Voltar para os artigos

O melhor banheiro para o gatinho

O melhor banheiro para o gatinho

Gatinhos não são como filhotes de humanos quando estão saindo das fraldas – praticamente já nascem sabendo onde fazer xixi e cocô.  Alguns demoram um pouco para aprender a fazer as necessidades no lugar certo. Mas, tenha certeza: ensiná-los a usar as caixas de areia para gatos dá bem menos trabalho. : -)

Os felinos já nascem com o instinto de cavar um buraquinho, fazer seus negócios, e depois tampar. Aprendem a usar um local específico por imitação, observando a mamãe. Na falta dela, a tarefa caberá a você, e isso é essencial para uma saudável vida em família – ninguém dá conta de viver numa casa que cheira a banheiro de rodoviária.

O primeiro ponto é escolher bem o tamanho das caixas de areia para gatos: se forem muito altas, próprias para adultos, o filhote pode ter dificuldades em escalá-las. Como a bexiga deles é pequena, dá para imaginar o que vai acontecer.

“Mas, peraí… Vocês falaram caixaS” Pois é. Tenha uma na varanda e outra no banheiro, por exemplo, ou em dois cantos distintos da casa, e aumente as chances do danadinho, que ainda não tem muito controle sobre as funções fisiológicas, acertarem mais. Evite colocá-la em lugares barulhentos – o bicho pode se assustar com a máquina de lavar – e perto de onde ele come e dorme. Gatos têm neuras com cheiros – nem nós gostaríamos de jantar no banheiro – e podem procurar outro lugar, como o seu sofá, para se aliviar. Os gatos gostam de locais mais reservados também. Evite áreas de passagem.

Hoje existem diversas opções de areia que minimizam ou quase anulam o cheiro de urina e fezes, mas isso não pode ser desculpa para deixar os tôtozinhos lá, certo? Gatos são obcecados por limpeza, e se o toalete não estiver nos trinques, vão procurar outro (tãdãnnnn, adivinhe qual?). Para ensinar o novo membro da família, deixe-o nos primeiros dias em um lugar mais reservado, um quarto, por exemplo, com água, comida, cama e a caixa para as necessidades. Coloque-o sobre a areia e permita que ele sinta a textura – segurar a patinha gentilmente e apresentar a ele a textura, mostrando como cavar, é uma ideia. Se ele demostrar interesse ou efetivamente “estrear” as caixas de areia para gatos, recompense-o com muito carinho, brincadeiras ou até um petisquinho.

Com pequenos cuidados, certamente a vida de vocês será repleta de bons momentos, ronrons e traquinagens.

 

Claudia Pizzolatto e Regina Ramoska

Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei. É permitida a sua reprodução sem alterações desde que sejam colocados o nome da autora e o link para a webpage da BitCão.

 

Leia também:
8 coisas que todo dono de gato quer saber
Ensine seu gato a passear na rua de coleira
Como introduzir corretamente um novo gato na família


Deixe um comentário

1 Comentário em "O melhor banheiro para o gatinho"

Notify of

3 anos 6 meses atrás

eu gosto de animais e tenho meu cachorro que si samam fiona ela tem muito orgulinho de mim eu ja sou de tudo pra ela me ama muito

wpDiscuz