Voltar para os artigos

5 comportamentos curiosos de gatos

comportamento de gatos

Nunca subestime a inteligência de um gato: eles sabem bem como nos “levar no bico” e conseguir o que querem por meio de determinados comportamentos. Cabe a nós entendê-los e, se preciso, dar o troco!

1. Derrubar coisas da mesa

Os gatos amam “limpar” a mesa, certo? A menos que você tire tudo de cima dos móveis (a faxineira vai adorar),é difícil controlar esse comportamento, associado à curiosidade (o que acontece se esse vaso cair?) ou à necessidade de atenção – claro que você vai correr ao ouvir o “ploft”. Enriqueça o ambiente em que seu bichano vive. Se vocês moram em apartamento, invista em prateleiras e nichos, criando caminhos para que ele se exercite.

Gatos amam locais altos, que permitem a observação do movimento, e cantinhos quentinhos para se aconchegar e tomar sol. Arranhadores, brinquedos com várias texturas e desafios como o de caçar a própria comida são ótimos para os que passam muito tempo sozinhos ou quando não pode dar atenção.

2. Esfregar o bumbum na nossa cara

comportamento de gatos

Uma das formas de comunicação dos gatos é esfregar a cara e o queixo no nosso corpo. Eles fazem isso para “delimitar propriedade”, pois liberam odores por meio de suas glândulas situadas abaixo do queixo, em volta dos olhos e das patas. Este comportamento é uma forma de linguagem corporal amigável e reafirma o vínculo social, mesmo caso de quando eles param à nossa frente (obviamente depois de pisar no teclado do computador) voltando o bumbum empinado. Aproveite essa declaração apaixonada para encher seu bichano de carinhos ou dar uma escovada caprichada.

3. Chutar com as patas traseiras

comportamento de gatos

Pode ser confiança, brincadeira ou o bichano está incomodado com os carinhos e quer que você pare – preste atenção se não quiser levar boas arranhadas, já que nessa posição o gato pode usar as quatro patas para defesa. Ao virar a barriga para cima, os gatos mostram submissão ou extrema confiança, já que os predadores sempre começam suas refeições pelas vísceras.

4. Roubar e esconder coisas

comportamentodegatinhos

A fama fica sempre para os cães, mas alguns gatos adoram roubar e esconder coisas. Primeiro, ele pode ter aprendido que esta é uma boa maneira de chamar sua atenção. Segundo, pode estar só brincando em seu local favorito e o objeto será encontrado em breve. Em terceiro lugar, sabe que está fazendo algo que não deve porque já foi repreendido, e esconde o “furto” para brincar quando você não estiver por perto. Pode parecer divertido, mas algumas coisas que eles amam são perigosas, como fios de lã, fones de ouvido, etc. Melhor mesmo é criar um “personal playground” para o seu amigão – entretido com brinquedos estimulantes, ele não vai achar a menor graça nos seus elásticos de cabelo.

5. Se enfiar em espaços minúsculos

comportamento de gatos

Não é curioso que nossos gatinhos pareçam ter o tamanho de um Dog Alemão quando dormem em nossas camas e de um Pinscher quando se enfiam em caixas de papelão? A predileção de gatos por pequenos está associada a um comportamento instintivo de preservação, já que poderiam ser presas de predadores como coiotes, raposas, águias, falcões, corujas, etc. Ao se enrolar para caber dentro de um pequeno vaso, por exemplo, o bichano protege a parte mais macia e vulnerável de seu corpo, o abdômen – uma lesão nessa área pode ser fatal. Observe o comportamento do seu amigão e ofereça espaços de descanso de acordo com a preferência dele – afinal, dormir é um dos programas favoritos dessa turminha!

 

Cláudia Pizzolatto e Regina Ramoska

Fonte: www.vetstreet.com

bitcao-cta-produtos-para-gatos

Leia também:

 

– 15 curiosidades sobre gatos
– Ensine seu gato a ser bem-comportado
– Que vacinas meu gato deve tomar?

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz