Voltar para os artigos

Por que cachorros se esfregam em porcarias e coisas malcheirosas?

dog on his back

Quem já não passou por isso, ou não conhece alguém que já passou? Você acaba de dar um banho em Rex e leva ele para um passeio. Um minuto de distração e Rex está rolando por sobre a carcaça de um animal morto à meses, ou no chão sujo de lixo, ou coisa ainda pior!

Embora isso possa ocorrer com todas as raças, parece que cachorros que foram originalmente desenvolvidos para caçar tem especial atração por este tipo de evento fedorento.

Com base em observações de vários grupos de cães, chega-se a conclusão de que o que eles pretendem é capturar o cheiro no qual eles estão rolando (e não o de deixar o cheiro deles no objeto fedorento) e assim cobrir o seu próprio odor o que ajudaria como disfarce no eventual encontro com uma presa.

Uma outra interpretação é de que ao capturar o odor de seu “precioso” achado, o cão retorna ao seu grupo, que passa a cheirá-lo com extremo interesse e entusiasmo. Ele estaria assim transmitindo informações de uma possível presa para o grupo e convidando-os para uma caçada.

Deixe um comentário 45 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

45 comentários em “Por que cachorros se esfregam em porcarias e coisas malcheirosas?”

  1. Vilma coutinho disse:

    Meu poodle se esfrega em barata

  2. Jovelina Santos disse:

    Minha cadela nunca se esfregou em coisas malcheirosas ou cadáveres…
    Mas passei por aqui porquê notei um comportamento estranho da minha cadela, ela fica se esfregando que nem gato em camas, portas, paredes, quinas de parede etc. Procurei em vários sites e não achei o motivo disso, seria por causa do costume de ver minha gata se esfregando nas coisas ou apenas se cosando ou outra coisa? ME RESPONDE POR FAVOR

  3. natalia disse:

    Hoje mesmo minha cachorra Pink se esfregou em um sapo na hora do passeio, o sapo estava algus dias morto

  4. Renata disse:

    Gente, agora entendi. Meu cocker sempre se esfrega em bosta de cavalo e bichos mortos. Agora entendi que é amor por mim <3 e eu retribuindo com banho 😑 Hahahahhahahaha ele é tão caçador, que já matou 2 galinhas que fugiram do quintal delas. Ele é esterilizado desde os 6 meses. Esse instinto não tem a ver com hormônios ne?

    1. BitCão BitCão disse:

      renata, viu quanto amor?? rs
      o que é cheiro ruim para nós, é perfume para eles! continue retribuindo com os banhos, a menos que ele atenda o ‘não’ e ‘vem’ e vc esteja perto quando ele aprontar. boa sorte!

  5. Luce disse:

    Aqui em casa temos criançao de porco e cavalo,ela faz isso se esfrega em fezes dos bichos,até rato morto pombo … Kkkk Eu achei ela na rua.Ela vivia perto do mato e fazendas. Eu acho que ela caçava ,ela tem muito instinto,será que tem como ela perde e essa mania.Ela dorme comigo na cama sempre tenho que dar banho.

    1. BitCão BitCão disse:

      luce, ensine o comando ‘não’ – não é garantia que vá resolver o ‘instinto’, mas pode ajudar.

  6. Francisca disse:

    A minha cadela foi estrelizada à uns dias e desde então ela esfrega e limpa as patinhas na minha cama (inicialmente) e no sofá (recentemente). Não sei o que é..
    Tem ideia do que é?

    1. BitCão BitCão disse:

      francisca, será que ela já não tinha esse hábito? é como se ela ‘ajeitasse’ a cama ou sofá antes de dormir?

  7. Vinicius Allbuquerke disse:

    Legal!
    Muito interessante esse artigo, mais é possível fazer com que eles perca esse costume insuportável, tipo eu imagino eu levar a minha cachorra em uma praça de carro e ficar com ela e dps na hora de ir embora vim mais deixa ela do lado de fora do carro kkkkkk.
    É possivel com que ela pare com isso?

    1. BitCão BitCão disse:

      vinícius, treine muito o comando ‘não’ e ‘vem’ – quando perceber que ela está prestes a aprontar, use-os!

  8. Daniel disse:

    Olá, gostaria de entender porque meu maltês se esfrega no meu lado da cama quando eu acordo pela manhã. Ele se rola todo, se enrosca todo no travesseiro e no lençol e sai feliz ainda. Parece que ele quer pegar o suor que fica. Não consigo compreender e chega ser engraçado. Alguém tem ideia do que possa ser?

    1. BitCão BitCão disse:

      é isso, daniel, o nosso cheiro é muito ‘agradável’ para nossos peludos.

  9. Muito bacana a matéria! Já vi ela fazendo isso antes me deu uma raiva! Depois ela quer subir na cama huahuahuhauha Legal essas curiosidades!

  10. Elton José Dos Santos disse:

    Soltei meu basê de dois anos para andar um pouquinho na frente de casa, e havia uma poça de vomito q já estava seca, quando ele se preparou para rolar em cima gritei com ele ele desistiu, foi uma única vez. mas se eu pegar dou uma chinelada na bunda dele pra ele não fazer mais isso, é muito nojento, e depois quem tenq dar banho nele sou eu.

    1. BitCão BitCão disse:

      elton, bater no cão só fará com que ele tenha medo de vc e pode até mesmo despertar a agressividade do animal. Treine-o para obedecer comandos como não, junto e vem, que vão ajudá-lo em situações como essa.

  11. Minha por bul de 6 meses se esfrega em fezes humanas. Odeiooooo. Tem conserto?? Qual melhor ração para Por bul?

    1. BitCão BitCão disse:

      terezinha, o jeito é mantê-la afastada das ‘tentações’, além das portas dos banheiros fechadas (ela pode querer inspecionar o lixo). Existem ótimas rações no mercado, como a N&D: https://www.bitcao.com.br/alimentos-e-racoes.html

  12. marcia soares disse:

    meu cachorro faz isso tambem se esfrega em fezes e carniça, também tem um habito muito estranho de comer insetos todo tipo de inseto, baratas, formigas, besouros, tudo isso é normal?

    1. BitCão BitCão disse:

      sim, só tome cuidado para ele não ir atrás de abelhas!

  13. Vitalino disse:

    Senpre quiz descobrir pq minha cadela faz isto kkkkkl

  14. Fábio Santos disse:

    Tenho um australian , toda vez que saio com ele e encontra uma carcaça, ele rola em cima com tanta vontade que eu até deixo só que depois tenho que dar aquele banho e resolve tudo. Ele tem 7 mês isso é o instinto do animal. 🐕🐕🐕🐕🐕🐕🐕

  15. Lucimara disse:

    Além de se esfregar em baratas.. minha pintcher se esfrega nos meus cabelos q caem no chao ao escovar; tomba o cesto d roupas sujas pra se rolar; e também vai ao banheiro catar papel higienico usado também! 😝

    1. BitCão BitCão disse:

      hahahaa, essas crianças!

  16. Juliana disse:

    No quintal da minha casa é cheio de calangos (lagartos), e minha cadela (poddle) adora se esfregar nas fezes deles e o pior acaba sujando a casa toda e vem pedir carinho como se nada tivesse acontecido…

  17. clayton disse:

    uma cadela de Rott e toda vez q saio com ela ela rola as vezes estou correndo ai tem um lugar q vendi frango assado o chão e preto de gordura ela vai e deita e começa a rolar e eu tenho dificuldade com ela para parar

    1. BitCão BitCão disse:

      Clayton, mantenha sua Rott na guia e reforce sempre o comando NÃO. Boa sorte

  18. Camila disse:

    Tenho uma lhasa apso, já vi ela rolando em barata morta.. mas uma coisa que ela faz desde pequena é pegar uma ração no pote, levar pra longe, rolar em cima da ração e só depois ela come.. acho muito engraçado, todos os dias ela faz isso

  19. Carlos Silva disse:

    Soltei meu Pinscher no jardim em frente de casa e fiquei observando-o. De repente, ele começou a esfregar o dorso num tufo de grama. Como eu já havia sentido há dias, um cheiro de carniça por ali, gritei com ele para que voltasse até mim. Chegando perto, fui dar uma cheirada nele. quase caí de costas. Direto pro chuveiro!

    1. Alisson disse:

      Kkkkkkj chega a ser até engraçado

  20. Gustavo disse:

    Meu cachorro, (Pointer) gosta de fazer isso…
    Todas as vezes que ele vai pra rua, volta todo sujo e fedendo a lixo ou carniça.

  21. Melissa disse:

    Minha maltês sempre faz isso também. Mas ela faz pior: ela se rola em cocô de outros bichos, se esfrega em sapos e bichos mortos (normalmente em decomposição), sai correndo com rãs e sapos secos na boca e quer trazer pra dentro de casa… olha… ela me enlouquece fazendo isso! E ela normalmente esfrega o pescoço também e fica toda suja. E pior que não tem o que fazer, senão, literalmente, colocar a mão na massa e lavá-la. Queria muito que existisse solução pra isso. Porque nem quando vou levar ela pra passear eu fico sossegada, sempre com 10 olhos em cima para impedir que ela se aproveite da situação e se esfregue em algo nojento.

    1. BitCão BitCão disse:

      Melissa, treine muuuuuito o comando VEM, e quando vocês estiverem passeando e sua cachorrinha se aproximar de porcarias, chame-a de volta e faça muita festa. Cuidado com sapos e rãs, pois podem causar envenenamento! Casos de intoxicação por sapos precisam de tratamento imediato com medicamentos para combater os sintomas.

    2. Driennei disse:

      Boa tarde eu tive um Poodle ele fazia isso , mas era pq eu n dava muita atenção a ele , pela experiência q tenho hoje tem tudo a ver🐾🐾

  22. Pedro disse:

    meu cachorros (golden retriever, vira-lata, etc) fazem o mesmo… se esfregam em tudo que é morto e ainda arrastam as coisas p/ lagoa. eles disputam entre si as coisas mortas. enfim, coisas de cachorro – todos que tive fazem isso.

  23. amanda rocha disse:

    a minha yorkshire começou a fazer isso em alguns passeios do dia… achei muito nojento ela ficou querendo de esfregar em uma casca de caramujo

  24. moniky disse:

    Meu fox paulistinha deu pra rolar em coco de passarinho agora.

  25. Izabel disse:

    O meu cachorro Júnior se esfrega em minhocas….mortas….secas…frescas. …baratas….que inferno! !!!!

  26. Janaina disse:

    Aiai a minha LHASA APSO se esfrega em baratas mortas e um dia desses não sei de onde ela tirou uma lagartixa morta e tava com larvas que nojo, que nojo, que nojo, foi para cima do meu edredom que eu tinha tirado do varal no dia anterior, ai que nojo, que nojo, que nojo, to com vontade de chorar só de lembrar. e ficou se esfregando gritei muito com ela chamando ela de imunda, gente pelo amor de Deus eu nunca tinha visto bicho em lagartixa, muito nojo snif snif snif

    1. Lariza disse:

      Aff … com minha cachorra acontece a mesma coisa… ela ama encontrar ; baratas, besouros, lagartixas e se esfrega com o pescoço nessas carcaças… dá muito nojo, muito nojo mesmo.

  27. Matheus Gomes disse:

    minha pitbull de uns tempos pra cá toda vez q passeamos ela sai caçando bosta de outros cachorros pra se esfregar. aff

  28. Durval Correa disse:

    Vocês precisam conhecer o “MARTIN SCORCESE BABY”. Ele é muito maluco, pois além de esfregar-se em baratas mortas, ainda se rola em pedaços de PIRARUCÚ!
    Pra quem não sabe o que é PIRARACÚ, é um peixe amazônico, que aqui em Belém do Pará comemos frito. Um certo dia, estava eu fritando o peixe, quando o SCOR, pediu-me um pedaço, e eu inocentemente dei. Para minha surpresa o danado não comeu e ao contrário esfregou-se no peixe salgado, que tem um cheiro bastante FORTE!!!!!

  29. Gabriela Schlossarecke disse:

    Acabo de matar uma barata e, imediatamente, minha cachorra foi se esfregar na barata.

    Mandei-a parar com um berro de nojo e desaprovação e já vim fazer uma pesquisa sobre isso.

    Agora ela vai pra cama dormir comigo… Algo me diz que vai ter que rolar um banho antes de deitarmos.

    🙁

  30. Ana Cristina disse:

    meu cachorro preto e grande toda vez que passeia apronta alguma e rola em fezes de humanos e coisas fedorentas.

    Dou banho e uso para pulgas e carrapatos Max-Pet.

  31. Tiago Augusto disse:

    O que tem aqui em casa, faz isso direto… ate com inseto que ele mata ou que encontra morto.