Voltar para os artigos

Como dar um banho gostoso e saudável no seu bichão?

 

spa

A BitCão é como os nossos clientes e não se contenta com pouco.

Por que ter um shampoo que só lava o pelo, se podemos ter um shampoo que lava, tem ingredientes selecionados entre os melhores, e ainda ajuda a tratar da saúde nos nossos cães?

Por que ter só a descrição básica que todos as lojas e sites possuem, se podemos oferecer para nossos clientes muito mais informação?

Wet chocolate havanese puppy after bath

Com a linha de Shampoos Bio Florais descobrimos várias coisas bacanas que você não encontra em nenhum outro site. Mas antes, vamos dar algumas dicas para fazer o banho do seu amigão muito mais tranquilo e agradável:

1- Banho sem ficar apertado – Dê um passeio rapidinho antes do banho para seu amigo se aliviar;

2 – Sem surpresas é melhor – Pegue tudo o que vai precisar para o banho (shampoo, escova, toalha, paninhos),assim não vai ter que parar no meio e ficar com um cachorro molhado e ansioso;

3 – Tudo é mais gostoso com recompensa – Aproveite e leve uns pedacinhos de petiscos para premiar cada uma das etapas bem sucedidas, até mesmo quando seu peludo simplesmente entrar no local do banho e estiver calmo;

4 – Cheirinho até debaixo d’água – Deixe o cão cheirar todo o equipamento que será usado no banho.  Luvas, banheira, vidro de shampoo, escova, etc. Ao final, dê um pedacinho de petisco;

5 – Água devagarzinho – Se você dá banho no seu banheiro, invista em um chuveirinho manual.  Fica muito mais fácil do que dar banho debaixo do chuveirão

6 – Um banho sem tropeços (e nem escorregões) – Um tapetinho de borracha vai fazer o peludo se sentir mais seguro e, claro, ajuda a prevenir acidentes

7 – Entre o quente e o frio – Procure dar banho em um lugar que você possa fechar a porta, assim o cão não fica desesperado para fugir (e sair correndo como um maratonista). Se não for no banheiro escolha um lugar abrigado do vento. Nunca dê banho com água quente, mas procure quebrar a friagem, principalmente se o seu cão for filhote, ou um senhorzinho, ou senhorinha;

8 – Gentileza gera gentileza – Tenha paciência, seja gentil com seu amigão. Vá trabalhando aos poucos e dando tempo para o cão se acostumar com o desconforto do banho;

9 – De cima para baixo – Faça uma “coleira de espuma” em volta do pescoço do peludo para evitar que as pulgas (se houver) corram todas para a cabeça do bichão.  Depois vá massageando o shampoo do pescoço para o rabo. Volte para a cabeça e finalize ali;

10 – Arde ou não arde? – Use sempre shampoo para cachorros formulado para  não arder nos olhos. Mesmo usando um shampoo assim, não deixe a espuma entrar nos olhos dele, pois pode causar desconforto ou irritação;

11 – Hummm… massagem relaxante – Uma massagem bem gostosa ajuda a espalhar o shampoo e remover a sujeira, mas o melhor é o carinho que você dá para o bichão. Você também pode usar a Rasqueadeira de Borracha para fazer a massagem, mas sempre termine usando seus dedos, pois nada é igual à mão da pessoa amada (pelo cão);

12 – Tá limpo – Enxague bem, até a água sair bem limpinha e o pelo ficar sem nenhum sinal de resto de shampoo;

13 – Enroladinho e com carinho – Não economize na qualidade da toalha.  Quanto maior e mais felpuda, melhor ela vai enxugar seu cão e facilitar a sua vida. Feita de maneira gentil e delicada, a etapa da toalha funciona como um grande carinho e uma recompensa pelo bom comportamento (ou pelo menos tolerância) durante o banho. Se o pelo for longo não esfregue muito para frente e para trás para não deixá-lo excessivamente embolado;

