Voltar para os artigos

O que uma escova pode fazer pelo seu cão?

 

1- Porque escovar o cachorro é importante:

O ato de lamber, “catar pulguinhas” e manter o companheiro limpo de parasitas externos é muito importante na matilha canina e é um ato natural de demonstração de cuidado e união entre eles.

No caso dos cães agressivos e muito dominantes a escovação nos ajuda a ter uma postura de maior liderança, sem que haja violência nem uso de força física e psicológica sobre o cão. Veja como isso é possível na dica Como Escovar mais abaixo.

Os cães que demonstram comportamento muito ansioso, que se lambem muitochoramingamlatem muito quando ficam sozinhos, ou destroem a casa, também vão encontrar enorme alívio no estresse pela separação através da rotina de ser escovado.

Cães hiperativos aprendem a relaxar, a ficarem contidos e quietos por alguns minutos enquanto ganham carinhos especiais. Aprendem que são valorizados quando ficam calmos e não quando estão pulando, mordendo, ou tentando nos colocar a nocaute.

Cães que precisam passar por banho e tosa em pet shops também se beneficiam, pois aprendem a se comportar com os donos e acabam relaxando na mão do banhador e tosador, facilitando a vida dos profissionais e consequentemente a deles também. Isso sem contar que não vão chegar na loja cheios de bolos e nós no pelo que sempre dão trabalho extra e alguns puxões desagradáveis.

Filhotes aprendem a relaxar e apreciar o contato com humanos.

Cachorros velhinhos se beneficiam com a melhora na circulação periférica e muitos demonstram uma melhora nos sintomas das dores que aparecem com as doenças típicas da velhice.

Um cachorro que é escovado com gentileza, e é massageado todos os dias, se sente muito mais apreciado, valorizado e amado por seu dono. Só isso não nos deixa mais dúvidas sobre os benefícios e motivos para se escovar nossos amigões.

 

2- A Escolha da Escova:

De modo em geral os cães que possuem pelo longo e sedoso devem usar uma escova do tipo Rasqueadeira de Aço.

A característica desta escova é possuir, no lugar das cerdas, pequenos dentinhos de aço, bem fininhos, e com suas pontas dobradas em um ângulo de aproximadamente 45 graus que penetram fundo nos pelos e ajudam a desfazer os bolos que se formam naturalmente. Se a escova for de boa qualidade e a pessoa que estiver escovando o cachorro tiver paciência e cuidado para não escovar com muita força, sempre no mesmo ponto, as cerdas de aço não irão machucar a pele do seu peludo e vão deixar os pelos bem soltinhos, desembaraçados, e fofinhos, exatamente como os cachorros de pelo longo merecem ser. O uso do Fluído Desembaraçador de Pelos Pet Society ajuda muito na escovação dos cães com pelos longos. Use este fluído junto com a Rasqueadeira de Aço Premium ou as Rasqueadeiras da Linha Safari. São indicadas para Malteses, Yorks, Goldens Retriever, Border Collie, etc.

Cães de pelos curtos e mais densos vão precisar mais da Rasqueadeira de Borracha, ou da Escova de Cerdas e Pinos, que ajudam a eliminar os pelos mortos, sem machucar a pele do bichão. Esta é a melhor escova para os Rottweilers, Labradores, Boxers, Pugs, Bulldogues, Leões da Rodésia, Beagles, Basset Hounds, Dachshunds, Pit Bulls e Weimaraner entre outros. Também o uso do Fluído Desembaraçador de Pelos irá ajudar a retirar os pelos soltos.

Para estes cães também está disponível no nosso site uma luva especial que tem pequenos dentinhos de borracha em um dos lados. Além de remover os pelos mortos, a Luva Massageadora é totalmente flexível, perfeita para massagear cães velhinhos que sentem desconforto com a escova, filhotes que ainda ficam muito assustados, cães arredios e agressivos, que não vão aceitar logo de cara uma escova, ou apenas se você quer fazer uma massagem extra no peludão.

 

3- Quando Escovar o cachorro:

A rigor cães de pelo longo precisam ser escovados todos os dias, e os de pelo curto uma vez por semana para ajudar a eliminar os pelos mortos e diminuir aquela pelaria que fica voando pela casa.

Ao contrário do que muita gente pensa, o pelo curto pode ser muito mais difícil de limpar do que o longo. Isso porque normalmente cães de pelo curto soltam muito mais pelos do que os cães de pelo longo. Além disso, o pelo curto costuma ficar “espetadinho” na trama do tecido e é muito mais difícil de ser removido. Mas voltando à frequência de escovação, a nossa proposta aqui é não só cuidar do pelo do bichão, mas, principalmente, criar uma rotina de contato físico que é muito importante para o animal e também para a gente. Neste caso o ideal é escovar nossos cães todos os dias, nem que seja só por uns 10 ou 15 minutos, aproveitando para dar atenção, carinho, e fazer muita massagem para nossos bichos relaxarem um pouco.

