A curiosidade é uma das características mais encantadoras de nossos bichos: quem não se derrete por filhotinhos de cães e gatos descobrindo o mundo, correndo pelo gramado pela primeira vez, se divertindo com um novo brinquedo? Eles são adoráveis, mas muitas vezes metem o focinho onde não são chamados – e, para nosso desespero, muitos mantêm esse hábito quando adultos.
O jeito, então, é “blindar” o lar do pet e ficar atento ao que pode comprometer a saúde dos danadinhos. Vamos começar pelo jardim. Plantas exercem uma atração quase irresistível. Seu bichinho observa aquelas folhinhas balançando e pensa, “oras, merecem uma boa abocanhada!”. Se ele escolhesse o manjericão ou a hortelã poderiam até ficar com um bafo legal, mas é claro que vai mirar nas perigosas: antúrio, copo-de-leite, jiboia, jasmim, lírio-da-paz, samambaia e até no kit contra mau-olhado, espada-de-são-jorge, comigo-ninguém-pode e arruda, que entre outras, possuem substâncias altamente tóxicas. Se você suspeitar que o malandrinho ingeriu algo, lave a boca dele com muita água e ligue imediatamente para o veterinário. Não dê leite e nem tente induzir o vômito, pois algumas plantas são irritantes e cáusticas para a mucosa oral e para o esôfago. Cuidado, também, com fertilizantes, outro perigo para os pets, e com os insetos. Nem queira saber como dóóóói uma picada de abelha!
Fique de Olho:
– Fertilizantes (inclusive naturais como Torta de Mamona – substitua por Torta de Algodão, que não é tóxica)
– Telas e cercas quebradas
– Luminárias de jardim (podem ter fios desencapados ou desenterrados)
– Plantas perigosas: antúrio, copo-de-leite, jiboia, jasmim, lírio-da-paz, samambaia, espada-de-são-jorge, comigo-ninguém-pode, acácia; crisântemos; dedaleira; hortênsias; espirradeira ou oleandro; azaleia; tinhorão; chapéu-de-napoleão; coroa-de-cristo; trombeta; bico-de-papagaio (muito comum na época do Natal), entre outras
– Aranhas, abelhas, sapos, rãs, formigas, algumas lagartas e mesmo cobras e escorpiões podem usar o jardim ou vasos como abrigo
Dentro de casa
Quem tem filhotes não pode se descuidar de tênis e chinelos: eles adoram carregar e, claro, mastigar muito, mas muito mesmo. Em casos assim, o pior que vai acontecer é você ter de comprar outros, mas se o peludo mantiver a boquinha nervosa e decidir “explorar” a casa, pode se machucar de verdade. Fios elétricos causam choques quando roídos, e você nem vai querer pensar na possibilidade dos dentinhos afiados do seu cãozinho chegarem perto da mangueira do botijão de gás. Sempre que pegar o meliante no flagra dê um sonoro “não” e distraia-o com um brinquedo ou outra atividade. O mesmo vale para os seus chinelos e tênis, é claro!
Telas nas janelas são essenciais para evitar quedas dos peludos. Se você mora em casa, fique atento também aos vãos da grade do portão. Já vi casos em que o dono telou o portão inteiro, e o cãozinho… Roeu! Por muito pouco o danado não escapou para a rua.
A regra para produtos de limpeza é a mesma para casas com crianças: guarde-os a sete chaves. Na hora da faxina, não deixe o pet por perto para evitar que ele lamba o chão, que deve ser enxaguado sempre com muita água para eliminar todos os resíduos. Mas se, por um descuido tremendo, o animal ingerir algum produto químico, corra para o veterinário. O nível de toxicidade dessas substâncias é altíssimo, e muitas vezes é preciso uma lavagem gástrica para aspirá-las direto do estômago.
Cuidado redobrado com os remédios! Esconda-os do seu gato, cachorro e de você mesmo. Muitos veterinários já atenderam animais que mastigaram cartelas de tranquilizantes, antiácidos e até de antipulgas – alguns casos podem ser fatais. Além disso, a medicação sem orientação, tão perigosa para nós, é ainda maior para a turma de quatro patas. Os órgãos do sistema digestivos deles não conseguem absorver medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios indicados para humanos, por exemplo. O Paracetamol, princípio ativo de diversos remédios conhecidos, causa lesão no fígado de cães e pode ser fatal para gatos.
Fique atento!
Princípios ativos como os listados abaixo fazem parte dos nossos remédios do dia a dia e podem ser perigosos e até fatais se ministrados sem a orientação do veterinário. Só ele pode avaliar o problema do animal e receitar o que é mais adequado. É importante ler sempre as bulas dos medicamentos: remédios e dosagens indicadas para cães podem ser altamente tóxicas para gatos.
