Voltar para os artigos

Por quê o meu cachorro só faz xixi em casa?

Desde pequeno eu levo o meu cachorro para passear na rua, mas ele só faz as necessidades em casa. Sempre que eu brigo com ele parece que ele faz de propósito: a gente sai e nada; assim que a gente chega em casa e eu viro as costas ele faz tudo no tapete. Porque o meu cachorro só faz cocô e xixi em casa? 

dog_urine_in_house

Cachorros são criaturas que por natureza procuram fazer xixi e cocô longe da área em que eles dormem ou comem. Os prováveis motivos para o seu cachorro estar fazendo os “negócios” dele dentro de casa são:

» Falta de horário regular nos passeios;
» Falta de passeios suficientes (número de vezes por dia e tempo para passear);
» Seu cachorro é do tipo tímido, que se intimida quando leva uma bronca muito forte.

Se Rex nunca sabe se vai ou não passear, ou quando vai passear, fica difícil para ele se controlar e “segurar as pontas” até a hora certa. Por outro lado, se Rex sai apenas para fazer xixi e cocô e você não o deixa passear, brincar e se exercitar tempo suficiente, ele chegará rapidamente a seguinte conclusão: “Assim que faço cocô e xixi, tenho que voltar para casa! Então é melhor eu me segurar e não fazer nada para ficar mais tempo me divertindo aqui fora!!!!”.

Outra possível causa é que Rex seja sensível a gritos e broncas (nunca bata no seu cachorro!) e toda vez que você pega ele fazendo “aquilo” dentro de casa você esfrega o nariz dele na sujeira, grita e faz o maior auê. Conclusão do Rex: “Meu dono não gosta de me ver fazendo xixi e cocô. Melhor esperar até ele não estar por perto e me olhando!”. (toda vez que você leva ele na rua você está por perto, não é mesmo?). Se for este o caso, procure ser mais paciente e corrija Rex de maneira mais justa. Não bata e não esfregue o focinho dele na sujeira.

Se ele já tiver algum treinamento básico prévio fale firme a palavra NÃO. Coloque a coleira e leve-o para fora. Deixe-o cheirar alguns postes e quando ele fizer xixi (mesmo bem pequenininho) faça a maior festa para ele. Deixe-o saber que do lado de fora é o lugar correto e que você fica muito feliz com isso. Depois de mais uma voltinha com ele antes de voltar para casa. Nunca brigue com o seu cachorro se a sujeira já estiver lá. A correção só terá efeito se o cachorro for pego no ato!

Deixe um comentário

8 Comentários em "Por quê o meu cachorro só faz xixi em casa?"

Notify of

Tatiane
4 meses 20 dias atrás

Boa noite,
Tenho uma shitzu de 5 meses e ela não faz xixi na rua e nem em lugar nenhum, a não ser no cantinho dela. Viajei com ela, fiquei fora 1 dia e meio, e ela segurou até chegar em casa pra fazer xixi e cocô. O que faço? Não quero deixar ela pra traz quando viajar. Nem posso pq não tem ninguém pra ficar com ela.

BitCão BitCão
4 meses 16 dias atrás

Tatiane, levar um tapetinho com cheirinho de xixi ajuda muito, mas a sua filhota ainda é novinha, só vai adquirir controle total da bexiga por volta dos sete meses. Conforme ela for ficando mais velha, vai também ficando mais confiante de fazer as cacas na rua. boa sorte

Inês
1 ano 23 dias atrás

Bom dia!
Minha sobrinha tem uma Schnauzer de 2 aninhos, e ela não faz xixi e nem cocô em casa. Tem a fraldinha, que fica longe da comidinha dela, mas não tem jeito; ela faz somente na rua. Está passando com adestrador, vai na escolinha também para socializar-se com outros cachorrinhos, porque ela é muito humaniasada e acaba não interaragindo com os outros cães. Neste momento gostaria saber de vocês se poderiam ajudar a nossa pequena a fazer xixi na fraldinha? Agradeço e fico no aguardo – Inês

3 anos 5 meses atrás

Minha cadela tem 6 meses e ela come coco por que

Nilza
3 anos 5 meses atrás
A minha cadelinha foi treinada a fazer só no tapetinho higiênico através do reforço positivo. Toda vez que ela acertava eu dava um biscoito integral e dizia: – muito bem!!! Quando ela errava eu jogava o Eduka (cheiro ruim) no lugar. Deu certo dentro de casa. Mas na rua ela não faz nada, tadinha. Nem na casa de ninguém. Já tentei demorar com ela na rua passeando, não fez nada. E chegou em casa desesperada correndo para o tapetinho. Fico com pena, gostaria que ela fizesse na rua também, pelo seu bem estar (imagina ficar passeando apertada pra ir ao… Read more »
Angela
7 meses 23 dias atrás

Comecei a sair com minha filhote agora e estou com este problema. Saio quando ela termina de comer, fico por muito tempo passeando, levo petisco e nada… estou frustrada. Assim que ela entra em casa faz e às vezes, no lugar errado. E agora?

wpDiscuz