14 – E por falar em enrolado e embolado – Ainda com o pelo úmido, aproveite para aplicar o Fluído Desembaraçador e evitar aqueles puxões horríveis na hora de escovar, além de deixar o pelo muito mais brilhoso e macio;

15 – Pelo bom ou pelo mau – Não precisa esperar o fim do banho para dar pedaços de gostosura para o seu amigão.  Pode recompensá-lo durante o banho todo, assim ele vai ficar cada vez mais tranquilo na hora do banho.  Mas, se o seu amigão não é tão amigão assim quando precisa da sessão limpeza, use a Focinheira de Plástico Importada que por ser de plástico pode ser molhada sem problemas e o peludo ainda pode abrir a boca normalmente para arfar e ganhar pedacinhos de petisco (quando estiver comportado, é claro!).

 

Dog-Bath

Ainda está curioso?

Na história humana, o banho já foi considerado importantíssimo para a saúde, já foi deixado de lado, voltou à moda, foi limitado, e hoje se recomenda que seja só pelo tempo necessário, para poupar água e energia. Mas, mesmo que seja só de vez em quando para os cães, o banho é um agente de beleza e saúde, pois a pele é a principal barreira que impede a entrada de microrganismos, bactérias e agentes agressores e nocivos no corpo dos nossos bichos.

Na pele existem algumas bactérias que servem como “guerreiros” combatendo outros seres microscópicos e causadores de doenças.  No entanto é importante que essas bactérias “guerreiras” não se desenvolvam de forma exagerada, pois desta maneira a pele também sofre danos e podem surgir infecções.  Um dos possíveis indicadores de que existe um ambiente propício para esse desequilíbrio é um cheiro ruim no seu peludo, já que o acúmulo de sujeira altera o pH da pele que, por sua vez, é a principal causa do desenvolvimento exagerado das bactérias comensais (as que nos referimos como guerreiras).

Um bom banho remove a sujeira e o excesso das bactérias, mantendo a saúde da pele, do pelo, e do peludo, contanto que o shampoo usado seja próprio para nossos amigos de quatro patas e com pH adequado.

E sobre os Shampoos da Bio Florais?

shampoos-todos

Por que a BitCão escolheu os Florais da Bio Florais?

A Bio Florais é uma empresa brasileira que atua no mercado de essências florais desde 2003, com diversos relatos de donos de cães satisfeitos com o resultado obtido através da linha de Florais Veterinários desenvolvida exclusivamente para tratar dos bichos. As essências da Bio Florais são elaboradas dentro dos princípios metodológicos e filosóficos ensinados pelo Dr. Edward Bach, mas são essências brasileiras e não de Bach. Os florais são preparados com flores colhidas na natureza, da região de Atibaia, no auge de sua floração e usando o método solar – contando também com o auxílio da Radiestesia e Radiônica. Não contêm álcool como conservante e são apresentados em mais de 20 tipos diferentes, um para cada indicação, atuando como um poderoso preventivo e como auxiliar em diversos tratamentos de distúrbios emocionais nos animais.

Para escolher o Floral – ou a combinação de Florais – correto você pode contar com um Terapeuta ou um Veterinário que tenha experiência nesta terapia. Hoje também existem ótimos livros que falam e explicam cada um dos Florais e como eles atuam no organismo dos nossos bichos. Você pode ainda escolher os Florais sozinho, afinal ninguém conhece melhor o seu peludo!

Ele faz menos espuma do que os shampoos cheios de química?

Exatamente. O Shampoo da Bio Florais usa o conceito europeu, onde o consumidor consciente sabe que a espuma não serve para mais nada além de poluir rios. O componente responsável pela limpeza em shampoo é o LESS – Lauril Éter Sulfato de Sódio – que é o sabão propriamente dito.