- Ácido acetilsalicílico
- Iboprofeno
- Naproxeno
- Paracetamol
- Antidepressivos
- Vitamina D
- Calciferol
- Baclofeno
- Metilfenidato
- Pseudoefedrina (presente em xaropes e remédios para gripe e sinusite)
MEDICAMENTOS PROIBIDOS PARA GATOS
- Ácido acetilsalicílico (Aspirina®)
- Paracetamol (Tylenol®, Anador®)
- Pseudoefedrina (Claritin®, Tylenol Sinus®, Loratadina®)
- Salicilato de Bismuto (Pepto-Bismol®, Pepto-Zil ®)
- Ibuprofeno (Advil®)
- Piroxicam (Feldene®, Inflamene®)
- Fosfato de Sódio (Fleet Enema®)
- Xampu a base de Alcatrão (Sebotrat -O®, Ionil T®, Polytar®)
- Xampu com Benzoato de Benzila (Acarsan®)
- Xampu com Ácido Salicílico
- Xampu com Sulfeto de Selênio (Selsun Ouro®, Selsun Azul®)
- Peróxido de Benzoila – usar com cautela (Peroxydex®, Sanadog®, Pertopic®)
- Piretróide (Antiparasitário como Butox®)
- Levamisol (Ascaridil®)
- Azatioprina (Imuram®)
- Piridium®
- Diclofenaco potássico (Cataflam®)
- Diclofenaco sódico (Voltaren®)
MEDICAMENTOS PROIBIDOS PARA CÃES
- Diclofenaco potássico (Cataflam®)
- Diclofenaco sódico (Voltaren®) e a grande maioria dos anti-inflamatórios de uso humano
- Piridium®
Na cozinha
Chocolates deveriam vir com uma tarja gigante: “cuidado, engorda!”, para nós, humanos, e também “cães e gatos, mantenham distância”, para não cairmos na tentação de oferecer “só um pedacinho” do bombom diante de um olhar suplicante. O risco está em uma substância tóxica que pode ser fatal para os nossos peludos. É verdade que existe uma relação entre a quantidade consumida e o peso deles, da mesma forma que alguns animais são mais sensíveis que outros. Então, melhor é não arriscar.
Alguns alimentos também podem trazer problemas, como a cebola e o alho, pois contém dissulfeto de n-propil, substância que altera a hemoglobina, provocando a destruição de glóbulos vermelhos e causando anemia, icterícia e sangue na urina. Existem casos de cães intoxicados pela ingestão de uvas e uvas-passa, macadâmia, carambola e até batata, por causa da solanina, presente na casca do tubérculo. Ossos cozidos, fervidos ou esquentados podem perfurar o aparelho digestivo dos animais.
ALIMENTOS PROIBIDOS PARA CÃES
- Chocolate
- Bebidas alcoólicas
- Bebidas com cafeína
- Uva ou uva passa
- Macadâmia
- Alho e cebola
- Abacate
- Ossos cozidos, fervidos ou esquentados
- Frutas com sementes
- Doces e comidas açucaradas com Xilitol
Por fim, faça regularmente uma revisão nos brinquedos da “molecada”, e jogue fora, sem dó, aqueles que estiverem soltando o recheio ou apresentarem algum tipo de perigo, como pedaços que eles possam engolir. A função do brinquedo é entreter os animais, e se eles os destruírem, ela já foi cumprida. Aproveite para escolher outros bem bacanas – e divertidos! A BitCão tem diversas sugestões para fazer o seu pet feliz!
por Regina Ramoska
Por qur não podem comer ossos cozidos, fervidos ou esquentados? Helenau
Olá Helena, eles podem soltar lascas e machucar o cão.
Porque não pode dar uva para os caes? Não sabia disso, minha cadela da raça Golden Retriever adora uvas thompson (sem sementes)
Olá Soraia, as uvas possuem uma toxina não identificada, que pode provocar sérios danos renais aos cães. Mas isso vai depender do organismo de cada um.
por que o abacate é proibido ?
tenho 1 abacateiro em casa e agora os frutos caem ,é época e tenho 1 dálmata que come uns 3 por dia !
Olá Roseli, o abacate contém uma substância tóxica chamada persina, que pode causar desarranjo gastro-intestinal.
Concordo com Eloá: as fotos das plantas seria muito bom! Excelente artigo!!! Muito útil!
Amei o artigo, porém acho que os exemplos de plantas e as outras coisas citadas deveriam vir com uma foto ao lado para identificação. Muitas dessas plantas eu não sei como são e se tenho em casa. Assim como o xilitol. O que é isso?