4- Onde Escovar o cachorro:

Esta parece uma questão bastante óbvia: escove onde você se sentir mais confortável. E esta afirmação está certa, até certo ponto. Se você estiver em uma posição confortável e se sentindo relaxado vai se sentir mais calmo e tranquilo para fazer a escovação no seu peludo e ele poderá sentir isso. No entanto, ainda assim acho legal dar alguns alertas, como por exemplo:

Se você tem um cachorro de pequeno ou médio porte, pode ser que você se sinta mais à vontade para escová-lo se o peludo estiver em cima de algum móvel que o deixe em uma altura confortável. Muitos costumam colocar seus peludos em cima de uma mesa, ou mesmo em cima de uma máquina de lavar roupas. Nestes casos é preciso lembrar que um minuto de descuido pode ser o início de um grande acidente. Para evitar que seu cachorro caia de cima do móvel não se esqueça de colocar um tapetinho de borracha antiderrapante debaixo dele e certifique-se de ter tudo o que precisa à mão. Além da escova e todos os apetrechos de higiene que você possa vir a precisar, leve o telefone sem fio, o celular, uma garrafa d’água (se você é do tipo saudável que bebe bastante água), e tudo o mais que você imagine que possa precisar. Se você esqueceu alguma coisa, ou se a campainha tocou e você não estava esperando, não corra riscos desnecessários: coloque o peludo no chão e vá fazer o que é preciso ser feito, mas NUNCA deixe o peludo em cima de um móvel sem supervisão, nem mesmo por um segundinho, pois acidentes só acontecem depois de um segundinho.

Se o seu cachorro for de porte médio/grande, um banquinho, uma cadeira, ou mesmo uma almofada no chão irão aliviar bastante a sua coluna.

Um lugar calmo e fresquinho da casa é sempre mais legal e se tiver uma tomada para você ligar um sonzinho relaxante tudo fica melhor ainda.

 

5- Como Escovar o cachorro:

Enquanto os cachorros que são “bonzinhos” não apresentam problemas na hora de serem escovados, os filhotinhos e os cachorros com um temperamento, digamos, mais “arisco”, precisam de alguns cuidados extras na hora de escovar.

  • Comece deixando o cachorro cheirar e investigar a escova, mas não deixe que ele a morda (filhotes gostam de morder tudo o que veem pela frente).
  • Passe as costas da escova (onde não tem cerda) na lateral do corpo do seu peludo algumas vezes e fale palavras carinhosas para ele. Deixe que ele sinta apenas a pressão da escova e perceba que ela é lisinha e não vai lhe fazer mal. Você pode começar usando a Luva Massageadora e Removedora de Pelos ao invés de começar com a escova se o seu cachorro estiver reagindo muito.
  • Se o seu filhote, ou cão adulto for muito inquieto você pode optar por mantê-lo preso na coleira e na guia, amarrando a guia no pé de uma mesa, ou em algum outro lugar firme. Nunca use enforcador enquanto estiver escovando o seu cachorro. Lembre-se que o enforcador só deve ser usado para treinamento ou para sair à rua.
  • Se o seu cachorro é adulto e tenta morder, você pode usar uma Focinheira de Cesta para evitar que ele lhe machuque mas possa respirar com conforto e fazer a troca de calor tão importante para a saúde dele. Com o tempo seu cão aprenderá a apreciar uma boa escovada e não vai mais precisar de focinheiras.
  • Quando você já tiver passado a fase de usar só as costas da escova para massagear o seu cão (de 1 a 3 semanas) passe a escová-lo com delicadeza, poucas partes do corpo de cada vez. Não se preocupe em escovar o pelo todo, nem em desembolar seu peludo. Isso tudo pode acontecer mais tarde, quando seu cachorro já se sentir totalmente à vontade de ser escovado. Experimente escovar apenas uma lateral do corpo, ou só o topo das costas do seu peludo.
  • Não comece a escovar pelas patas que são, normalmente, as partes que o cachorro tem mais sensibilidade.
  • Se o seu bicho é do tipo dominante, dedique mais tempo escovando o dorso (a parte de cima das costas) e só no final dê uma escovadinha no peito e nas laterais do corpo dele.
    Para os cães, se esfregar ou colocar “peso” (montando ou colocando a pata ou o pescoço) na parte superior do corpo do outro cão é sinal de força e dominância. Já se esfregar no peito ou na lateral do corpo do outro cão é sinal de submissão.
  • É preciso ter muita paciência, calma e firmeza com os filhotes manhosos, e cães dominantes e hiperativos. Não desista.
  • Termine a sessão de escovação sempre com bastante carinho e até com um pedacinho de gostosuras caninas ou com brinquedos, se o seu cachorro preferir.
  • Tem vários cães em casa? Comece a escovação sempre pelo cachorro mais dominante e termine sempre com o mais submisso.

Para a massagem ser realmente boa não precisa durar mais do que 15 minutos, mas com certeza o seu cachorro vai gostar deste carinho especial e vai querer mais e mais escovadelas.

Comece escovando no sentido que cresce o pelo. Depois escove alguns minutos no sentido contrário do pelo, e mais alguns minutos no sentido dos pelos novamente. Termine com uma boa massagem usando os seus dedos, e aproveitando para fazer um bom cafuné no coquinho (cabeça) e uma cocadinha no pescoço.

Atrás das orelhas, atrás das patas e a cauda costumam embolar mais e por isso merecem atenção redobrada.

Se o pelo do seu bicho estiver um pouco embolado use o Fluído Desembaraçador de Pelos, aplicando-o diretamente na parte que está embolada e com nós. Massageie os pelos com os dedos até espalhar bem o fluído e você começar a perceber que os nós estão ficando mais soltos. Com a rasqueadeira de metal ou com um pente, escove os pelos embolados sempre da pontinha para a raiz, pois isso ajuda a ir desfazendo os nós aos poucos, com cuidado para não dar puxões e causar dor e desconforto. Se for preciso aplique mais um pouco do fluído até o nó ficar inteiramente desfeito. Você vai ficar surpreso como o Fluído Desembaraçador de Pelos é capaz de soltar até os nós mais difíceis, deixando o pelo macio, condicionado e com um cheirinho muito agradável e suave, diferente dos perfumes normalmente associados a produtos de banho e tosa.

Se o seu bicho estiver com o corpo todo muito embolado leve-o o quanto antes a um profissional. Não tente cortar os bolos em casa, pois existe o risco da pele do cão estar presa no meio do bolo de pelos e é grande o risco de machucar seu bicho.

Durante a escovação você pode aproveitar para ver se o peludo está com pulgas, carrapatos, casquinhas e feridinhas na pele, se tem carocinhos, cortes e arranhões, ou mesmo se tem algum lugar onde a pele está avermelhada ou ‘esquisita”. Nestes casos não deixe de levar o bichão no veterinário para cuidar dele o quanto antes. Se o seu cachorro possui problemas de pele, converse antes com o veterinário se certificar de com que frequência ele pode ser escovado, o tipo de escova que deve ser usada, e tenha cuidado para não compartilhar esta escova com outros cães da casa.

A saúde da pele e do pelo do seu amigão é muito mais importante do que simplesmente ter uma aparência bonita e lustrosa. A pele e o pelo do seu cão é uma importante barreira contra agentes agressores externos, uma proteção importante. Uma dieta equilibrada e de qualidade, banhos com produtos próprios para as necessidades do bichão, a escova correta, e carinho, muito carinho, fazem o cachorro ficar mais feliz, bonito e saudável.

A terapia da escovação é tão importante para os cães de pelo longo como para os cães de pelo curto. É muito importante para os cães e, se nós humanos formos espertos, a terapia de escovação será muito importante para a nossa saúde também. Afinal este será um momento de relaxamento para nós, onde podemos concentrar nossa mente na troca de energia mútua, com um bichinho que tem tanto carinho para nos dar. Não é à toa que nos países onde os cães são usados como terapeutas em asilos, orfanatos e hospitais, uma das atividades que mais traz benefício para os humanos deprimidos ou doentes é justamente escovar um bichinho de estimação.

Deixe um comentário 4 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 comentários em “O que uma escova pode fazer pelo seu cão?”

  1. Andreia V. Menezes disse:

    Est sit e as dicas sao EXCELENTES!!!!
    Reforçam mha atitude de cuidados c meus queridos amigos caninos.
    Tenho certeza q realmente cuido muito bem deles e acrescento outras coisas.
    Obrigada e continuem assim.
    Ob

  2. neide aparecida lopes silveira lelis disse:

    Boa tarde,
    gostaria de saber se a Focinheira de Cesta pode ser usada em cães da raça Shar Pey.
    Obrigado
    Neide Lelis

    1. BitCão disse:

      Olá Neide, ela pode sim ser usada por sharpeis, mas acho que com a de plástico ele ficará mais confortável por conta do tipo de focinho. Dê uma olhadinha neste link: http://www.bitcao.com.br/focinheira-de-plastico-importada.html

  3. Clélia disse:

    Adorei as explicações e aprendi também.Vou escovar meus cães com mais frequência e comprar novas escovas.Ja comprei outros produtos e adorei. A loja é honesta com os clientes e entrega os produtos na data estabelecida. Sempre recomendo a loja para amigos.