Voltar para os artigos

Qual a melhor ração para cachorro?

racao-para-cachorro

A alimentação é fundamental para o bem-estar e para a qualidade de vida dos peludos, mas como escolher a melhor ração para cachorro? O veterinário é seu grande parceiro na decisão, após a avaliação do perfil, da idade e das necessidades nutricionais do bicho, mas é bacana entender a composição de cada linha de produto para fazer a melhor escolha.

A BitCão elegeu uma ração que oferece inúmeras vantagens para o seu melhor amigo de quatro patas: a Farmina N&D Grain Free apresenta o conceito mais moderno de alimentação saudável, sem grãos ou transgênicos e com opções de sabor de dar água na boca.

A fórmula da Ração Farmina N&D Grain Free para Cães, desenvolvida com matéria-prima de elevada digestibilidade e alto valor nutricional, se baseia no conceito do uso de alimentos naturais e funcionais, bem como no equilíbrio nutricional e na biodisponibilidade dos alimentos, que permite que os nutrientes de todos os ingredientes atuem em conjunto e de maneira positiva, sem anular um ao outro. Assim, o organismo do seu bicho será realmente beneficiado, aproveitando o máximo do alimento para crescer e se manter saudável.

A Ração Farmina N&D Grain Free para Cães tem 70% de produtos de origem animal, super premium; 30% de frutas, vegetais e minerais e 0% de grãos, cereais e transgênicos.

Um destaque importante é que as rações da Farmina passam por testes de aceitação, palatabilidade, absorção e eficácia medicinal sem crueldade. A eficiência dos produtos é avaliada em colaboração com médicos veterinários, universidades e em animais que já apresentam determinada enfermidade, nunca induzindo doenças. Isso significa mais saúde para o seu peludo, sem causar sofrimento a outros.

Outro diferencial é que os sacos de 7,5kg e 10kg da Ração Farmina N&D possuem uma válvula que evita que o ar entre na embalagem, garantindo a manutenção da formulação original e evitando insetos e umidade, que contribuem para a proliferação de fungos e bactérias.

Tipos de rações e suas diferenças:

Existe uma infinidade de marcas e sabores de ração no mercado, desde as mais econômicas, chamadas de “ração de combate”, até as super premium – sem falar nas de prescrição veterinária, indicadas para peludos com alguma doença, como diabetes, problemas renais, etc.

A principal diferença entre as rações econômicas, premium e super premium é a qualidade da matéria-prima, responsável pela digestibilidade, ou seja, quanto o trato gastrointestinal consegue absorver do nutriente. Quando isso não acontece, pode haver prejuízo para a saúde do animal, que não se sente saciado e tem maior volume de fezes. Os animais aproveitam cerca de 77% das rações mais simples e baratas. Já a digestibilidade e aproveitamento das rações super premium pode ultrapassar 92%.

Quais os diferenciais das rações super premium?

  • Formulação fixa;
  • Alta digestibilidade;
  • Alta disponibilidade dos nutrientes;
  • Alta densidade nutricional;
  • Foco principal na qualidade dos ingredientes (melhores e mais caros);
  • Vendidas em locais específicos;
  • Fabricantes divulgam informações e materiais educativos para o público;
  • Garantidas por meio de testes com animais e segundo protocolos reconhecidos.

Para saber se a ração é de alta digestibilidade, confira os ingredientes na embalagem: proteínas de origem animal (carne de boi, frango, peru, ovelha, etc.) são digeridas mais facilmente do que fontes proteicas vegetais como soja e glúten. Outra dica: observe se o fabricante especifica os ingredientes. Farinha de aves, por exemplo, é diferente de farinha de frango.

Proteínas e vitaminas, essenciais para o desenvolvimento e manutenção da saúde, também variam. As rações de ponta incluem em sua formulação diversos ingredientes funcionais, ou seja, fontes de nutrientes benéficas para a saúde dos nossos peludos:

  • Glucosamina e condroitina: ajudam a manter as articulações saudáveis
  • L-Carnitina: preserva a massa muscular magra e estimula a mobilização das gorduras corporais, levando-as para dentro das mitocôndrias, o que faz com que o corpo use a gordura como fonte de energia antes dos carboidratos. Também tem ação antioxidante no organismo;
  • FOS (frutooligossacarídeos): contribui para o crescimento de boas bactérias no intestino e melhor fermentação do bolo alimentar.

Por fim, muitos fabricantes ainda utilizam em suas formulações os polêmicos grãos transgênicos (modificados geneticamente) que podem causar alergias, resistência a antibióticos e desencadear problemas de saúde com o uso a longo prazo.

É muito importante se familiarizar com o rótulo e sempre analisá-lo ao pesquisar novas opções para o peludo. Afinal, você também não olha a tabela de informações nutricionais de alguns alimentos antes de comprar?


Deixe um comentário

1 Comentário em "Qual a melhor ração para cachorro?"

Notify of

3 meses 17 dias atrás

Muito bacana esse site, adorei as dicas

wpDiscuz