Voltar para os artigos

Gato na rua: fuja dessa roubada

gato na rua

Esse papo de gato na rua é coisa do passado. Se ele é seu, deve ser cuidado dentro de casa, com todos os mimos que merece – e dentro de casa. Para que ele seja cada vez mais feliz, enriqueça o ambiente, ofereça uma boa variedade de brinquedos, uma caminha gostosa e banheiro em local reservado – não se esqueça de manter a caixinha higiênica sempre limpinha.

gato na rua

Dê espaço

Todo mundo precisa de um canto para chamar de seu. Crie uma área de repouso para que o bichano possa relaxar com tranquilidade – afinal, os gatos dormem de 12 a 16 horas por dia. A caminha ou caixa de transporte em um cantinho reservado aumentam a sensação de segurança, e ele certamente vai amar prateleiras ou um espacinho na sua estante.

gato na rua

Dê brinquedos

Brincar é essencial para manter o equilíbrio mental dos gatinhos. Capriche na variedade para que ele tenha distração o tempo todo e não direcione a energia para o que não deve (alguém falou cortinas?). Os bigodudos amam brinquedos que imitam presas, correr atrás da luz de lanternas laser (cuidado para não mirar nos olhos) e de quebra-cabeças. Uma dose extra de catnip (a erva dos gatos) vai animá-los ainda mais.

jardim-sensorial-para-gatos

Jardim sensorial

Os felinos adoram se esfregar em plantas – e até comê-las. São ótimas para ajudar a digestão e eliminação de bolas de pelos, tanto causando vômito quanto ajudando-as a passar pelo intestino. Olho vivo, então, nos vasos que você tem em casa, já que algumas são venenosas e até letais. Bacana mesmo é preparar um jardinzinho especial para seu amigo: plante milho de pipoca, sementes de aveia, trigo ou catnip e deixe que ele curta bastante esse espaço verde. De quebra, sua casa fica ainda mais bonita.

arranhadores-para-gatos

Dê arranhadores

É da natureza dos gatos arranhar – é um exercício físico e mental que alivia o estresse e a ansiedade. Ofereça várias opções para ele – alguns preferem os modelos verticais, outros os horizontais. Há os que gostem de sisal, outros de papelão. Mas uma coisa é certa: os arranhadores garantem a integridade dos seus sofás e cortinas!

brinquedos-para-gatos

Dê trabalho

Embora os gatos adorem ser servidos – ainda mais quando você escolhe uma ração para lá de saborosa – vale lembrar que eles são predadores por natureza. Para suprir essa necessidade, estimule-o a caçar seu próprio alimento colocando ração dentro de bolinhas interativas. Varinhas ou brinquedos com penas também são um sucesso.

gatos-de-rua-brinquedos

Dê desafios

Pense em como os felinos vivem na natureza ao criar o ambiente interno do seu gato. Gatos ao ar livre podem ser vistos escalando árvores, correndo ao longo de cercas ou sentados em lugares altos para que eles possam manter o olho em seu território. Você pode imitar essas condições simplesmente movendo móveis ao redor ou investindo em poleiros de janelas, “árvores de gato” e sistemas de escalada.

gatos-de-rua-como-manter-o-gato-em-casa

Dê visão

Gatinhos adoram acompanhar o que acontece do lado de fora – providencie um cantinho gostoso perto da janela, desde que teladas – isso é fundamental para evitar riscos de queda (e até morte) dos bichanos. E, por falar em janela, você leu essa linda história de amor com final feliz?

Fonte: Vetstreet.


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz