Voltar para os artigos

O melhor brinquedo para o seu peludo

Foi-se o tempo em que brinquedo de peludo era a bola furada do filho caçula. Tratados como membros da família, os pets têm hoje, muitas vezes, mais regalias que seus irmãos humanos 🙂

Mas qual é o mais adequado para gatos? E para os cachorros? Antes de qualquer coisa, tenha claro que os melhores brinquedos para cachorro, gato ou qualquer bicho são os seguros – não pode soltar pedaços (há risco de asfixia) nem tinta, por exemplo. Em segundo lugar, brinquedo legal é o que o animal gosta! Alguns enlouquecem com apitos, outros preferem pelúcias, e por aí vai. Difícil mesmo é encontrar um pet que não curta nada.

melhores brinquedos para cachorro

Escolha os brinquedos com base nas necessidades do seu animal. Alguns não são feitos apenas para entretê-los, e sim para fornecer o exercício necessário que manterá o bicho saudável e ativo. Por exemplo, se você não tem tempo para caminhadas diárias pelo bairro ou no parque com o seu cão, eles podem ajudar a manter o patudo ativo e em forma. Você pode jogar a bolinha e ensiná-lo a trazer de volta, ou esconder um brinquedo e ir buscá-lo com o seu cão e ter um momento de ligação especial. Alguns brinquedos também são usados para ensinar alguns truques e treinar a obediência.

Gatos que passam muito tempo sozinhos – ou que são do “comando da madrugada” – certamente vão agradecer um bom kit de entretenimento (e o seu sono também!).

716_PwrPair_InUse_6533flt

Os pets têm personalidades diferentes, dependendo da raça ou de como você os criou, e isso dá pistas sobre o que pode ser mais atraente: alguns gostam de morder, outros de roer, perseguir, sacudir, ou se aconchegar. Alguns curtem ficar em um cantinho, dedicados a mastigar seus brinquedos de borracha, de cordas ou de nylon. Outros gostam de buscar ou pegar bolas ou frisbee e trazer de volta para você jogar novamente. Tem aqueles que adoram sacudir seus brinquedos e jogá-los para o alto, ou então preferem convidar você ou outro cachorro da casa para participar de uma disputa de cabo-de-guerra. Há ainda os “cirurgiões”, que não podem ter uma pelúcia “em patas” sem estropiá-la. Seja qual for o caso, você deve ter tempo para observar o que seu  cachorro ou gato realmente gosta antes de comprar qualquer coisa, embora valha a pena arriscar algo novo de vez em quando.

Pense na segurança animal de estimação, no seu orçamento, se o brinquedo faz barulho e vai atrapalhar a hora da novela ou incomodar o vizinho… Filhotes, adultos e idosos têm necessidades e preferências distintas, e existem brinquedos feitos especialmente para cada fase de vida do seu peludo. Na BitCão você encontra várias seções com a seleção de produtos mais indicados para cada caso. Você pode fazer compras com base em um orçamento específico para se manter dentro dos seu planejamento de gastos, mas isso não quer dizer que vale qualquer coisa. Quer um exemplo? Muitos cães são loucos por garrafas pet (uma opção quase gratuita),porém os mais sapecas aprendem logo como desatarraxar a tampinha. Se ele engolir, é encrenca na certa! Considere, ainda, o porte do seu amigão. Brinquedos muito pequenos não combinam com cachorros muito grandes. Uma das cenas mais tristes que já presenciei foi a morte por asfixia de um Border Collie: ele engoliu a bolinha (pequena demais) durante a brincadeira no parque. Por favor, nunca, nunca, mas nunca mesmo comprometa a segurança e a saúde do seu amigão.

8b615ffe-eecf-4c78-9a53-a3214c507d62

E não é porque seu animal já tem bigodes brancos que vai deixar de brincar. Talvez ele apenas prefira opções menos radicais do que na infância e adolescência.

Vale lembrar: não se zangue quando o animal destruir os brinquedos. Estas ferramentas são importantes no controle da ansiedade e nas brincadeiras, e ajudam a gastar energia e dar vazão aos instintos naturais dos peludos. Destruir os brinquedos faz parte de um comportamento saudável, desde que o cão não engula pedaços que vão sendo arrancados e desde que entenda que só pode brincar e destruir os seus brinquedos e não os outros objetos da casa. Sem dúvida sai muito mais barato repor um brinquedo do que um sofá, um sapato, ou um batente de porta.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz