começou a ficar em meus pés, dorme em baixo da cama, e coça MUITO o pescoço (não achei pulga ou carrapato).
É alguma alergia? Ou é culpa da nova cachorrinha?

BitCão BitCão
6 meses 23 dias atrás

maiara, não sabemos há quanto tempo a dupla está convivendo e nem como foi apresentada, e sempre lembramos que raramente a adaptação é imediata. Para melhorar a convivência das duas, vc pode investir em caminhadas e fazer de tudo para que a mais velha se sinta segura. Quanto à coceira, não temos como opinar, apenas o veterinário poderá dar o diagnóstico.

Larissa
6 meses 24 dias atrás

tenho um cachorro de um ano e meio, a uma semana adotei um filhote de pouco mais de um mês, o meu mais velho está rejeitando muito, mesmo eu dando atenção exclusiva a ele, ele começou a mijar na casa toda (coisa que ele nunca fez) e toda vez que o mais velho chega perto dele ele treme e vomita tudo o que ele comeu durante o dia.

BitCão BitCão
6 meses 24 dias atrás

larissa, um semana é pouco tempo para adaptação. Não sabemos como foi a apresentação inicial, mas o seu relato demonstra que o cão mais velho está se sentindo bastante inseguro. Tente fortalecer a relação com ele, dando todos os privilégios e locais para que ele possa ficar sem ser importunado pelo novado e aguarde mais uns dias para que ele absorva a novidade. Deve dar tudo certo. 🙂

Matheus Silva
7 meses 1 dia atrás

Tenho meu cachorro Raj há 9 anos. Ele nunca foi de interagir com outros cachorros. Nunca gostou de brincar com os da rua ou algo do tipo. Agora ele cruzou com uma fêmea e peguei um dos filhotes. Ficamos com ele quase 1 mês sem que tivessem contato. Agora começamos a deixar o filhote solto no quintal. E o mais velho não sai da casinha e quando o filhote se aproxima ele rosna muuuuito e tenho medo dele morder.

BitCão BitCão
6 meses 24 dias atrás

matheus, vc terá de fazer essa aproximação com cuidado – pelo que vc relata, o Raj não foi socializado, e os cães não têm esse sentido de família para saber que o carinha que está no quintal é filho dele, e não um desconhecido. Coloque cada um em sua guia – peça ajuda a outra pessoa – e permita que eles se cheirem e se conheçam aos poucos, premiando sempre que o Raj relaxar.

João Pedro
7 meses 13 dias atrás

Boa tarde! Eu tenho um Blueheeler que é muito carinhoso com todos, mas com cachorros estranhos ele é completamente agressivo. Quando tentei levar a cachorrinha da minha namorada para minha casa ( ela deve ter uns 6 meses de idade) ele ficou extremamente bravo, latindo sem parar e parece que chegava a perder a noção de tudo. Eu tenho dois cachorros em casa com outro ele se comporta normalmente e gosta de brincar e ficar junto com ele. Como faço para ele se acostumar com a cachorrinha nova?

BitCão BitCão
7 meses 9 dias atrás
Andreza Marcolan
7 meses 15 dias atrás

Boa tarde,
Eu tenho um cadela de 1 ano e 4 meses e esses dias ganhei um filhote de golden do meu esposo. A Athena (Mais velha) sempre que vê a pequena começa a “babar” exageradamente, temos que andar com um pano atrás dela secando a baba, pois chega pingar.
Mas ela nunca atacou a filhotinha.
Isso deve ser o que ? e como podemos evitar que isso aconteça?
Tadinha, a filhotinha fica ensopada de tanta baba da Athena.

BitCão BitCão
7 meses 14 dias atrás

Andreza, não sabemos como foram feitas as apresentações, nem há quanto tempo elas estão convivendo, mas pode ser ansiedade/insegurança. Vale a dica: faça com que a sua cadelinha mais velha se sinta a mais importante do mundo, dando a ela privilégios que o novato ainda terá de conquistar. Mantenha locais separados para a alimentação, água, caminha, e estimule as brincadeiras da dupla.

7 meses 21 dias atrás

O meu cachorro é labrador e cruzou com uma labradora e eu pedi um filhote macho ao dono da cadela.Será que o meu cachorro se acostumará com o filho dele?

BitCão BitCão
7 meses 17 dias atrás

harlei, não há como prever, tudo depende do perfil do seu cão e do filhote. Siga nossas sugestões do post e lembre-se de castrar a dupla para evitar brigas mais para frente.

angelica
7 meses 20 dias atrás

bom dia! Eu tenho um cachorro chamado floquinho que tem 4 anos e ganhei uma femêa que tem 3 anos chamada Mel. Com a chegada da nova dog no primeiro dia ele ficou todo assanhado, ja no segundo dia sentir ele muito recuado o que me deixou preuculpada pelo fato dele ser muito brincalhão. a nova dog tambem é muito brincalhona o que acaba tomando todo espaço dele. O QUE DEVO FAZER? SOU MUITO APEGADA MEU CACHORRO E NÃO QUERO QUE ELE SOFRA.

BitCão BitCão
7 meses 22 dias atrás

angelica, não sabemos há quanto tempo eles estão convivendo, mas é raro a adaptação ser imediata. tente a técnica do passeio com os dois por umas duas semanas, tudo deve se ajeitar.

angelica
7 meses 21 dias atrás

tem 4 dias de convivência.quando eu dou carinho aos dois juntos eles ficam querendo brigar,tenho que dar carinho a um de cada vez.e todos os dias levo os dois juntos para passear,achei que nao ia ser dificil a adaptaçao pelo fato de ser um macho e outra femêa.

BitCão BitCão
7 meses 21 dias atrás

pouquinho tempo, angélica! raramente as adaptações são imediatas. Lembre-se de dar mais privilégios ao cão que já estava com vc, até na hora de fazer carinho, e persista nas caminhadas com a dupla. Estamos na torcida! 🙂

angelica
7 meses 21 dias atrás

obrigada ajudou muito beijos

Daniela
7 meses 24 dias atrás
Boa noite! Meu filhote se chama Zeus a uns dias ele começou a mancar de uma perninha já levei a vet que constatou que não tem nada grave como fraturas etc apenas uma distensão passou uns remédios e tal, mas desse tempo pra cá o Zeus mudou o comportamento está triste não late mais quando paro a moto, coisa que fazia todo dia, ele rosnou 2x para mim eu o chamo e ele não vem, eu “ganhei” outro dog nasceu dia 15/07 mas ainda não chegou por ser muito bebe, será que o Zeus pode estar sentindo algo referente a… Read more »
BitCão BitCão
7 meses 21 dias atrás

Daniela, ele pode estar sentindo dor, e isso influencia no comportamento. Converse com o vet. Quando o outro bichinho chegar, faça a apresentação com muito cuidado, como sugerimos no post.

Kelle
7 meses 26 dias atrás

Oi meu nome é Kelle e tenho uma dúvida.
Eu tenho um labrador de 1 ano e 5 meses, ele era bastante carinhoso e apegado a mim. Porém, a uma semana ganhei uma cachorrinha, de aproximadamente 2 meses, e desde então o meu cão mais velho tem se mostrado mais triste, menos brincalhão e ficado mais quieto desde a chegada da nova companheira. Ele não é agressivo com ela ou comigo, entretanto não faz muita questão de ficar perto, parece nos ignorar.
Gostaria de saber se essa nova relação pode fazer mal a ele.
Estou desesperada!
Obrigada.

BitCão BitCão
7 meses 25 dias atrás

kelle, os cães têm tempos diferentes para se acostumar com novidades, e uma semana certamente é muito pouco. Encha seu amigão mais velho de mimos e regalias para que ele se sinta seguro com a chegada da caçula, e valorize a interação da dupla com brincadeiras e recompensas.

DANIELA APOLO DE VARGAS
8 meses 1 dia atrás

Olá. Tenho 2 cães idosos ambos de 10 anos (Dálmata e Vira-Latas)
E adorei 1 filhote de pitbull mestiço, hoje com 8 meses.
E meus velhos não o aceitam até hoje.
O filhote é muito ativo,pula,morde,rasga roupas,destrói potes…
Não sei o que fazer mais. Mas é muito amoroso,Quer colo,se erra me lambe.

BitCão BitCão
8 meses 23 horas atrás

daniela, não sabemos há quanto tempo o filhote está convivendo com os mais velhos, mas nem todos os idosos têm paciência com esse excesso de energia. Deixe uma rota de fuga para os mais velhos descansarem longe do mais novo e tente a técnica das caminhadas para tentar entrosar a turma.

guilherme
7 meses 20 dias atrás

to passando pelo mesmo problema tenho 2 cães,1 de quase 10 anos e outro ja com 5,e agora peguei um filhote,a fêmea se da bem com o filhote mas o macho rosna e fica mto bravo,principalmente se o filhote brinca cmg ou com a fêmea, o que posso fazer?obs eles estão “convivendo” a 1 semana mas o filhote fica preso longe deles.

BitCão BitCão
7 meses 17 dias atrás

guilherme, uma semana é pouco – a gente sempre reforça que cada animal tem um tempo para se adaptar às novidades. Vá aos poucos, mantendo seu cão mais velho na guia, se necessário, junto a vc, por exemplo quando estiverem vendo um filme. E valorize as interações positivas com petiscos ou brinquedos.

Elaine Teixeira
8 meses 5 dias atrás
Bom dia, eu tenho uma cachorrinha que se chama Keith que vai fazer 2 anos e temos outra a Cindy que vai fazer 1 ano, nós adotamos elas no mesmo local na clinica siciliano, no início quando a Cindy chegou ela ficava dentro de casa porque só tinha 3 meses e como a Keith sempre foi agitada e enciumada fomos aos poucos deixando elas ficarem juntas para ver se se entendiam, deixavamos um pouco depois já separavamos, no final de novembro passado de 2017 eu precisei fazer uma cirurgia na barriga e meu esposo com medo da Cindy pular em… Read more »
BitCão BitCão
8 meses 4 dias atrás

Elaine, a primeira pergunta é se as duas são castradas, já que a produção hormonal, que ocorre por volta dos dois anos, pode estar interferindo na harmonia. Quanto à sua dúvida, sim, cães são adestráveis em qualquer idade – vale a pena pedir ajuda a um especialista para garantir a harmonia da dupla.

WILLAMS GABRIEL
8 meses 8 dias atrás

ola tenho um cão mistiço pastor alemão com rottweiler de 5 anos ,agora chegou um filhote de pitt bull em casa de 45 dias ,o mas velhos rusnir muito como posso aproximar os dois ,por favor nois amamos o spyker, minha filha ja estar muito apegada ao logan que e o mas novo ,

BitCão BitCão
8 meses 7 dias atrás

williams, não sabemos há quanto tempo os dois estão convivendo – muitos cães demoram a se acostumar com as novidades. Em linhas gerais, siga as dicas que damos no post, dando mais privilégios para o adulto para que ele se sinta seguro e amado. Não os deixe juntos sem supervisão até ter certeza de que estão tranquilos. Se depois de umas duas semanas nada mudar, chame um especialista em comportamento animal para avaliação presencial. Lembre-se de castrar os dois para não ter problemas no futuro.

8 meses 10 dias atrás

boa tarde! tenho 2 cachorros quase adultos, adotei outro com dois meses, um deles não aceita de jeito nenhum o mais novo……sempre quer atacar tanto ele e tanto das ruas, como faço pra eles nao ser agressivo com o de casa e das ruas?

BitCão BitCão
8 meses 7 dias atrás

olá, eulália, infelizmente não temos como ajudá-la virtualmente – há que se levar em conta o histórico do animal, se ele sempre teve esse comportamento ou mudou com a chegada do caçula, etc. Sugerimos que vc peça ajuda a um especialista presencialmente.

Rosa
8 meses 11 dias atrás

Olá, meu cachorro de 1 ano está babando muito na cadelinha nova e ele fica muito colado nela encarando e n deixa ela fazer nd
O que eu faço

BitCão BitCão
8 meses 7 dias atrás

Rosa, não sabemos há quanto tempo os dois estão convivendo – muitos cães demoram a se acostumar com as novidades. Em linhas gerais, siga as dicas que damos no post, dando mais privilégios para o adulto para que ele se sinta seguro e amado. Não os deixe juntos sem supervisão até ter certeza de que estão tranquilos.

Geizi Maira
8 meses 12 dias atrás

Bom dia. Tenho uma cachorra com 9 anos e agora adotei uma pequena com um mês. A mais velha esta evitando ficar perto da mais nova.E está me evitando também. Me ajude por favor. Não quero que ela fique doente. Como faço?

BitCão BitCão
8 meses 11 dias atrás

geizi, não sabemos há quanto tempo elas estão convivendo, mas os cães têm tempos diferentes para se adaptar – ainda mais quando já estão mais tranquilos, com 9 anos, e chega alguém cheio de energia. 🙂
Faça de tudo para que ela se sinta a bichinha mais especial do mundo, com todos os privilégios que a novata terá de conquistar ao longo do tempo – passeie com ela, deixe um local reservado para ela descansar sem interferência da caçula, e observe como evolui.

8 meses 13 dias atrás

Tenho um cachorro de 8 anos e agora peguei uma filhote, ele tem rosnado e até avançado nela quando ela tenta se aproximar, mas mesmo assim ela continua indo atrás dele. O que eu faço?

BitCão BitCão
8 meses 13 dias atrás

maria, td bem? não sabemos há quanto tempo eles estão convivendo, mas alguns cães demoram mais para se adaptar à novas situações. Siga nossas dicas, garantindo um local sossegado para ele descansar, providenciando comedouros e bebedouros individuais e só os deixe a sós quando estiver segura que estão bem adaptados.

Paloma
8 meses 15 dias atrás

Excelente matéria! Tenho uma cachorra de 8 anos e ontem peguei uma filhote de 45 dias, ela quer brincar, , morder e minha mais velha não gosta nem que ela encoste nela, eu fiz a apresentação em local neutro, faço associação positiva! Mais estou cm medo pois a mais velha baba muito e perdeu o apetite! Ela é muito boazinha não rosna e nem morde a pequena, mas tbm não deixa ela chegar perto, sempre foge ou se esconde! Estou preocupda cm a mais velha! Me ajudem por facor , como faço pra isso mudar

BitCão BitCão
8 meses 14 dias atrás

paloma, aguarde mais uns dias – muitos cães precisam de tempo para se adaptar a uma nova situação.

VINICIUS PESSOA DANTAS
9 meses 4 dias atrás
Tenho uma cadela de 13 anos e percebi que a idade finalmente alcançou ela… Esta com os reflexos mais lentos e tem dormido bastante. Acredito que também tenha perdido um pouco da audição pois demora a perceber quando chego em casa (apesar de que eu já percebi que ela tem ignorado algumas coisas de proposito hahaha),mas ela nunca teve filhotes e fico me perguntando se isso a deprime de alguma forma. Estou pensando em adotar um filhote, mas tenho medo dela se sentir substituída.. Penso que ela pode querer adotar o filhote, não sei. Seria uma boa ideia ou… Read more »
BitCão BitCão
9 meses 4 dias atrás

vinícius, nossos bichinhos não têm essa percepção ‘humana’ de ter ou não filhotes, fique tranquilo. É difícil opinar sem conhecer pessoalmente sua peludinha, mas tenha em conta que filhotes têm uma energia danada e podem estressar sua idosa, que pelo que você descreve quer mais é sossego. Pense nisso antes de se decidir e boa sorte 🙂

Aline
9 meses 11 dias atrás

Nossa que matéria boa e na hora certa. Tenho uma shitzu de quase 2 anos. Semana passada chegou outra shitzu de 2 meses. Minha mais velha está muito triste. Ela nem dorme mais perto de nós. Brincamos o tempo todo com ela, mas ela, está numa tristeza de dar dó. Nem como feliz mais. O que posso fazer?

BitCão BitCão
9 meses 8 dias atrás

aline, uma semana é muito pouco para a adaptação – mantenha essa rotina de dar mais privilégios para a mais velha e, caso ela não melhore, tente florais, dão ótimos resultados. boa sorte!

Roberta Amorim
9 meses 17 dias atrás

Olá, tenho uma shitszu, 2 anos e 8 meses, agora cheguei com um filhotinho Shitszu, não sabia como tinha que apresentar, levei pra cada direto, minha mais velha corre do filhotinho, treme de medo, não compartilham do mesmo espaço, ela sempre corre. Será que isso vai passar?

BitCão BitCão
9 meses 16 dias atrás

deve passar, roberta, siga nossas dicas do post e dê tempo para eles se acostumarem. boa sorte

Rodrigo
9 meses 20 dias atrás

Parabéns pela matéria!

Tenho uma vira lata adulta de 08 anjos, com a chegada de um filhote de Golden minha cadelinha não para de babar, chega a escorrer pela boca fechada mesmo sem ser ofegante.
O que pode ser?

BitCão BitCão
9 meses 19 dias atrás

rodrigo, o mais provável é stress – experimente borrifar uma bandana com feromônio e usar na sua garotona nessa fase de adaptação.

Camila.
10 meses 1 dia atrás

Tenho um labrador de 1 ano e 5 meses.. e sábado irei pegar outro filhote de labrador… meu Oliver é muito dócil um amorzinho, será que ele vai estranhar? Se eu colocar o filhote para dormir próximo ao Oliver mas separados pelo portão, será que ele ira chorar menos nas noites de adaptação?

BitCão BitCão
9 meses 27 dias atrás

camila, não temos como opinar pois cada animal reage de uma forma – faça a apresentação em território neutro e siga nossas sugestões de mimar muito o animal que já está na casa, observando como ele reage.

Mariana
10 meses 6 dias atrás

Tenho uma pitbul femea de 4 meses e meio docil com outros, mas acaba sendo bruta.. ganhei um filhote macho de 32 dias q mae parou de amamentar.. preciso de ajuda pq minha mais velha quer brincar mas de forma muito bruta e o filhotinho mesmo muito novinho rosna e ataca estressado, o q deixa ela tbm querendo atacar. Mas ela não deixa ele em paz, cada vez q ele anda ela vai pra cima dele, mordendo ate de leve, mas temos q ficar segurando. Pode me dar uma dica pra isso..

BitCão BitCão
10 meses 2 dias atrás

mariana, o ideal é só deixá-los juntos com supervisão, pq. mesmo com 4 meses as brincadeiras brutas podem machucar. Ofereça brinquedos interativos para a mais velha, para que ela se ocupe o máximo e deixe o pequeno se adaptar.

Patrícia
10 meses 6 dias atrás

Excelente matéria, a mais bem explicada que já vi. 🙂 No meu caso, meu cachorrinho já está bem velhinho, e a vida inteira não teve muito apetite. Não é de petiscos, principalmente. Estou recebendo um filhotinho super agitado apenas por alguns dias, porém o mais velho está bem estressado e agressivo… Inclusive tem me ignorado! Talvez por ciúmes? Isto acontece, Cássia? Estou arrasada.

BitCão BitCão
10 meses 2 dias atrás

acontece, sim, Patrícia. Cães são animais de rotina e as mudanças devem ser bem planejadas para que eles não se sintam desconfortáveis, inseguros, etc.

Mariana gomes
10 meses 6 dias atrás

Eu peguei um filhotinho a poucos dias e a cachorra mais velha não gosta que o filhote chegue perto. Ela rosna e ja chegou a morder de leve. Estou com medo. Vou seguir as dicas mas se tiver alguma informação a acrescentar me avise.

BitCão BitCão
10 meses 2 dias atrás

mariana, siga nossas dicas e não os deixe sozinhos até a adaptação completa.

Mariana eloi
10 meses 10 dias atrás

Tenho um cachorro da raça chow chow e comprei um filhote de golden retriver, ambas fêmeas, a mais velha de casa sempre foge da outra e até mesmo diminuiu o apetite, tem apenas 2 dias que estão convivendo, devo me preocupar?

BitCão BitCão
10 meses 10 dias atrás

Mariana, dois dias não são nada na adaptação de dois cães – dê tempo ao tempo, mas lembre-se de dar todos os privilégios para a mais velha.

10 meses 16 dias atrás

Olá,meu cachorro tem 4 anos, cuido muito bem dele, ao ponto de dormir comigo.
Comprei um pastor belga “fêmea”, com 45 dias, infelizmente eu não fiz uma apresentação igual a do texto acima, foi apresentada em casa e hoje foi o primeiro dia.
É normal o mais velho ficar bravo, ao ponto de avançar? O que eu devo fazer? Me ajuda, estou triste pelo mais velho.

BitCão BitCão
10 meses 15 dias atrás

joão, cada cachorro tem um temperamento e um tempo para se adaptar – vá aos poucos e faça de tudo para o mais velho se sentir seguro e o cachorro mais amado do mundo. Dê petiscos e carinho quando ele se comportar bem e, se necessário, mantenha-o eventualmente na guia quando todos estiverem juntos.

Veridiana Junqueira
3 anos 4 meses atrás

Excelente artigo! Com dicas bem práticas para conduzir a situação da forma mais positiva possível.
Deixo uma sugestão para uma próxima oportunidade: como apresentar um cão já adulto ao outro.
Obrigada!

wpDiscuz