Voltar para os artigos

Cuidados com o cachorro no verão

Nossa, como o tempo passa rápido. Nós nem tivemos um inverno de verdade e a primavera e o verão já se aproximam.

Com a chegada do calor as pessoas se sentem mais dispostas para passear e se exercitar. Muitos donos de cães aproveitam para exercitar junto os seus peludos, e é bom pensar em alguns cuidados importantes.Ter água disponível, por exemplo.

Quando nós fazemos exercícios, ou quando está muito calor, precisamos ingerir uma quantidade considerável de água para nos mantermos saudáveis, e com os cães não é diferente. Lembre-se que, inclusive, os nossos amigões não suam pela pele para manter a temperatura ideal do corpo. Quando eles estão com muito calor uma água fresquinha é de grande ajuda.

Você deve estar sempre preparado para oferecer água limpa e fresca para o seu amigão e com a ajuda dos produtos da BitCão isso não será mais problema. Veja abaixo a nossa seleção de produtos e como eles podem lhe ajudar:

 

BEBEDOURO DE BILHA – LANÇAMENTO!

Uma ótima opção para quem quer que o cachorro tenha água sempre fresquinha e disponível, sem ter que ficar recolocando água a toda hora. Se você tem um cachorro que gosta de virar o prato de água, ou um peludo que acaba sempre ficando com os pelos do focinho ou das orelhas fedidos porque enfia a cara toda dentro do prato de água, este é um produto imperdível.O Bebedouro de Bilha pode ser facilmente fixado em uma parede ou em um cercado de exposição, e usa como reservatório uma garrafa de refrigerante de 2 litros. Seu peludo terá água limpa, sem baba, sem bichinhos, fresquinha, bastando lamber a pontinha do bebedouro para se servir.Se você tem cachorros de alturas muito diferentes é só instalar um Bebedouro de Bilha na altura dos grandões e ou na altura ideal para o baixinhos. Todo mundo fica feliz e sem dor nas costas ou no pescoço.

BEBEDOURO PET DRINK

No caso de você estar indo para uma aventura ultra radical, como passear em um parque onde não existam vendedores por perto, o Pet Drink vai ser o bebedouro automático do seu peludo.Uma garrafinha de 500 ml, plástica, vem acoplada a um reservatório que torna muito mais fácil e confortável para o seu peludo beber água, do que ficar tentando beber naquela pequena “pocinha” que a sua mão pode manter por míseros segundos. Depois que o bichão estiver satisfeito basta dobrar a garrafinha para “dentro” do reservatório, diminuindo assim o volume da engenhoca.A garrafinha vem com um sistema dosador, assim a água não se sai completamente de uma única vez e o desenho do reservatório permite que cães de todas as raças possam beber confortavelmente.

E para facilitar ainda mais a nossa vida, o Pet Drink vem com uma cordinha para a gente poder carregar o bebedouro canino nos ombros, deixando as mãos livres para que possamos coçar as costas do nosso peludo, sempre que ele quiser.

BEBEDOURO DOBRÁVEL

É perfeito para quem leva o bichão para passear em locais onde será possível comprar uma água mineral, ou uma água de coco.Com o Bebedouro Dobrável nunca mais você vai precisar carregar uma mochila ou bolsa só para levar a “bacia” do seu cão. O Bebedouro Dobrável é feito de um nylon totalmente flexível e impermeável, que segura a água para o seu cão beber tranqüilamente (embora ele pareça pequeno qualquer cão consegue beber nele sem dificuldades).Depois que o seu amigão acabar de se satisfazer com a bebida fresquinha, basta jogar o restante fora, sacudir o Bebedouro para retirar o excesso de água, dobrá-lo, e simplesmente colocá-lo de volta no bolso.

Se preferir basta pendurá-lo por alguns minutos até ele secar completamente, pois o Bebedouro Dobrável vem com um pequeno mosquetão que você pode usar para pendurar na alça da bolsa, ou no passador do cinto da sua bermuda. É tão prático e não ocupa espaço que você pode ter um no porta-luvas do seu carro, na sua bolsa, ou simplesmente carregá-lo no bolso.

BEBEDOURO DE TORNEIRA

Se você tem uma torneira no quintal, em uma altura acessível para o cachorro, este bebedouro é uma excelente maneira de fornecer água sempre fresquinha para ele.Facílimo de adaptar nas torneiras, este bebedouro evita aqueles potes de água pelo chão, que acabam sempre ficando sujos e cheios de limo. Em minutos o seu cão vai aprender que basta ele passar a língua no bebedouro para a água sair da torneira. O Bebedouro de Torneira é totalmente confeccionado em metal, resistente e antiferrugem, que pode ser instalado “no tempo”, mas antes veja se a torneira não está em um local onde bate sol, para ter certeza de que a água do seu peludo vai estar sempre fresquinha.

 

Além de manter á água limpa e fresquinha para o seu amigão, existem outras dicas muito importantes para que ele se mantenha saudável, especialmente nas épocas de calor:

Nunca deixe o seu cachorro sozinho no carro – a temperatura dentro de um automóvel sobe rapidamente e a variação na temperatura do ar pode comprometer seriamente a saúde do seu peludo. É importante lembrar que enquanto nós temos mecanismos extras para mantermos a temperatura do nosso corpo estável, como por exemplo suando pela pele, os nossos amigos peludos não possuem o mesmo artifício. Os cães fazem troca de calor pela respiração e precisam trocar o ar quente de “dentro deles” pelo ar frio. Por isso é tão importante que o seu amigo esteja sempre em um local bem ventilado. Uma pequena abertura no vidro do carro não é suficiente para a temperatura interna do veículo se manter adequada.

Nunca deixe o seu cachorro preso no sol – o princípio é o mesmo do erro que é manter um cachorro dentro do carro durante um dia quente. Neste caso o cão exposto ao sol precisa realizar um esforço muito maior para poder diminuir a temperatura do corpo, do que estivesse deitadinho em uma sombra gostosa.

Cuidado com o calor nas patas – O pessoal que gosta de caminhar pelas calçadas e ruas, fazendo jogging ou caminhadas, não deve se esquecer que o cão não usa tênis, e o calor do chão pode queimar seriamente as patas dele. E mesmo que você esteja caminhando por lugares sob a sombra, tenha cuidado com terrenos muito acidentados, principalmente se o seu peludo costuma viver em um piso liso, pois é provável que a patinha dele seja muito mais fininha do que a gente imagina.

Pele muito branca – Outro cuidado especial é necessário para donos de peludos que possuem a pelagem branquinha e a pele muito rosa. Tal como nós os caninos também estão expostos aos efeitos nocivos dos raios solares. Em caso de dúvidas, converse com o seu veterinário para saber se é preciso usar algum tipo de proteção solar, especialmente em áreas como focinho, orelhas, e patas.

E aproveitando a visita ao veterinário, converse com ele sobre dois problemas que são mais comuns do que a gente pensa e que podem não só afetar a qualidade de vida do seu bicho, como pode levá-lo até a morte. Os possíveis danos causados nas articulações do seu cão (principalmente em filhotes, cães idosos, ou cães com displasia) quando não obedecemos os limites naturais de resistência do bicho. Não exceda a quantidade diária de exercícios recomendada pelo veterinário, e evite deixar o seu cão trotando ou correndo em pisos muito duros (asfalto ou concreto),e também em pisos muito irregulares.

Torção gástrica – Nunca leve o seu cão para se exercitar vigorosamente depois de se alimentar ou depois de beber muita água. A torção gástrica normalmente acontece quando o estômago do nosso cão está cheio, propiciando que o órgão se torne um pêndulo, girando e torcendo sobre si mesmo. Também não deixe o seu cão beber muito ou comer logo após voltar de uma seção de “academia na praça”, principalmente se ele estiver ofegante.

Lembre-se sempre que o seu cão é tão indefeso quanto uma criança de colo. Ele não tem como se expressar verbalmente e avisar que está cansado, tem sede, está com calor, ou se sentindo mal. É preciso que estejamos atentos aos nossos amigões para entendermos o que eles querem nos dizer, porque às vezes os sinais são sutis. Em caso de dúvidas, a pessoa mais indicada e mais informada para lhe ajudar a cuidar bem do peludão é o seu veterinário de confiança. Não hesite em perguntar a ele, nem de pedir ajuda se for preciso.

E pode contar com a BitCão para continuar procurando soluções para você e para o seu amigão, seja em que temperatura for! Como você viu nós temos várias soluções para matar a sede do seu amigão, ignore as necessidades do seu bicho e depois não reclame quando ele resolver tomar um drinque no vaso sanitário ECA!

 

 

Copyright Cláudia Pizzolatto – 2001 – Todos os direitos reservados.
Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É permitida a sua reprodução sem alterações
desde que sejam colocados o nome da autora
e o link para a webpage da BitCão.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz