Voltar para os artigos

Por que cachorros adoram brinquedos com apitos?

O que é que brinquedos com apitos têm?


Produtos para cachorro que você nunca viu em uma petshop

A gente sabe que cachorros nunca são iguais. Uns são mais dependentes da presença e da interação com os humanos, outros mais descolados. Uns são extremamente pacíficos e cordatos, outros gostam de dominar e controlar o ambiente ao seu redor. Uns são muito espertos e obedientes, outros malandros e se fazem de “surdos” quando interessa. É justamente esta grande variedade e combinação de comportamentos, sem nem falar nos tamanhos, cores e tipos de pelos, que torna cada cachorro maravilhoso e inesquecível nas nossas vidas.

Da mesma maneira que cada peludo tem suas manias e sua personalidade, também tem suas preferências em relação aos brinquedos, e um detalhe às vezes faz toda a diferença.

Uns gostam de brinquedos bem macios, outros dos bem duros. Uns não podem ver uma bola, enquanto outros preferem bichinhos de borracha. O que parece que a maioria concorda é que brinquedos com apitos sempre torna a farra mais divertida.

brinquedos para cachorro que apitam

E aí tem muita gente que se pergunta: Por que os cães gostam tanto de brinquedos com apitos?

Embora não exista nenhum estudo científico sobre o tema, algumas teorias bem interessantes fazem bastante sentido. Na verdade, se a pergunta parece um pouco tola – afinal, que diferença faz por que o cachorro gosta daquele barulhinho irritante? – entender os motivos das preferências de nossos peludos nos diz bastante sobre o comportamento dele e sobre seus instintos.

PRIMEIRA TEORIA nos fala que o barulho dos apitos lembra o som que as pequenas presas costumam fazer quanto estão em perigoUm guincho alto e fininho serve como alarme de que algo muito errado está para acontecer. Sendo os nossos cães uma versão “civilizada” dos lobos, eles ainda possuem um aguçado instinto de caça e o som do apito nos brinquedos faz com que eles sintam um desejo natural de abocanhar e matar o bicho de pelúcia. Isso parece ser mais evidenciado nas raças normalmente usadas para caça, guarda e os terriers.

Esses cachorros precisam de brinquedos especialmente resistentes e de supervisão, já que depois de “matar” o brinquedo vão tentar arrancar todas as entranhas e picar cada pedacinho da preciosidade. É preciso ficar de olho para ter certeza que o peludão não vai engolir nenhum pedaço, pois isso pode ser bastante perigoso.

Tem cachorro que nem tenta picar o brinquedo. Ele gosta mesmo é da interação com objeto, de ouvi-lo apitando a cada mordidinha ou patada.

 

brinquedos para cachorro que apitam

 

Uma observação importante para os donos que já estão ficando horrorizados com esta teoria é que seus amigões não vão se tornar assassinos de gatos, passarinhos e calangos só porque ganharam um brinquedinho que apita e estão se divertindo para valer. O brinquedo em si não “desperta” a sanha caçadora nos cães. Cada cachorro já nasce com suas “ferramentas” e seus instintos naturais para aceitar ou não a presença de outros animais no seu território. Na verdade, o uso de brinquedos adequados ajuda a diminuir a ansiedade destas pequenas “máquinas mortíferas em casaco de pelos” e faz com que eles se concentrem em brincar com os seus brinquedos e não em destruir coisas da casa ou caçando o gato do vizinho.

 

SEGUNDA TEORIA é mais simples ainda: os cães gostam mesmo é de infernizar a vida do dono. Ok, a teoria não é bem assim, mas diz que os peludos aprendem que o apito faz seu dono reagir e eles ganham atenção, então, claro, gostam disso.

Se pensarmos com calma faz sentido, uma vez que entre ficar sem ter nada para fazer e ter um dono correndo atrás para tentar tirar o brinquedo da sua boca, a segunda opção é bem mais emocionante.

Esta seria uma explicação bem plausível para aqueles cachorros que não parecem ter muito interesse em “matar” seus brinquedos com apito, mas que adoram pegar o mais barulhento de todos e ficar fazendo fuink-fuink-fuink bem na sua frente, na hora do seu programa favorito, e com uma distância razoável para poder fugir correndo caso você ameace levantar do sofá e tirar o brinquedinho dele. Convenhamos: é praticamente impossível ignorar um peludo com brinquedo apitando na boca!

Ainda tem aqueles cachorros que parecem intrigados e preocupados com o “sofrimento” dos brinquedos que apitam. São aqueles que brincam dando patadas nos brinquedos ou pequenas mordidinhas e quando guincham ficam investigando, cheirando, ou até mesmo carregam seus “filhotes” para a cama e cuidam dele. Este comportamento é observado principalmente em cadelas, ou mesmo machos com aguçado instinto de proteção da prole. Se em princípio eles parecem ficar nervosos com os bichos que gritam, na verdade adoram cuidar e observá-los apitando.

 

brinquedos para cachorro que apitam

 

E, é claro, tem aqueles que não dão a mínima para os brinquedos apitadores, até o momento que outro cachorro começa a se divertir para valer.

Existe uma grande variedade destes brinquedos: de borracha bem resistente, de pelúcia macia, de látex, ou de material que parece bola de tênis. Os tamanhos e formas são praticamente infinitos. Claro que eles costumam ser “irritantes” para os ouvidos humanos, mas a grande maioria dos cães, principalmente os filhotes, adora e fica horas entretido, jogando o negócio para cima e para baixo, exercitando as mandíbulas, descarregando a vontade de morder e destruir outras coisas, e despachando a ansiedade e o tédio para bem longe.

E pense bem, mesmo sendo dureza aguentar a barulheira, é melhor assim, pois você sabe o que é que o carinha está aprontando. Perigo mesmo é quando eles ficam quietos, não é não?

 

Copyright Cláudia Pizzolatto – 2010 – Todos os direitos reservados.
Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei. É permitida a sua reprodução sem alterações desde que sejam colocados o nome da autora e o link para a webpage da BitCão.

Deixe um comentário

4 Comentários em "Por que cachorros adoram brinquedos com apitos?"

Notify of

Claudia
1 ano 5 meses atrás

José Carlos, eu tbm estou procurando para comprar mas ainda não achei. Minha cachorra tem Barretos brinquedos que já adotaram, mas ela destrói os apitos com o dente e larga o brinquedo de lado.

Jose Carlos Arruda
3 anos 5 meses atrás

Onde posso encontrar na internet esses apitos nos brinquedos? Tenho uma loja de pet shop e quando compro brinquedos, alguns vem faltando. O vendedor alega que vem da china desse jeito mesmo, faltando e que não podem fazer nada. Como os brinquedos sõa interessantes, gostaria de comprar para deixa-los mais atrativos. Obrigado

3 anos 4 meses atrás

Olá Jose Carlos, não sabemos te informar… nossos brinquedos já vem com os apitos!

Maria Beatriz Leal
4 anos 3 meses atrás

Tenho uma schnauzer de 2 anos que ganhou um coelho que apita. Ela adora enterrá-lo e depois desenterrar e ficar mordendo para ele apitar. Faz isso várias vezes ao dia. Muito engraçado. Fica com a barba toda suja de terra.

wpDiscuz