Voltar para os artigos

Chove chuva… E agora?

brincar com o cachorro dentro de casa

Passeios e atividades físicas são essenciais para a saúde física e mental dos peludos. O que fazer, então, quando a chuva não dá uma trégua ou a temperatura está alta demais, ou mesmo quando você está com a agenda atrapalhada e não pode caprichar na caminhada? Enriquecer o ambiente e promover brincadeiras ajudam a gastar a energia dos nossos amigões e diminuem a probabilidade de eles encontrarem o que fazer, mastigando seu sapato favorito, por exemplo. Animais entediados são mestres em colocar em prática aquela máxima: mente vazia, oficina do tinhoso.

 

Alimentadores interativos

Brinquedos que liberam petiscos e bolinhas de ração aos poucos mantém o cão interessado e focado, além de estimular o olfato, a visão, o focinho e as patas para conseguir pegar as gostosuras.  O bichão também tem de usar a cabeça para entender como o “jogo” funciona.

 

Caça ao tesouro

Esconda guloseimas como petiscos ou grãos de ração pela casa, estimulando-o a descobrir onde estão por meio do faro.  A dica vale também para cães que passam muito tempo sozinhos. Ofereça ossos, cascos de vaca, orelha de boi ou, em dias muito quentes, frutas ou ração úmida congelados para eles lamberem – vários brinquedos permitem o acondicionamento desses “quitutes”. Só eleja um espaço fácil de limpar para que a lambança o obrigue a uma faxina completa depois.

 

Bolas e frisbees

Quando você estiver em casa, a brincadeira pode ficar ainda mais animada com bolinhas e frisbees – existem opções silenciosas, de borracha ou tecido, para quem convive com vizinhos implicantes ou tem objetos frágeis. Não é porque está chovendo que você vai colocar em risco o vaso chique que recebeu de herança da tataravó. Se vocês moram em sobrado, jogue os brinquedos do alto para que o peludo se movimente ainda mais, subindo e descendo para trazê-lo de volta.

 

Ponha o bicho para correr

Outra brincadeira bem legal e que agrada cães e gatos é a lanterna laser. Eles adoram caçar os pontinhos na parede ou no chão! Cuidado para não apontar a caneta em direção aos olhos dos bichos – isso pode causar até cegueira.

 

Oras bolas!

Fazer bolinhas de sabão também ajuda a entreter o seu cão e é uma brincadeira para qualquer idade, incluindo as crianças, que certamente vão participar e se divertir junto.

 

Dá a pata?

Ensine truques novos ou comandos de obediência para o seu peludo, aproveitando as oportunidades de interação para estreitar ainda mais os laços entre vocês.

 

No terceiro dia…

Se a chuva não der trégua por alguns dias e vocês se sentirem meio embolorados, saiam de casa para passeios de carro ou em shopping centers que aceitam animais. Certamente vocês irão se distrair e até fazer novos amigos. Afinal, não é porque não dá para ir para rua que o dia precisa ser chato, certo?

 

Por Regina Ramoska, com colaboração de Malu Araújo, adestradora e consultora comportamental da Cão Cidadão.

Deixe um comentário 1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.