Voltar para os artigos

Meu filhote faz xixi quando faço festa. O que fazer?

Tenho um cachorrinho de 2 meses e todas as vezes que ela se aproxima de mim ou das pessoas da casa, ele faz xixi. Eu sinto que é uma demonstração de alegria, mas é muito chato isto, o que fazer?

 

 

Para entender o que está acontecendo com a sua bichinha, precisamos primeiro olhar pelos olhos do seu cão.

Cachorros são animais sociais, que vivem em grupos e organizados hierarquicamente. Isso quer dizer que entre os cães existe um líder e seus subordinados, cada um ocupando um nível na hierarquia do grupo.

Para a sua cachorrinha, sua família passou a ser a “matilha” dela e, sem dúvida, ela reconhece em você e na sua esposa os líderes do grupo.

Quanto ao xixi da sua Labrador, saiba que é uma coisa muito natural em filhotes.

Um filhote não tem controle total da retenção da urina antes de aproximadamente 5 meses de idade. Só isso já é motivo para eventuais acidentes quando eles ficam muito excitados. Uma outra razão, é que este é um comportamento absolutamente normal em filhotes quando na presença de um “cachorro” mais importante hierarquicamente. Você é o líder da matilha e como boa subordinada e filhote ela deve deixar escapar um pouquinho de urina em sinal de respeito e submissão.

Não se preocupe que isso deve passar dentro de alguns meses e sua Labrador está se sentindo muito bem agindo desta maneira. A técnica de ignorá-la um pouquinho quando você chega também pode ajudar a ela ficar mais calma e deixar de fazer xixi assim que te vê. Fale mansamente com ela, mas evitem usar um tom de voz muito alto (falando fininho como quando falamos com bebês) pois isso a deixará ainda mais excitada.

Deixe um comentário

3 Comentários em "Meu filhote faz xixi quando faço festa. O que fazer?"

Notify of

Rafael
3 anos 2 meses atrás

Vcs tem algum adestrador para indicar na Barra da Tijuca-RJ? Obrigado pela atenção, adoro as dicas de vcs.

Christina
3 anos 5 meses atrás

Meu cachorro quando era filhote fazia o mesmo, mas não foi preciso esperar meses pra resolver. Falei com o veterinário dele, que passou uma lista de coisas que podia ou não fazer e como fazer, desde como fazer carinho nele, o modo de falar e olhar pra ele, entre outros e florais pra ansiedade também. Em um mês mais ou menos estava resolvido o problema. Espero que tenha ajudado 🙂

wpDiscuz