Voltar para os artigos

O que é um apito para cães?

APITO PARA CACHORRO

apito para cães Silent Dog Whistle

Um dos produtos mais procurados e vendidos na BitCão é simples e barato. É o Apito para Cães. A procura é tanta que resolvemos fazer uma mensagem dedicada a ele, do tipo “Perguntas e Respostas Mais Freqüentes”. Esperamos que vocês gostem de mais esta dica e que experimentem as delícias de se ter um cachorro treinado, até mesmo com um apito.

 

 

P: O que é um apito para cães?

R: O apito para cães é um equipamento muito útil para o treinamento de cães que precisam executar seu trabalho fora da guia (soltos) e distantes de seus donos / condutores, como por exemplo, cães de caça e cães pastores.

O apito é um pequeno cilindro de metal (parecido com um cigarro) e pode conter, ou não, ajustes de freqüência para melhor se adaptar a sensibilidade do ouvido do cão, ou a distância que ele se encontra do dono.

 

 

P: Como funciona o apito?

R: Este apito emite um som de longo alcance que é ouvido pelo seu cachorro. É ideal para chamá-lo quando ele estiver longe ou para dar algum sinal ao seu cachorro quase inaudível aos humanos, como, por exemplo, quando você quer que seu cão de guarda fique atento a algum barulho estranho na sua casa.

Os cães, além de escutarem sons 4 vezes mais distantes que os humanos, podem ouvir sons cuja freqüência varia entre 10 e 40 mil Hz, enquanto os humanos ouvem entre 16 e 20 mil Hz. Por ter uma freqüência maior do que os sons que normalmente nós ouvimos, o som do apito difere dos barulhos urbanos, se destacando ainda mais para o cão.

 

 

P: Eu posso escutar o apito ou ele é totalmente inaudível para os humanos?

R: O som do apito é audível para os humanos, mas é muito baixo e não chega a incomodar.

 

 

P: Para que serve o apito?

R: O apito é particularmente útil quando queremos treinar nossos bichões em comandos avançados e fora da guia. Alguns exemplos dos comandos que podem ser ensinados são:

VEM – Mesmo o cão estando longe do dono, o som do Apito para Cães chega até ele e serve como comando para o bichão voltar.

PARAR – Imagine que você está em um lugar seguro, uma fazenda, por exemplo, e seu cão está solto, mas andando muito a sua frente e você quer que o peludo pare e lhe espere. Basta treiná-lo a obedecer associando comando com uma seqüência especial de “apitadas”, por exemplo, três apitadas rápidas podem significar PARE.

VIRAR A DIREITA, ou VIRAR A ESQUERDA – muito usado por cães que são treinados para pastoreio, ou para cães de caça que precisam de orientação para chegar até onde a presa foi abatida. Para nós que moramos em cidades serve para brincarmos de esconde-esconde e busca com nossos peludos. Experimente esconder o brinquedo predileto do seu cão e mande-o procurar, ajudando-o com dicas para ele procurar mais a esquerda ou a direita.

Você pode ensinar qualquer comando para o seu cão usando o apito para cães, basta associar um tipo de apito para cada ação, quase como um código Morse. Mas não se esqueça de usar sempre o mesmo tipo de apito para o mesmo tipo de comando.

 

 P: Basta eu apitar para ele me obedecer?

R: Não, é preciso primeiro ensinar o seu cachorro a associar uma ação, ou comando, a um tipo específico de apito. E para começar qualquer treinamento é preciso trabalhar o peludo sempre na guia, até ele realmente entender o que é esperado dele.

Por exemplo, para ensinar o comando VEM, é preciso seguir os seguintes passos:

– Vá para um lugar muito calmo e sem distrações.

– Mantenha o cão preso a uma guia longa de 7 metros.

– Deixe-o andar livremente e até se distanciar um pouco.

– Quando ele estiver distraído use o apito (vários apitinhos curtos são ideais para o cão associar com o comando VEM),e puxe o peludo até você.

– Quando ele chegar até você faça um montão de carinhos e elogios. Você pode até dar um pedacinho de petisco, como bifinhos, por exemplo, de prêmio. Em pouco tempo o cão aprende que vários apitos curtos significam: “Vem até aqui que eu tenho uma coisa muito gostosa para você”, e é exatamente isso que o comando VEM significa (ou deveria significar).

– Conforme vocês forem progredindo (o seu cachorro não precisar mais ser puxado e atender de primeira ao seu apito),vá aumentando a distância, até finalmente poder deixar ele solto.

– Quando o peludo estiver obedecendo 100% nos treinos, procure um lugar com mais distrações e comece novamente com ele preso à guia e com pouca distância.

 

P: O apito serve para afastar cachorro bravo ou cachorros soltos na rua?

R: Não. Apesar do apito atingir freqüências mais altas do que as que normalmente os cães escutam, elas não chegam a incomodá-los, ou distraí-los o suficiente para que os cães soltos ou perigosos se afastem. Na verdade, o som do apito deve ser intrigante e agradável para o peludo. Existem outros aparelhos com a finalidade de afastar cães.

 

 

P: E para fazer o cachorro do vizinho parar de latir, serve?

R: Também não. O cachorro do vizinho pode até parar momentaneamente de latir porque vai ficar curioso em identificar de onde vem este som tão estranho, mas como o apito não possuiu uma freqüência que incomoda os cães, o peludo latidor não vai associar o som do apito com uma correção à sua vocação de solista.

 

 

P: O Apito funciona em 100% das vezes e com qualquer cachorro?

R: o percentual de respostas corretas e imediatas do seu cachorro vai depender do quanto você se dedicará ao treinamento dele, como acontece com qualquer outro comando. A eficácia da resposta ao apito vai variar de cachorro para cachorro. Alguns bichos ficam simplesmente maravilhados e ultra curiosos com o som do apito, outros parecem não ligar tanto assim, mas de qualquer forma, até para estes que aparentemente não ligam, o som do apito sempre será mais distinto e penetrante do que a voz humana.

IMPORTANTE: O cachorro precisa ser treinado para entender o que significa o som do apito.

 

 

P: Existe apito de qualidade superior ou inferior?

R: Existe. Você pode encontrar vários modelos de apito para cães. Os mais simples e baratos são feitos de metal cromado e não possuem ajuste de freqüência. Os mais sofisticados são feitos de aço inox, têm graduação detalhada da freqüência, e podem custar mais muito caro (veja nossos apitos ACME importados).

 

 

P: Como eu ajusto a freqüência do meu apito?

R: Primeiro descubra a graduação do apito adequada para o seu cachorro. Para isto, espere o cão estar dormindo e fique a uns 5 metros de distância. Coloque o apito na graduação mais baixa, apertando totalmente a sua rosca. Sopre o apito normalmente (não com muita força) e veja se ele acordou. Se ele acordar trave esta graduação do apito com a contra-porca (é conveniente passar um esmalte de unha para evitar que a porca trava saia do lugar).

Caso ele não acorde, gire meia volta do apito e tente novamente. Repita esta operação até ele acordar. Quando ele olhar para você prestando atenção e parecendo intrigado, faça um grande carinho, ou dê um biscoito. O que você quer é associar o som do apito com uma grande festa para ele.

Após ter ajustado o apito, ensine o peludo a obedecer a alguns comandos com o som do apito. Você pode ter diferentes sons para diferentes comandos, por exemplo: um som curto é para ele sentar, um longo é para ele vir até você, dois sons para ele procurar, etc.

No início treine diariamente, usando carinho ou biscoito como recompensa. Depois use freqüentemente o apito para o cão não esquecer do que cada seqüência de sons significa.

 

 

P: Que outros produtos existem no mercado que trabalham com som?

R: além do apito para cães, existem:

    • Dazer – Afastador de Cães – Um aparelho acionado por um humano, que emite um ultrasom inaudível para nós e bastante incomodo para os cães. Muito usado para manter cães soltos afastados, ou para disciplinar um cão que late muito sem, no entanto, causar danos ao bicho.
    • Coleira Anti-Latido sem Choque Smart II -> Esta coleira é usada para controlar latidos excessivos em cães e é acionada automaticamente pelo latido do peludo. Sua freqüência não é tão incomoda quanto a do Dazer, mas é suficiente para fazer a grande maioria dos cães se controlarem. O som é audível para os humanos.
    • Apito para Border Collies – É um instrumento fundamental para o pastoreio, pois seu som atinge incríveis distâncias, com total clareza. Este tipo de apito é usado mundialmente como auxiliar na comunicação entre o homem e seu cão pastor.

 

adestramento
Copyright Cáudia Pizzolatto – Todos os Direitos Reservados
A obra O QUE É UM APITO ULTRASONICO PARA CÃES? de Cláudia Pizzolatto está protegida pela Lei dos Direitos Autorais.
Ela pode ser reproduzida para USO NÃO COMERCIAL e SEM MODIFICAÇÕES.
Permissões adicionais podem ser obtidas entrando em contato com a autora.
Obra publicada em 23/02/2001.
Em qualquer reprodução é obrigatório colocar os créditos de autoria completos, com o link, como abaixo:
Cláudia Pizzolatto
Treinadora Especialista em Comportamento Canino
BitCão – Brinquedos Inteligentes para o Treinamento do seu Cão

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz