Voltar para os artigos

O melhor adestrador para o seu cachorro

Seu Cachorro Não Precisa de Treinador!!

Vamos ser francos!

Nem todo cachorro precisa de treinador profissional. Mas todo cachorro se beneficia de uma boa educação.

A maioria dos cães não tem problemas graves de comportamento, como, por exemplo, agressividade, quando a experiência de um treinador profissional se torna quase indispensável.

Um cão de temperamento muito agitado, ou algumas raças conhecidas como cabeças-duras também pode dar um bocado de trabalho, especialmente para um dono mais inexperiente, e nestes casos, as dicas de um bom treinador pode reduzir o tempo de treinamento pela metade.

O grande barato do treinamento de cães, ao meu ver, é quando os cães têm a oportunidade de socializar com outros cães e pessoas, aprender auto-controle (especialmente em locais públicos),e o dono aprende a aplicar os comandos para as situações do dia-a-dia, além de se tornar o mestre – ser admirado e respeitado – de seu peludo.

Se você gostaria de treinar o seu próprio cão, ou mesmo se não tem um treinador por perto para ajudá-lo, aí vão algumas dicas de equipamentos e técnicas que podem tornar as coisas mais fáceis.

Os comandos mais importantes, para o bom convívio com o bichão são:

 

SENTA – p.ex.: para manter o cão calmo quando recebemos visitas -> praticar sempre que abrir a porta e sempre que o cão quiser alguma coisa, como brincar ou comer;

 

 

DEITA – ótimo para quando precisamos que o cão fique quieto ou se acalme, p.ex.: quando vamos a um barzinho junto com o peludão, ou durante as refeições da família. -> treinar sempre que for o intervalo comercial do Jornal Nacional (durante todo o tempo do intervalo ele tem que ficar deitado). Aos poucos vá comandando para que ele fique deitado durante todo o Jornal;

 

 

FICA – muito útil para quando abrirmos a porta de casa ou do carro e não queremos que o cão passevarado. -> pratique sempre que abrir a porta da rua (senta-fica) e quando o cão for sair do carro (nunca pode sair direto, precisa sempre receber um comando para sair do carro). Muito bom também para tirar fotos do peludo;

ATRAVESSA – pouquíssimas pessoas treinam este comando, mas ele pode salvar a vida do seu cachorro. Só permita que o seu cão atravesse uma rua, mesmo estando na guia com você, depois de dar o comando Atravessa. Esta palavra mágica será a autorização para ele sair de uma calçada. -> Em todo e qualquer passeio pratique o Atravessa. Esperamos que nunca aconteça, mas seu um dia o seu cachorro fugir ou a guia arrebentar, a tendência é ele ficar parado na calçada, esperando o comando para seguir em frente;

 

 

LARGA – imprescindível para não termos que lutar com o cão quando ele pega algo que não devia. -> Pratique com os brinquedos dele, ao jogar bolinha, ou para finalizar a brincadeira de cabo-de-guerra. Peça ajuda à um profissional se o cão tentar morder;

 

 

NÃO – este comando significa: pare de fazer o que está fazendo (ou intenciona fazer), imediatamente, e também nem pense em pegar isso -> você terá, naturalmente, INÚMERAS oportunidades de treinar este comando!!!

 

 

DEIXA VER – se todo cachorro fosse treinado para deixar ser examinado, ninguém teria problema para cortar unhas, limpar orelhas, olhar a boca e tocar outras partes do corpo do seu cão. -> Não espere ter que ir ao veterinário para ensinar este comando. Pratique em casa, quando o bichão está disposto a ser acariciado, e está até um pouco sonolento. Faça deste comando uma rotina e você vai se agradecer quando precisar realmente dele.

 

 

Para atingir estes objetivos, é importante ter disciplina, constância, e paciência, além de ter o equipamento adequado. Mantenha as sessões de treinamento curtas. Duas sessões de 15 minutos TODOS OS DIAS, é suficiente. E, fale a verdade: Não é tanto tempo assim, é?!

 

 

Para entender o seu cão e aprender a maneira correta de ensiná-lo você precisa:

Manual do Cachorro
Manual do Cachorro
Este livro é para quem quer entender melhor o seu cachorro e resolver todos aqueles probleminhas chatos de comportamento.
Apostila de Adestramento
Apostila de Treinamento
Dicas, truques, e os comandos básicos para tornar o seu peludo educado e obediente. Passo a passo. Também elaborado pela Lord Cão.

Para ter sucesso e ter recursos de um profissional, você precisa:

Guia de Nylon
Enquanto não existe um padrão para guias de “passeio”, as guias de treinamento devem ter no mínimo 1,80 metros de comprimento. Com isso o treinador, ou a pessoa que está conduzindo o cão tem folga bastante para executar todos os exercícios, além de obter uma “pega” confortável da guia. As guias de não devem possuir nenhum acessório, como por exemplo, amortecedores de puxões (molas).
Guia de Couro
Ficam cada vez mais macias e gostosas de trabalhar com o passar do tempo. Extremante resistentes, podem durar a vida toda se forem mantidas limpas, secas, e guardadas com cuidado .
Guia Longa
Para quem está treinando o cachorro a obedecer os comandos a longas distâncias (como por exemplo, o comando VEM),ou fazendo a transição para que o peludo obedeça mesmo sem estar usando uma guia, ou ainda ensinando o totó a trazer e entregar a bolinha de tênis, existem a guias de treinamento longas, com 7 metros, sempre confeccionadas em algodão, para reduzir os riscos de queimadura grave, no caso delas se enroscarem nos pés e pernas das pessoas.
Meio Enforcador de Nylon
indicado para quem esta começando a aprender a treinar seu cachorro e para as pessoas que não conseguem dominar totalmente a técnica de correção com o enforcador de corrente, ou para aqueles cães que já estão bem educados e precisa de uma correção bastante leve. A grande diferença entre o meio-enforcador e os outros tipos de enforcadores é que nele há um limite de pressão que pode ser exercida no pescoço do cão.
Enforcador de Nylon
bastante indicado para os cães de pêlo longo, que o dono não quer que ele fique danificado com o uso constante do enforcador de metal, ou para filhotes que ainda não devem receber uma pressão muito forte no seu pescoço. Cães com a pele muito sensível ou donos que tem dificuldade de usar corretamente o enforcador de corrente também se beneficiam bastante desta variação feita de um material mais suave.
Coleira Gentle Leader
opção mais eficiente e moderna para quem quer ter um cachorro educado, mas não quer correr o risco de machucá-lo. Ela foi cientificamente desenhada para trabalhar com os instintos naturais do seu cachorro e ajudar você a se tornar o “líder da matilha”.
Petisco BioDog Bifinhos
Petiscos feito de carne prensada excelente para cães. A maioria dos cães adora este petisco! Para treinamento eles são ideais, pois são fáceis de partir em pedaços pequenos e o cão não leva “duas horas” mastigando, e até esquece o que estava fazendo.
Petisqueira
Para que ficar com o bolso da calça todo sujo de petiscos, ou ainda demorar séculos para retirar a recompensa e dar para o peludo? A nossa Petisqueira é a solução. Pode também ser usada para carregar a bolinha predileta do seu cachorro durante os passeios.
Clicker para Adestramento
Se você preferir, poderá treinar o seu cachorro pelo método Click and Treat, que utiliza de estímulos positivos e muita recompensa para ensinar obediência e truques para o peludo. Além de 2 “cliques”, acompanha folheto explicativo.

Se você chegou até aqui, na leitura desta mensagem, é porque, sem dúvida, você ama o seu peludo e está disposto a trabalhar com ele para que o relacionamento de vocês seja um modelo de sucesso. Temos certeza de que, com estas dicas, e com este equipamento você alcançará um resultado que irá surpreender a todos. Claro que você vai precisar sempre também das três palavras mágicas: AMORPERSISTÊNCIA e PACIÊNCIA.

 

adestramento
Copyright Cáudia Pizzolatto – Todos os Direitos Reservados
A obra VOCÊ PODE SER O ADESTRADOR DO SEU CACHORRO de Cláudia Pizzolatto está protegida pela Lei dos Direitos Autorais.
Ela pode ser reproduzida para USO NÃO COMERCIAL e SEM MODIFICAÇÕES.
Permissões adicionais podem ser obtidas entrando em contato com a autora.
Obra publicada em 03/02/2001.
Em qualquer reprodução é obrigatório colocar os créditos de autoria completos, com o link, como abaixo:
Cláudia Pizzolatto
Treinadora Especialista em Comportamento Canino
BitCão – Brinquedos Inteligentes para o Treinamento do seu Cão

Deixe um comentário

3 Comentários em "O melhor adestrador para o seu cachorro"

Notify of

m l a gioia
2 anos 8 meses atrás

preciso de um treinador para labrador.
sou idosa e ñ consigo passear c/ ele-precisa comando.
aguardo resposta,obrigada

2 anos 8 meses atrás

Olá M l a Giogia, não trabalhamos com treinamento, então sugiro a você que entre em contato com seu veterinário e peça uma indicação.

3 anos 27 dias atrás

eu estou levando minha cachorrinha Beatriz

wpDiscuz