Voltar para os artigos

Ele não aprende ou você não ensina?

iStock_000018901049_Large-700x464

 

 

Vira e mexe a BitCão recebe e-mails com dúvidas sobre comportamento ou pedindo ajuda para a solução de problemas como… tchanan!! Xixi e cocô fora do lugar. Se é o seu caso e serve de consolo, você não está sozinho. Até criadores experientes podem penar um bocado para ensinar um filhotinho mais marrento onde é o sanitário. E, convenhamos, é muito chato: exige disciplina, dedicação, paciência, persistência, persistência, persistência, persistência… e muita supervisão.

Mas… e quando nada dá certo? A culpa é do cachorro ou sua? Já parou para pensar que, na maioria das vezes, você dá bronca quando o peludo faz xixi errado, mas não festeja quando ele acerta?

Para entender melhor essas questões, decidimos publicar os e-mails que recebemos de Totó, um viralatinha muito inteligente que, com as nossas dicas, conseguiu adestrar os seus donos.

 


 

Olá BitCão!

Lendo as Dicas da Especialista no blog criei coragem para dividir com vocês alguns perrengues que estou passando. Bem, cheguei na casa da minha família humana há cerca de um mês, cheio de energia! Aqui é muito legal, tem comida e água à vontade o tempo todo. Faço diversas refeições por dia, antes, durante e depois de brincar e dormir, e sou muito paparicado. O problema é quando algo quente e líquido escorre pelas minhas pernas. Nas primeiras vezes em que isso aconteceu todo mundo riu, mas depois comecei a levar bronca. Chegaram até a esfregar meu focinho rosado naquela poça e a bater no meu bumbum com jornal. Choraminguei e não entendi nada. O que eu deveria fazer, afinal? Quero muito agradar meus donos e sei que eles se zangam a valer, mais ainda quando deixo “presentinhos” no tapete.


 

Querido Totó, relaxe, a culpa não é sua! Educar um filhotinho exige paciência e determinação, especialmente até os seis meses, pois vocês não possuem total controle da bexiga e do intestino. Converse com seus donos para que eles não briguem demais, nem fiquem horrivelmente chateados quando acontecerem acidentes. Você não vai gostar, mas refeições têm de ter horário – e água também! A tijelinha só deve ficar à disposição quando você já perceber quando quer fazer xixi (e souber onde é o banheiro, claro),a menos que esteja muuuuuuuuito calor.

O seu veterinário vai dizer quantas vezes por dia você deve comer. As refeições duram, e média, 15 a 20 minutos, e antes mesmo da sobremesa eles devem levar você até o “banheiro”: tapetinho, jornal ou rua (se você já estiver vacinado) e esperar um tantinho. Alguns humanos mais espertos são capazes de perceber que quando você dá uma “sambadinha” está apertado, mas não conte com isso. Uma dica: nada de picar o tapete ou jornal enquanto o xixi não vem, ou vai levar bronca do mesmo jeito (deixe para fazer isso quando seus donos saírem!). Ah! Se eles esfregarem sua fuça ou baterem no seu bumbum grite alto, muito alto, para que toda a vizinhança escute e eles morram de vergonha, pois não adianta nada. Coisa feia! Qualquer problema, escreva novamente!

Au-braços da BitCão.


 

Puxa, muito obrigado pela atenção! Já se passou um mês e até agora não sei se estou fazendo a coisa certa. Às vezes eles não falam nada, mas em outras levo o maior ralho! Eles gritam e repetem sem parar não-não-não-bicho-feio! Fico um pouco magoado, porque realmente quero acertar. O que fazer?

Totó


 

Querido Totó,

Haja paciência com os humanos, não é? Dão bronca quando o xixi sai errado, mas não festejam muito quando vocês acertam. Tente explicar que a sua bexiga ainda é pequenininha e, portanto, a quantidade de xixi que cabe lá dentro é mínima, por isso você precisa ir ao banheiro mais vezes, caso contrário eles terão de limpar o chão toda hora. Se nem assim eles entenderem, desenhe: cães fazem as necessidades num prazo de até 90 minutos depois de acordar, depois de comer e depois de se exercitar/brincar. Esses são os horários mais críticos, nos quais a vigilância deve ser rigorosa. Diga claramente: quando você fizer xixi no lugar certo, eles devem comemorar como numa vitória da Copa do Mundo (vamos esquecer a de 2014). E que não falem nada quando você errar, oras!

Mas, conta aqui uma coisa: você já sabe onde é o banheiro? Está sempre sequinho e limpo? Fica longe da sua caminha, da ração e água e da bagunça do barulhento humaninho de 6 anos?

Beijinhos, BitCão.


 

O banheiro fica do lado da minha cama e perto do saco de brinquedos do humaninho! Coisa estranha, né? Eu estou com quatro meses e hoje ouvi a vovó dizer que sou burro porque não faço xixi no lugar ainda. Como dói! Será que é isso mesmo? Nunca vou aprender nada? Tenho me esforçado buscando os locais que já têm cheiro de xixi e cocô, pois acho que é melhor, né? Assim limpam tudo de uma vez. Às vezes minha família passa o dia fora e me tranca na área de serviço. Eu me aperto, mas não faço xixi na minha cama, nem perto da comidinha, só que as coisinhas escapam assim que eles me soltam. Sabem o que acontece? Começa com “r” e termina com “o”. (dica: ralho!)

Com temor, Totó


 

Totó, estamos cada vez mais sensibilizados com o seu caso. Talvez seja o caso de enviar um manual para os seus donos! Afff! Vamos a uma nova tentativa. Você é inteligente e vai conseguir explicar que o cheiro de urina e fezes é extremamente atrativo, e é claro que você vai fazer xixi no mesmo lugar! Tem de limpar bem limpadinho, água e detergente não resolvem. Como eles parecem ter dificuldades de compreensão, use um exemplo humano: é a mesma coisa que passar desodorante sem tomar banho. Humpt! Só produtos específicos removem o cheiro.

Aubraços perfumados, BitCão


 

Gente, gente, geeente!!! Faz tempo que não escrevo (estou com sete meses),mas é que as coisas pareciam estar mais fáceis por aqui. Meus humanos aprenderam a me ensinar a fazer xixi no jornal, espalhavam várias páginas e trocavam pelo menos duas vezes por dia, ou mais se estivesse molhado ou eu fizesse cocô. Dava até para acompanhar o horóscopo! Aí veio uma tal de crise (quem é essa? Só falam nela!),e as folhas diminuíram em tamanho e quantidade – ouvi dizer que eles pegam o jornal no metrô porque é de graça. Meu pai agora fica o dia todo em casa vendo televisão, de pijama, e não me leva para passear. A mamãe anda nervosa e também não me dá atenção. A vovó disse que sou um burro na adolescência, com hormônios em fúria, só porque dei uma esguichadinha no sofá dia desses. Socorro!

Totó com a pata erguida


 

Caro Totó, que sinuca de bico, hein? Bom, temos de informar que a vovó não vai aliviar seu lado se você continuar marcando território no sofá, mas entendemos que não é culpa sua. Sabe, a castração é uma boa, já que provavelmente você não usará suas bolas para nada, mas é o tipo de papo que devemos ter com a sua mãe. Seu pai, de pijama ou terno, vai se esconder atrás da porta com você e tapar os ouvidos ao ouvir a primeira sílaba, casssss. Entendemos que é um tema polêmico e deve ser tratado com mais delicadeza, então vamos às sugestões objetivas. Ninguém merece usar banheiro sujo! Damos toda razão a você! Quanto tempo leva para trocar o jornal ou o tapetinho? Enquadre a sua família humana ou explique, pacientemente, que os passeios na rua também servem para isso. Digamos que é o banheiro público. : )

Se nem assim eles se posicionarem, continue fazendo xixi fora do lugar e ponto final!

Aubraços solidários, BitCão


 

 

#ficaadica

  • Controle a água e comida
  • Mantenha um horário constante e a casa livre de cheirinhos
  • Restrinja as áreas de acesso
  • Mantenha o banheiro longe do quarto e da cozinha
  • Corrija na hora certa e recompense os acertos
  • Tenha paciência, seja consistente

 

por Regina Ramoska

Deixe um comentário

6 Comentários em "Ele não aprende ou você não ensina?"

Notify of

steffane
2 anos 1 mês atrás

Bom Dia Bicão!
Me ajudem e tenho um shitzu de 2 meses estou ensinando ele a usar o banheirinho na primeira semana ocorreu tudo bem ele só fazia no local certo porem na segunda semana ele passo a fazer em qualquer lugar usa a caixa só quando ele quer o que eu posso fazer?

BitCão
2 anos 26 dias atrás

Olá Steffane, você terá que reforçar o treinamento dele… Lembre-se que ele ainda é um bebê!

Luanda
2 anos 7 meses atrás

Muito bom obrigada

Andreze
2 anos 8 meses atrás

Bom dia!
Tenho uma dúvida. Minha cachorra vai fazer dois anos agora em junho e eu consegui ensiná-la a fazer xixi e cocô no jornal direitinho, determinando um lugar fixo pra isso (longe de onde ela fica e tbm de nós),usando o pipidog e elogiando quando ela acertava. Tava tudo ótimo!! Mas agora ela vem fazendo cocô nos lugares errados, e cada vez mais perto de nós (já foi no corredor da cozinha, depois na cozinha e o último foi dentro de um quarto!!). O que pode estar acontecendo??
Obrigada!!

BitCão
2 anos 3 meses atrás
Elizabeth Abreu P. Bernardes
2 anos 8 meses atrás

Amei essa matéria. muito interessante. Sabem o meu Totó tem sempre o banheiro limpinho e ele ama usá-lo. É muito prático.

wpDiscuz