Voltar para os artigos

Como fotografar animais de pelo escuro

Como fotografar animais de pelo escuro

Animais de pelo escuro são difíceis de fotografar. Aquela linda pelagem lustrosa acaba virando uma grande mancha escura nas fotos. Existem razões técnicas para isso: quando há muito contraste entre o que se quer fotografar e o fundo da imagem, sua câmera tem dificuldade para lidar com a diferença de brilho entre as partes mais claras e escuras da foto. Isso pode resultar em um fundo superexposto (lavado) ou seu animalzinho fica subexposto (escuro demais).

Aqui estão algumas dicas para contornar esse obstáculo e tirar fotos incríveis dos seus animais de estimação.

Amplie seu alcance

Quando você for enquadrar sua foto usando o app da Câmera do seu celular, toque no rosto do seu pet na tela. Isso vai garantir que a câmera trave o foco e a exposição na parte mais importante da sua imagem. O fundo pode acabar um pouco lavado, mas não se preocupe. É aí que entra o modo HDR (High Dynamic Range, ou Grande Alcance Dinâmico). Com o modo HDR, sua câmera tira três fotos consecutivas com exposições distintas e milésimos de segundos de diferença entre elas. Depois, elas são combinadas em uma única foto mais balanceada. O modo HDR ajuda a destacar os detalhes do pelo do seu pet ao mesmo tempo em que equilibra a imagem de fundo — tudo com um toque.

Para ativar esse recurso no app da câmera, toque em HDR no alto da tela e deixe a opção ligada. Se não estiver vendo o modo HDR na barra de ferramentas da Câmera, vá em Configurações > Câmera e desligue o modo HDR Automático.

Para registrar a pelagem escura do seu melhor amigo você precisa chegar mais perto, pois os detalhes se perdem quando você fotografa de longe.

Ajuste a luz

Embora a gente imagine que quanto mais luz melhor, isso não é o que acontece nessa situação. O segredo para capturar imagens como essas? Controlar a fonte de luz. A luz suave é a mais recomendada: uma janela em um dia nublado, se você estiver em um ambiente fechado, ou algum lugar na sombra, se estiver na rua. Para essas fotos, usamos uma única luz difusa no alto e à frente. Você pode conseguir um efeito parecido com uma luminária de chão.

Escolha um fundo neutro (em vez de uma parede branca),e posicione seu animalzinho cerca de meio metro à frente.

Suavize as sombras

Depois de tirar sua foto, experimente ajustar as definições de brilho e sombras com um editor de imagens. Aumentar o brilho vai iluminar toda a foto, enquanto o ajuste de sombras afeta somente os pixels escuros. Esses dois ajustes funcionam melhor quando usados juntos.

Se o seu fundo ficou muito claro, ou o muro e as plantas atrás do seu pet ficaram lavados, comece diminuindo o brilho. Isso vai escurecer toda a imagem, e deve escurecer um pouco o seu animal de estimação. Mas tudo bem! Para contornar isso, aumente o nível das sombras, o que vai clarear o seu bichinho sem afetar o resto da imagem.

O resultado disso tudo? Uma foto mais balanceada que captura com sutileza e perfeição toda a beleza do seu melhor amigo.

 

Fonte: Apple Itunes

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz