Voltar para os artigos

Dicas para dar mamadeira para o seu filhote

Dicas para dar mamadeira para o seu filhote

A maioria dos filhotes, de cães ou de gatos, nascem bem e são amamentados por suas mães sem precisar de nenhuma, ou quase nenhuma, assistência humana. No entanto, às vezes, acontecem problemas e precisamos cuidar intensamente destes bebês para que eles tenham condições de crescerem e se desenvolverem com saúde.

Um dos momentos mais bonitinhos, e também um dos mais tensos quando estamos prestando assistência aos filhotinhos, é a hora da alimentação. Dar mamadeira para o filhote pode passar de sonho a pesadelo em um minuto, principalmente se o peludo aspirar parte do leite para os pulmões – o que, diga-se de passagem, não é difícil de acontecer se não tivermos muito cuidado.

Para alimentar um filhote órfão, ou nos casos em que a mãe não pode amamentar adequadamente, é preciso ter paciência, cuidado, horário rígido e uma mamadeira adequada para o tamanho da boca do recém-nascido, com um bico que não passe muito líquido de uma vez só.

Nunca use seringas, conta-gotas ou sondas, a menos que você saiba exatamente como fazer o aleitamento usando estes instrumentos. Filhotinhos possuem um estômago muito pequeno e qualquer excesso de leite que entre rápido demais por sua garganta vai acabar parando nos pulmões, afogando o pequeno bebê.

Qual é a melhor mamadeira e como usá-la?

Prefira as mamadeiras feitas especialmente para filhotes de animais, que venham com bicos sem furos ou cortes. Embora algumas vezes não seja fácil acertar o tamanho do buraco que deve ser feito no bico da mamadeira para alimentar o filhote, é importante que o furo não deixe o filhote frustrado pela falta de leite, ou que ele corra o risco de engasgar com um fluxo muito grande de líquido.

É preciso que haja uma certa resistência do leite ao sair, pois na mamada normal o filhote tem que fazer força para sugar a teta da mãe.

Experimente fazer um furo com uma agulha ou alfinete quente no bico de borracha, ou faça um talho em X com a ajuda de uma lâmina fina, esterilizada. Não corte um buraco com tesoura, pois se sair muito líquido não será possível corrigir o tamanho do orifício.

Vire a mamadeira com o bico para baixo e observe:

  • Se você precisa apertar um pouquinho no bico da mamadeira para o leite sair, significa que o furo está correto;
  • Se o leite sai ou pinga sozinho, significa que o furo ficou muito grande. Faça um furo menor em outro bico e guarde o anterior para quando o filhote estiver perto de desmamar completamente.

O melhor leite e como prepará-lo

Existem várias marcas de leite no mercado. Use um leite substituto de qualidade superior. Não use leite de vaca ou outras receitas caseiras que não sejam sob a supervisão e orientação do veterinário, pois filhotes recém-nascidos precisam de uma grande quantidade de energia para crescer e se manterem saudáveis e o desequilíbrio nos nutrientes pode ser extremamente prejudicial.

Prepare o leite substituto conforme as recomendações do fabricante ou de acordo com a orientação do seu veterinário. É importante saber que cada fabricante de leite tem uma concentração diferente de nutrientes em sua fórmula e, por isso, a diluição pode variar de marca para marca.

Utilize água fervida para preparar o leite substituto, já que o filhote ainda não tem defesa contra os microrganismos que vivem na água. Aqueça o leite a uma temperatura de cerca de 38ºC, pois esta é a temperatura média da mãe. Como os filhotes recém-nascidos não possuem mecanismos para manter a temperatura do próprio corpo, um leite frio ou gelado irá deixá-lo com frio e pode ser fatal.

A técnica da mamada e outros cuidados

Na hora de dar a mamadeira, deixe o filhote com a barriguinha para baixo (como ele ficaria ao mamar na mãe),e posicione a mamadeira de forma a não entrar ar no bico – o filhote ficará com a cabecinha um pouco mais para cima.

Jogue fora qualquer resto de leite que sobre depois de uma rodada de alimentação.

Limpe e esterilize cuidadosamente os bicos e a mamadeira depois de cada sessão de mamadas.

Se o filhote estiver com muita fome ou sugando muito rápido, e da boca dele começar a pingar leite para fora, retire o bico da boca do pequeno e espere um minuto, até que ele consiga engolir todo o líquido que está na boca. Se bolhas de leite estiverem saindo pelo nariz do bichinho é sinal de que o furo no bico da mamadeira está muito grande, ou que você está apertando demais o corpo da mamadeira, fazendo com que o fluxo de líquido seja muito grande e muito rápido.

Esteja preparado para algumas semanas sem descanso, pois os filhotes muito novos precisam ser alimentados de duas em duas horas ou, no máximo, em intervalos de três horas.

Os recém-nascidos precisam de uma quantidade enorme de energia para suportar o desenvolvimento acelerado a que seu organismo é submetido. Então, nada de preguiça: peça ajuda para revezar com alguém durante a noite.

Para saber se seu filhote está se desenvolvendo bem, use uma balança de cozinha para pesá-lo todos os dias durante o primeiro mês de vida. O correto é que ele ganhe peso de forma constante.  Se isso não estiver acontecendo, fale com o veterinário o quanto antes para que ele possa lhe orientar.

E se por um lado temos a vantagem de não precisar dar banho nos filhotes (aliás, nem se deve dar banho nos muito novinhos),por outro é preciso limpar e massagear a região anal e a região urinária para que o bichinho possa se aliviar. É isso mesmo, muita gente não sabe, mas os filhotes com menos de quatro semanas de vida não vão fazer xixi e cocô se não forem estimulados. Quando a mãe está por perto, ela se encarrega da tarefa lambendo a barriguinha e a região anal do filhote. Quando ela não está, ou por alguma razão não segue seu instinto maternal, caberá ao dono estimular o filhote, usando um chumaço de algodão ou gaze úmida em água morna, e massagear o bumbum do filhote depois de cada mamada. Essa rotina é fundamental para seu bichinho sobreviver.

Lembre-se que você sempre pode contar com a orientação do veterinário e o ideal é marcar as consultas para tirar dúvidas antes mesmo de cruzar a sua cachorrinha, ou gatinha, já que elas vão precisar de cuidados especiais antes, durante e depois do parto.  Quanto ao filhote, se tudo estiver sem problemas e surpresas durante as primeiras semanas, com certeza ele vai precisar conhecer o “tio veterinário”, ou “tia veterinária” a partir das seis semanas de vida, para fazer uma consulta pediátrica e preparar a agenda de vacinas, vermifugações, escolher a melhor ração, etc.

Tenha certeza que, depois de tomar esses cuidados , seu filhote começará a brincar, cheio de energia e saúde, para alegrar e aquecer o coração da sua família como ninguém!!!!

E, por último, um brinquedo que seu filhote vai adorar!

Manter o filhote aquecido é tão importante quanto alimentá-lo e uma grande ajuda nesta hora é o Snuggle Puppie, que é um cachorrinho de pelúcia, mas que tem um coração que bate de “verdade” (vibra e tem som) e uma barriga quentinha, fazendo o filhote sentir que está próximo de um animal vivo, mantendo-se aquecido e aconchegado.

snuggle_puppie_viralata_marrom

cta-quero-conferir

O Snuggle Puppie tem uma abertura no lugar da barriga, onde você coloca um saquinho com arroz cru aquecido no micro-ondas para emanar calor e que também pode ser usada para colocar a mamadeira, com o bico para fora, imitando uma mãe de verdade.

Conheça e dê ao seu filhote um amiguinho muito especial!

 

Claudia Pizzolatto

Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei. É permitida a sua reprodução sem alterações desde que sejam colocados o nome da autora e o link para a webpage da BitCão.

 

Leia também:
Necessidades nutricionais mudam com a idade
Cães filhotes que mordem
Coprofagia: cachorro que come fezes


Deixe um comentário

39 Comentários em "Dicas para dar mamadeira para o seu filhote"

Notify of

Flávia
1 ano 10 meses atrás

É uma pena não termos procurado qualquer instrução sobre “Cuidados com filhotes”, porque dois já morreram e os outros continuam inchados, esperando a morte também. Bebiam quatro, depois três gatos, cerca de 50Ml, isso mesmo, 50. Alguma duvida de que foi para os pulmões? Nenhuma, o ultimo que morreu saiu líquido pela boca, nariz.. Lamento.

1 ano 10 meses atrás

Que pena, Flávia!!! Sentimos muito; 🙁

Suzane Melo
1 ano 10 meses atrás

Ola. Estou usando pet milk em filhotinhos com 4 dias de nascido, preciso dar agua ?

1 ano 10 meses atrás

Suzane, o ideal é conversar com seu veterinário. Boa sorte com os bebês <3

Felipe Lazarini
1 ano 11 meses atrás

Boa tarde, estou com 3 filhotes de 15 dias, a mãe deixou de produzir leite e nao fica perto dos filhotes! Dois filhotes estão mamando na mamadeira, mas um deles não aceita a mamadeira. O que eu faço para esse filhote aceitar a mamadeira?

1 ano 10 meses atrás

Felipe, o ideal é levá-lo ao veterinário o quanto antes.

Carlos zoowltar
2 anos 3 meses atrás

Ola Minha cadela de raça Bull Terrier morreu no parto, estou tratando os dois filhotes que salvaram, estão com 10 dias. Gostaria de saber quando começo com a papinha de ração ou quando posso começar a introduzir sólidos e água na alimentação.

1 ano 10 meses atrás

Carlos, converse com seu veterinário para dar a melhor assistência aos bebês.

suzinet
2 anos 3 meses atrás

A minha cachorra morreu e estou com 5filhotes eu estou em dúvida de quantas horas eu dou mamadeira pra eles

1 ano 9 meses atrás

Suzi, procure um veterinário urgente, ele pode orientá-la corretamente. Boa sorte com os bebês.

Carla
2 anos 8 meses atrás

Minha poodo teve 4 filhotes vão fazer 1 mês dia 18..só que eu trabalho e tenho uma filha que acabou arrumando uma mamadeira e dando o leite de vaca pra eles depois de três dias dois dele morreram… E as outras duas esta estranha ..sera que morreram PR causa do leite?

1 ano 9 meses atrás

Carla, bebezinhos precisam de acompanhamento veterinário. Muitos cães têm intolerância à lactose. Existem leites específicos para filhotes que não são amamentados pela mãe. boa sorte 🙂

Eliana santana
2 anos 8 meses atrás

Meu filhote tem quarenta e cinco dias mamava normal sugava bem agora está bebendo na vasilha tem hora que pouco demais come alguns grãos de ração não quer sugar a mamadeira fica mordendo de bandinha é normal ,brinca muito, ta normal mas to preocupada se é algum problema de saúde,obrigada

1 ano 9 meses atrás

Eliana, a lactação dura, em média, seis semanas depois do parto, em breve ele já estará comendo ração para filhotes. Boa sorte.

Ana Cristina
2 anos 9 meses atrás
Por favor me ajude. Estou com Seis filhotes de picher e a mãe que é minha cadela está sem leite comprei o substituto que é pet milk estou os amanentando acontece que ontem a noite pedi ajuda para o amamentar e si aconteceu de que três deles começaram a ficar com nariz entupido respirando com dificuldades Por favor me ajudo o que posso fazer para desobistruir seu nariz um deles não está respirnfo direito e nem mamando direito. O que faço ora resolver isso estou até com medo de dar leite pra ele.ontem até chupei o nariz dele para respirar… Read more »
BitCão
2 anos 9 meses atrás

Olá Ana Cristina, leve o seu bebê a um veterinário!

2 anos 10 meses atrás

ÓTIMO !!! Quando ganhar meu filhote eu irei seguir as regras.

Carmo guedes
2 anos 11 meses atrás

Como sei que meu bebe recen nascido tem puxe para tomar o leite e quando sei que não quer mais leite e que ela é tão frágil só pesa 190g

BitCão
2 anos 11 meses atrás

Olá Carmo, procure pelo seu veterinário para dar as orientações necessárias!

Eline
3 anos 3 dias atrás

Olá, ontem recebi meu filhotinho de pincher que a mãe rejeitou,ele já tem 15 dias. Não consigo fazer ele pegar a mamadeira,na minha cidade não achei a própria para filhotes, por isso comprei uma de bbs com o bico bem pequeno,mas ele não pega,como faço?obrigada.

1 ano 9 meses atrás

Eline, o ideal é usar mamadeira para cães: https://www.bitcao.com.br/mamadeira-para-filhotes.html
O ideal é ter acompanhamento veterinário, cães nesta idade são muito frágeis.

3 anos 2 meses atrás

Olá!
Estou cuidando de tres filhotes, que leite posso dar na ausência do próprio substituto?

BitCão
3 anos 2 meses atrás

Olá Cirilo, você deve consultar o seu veterinário para ver qual o alimento mais correto para dar para eles.

CRISTIANE BERTAÇÃO
3 anos 4 meses atrás

Estou com um filhote de aprox 20 dias , dou a mamadeira certinho e em cada 3 hrs , mas percebi que ele nao esta fazendo coco, isso é normal?? faço os estimulos com algodao e agua morna , quanto de coco um filhote com menos de 1 mês faz por dia?? Ainda nao consegui leva-lo ao vet pois nunca tem hr disponível,

BitCão
3 anos 3 meses atrás

Olá Cristiane, só levando no veterinário mesmo… Não podemos dar orientações de saúde pela internet!

cintia
3 anos 7 meses atrás

estou com a seguinte duvida.um dia eles estao muito bem no outro esta todos molinhos, sao filhotes de poodle orfaos de 25 dias. a alimentaçao e a mesma desde o inicio,sera que e algo grave?

BitCão
3 anos 6 meses atrás

Olá Cintia, leve-os ao veterinário!!!!

cintia
3 anos 8 meses atrás

Olá pessoal,venho aki novamente para tirar duvidas e ao mesmo tempo agradecer ,estou com os filhotes de 21 dias eles mamam na chuquinha pois perderam a mae, ate ai tudo ia muito bem so que agora eles mamam e o leite esta voltando pelo focinho e nao sei o que fazer me ajudem.

BitCão
3 anos 7 meses atrás

Olá Cintia, não há como te ajudar pela internet… Procure urgente um veterinário!

cintia
3 anos 8 meses atrás

tenho dois filhotes orfaos estou fazendo tudo certo ate agora ja levei ao veterinario e a boquinha deles esta normal ja formada so que toda vez que vou dar mamadeira o leite sai pelo focinho,mesmo saindo pouco,e nao sei mais o que fazer ha algum perigo?

Amara Areias
3 anos 8 meses atrás

Parabéns ao site Bitcao, sou Med. Veterinária há 30 anos e sempre tem algo pra aprender com ele. Sempre recomendo aos clientes
Mais uma vez parabéns!
M. V. Amara Areias
amaraareias@hotmail.com

BitCão
3 anos 8 meses atrás

Obrigada por suas palavras, Amara! <3

cintia
3 anos 8 meses atrás

estou com uma bebe de 9 dias,ontem quando eu a amamentei ela engasgou e desde entao nao quer mamar e fica gemendo,sera que vou perde-la? ou e so aguardar que isto passa? ela esta fazendo xixi e caquinha normal e estou pingando gotas do leite na boquinha dela.o que devo fazer?

BitCão
3 anos 8 meses atrás

Olá Cintia, você tem que levar no veterinário… Urgente!

4 anos 5 meses atrás

estou cuidando de 2 cachorrinhos pudo,pois a mãe morreu eles tem 10 dias de vida, mas 1 mama e solta muito leite pelo nariz,como posso ajuda-lo?

BitCão
4 anos 4 meses atrás

Olá Keylla, para a segurança dos bebês o ideal seria você levá-los a um veterinário, só ele poderá te ensinar como agir com filhotes tão pequenos. De qualquer modo, como você está dando a mamadeira para eles? Não se deve dar a mamadeira para um filhote da mesma maneira que damos para um bebê humano. Com o filhotinho, deve-se deixa-lo de barriga para baixo e deixar que ele pegue o bico da mamadeira, fingindo que ela está na posição da teta da mãe. Provavelmente o seu está soltando o leite pelo nariz por isso.

SILVANA FALLER
4 anos 6 meses atrás

muito bom esse site

Vitória Ribeiro
4 anos 8 meses atrás

Ganhei meu filhotinho semana passada ele ainda eh mt pequenino, nao sabia como alimentalo,depois dessas dicas começei a alimentalo desse jeito e ele ja esta bem gordinho rsrsrsr!

BitCão
4 anos 8 meses atrás

Olá Vitória, que bom que você se acertou com a alimentação do seu bebê, ficamos muito felizes em poder te ajudar! Mas além de pegar as dicas aqui no nosso blog, sempre que você tiver súvidas quanto à saúde do seu filhote, pergunte também ao seu veterinário!

wpDiscuz