
Latir é uma coisa normal para os cães: nada mais é do que um meio de se comunicar, de “falar” e expressar suas necessidades. A menos que seja compulsivo ou de forma exagerada, latir é saudável e as diversas entonações têm seus significados.
Observe a próxima vez que seu amigão começar a latir e procure identificar se o au au au au parece com algumas das categorias abaixo:
Tem algo errado – O mais comum é uma sequência rápida de dois a quatro latidos com pausas que significa, em linhas gerais, que há algo acontecendo que deve ser verificado. Se o latido for em tom mais baixo e mais devagar, o cão pode estar sentindo um problema iminente. Significa que “o perigo está muito próximo. Prepare-se para se defender!”.
Olá! – Um ou dois sons agudos e curtos de tom alto ou médio são as saudações mais típicas, e geralmente substituem os latidos de alarme quando um visitante é reconhecido como amigável. Muitas pessoas são recebidas dessa maneira quando passam pela porta. A mensagem é “Olá!”
Me sinto tão só! Uma longa fileira de latidos solitários, com uma pausa deliberada depois de cada um, é sinal de um cão solitário pedindo companhia. Muitas vezes este comportamento se torna tão repetitivo que incomoda as pessoas ou deixa o próprio cão em um estado tal de ansiedade que ele vive estressado.
Vamos brincar? Um latido gaguejante, que soa algo como “harr-ruff”, geralmente é dado com as pernas dianteiras no chão e a traseira erguida. Significa, simplesmente, #partiubrincar
O QUE DIZ O ABANAR DA CAUDA?
Saudação – Um ligeiro abanar da cauda sinaliza, geralmente, uma saudação ou um esperançoso “estou aqui, venha fazer um cafuné na minha barriga!”.
Satisfação – Um abanar de cauda largo é amistoso: “Eu não estou desafiando ou ameaçando você.” Em muitos contextos, também pode significar “estou satisfeito”, e é a coisa mais próxima da concepção popular da felicidade, especialmente se o bichão parece rebolar, com a cauda praticamente arrastando os quadris dele.
Confusão – Um balanço lento com a cauda em “meio mastro” é menos social do que a maioria dos outros sinais. Sacudidas lentas com a cauda nem em uma posição particularmente dominante (alta) nem submissa (baixa) sinalizam insegurança ou incerteza do que fazer a seguir.
Lutar ou fugir – Pequenos e rápidos movimentos em alta velocidade, parecendo as hélices de um ventilador, são sinais de que o cão está prestes a entrar em ação (correr ou lutar, geralmente). Se a cauda estiver alta e vibrando, sinaliza uma ameaça ativa.
Fonte: Do Dogs Dream/Stanley Coren.
Leia também: