Voltar para os artigos

O que cabe no prato do peludo?

nutrição animal

Alguns alimentos que consumimos também podem ser oferecidos para cães e gatos, mas é importante atentar para as proporções. Para que você não erre a mão na hora de incrementar o prato do seu bichão, consultamos a médica veterinária Dra Paloma Dalloz, que  é fera em nutrição animal. Confira as dicas da especialista e encante seu melhor amigo!

 

ALIMENTOBENEFÍCIOSQUANTIDADEANIMAIS
FrutasTodas, EXCETO abacate, uva e carambola.Ingestão de fibras e vitaminas fonte de petiscos saudáveis.Gostamos de fazer sempre um comparativo. Quando um animal de 10Kg come uma banana inteira, é como se nós, humanos, comêssemos sete bananas (muita coisa!). Por isso recomendamos 100 g de frutas para animal de 10 kg.Cães podem ter suas frutas preferidas, mais o interessante sob o ponto de vista nutricional é variar. As campeãs entre os peludos são melão, melancia, maçã manga e tangerina. Aconselhamos a retirar os caroços.Já os felinos não são chegados, mas não há contraindicação.
Castanha do Pará, amêndoas e nozes.Macadâmia é tóxica, atenção!As oleaginosas são excelentes fontes de selênio, um antioxidante que retarda o envelhecimento e melhora a função cerebral. Ótimo petisco para ser usado como recompensa.O excesso pode causar diarreia.
Recomendamos que cães até 10 Kg ingiram no máximo duas unidades por dia. Cães acima de 20 kg podem comer até quatro unidades por dia.
Alguns cães adoram, mas os mais ansiosos acabam não mastigando e assim é possível observar que as sementes saem inteiras nas fezes, ou seja, não há absorção dos nutrientes. Para gatos não recomendamos, pois o excesso de selênio está associado ao hipertireoidismo felino.
Iogurtes (normal, pois o  diet e light normalmente contém adoçantes na composição).Uma boa fonte de cálcio natural e, apesar de possuir lactose, é bem tolerado por cães e gatos.Não ultrapassar uma colher de sopa por dia para um cão de 10 kg. Cães maiores de 25 kg podem ingerir até quatro colheres de sopa por dia. Gatos que gostam de iogurte normalmente não comem mais do que uma colher de chá.Sucesso entre cães e para gatos. Uma boa dica é colocar iogurte dentro do brinquedo KONG e levá-lo ao congelador. Oferecer o brinquedo “congelado” com o iogurte para diversão é lambança garantida.
Pipocas (nós preferimos a tradicional, feita na panela, sem sal e sem manteiga, mas se a opção for a de micro-ondas, optar pela light e natural).Indicado para os gordinhos! Cães não digerem a pipoca de forma a aproveitar todos os nutrientes, então a recomendação seria usá-la como brincadeira ou treat, jogando para o peludo pegar e incentivando o exercício. Ah, os magrinhos também podem participar da brincadeira, sem problemas…Até 20 pipocas por dia para um animal de 10kg. Gatos podem gostar, mas dificilmente comerão mais de duas unidades.Cães e gatos adoram ver pipocas rolando pela casa!
Queijos (obviamente nos referimos aos queijos brancos como Cottage, Ricota ou Minas).Atenção aos queijos gordurosos, são frequentemente causas de pancreatite. Queijos amarelos? Nem pensar! Os queijos com baixo teor de gordura são uma boa opção, principalmente para disfarçar aquele comprimido!!Para os gatos e cães até 10 Kg, uma colher de chá por dia não causa problemas. Lembrando que o queijo branco também é fonte de proteína, atenção aos cães e gatos com problema renal.Sucesso entre cães e gatos.
Cenoura cruaÓtimo entretenimento para os cães. Lembrando que eles não possuem capacidade intestinal para digerir fibra crua, ou seja, a cenoura será visível nas fezes, mas não há contraindicações.Metade de uma cenoura crua média para um cão de 10Kg, ou duas mini cenourinhas.Não cortar nem ralar a cenoura, pois roer a cenoura ajuda a limpar os dentes.Só para cães, gatos não gostam de perder tempo roendo…
AçaíÓtima fonte de ferro e energia, mas por ter muita gordura é preciso oferecer aos poucos e em doses pequenas, para evitar diarreia. Atenção para a presença do guaraná! Pode dar taquicardia, por isso não aconselhamos.O ideal é começar com uma colher de chá. Se o animal (de qualquer tamanho) tolerar bem o açaí pode oferecer outras vezes em quantidade maior. Cães até 10 Kg não devem comer mais de três colheres de sopa/dia. Lembre-se que o açaí é bastante calórico.Cães e gatos, mas assim como humanos, uns adoram e outros não.
Picolé de frutasUma ótima alternativa após um passeio na praia ou no parque. Aconselhamos os não diet e que não contenham leite: limão, tangerina, manga. Normalmente os de coco e de morango contém leite.Para cães de 10 Kg sugerimos dividir um picolé com algum outro peludo.Gatos se restringirão a poucas lambidas. Pela quantidade de açúcar que pode conter, recomendamos apenas uma vez na semana, por exemplo, no passeio de domingo.Cães e gatos (uma vez por semana).
Água de cocoRica em potássio, ideal após exercícios. Alguns animais amam de paixão, mas a água de coco não deve ser oferecida com frequência. Recomendamos apenas no final de semana.Para cães até 10 kg,  200 ml no máximo duas vezes por semana.Gatos que gostam ficarão felizes com poucas lambidas.Cães e gatos.

 

foto-palomaPALOMA DALLOZ é graduada em medicina veterinária pela UNESA/RJ (2008),mestranda em clínica médica área de endocrinologia pela Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro; fez estágio em nutrição clínica veterinária na Michigan State University; estágio no setor de nutrição enteral e parenteral no Hospital Samaritano RJ; estágio no setor de nutrição clínica de pequenos animais no Hospital Governador Laudo Natel (FCA/UNESP, Jaboticabal, SP),Membro da American Academy of Veterinary Nutrition (AAVN).

 

Deixe um comentário

14 Comentários em "O que cabe no prato do peludo?"

Notify of

1 ano 18 dias atrás

Muito legal as dicas do seu site. Obrigada

camila
2 anos 10 meses atrás

Tem problema dar água de coco industrializada? É um caso de tratamento de diarréia.

BitCão
2 anos 10 meses atrás

Olá Camila, à princípio, se podemos dar para nossas crianças não deveria ter problema em darmos para nossos cães. Mas sempre, em caso de dúvida, o melhor é consultar um veterinário!

carolina
3 anos 17 dias atrás

Por favor, gostaria de comprar o comedouro suspenso duplo, mas qual seria o tamanho ideal para um Bulldog Francês? Com os pés ajustáveis ou fixos? Pote para comida e água pequeno ou grande?
Obrigada,
Carolina

1 ano 9 meses atrás

Carolina, nossos comedouros suspensos “crescem” com o cachorro, e podem ser usados por muito tempo! https://www.bitcao.com.br/comedouro-suspenso-em-aco-inox-para-caes-e-gatos.html.
São dois potes com capacidade para cinco xícaras de ração ou 1,18 litros de água, cada. Medidas dos potes: 17 cm de diâmetro e 7 cm de profundidade.

Ingridd Reis
3 anos 4 meses atrás

Ótimas dicas!

Tito
3 anos 4 meses atrás

Esqueceu de falar do pão …
Grato

Bruna
3 anos 5 meses atrás

Parabéns!!!!. Muito úteis estas informações.
Gostaria de sugerir uma matéria específica sobre a nutrição de cães diabéticos, o que pode ser oferecido e o que deve ser evitado.

Carlos
3 anos 5 meses atrás

Como assim? Dar aos cães picolés de frutas, coisas com muito açúcar, como iogurte industrializado?

Érica
3 anos 5 meses atrás

Já nem me lembro quanto tempo faz que fiz a primeira compra na Bitcão e não parei mais. É um site altamente confiável, de entrega super rápida, com produtos de alta qualidade. Aqui em casa até minha filha tem cadastro. Agora está ainda mais perfeito com as dicas e sugestões que tenho recebido. A dos alimentos foi muito importante, porque sempre tive dúvidas do que pode ou não ser oferecido para o meu filho peludo. Obrigada pelas dicas!

Goreti
3 anos 5 meses atrás

Dou água de coco diariamente (cerca de 2 xícaras de café por dia),é pergioso ? Qual a contra indicação ?

BitCão
3 anos 4 meses atrás

Olá Goreti, o ideal é que você consulte seu veterinário!

Denise Gaitsch
3 anos 5 meses atrás

Pessoal, visitem o blog do http://www.cachorroverde.com.br para muito mais informações sobre alimentos que os nossos cães e gatos podem comer.

Daniela
3 anos 5 meses atrás

Obrigada pelas dicas! Gostaria de saber também sobre pães, bolachas e blanquet, peito de peru. Grata

wpDiscuz