Voltar para os artigos

Como ter um cachorro de forma responsável

Como Ter um Cachorro de Forma Responsável?.

Muito se fala hoje em dia sobre posse responsável de animais.

Este assunto tem estado na mídia e é motivo de conversa entre os profissionais que trabalham principalmente com cães, por conta dos casos de ataques destes animais, alguns fatais, que têm ocorrido com uma freqüência maior do que gostaríamos ver.

Mas posse responsável diz respeito apenas a cães agressivos e de grande porte? Claro que não. Posse responsável se aplica a todos os bichos. Tem a ver com o respeito com a qual precisamos tratar os nossos animais e também com o respeito que precisamos ter para com os nossos vizinhos humanos.

Posse responsável é não permitir que nossos cachorros sofram. É não permitir que eles incomodem as pessoas que vivem a nossa volta, e até mesmo as que passam pela rua. É não colocar nossos cães em situações de riscos, e também garantir que nossos cães não colocarão as outras pessoas em risco.

BitCão sempre se preocupa em esclarecer quais são as situações em que o comportamento do peludo não é apenas birra, malcriação, ou pura implicância, mas é fruto de estresse, angústia, ou sofrimento físico ou mental. Desta forma estamos contribuindo para que os donos entendam melhor seus amigões e pratiquem a posse responsável eliminando, ou pelo menos diminuindo o máximo possível, a fonte destes sofrimentos e as punições desnecessárias.

Também estamos atentos para ajudar nossos amigos humanos a conviver melhor com seus semelhantes, já que nem todos gostam de cães, e se sentem prejudicados pelo convívio próximo com nossos adorados peludos.

Quanto menos área de atrito nós, donos de cães, criarmos ou deixarmos que exista, menores serão as resistências de nossos vizinhos rabugentos (e diga-se de passagem, muitos ficam rabugentos com razão).

Nossas dicas de produtos desta vez estão relacionadas com o tema posse responsável tanto para conforto das pessoas, como para a segurança dos cães. Pense com carinho nestas questões que você vai ver que sempre o peludo vai ser o beneficiado.


Saquinhos Higiênicos Ecológicos

KIT PEGA CACA

Você gosta de pisar em um cocô de cachorro na rua? E quando a gente não percebe que pisou e entra no carro ou em casa com o sapato todo sujo? Fala a verdade. Se você já passou por uma situação como esta, com certeza xingou muito o dono do cachorro sujão, não é mesmo?

E é tão simples evitar este tipo de problema. Basta coletar o cocô do nosso cão com um saquinho plástico e depositar na cesta de lixo mais próxima. Se todos nós recolhêssemos a sujeira de nossos cães a cidade inteira seria mais limpa e muita atitude hostil para com nossos peludos cessaria.

Para que você possa fazer a sua parte com o máximo de conforto e conveniência a BitCão está adicionando à sua família de produtos os Saquinhos Higiênicos Ecológicos. Um copinho plástico, pequeno, prático e resistente, que é facilmente preso na guia do peludo, e dentro dele uma bobina de saquinhos plásticos vai deixar sempre a mão o acessório ideal para catar o cocô do peludão.

Quando os saquinhos acabarem, basta comprar um refil e você e seu amigão estarão prontos para muitos passeios sem o constrangimento de deixar coisas fedorentas pelo chão e sem ter que enfrentar caras feias (e cheias de razão).

Deixar a cidade limpa, ter respeito pelo próximo e pelo meio ambiente também é Posse Responsável.


Focinheira de Plástico Importada

Focinheira de Plástico Importada

Pode parecer maldade ou desnecessário, mas se o seu cão for do tipo que pode dar uma batida de boca se alguém estranho colocar a mão nele na rua, por que não usar uma Focinheira de Plástico Importada?

Veja pelo lado das pessoas: Uma criança pequena pode achar o seu cachorro fofinho e colocar a mão sem perguntar antes. Não vai adiantar reclamar que a criança devia ser educada a não por a mão em cachorros. Não vai adiantar dizer que o cachorro não tem culpa. Não vai adiantar dizer que foi só um arranhão.

A verdade é que criança faz coisas tão inesperadas quanto os próprios bichos, e nem sempre é possível mantê-las sob controle 24 horas. Por que dar chance a ter um problema, a ter uma criança ou pessoa machucada seriamente? É importante lembrar que cães de grande porte podem fazer grandes estragos, mesmo sem ter esta intenção.

Se o seu cachorro for agressivo use sempre uma focinheira quando tiver que ir à rua e muito cuidado se for usar uma focinheira que impeça o seu cão de abrir a boca totalmente. Cães não suam como nós para manter a temperatura do corpo estável, eles precisam arfar, inalando ar frio e expirando o ar quente para evitarem ter um colapso.

Antever e prevenir problemas com os nossos bichos, ainda mais se nós sabemos que nosso peludo não é tão amigável assim, também é Posse Responsável.


Coleira Gentle Leader

Se o seu cachorro não é assim …uma fera, mas adora pular nas pessoas, latir como um doido quando vê gente estranha ou outros cães, avançar em bicicletas, skates, motos e outras “coisitas más”, você devia experimentar a Coleira Gentle Leader.

GL (como nós a chamamos carinhosamente),é a maneira mais fácil, humana e segura de controlar o seu peludo, seja ele de pequeno, médio, grande porte ou gigante.

Sem dar trancos, choques ou provocar dor no cão, a GL lhe dá total controle sobre a força do bichão, pois ela funciona como um cabresto, segurando o cão pela cabeça e não pelo pescoço. É inclusive recomendada por veterinários em todo o mundo para evitar lesão de traquéia em cães que puxam muito ao passear.

Para mais detalhes sobre a coleira visite a página www.gentleleader.com.br .

Manter nossos bichos sob controle, sem machucá-los e sem violência, também é Posse Responsável.


Apostila de Treinamento de Obediência

APOSTILA DE TREINAMENTO DE OBEDIÊNCIA

Experimente ter um cachorro que senta dentro do elevador e se mantém quieto sempre que você precisa.Imagine um cachorro que obedece logo de primeira e que você não precisa nem falar alto. Sonhe em ter um peludo que não pula nas visitas, não rouba comida da mesa e não te arrasta pela rua.

Tenha tudo isso pondo em prática as lições contidas na Apostila de Treinamento de Obediência. Feita com exclusividade para a BitCão – Produtos para Cães e escrita por mim, ela explica passo a passo como educar o seu peludo e fazer dele o melhor companheiro do mundo. Bastam alguns minutos de treinamento, todos os dias, que você mesmo pode aplicar.

Ter um cachorro educado também é Posse Responsável.


Coleira com Identificação

COLEIRA COM IDENTIFICAÇÃO

As pessoas não imaginam quantas vezes atendemos pedidos desesperados de quem perdeu seu cachorro, ou então de pessoas que acharam cães perdidos na rua e tentam localizar, sem sucesso, os donos do peludo.

Até os bichos mais “seguros” podem acabar se perdendo quando uma porta é deixada entreaberta, ou se ele escapa da coleira no meio da rua. Para evitar este tipo de susto é muito simples, basta deixar seu amigão, permanentemente, com uma coleira de nylon (couro é mais propenso a desenvolver fungos ou micro-organismos que podem afetar a saúde do pêlo) com uma plaquinha de identificação, contendo o nome do bicho e os seus números de telefone.

Se você mora em uma cidade cujo registro de animais é obrigatório, nós podemos gravar também o número do registro do seu cão.

Manter o seu cão identificado também é Posse Responsável.


Guia Longa (7 metros)

GUIA LONGA COM 7 METROS

E por falar em cachorro se perder, um outro problema grave que a maioria das pessoas não leva a sério como devia, é deixar que o seu cachorro ande solto, fora da guia, no meio da rua.

Não é seguro para o cão, nem para as pessoas que passeiam tranqüilamente. Cães obedientes andam fora da coleira e quase sempre são eles que acabam atropelados, pois acidentes e imprevistos acontecem.

Pode ser uma cachorrinha no cio do outro lado da rua, pode ser um pombo voando baixo, pode ser uma fuga desabalada por medo de outro cão, ou um susto com fogos.

Nunca se sabe o que pode se passar na cabeça de um cachorro. Para piorar eu já vi uma criança pequena correr para o meio de uma avenida movimentada, e ser quase atropelada, com medo de um cachorro (manso) que estava fora da coleira. O que esta criança estava fazendo “solta” na calçada de uma avenida movimentada? O mesmo que o cachorro manso, mas por irresponsabilidade do dono do cão, quase uma tragédia acontece.

Se você quer dar mais liberdade para o seu peludo, mas ainda assim ter sempre controle de até onde ele vai, experimente a Guia Longa de 7 metros.

Manter o seu cão sempre na guia em locais públicos também é Posse Responsável.


Coleira Anti-Latido Smart II (sem choque)

COLEIRA ANTI-LATIDO PET SAFE

Se tem uma coisa que a gente ouve sempre são reclamações de pessoas que não agüentam mais ouvir o cachorro do vizinho latindo o dia inteiro, ou a noite inteira. É um tal de perguntar se existe alguma coisa para fazer o cachorro dos outros calar a boca…

Mas peraí! Se tem alguém reclamando do cachorro dos outros é porque alguém é dono deste cachorro que late sem parar, certo?

Pois é, muitas vezes a gente não se dá conta de que nossos amados peludos “falam” mais do que deviam e que acabam incomodando toda a vizinhança. Um cachorro que late muito com certeza tem seus motivos, e estes motivos devem ser analisados e, sempre que possível, precisam ser tratados para que o peludo pare de ser um chato.

Coleira Anti-Latido Smart II ajuda a controlar os latidos excessivos sem ser um tratamento radical, ou seja, sem forçar o seu cachorro a ficar totalmente mudo, e sem causar dor ou danos ao bicho. A Smart emite um ultrasom que incomoda os ouvidos do peludo e este ultra som é acionado toda vez que o cão late. Com o passar do tempo o bicho acaba preferindo não latir a toa e passa a ter um maior auto-controle de seus dotes vocais.

Não deixar que nossos bichos incomodem os vizinhos também é Posse Responsável.


Como vocês podem ver, estes são alguns exemplos de Posse Responsável que não dizem respeito somente a cães agressivos e que ainda assim são importantes e precisamos refletir.

Amar nossos bichos nos torna pessoas especiais, mas nós só nos tornamos pessoas melhores se, além de amarmos os nossos bichos, nós também nos preocuparmos em incluí-los na sociedade humana sem criar problemas e constrangimentos para os outros.

Respeito é a palavra chave da Posse Responsável.


Copyright Cláudia Pizzolatto – 2001 – Todos os direitos reservados.
Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É permitida a sua reprodução sem alterações
desde que sejam colocados o nome da autora

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz