Voltar para os artigos

Feliz pra cachorro – ou gato!

cat_dog

Diversos estudos garantem que as estruturas cerebrais de gatos e cachorros são bem semelhantes às humanas, o que faz com que eles tenham sentimentos muito próximos aos nossos: alegria, tristeza, solidão, saudades…

A felicidade de um cão quando chegamos em casa faz com que ele esqueça as horas de solidão. Ele corre, abana o rabo e é capaz de dar um salto digno da medalha de ouro nas Olimpíadas ao ouvir nossa voz ou o barulho das chaves (ou da guia na hora de passear). E o que dizer dos miaus dos nossos gatinhos e da esfregação nas pernas, ou daquela amassadinha quando estamos na cama ou sofá?

Esses serezinhos adoráveis têm muitas formas de expressar sua felicidade… Vejam algumas:

 

1) Abanando o rabo

Parece ser o mais clássico, não é? Bem, o rabo do cachorro expressa diversos sentimentos, como medo, tensão ou felicidade – quando ele move rapidamente (os mais afoitos quase rebolando ou em círculos!),tem feição amigável e olhos curiosos e brilhantes. Mas não é só isso. Um neurocientista italiano e dois veterinários desenvolveram um estudo que garante que os cães abanam mais a cauda para o lado direito quando se sentem bem com a presença das pessoas que eles amam. Com a facilidade da tecnologia hoje em dia, dá para filmar e analisar se o mesmo acontece com o seu amigão.

 

2) Sorrindo

Cães sorriem, sim! Certamente você já percebeu o que significa aquela boquinha entreaberta e levemente arqueada para cima, com o linguão pra fora: é um sinal que ele está calmo e de bem com a vida.

 

3) Pulando

A menos que o seu cão seja treinado para fazer não fazer isso, quando ele estiver feliz e excitado vai pular em você. Vai ver vem daí a expressão “pulos de alegria”. : )

 

4) Fazendo xixi

Não é exatamente a demonstração de felicidade que a gente gosta de ver, mas alguns cães ficam tão alegres em ver seus donos ou alguém querido que não conseguem conter a bexiga – principalmente filhotes.

 

5) Se esfregando nas suas pernas

Embora seja um comportamento mais comum entre os gatos, alguns cães demonstram felicidade e pedem sua atenção se esfregando em suas pernas.

 

6) Correndo

Seu cachorro já correu de um lado para o outro da casa, indo e voltando, assim que você abriu a porta? Essa é uma das maneiras dele demonstrar que está muito feliz em ver você. Mais ou menos como se dissesse “até que enfimmmmmmmm!”.

 

7) Movendo a sobrancelha esquerda

Um estudo realizado no Japão mostrou que cães movem sua sobrancelha esquerda para demonstrar afeto por seus donos. E se o cão está com seu dono amado, está feliz.

 

8) Lambendo seu rosto

Tem coisa mais gostosa do que ganhar um beijão do cachorro? A menos que você esteja lambuzado de picanha, é muito provável que a lambida demonstre o quanto ele o ama e está feliz naquele momento.

 

 

 

GATOS

Nossos bigodudos são mais discretos em suas emoções que os cachorros, mas por meio da linguagem corporal expressam muito do que estão sentindo.

 

1) Massagem

Quando o gato está feliz, começa a pedalar com as patas, como se estivesse fazendo massagem no dono (ou afofando a sua caminha). É exatamente isso que eles, quando bebês, fazem na mãe para estimular a lactação. Ou seja, se o seu felino adora “amassá-lo”, ele o considera mãe (ou pai!).

 

2) Purrrrrrrrrr

Ronronar tem vários significados, inclusive dor e felicidade, e uma de suas funções é relaxar e baixar os batimentos cardíacos dos gatos. Quando o seu gatinho falar Purrrrrrrrr, pode querer demonstrar que está de bem com a vida.

 

3) Me faz cafuné?

Na vida selvagem ou numa briga, a barriga é a área mais vulnerável dos felinos. Se ele exibe a barriguinha para você, praticamente pedindo carinho, mostra que está muito relaxado, feliz e não se sente ameaçado.

 

4) Cauda ao alto!

Cauda apontada para cima, orelhas levantadas e pálpebras ligeiramente cerradas mostram que o gato está relaxado e feliz.

 

5) Brincar

Gatos se divertem com pouco – filhotes, então, nem se fala – e as brincadeiras significam que a vida sorri para o seu amiguinho.

 

6) Troca de olhares

Os felinos encaram seus adversários com um olhar fixo, sem piscar. Portanto, se o seu gato estabelece contato visual com você e ainda dá uma piscadinha, esteja certo que é um sinal de amor e confiança. É como se ele estivesse mandando um beijo – coisa de “gente” feliz.

 

7) Cabeçadinhas

Os gatos têm glândulas no rosto que liberam feromônios, cuja função é marcar território. Quando o gato esfrega o rosto no dono ou numa pessoa que gosta, está “marcando” aquela pessoa como dele.

 

8) Enrosco nas pernas

Gatos só se esfregam nas pernas das pessoas que eles gostam e confiam, promovendo uma troca de odores que ajuda a criar um cheiro comum e familiar entre todos os indivíduos que partilham o território. É mais ou menos como se ele dissesse: “você é meu”.

 

Regina Ramoska

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz