Voltar para os artigos

O que o seu cachorro precisa para ser feliz

2-caes-felizes

De raça ou sem, todo cachorro merece ser feliz – e para isso, é preciso mais do que um cantinho no quintal e um agradinho no começo e no final do dia. Confira dez coisas que garantem a felicidade dos peludos.

1. Passeios

São essenciais para a socialização, saúde e tudo de mais de positivo que o cachorro precisa. Mesmo animais que têm à disposição um quintal maravilhoso precisam passear na rua para se exercitar e sentir novos odores. Com uma rotina consistente de caminhadas, o peludo não desenvolve neuroses como latir para qualquer coisa, não fica com medo de barulhos diferentes e se acostuma a todos os tipos de estímulos externos sem traumas. E os benefícios não são só para ele: os passeios diários ajudam os donos a conhecer outras pessoas (talvez até um novo amor!),a esvaziar a mente depois de um dia puxado de trabalho e a manter a boa forma.

2. Alimentação

Bem, o seu peludo vai comer a ração que você fornecer e mais tudo que ele conseguir roubar, como as tiras do chinelo, o plástico que envolve a carne, meias recentemente utilizadas, etc. Ok, é brincadeira, mas se transforma num assunto sério quando há exagero (ou imprudência),como o Buldogue que foi operado para retirada de 27 chupetas. Ração de boa qualidade é vital, sempre na quantidade descrita na embalagem ou prescrita pelo veterinário. É verdade que são mais caras, mas demandam menor quantidade em cada refeição. O cão come menos, mostra diferença na pelagem, na saúde e principalmente e mais perceptível, nas fezes, menos volumosas e com intervalos de tempo maiores, já que os nutrientes são bem absorvidos. Não misture “comida de gente” à ração – o tempo de digestão é diferente e muitos alimentos que consumimos não são bem digeridos pelos nossos amigões.

3. Descanso

Um filhote precisa dormir, em média, 17 horas por dia. Após brincadeiras e caminhadas, descanso é fundamental. Devemos respeitar a “hora do ronco” para nossa própria segurança. Os cães, diferente do que muita gente pensa, sonham, normalmente com caça e caçadores, presas e coisas de seu cotidiano. Um cachorro pode estar sonhando com perseguição e morder o dono que tenta acordá-lo. Para o descanso e bem-estar do totó, deixe-o dormir o sono dos justos.

4. Recompensa 

Sempre que o seu cão fizer algo legal, recompense-o no momento exato. O cão não sabe o que é certo ou errado, mas entende que se for premiado é porque vale a pena repetir o comportamento. Tudo que ele quer é agradar ao dono, apenas mostre a ele como fazer isso com carinho, petiscos e elogios.

3-caes-felizes

5. Diversão

Existem muitas praças e parques onde os animais podem ser soltos com segurança e interagir com outros cães – dá gosto ver a felicidade da turminha de quatro patas interagindo. Brinquedos exercitam corpo e mente e são essenciais para a felicidade dos peludinhos, que amam a diversidade de formas e texturas. É bem melhor que eles direcionem a energia para os brinquedinhos do que para os móveis da casa, não é?

6. Treinamento

O treinamento básico é fundamental para estimular e melhorar o relacionamento da matilha, desde que o dono, efetivamente, participe. O treinamento com carinho, recompensa e participação do dono não tem como dar errado, e o cachorro fica feliz ao demonstrar o que aprendeu – esse aprendizado abre um canal de comunicação e confiança que torna tudo mais fácil. Seja um dono justo. Quando você briga com o cão por um motivo real, ele não fica chateado. Entende que errou e, se for repreendido da maneira e no momento certo, vai tentar acertar na próxima e ganhar elogios. Isso fará de você o dono que ele espera, aceita, respeita e ama como líder.

7. Rotina

Passeios, brincadeiras e exercícios devem fazer parte da rotina do animal e significa segurança. Uma rotina definida faz um cachorro feliz, e mudá-la pode resultar em estresse.

8. Ser

Ser cuidado, tratado, alimentado, acompanhado, o cachorro dos seus sonhos, o centro das atenções. O animal adora ser e estar, participando de tudo ao seu redor e fazendo parte da “matilha humana”. Essa é com certeza uma maneira de deixar o cão feliz: permita que ele o acompanhe nos eventos do dia a dia como levar as crianças para a escola, nas compras, nas atividades da família em geral.

9. Estar

Estando na companhia das pessoas em quem confia, o cão será feliz.

10.  Amor

Essa talvez seja a palavra-chave, a mais importante na vida de um cão. Ele nos dá o amor na sua forma mais pura. Se você for um dono responsável, carinhoso, justo e que transmite confiança ao seu animal, terá como retorno a forma mais linda e incondicional de amor, o de um cão.

 

Leia também:

Deixe um comentário

3 Comentários em "O que o seu cachorro precisa para ser feliz"

Notify of

Clélia
4 meses 5 dias atrás

Sempre leio e gosto muito das publicações. Amo cães apesar de no momento não ter nenhum peludinho.

Sonia
3 anos 18 dias atrás

A leitura é maravilhosa e enriquecedora pois podemos observar que nossos irmãozinhos que nossos irmãozinhos menores ( os animaizinhos) precisam basicamente de amor e respeito!

ana tunes
3 anos 1 mês atrás

Amei tudo !!!!

wpDiscuz