Falando de uma maneira simples, o Less se junta à sujeira que está presa nos pelos e cabelos e tudo será enxaguado pela água. O excedente de LESS se une apenas com a água, e quando acontece isso, a espuma é criada. Portanto a espuma é apenas sabão sendo jogado fora.

O que é uma “Água Termal”?  É como uma água mineral?

A água termal é uma água super enriquecida de minerais contidos nas rochas. Como ela tem uma concentração muito maior de mineral do que a de uma água mineral comum, ajuda muito mais na reconstituição da barreira de proteção cutânea, deixando a pele mais saudável e protegida.

 

dog_bath

Tirando o fato de tratar a parte emocional dos bichos, qual seria a segunda grande diferença dos Shampoos da Bio Florais?

Tirando o fato das essências florais tratarem da emoção, a grande diferença é que estamos falando de cosmetologia fina para animais, produtos que podem (e deveriam ser) usados por seus donos. Os Shampoos da Bio Florais são fabricados com o que há de melhor na cosmetologia, dentro de um conceito natural e de respeito à natureza.

Ele é biodegradável? Faz mal ao ambiente?

Ele é biodegradável, entretanto dizer que não faz mal à natureza não é 100% verdade. Todo shampoo agride a natureza, e quanto mais espuma, mais agressão.

O Shampoo de Pelos Claros clareia mesmo o pelo ou tem só clareador ótico?

Ele ajuda no clareamento. Entretanto, não é produto com a finalidade de clareamento. Para clarear de verdade, seria preciso fazer um processo que é muito prejudicial aos pelos dos nossos bichos.

Os cachorros podem apresentar alergia a algum item da fórmula?

Podem. O item mais alergênico de todos os cosméticos é o perfume. Todo produto que contém perfume pode causar alergias. Entretanto, as chances são muito poucas… e quem não gosta de um cão com cheirinho de limpo?

cao_gato_banho

Os Shampoos Bio Florais podem ser usados também em gatos?

Sim! Os bichanos também poderão ser lavados com o shampoo, mas lembre-se: gatinhos podem ser muito sensíveis e arredios a banhos quando não estão acostumados a serem manipulados durante os cuidados de higiene.

A embalagem “pump” facilita a vida do dono de alguma forma?

Sim, é comum durante o banho o animal bater no frasco e derrubar, e com a válvula “pump” isso é evitado. Também é possível dosar melhor a quantidade de shampoo a ser usada com a válvula pump, evitando o desperdício.

O shampoo de filhotes deve ser usado até qual idade?

Todos os Shampoos da Bio Florais podem ser usados em filhotes e em adultos, inclusive o Shampoo de Filhotes.  Principalmente se o seu cão adulto ainda se comporta como um bebezão!

Deixe um comentário

5 Comentários em "Como dar um banho gostoso e saudável no seu bichão?"

Notify of

nalva
1 ano 10 meses atrás

gostaria muito de saber se agua termal faz bem para o caso de alergia pois meu cao se coça muito chega se fere moro em uma cidade rica em esse tipo de agua

1 ano 10 meses atrás

Nalva, alergias e coceiras podem se dar por vários motivos. O ideal é levá-lo ao veterinário para identificar o problema do peludinho e tratar adequadamente.

patricia
4 anos 20 dias atrás

este shampoo e neutro?

BitCão
4 anos 19 dias atrás

Olá Patricia, seguem os diferenciais deste produto:
• Usa Essências Florais para o tratamento terapêutico dos comportamento inadequados;
• Utiliza flores e plantas colhidas na natureza sob os preceitos da energização solar;
• Não contém sal nem parabenos;
• Fragrâncias gostosas e duradouras;
• Não irrita a pele e não arde nos olhos (nós testamos nos nossos olhos e cabelos);
• Faz menos espuma facilitando o enxague;
• Possui água termal na sua formulação.

Tayomara
4 anos 11 meses atrás

MUITO BOM ESSE SITE,BEM EDUCATIVO,E MUITO BEM EXPLICADO,PARABÉNS.

wpDiscuz