Voltar para os artigos

Raças > Chow Chow

História e Características Gerais da Raça 

É um leão na coleira? É um urso? É um comedor de amoras pretas? Não, este é um Chow Chow!

O Chow é uma das raças mais antigas, com mais de 2.000 anos de idade. Criado para desempenhar diversas tarefas, e capaz de sobreviver em ambientes hostis, este cão de aparência única já foi utilizado para caçar, guardar, pastorear, e puxar trenós entre outras coisas.

A verdadeira origem da raça é desconhecida. Alguns acreditam que os Chows sejam descendentes de cruzas entre cães romanos do tipo mastife e cães do tipo Spitz, outros acreditam que o Chow é o ancestral de todos os cachorros pertencentes ao atual grupo dos Sptiz, bem como dos Akitas e dos Shar-Peis.
Para alguns eles teriam sido “domesticados” pelos guerreiros nômades da Mongólia. Foi nesta época que Chows eram usados para guerrear. As guias de vários cães eram costuradas na roupas de seus donos que os deixavam soltos no comprimento das guias durante os combates para que os cães atacassem e derrubassem cavalos e inimigos. Quando os mongóis invadiram a China eles levaram consigo estes mesmos cães, os ferozes Chows de guerra. Na China, onde hoje ele é dificilmente visto, já foi usado como alimento (os filhotes de 8 a 10 semanas de vida eram escolhidos como iguaria) e também para fornecer a pele como abrigo.

Seja como for, eles já eram retratados em vasos e esculturas da dinastia chinesa de Han (206 AC a 22 DC). Dizem ainda os historiadores que na dinastia de T’ang (século 7 DC), um imperador tinha 2.500 destes cães em seu canil particular.

A raça foi finalmente trazida para a Inglaterra por marinheiros no final do século 18. Aliás estes mesmos marinheiros tinham uma gíria para se referir aos carregamentos que chegavam da China, e cujo conteúdo era extremamente variado. Eles chamavam estes carregamentos de Chow Chow, nome que acabou servindo como apelido para os cães que conhecemos hoje. Na China eles são chamados de “shizi gou” (em Mandarim que é o dialeto mais usado na China de hoje), que quer dizer “cão que se parece com o leão”.

O primeiro Chow trazido da Europa para os EUA foi para o Sr. Earl Hoover e custou cerca de US$ 10.000. A primeira vez que a raça se tornou bastante popular nos EUA foi nos anos 30, quando o presidente Clavin Coolidge levou um Chow, chamado Timmy para a Casa Branca. A raça experimentou uma outra grande demonstração de apreço nos anos 80 e segundo dizem, Sigmund Freud era um grande fã de Chows.

Infelizmente estes períodos de tamanha popularidade também tiveram o seu lado ruim. Na pressa de fazer dinheiro fácil com a venda dos filhotes que todos procuravam, criadores inescrupulosos e/ou inexperientes passaram a cruzar cães sem o menor cuidado com o temperamento. Muitos acreditavam que era correto que Chows fossem bravos e agressivos. Muitos não ligavam a mínima se estes filhotes seriam tratados e educados propriamente por seus novos donos, e o que se viu foi um massivo desvio de comportamento destes cães, cujos reflexos podem ser sentidos até hoje.

Além dos cuidados com o temperamento do filhote, os donos deveriam estar atentos a algumas doenças que podem ocorrer na raça. Displasia coxo-femural (calcula-se que cerca de 50% dos Chows norte americanos possuem displasia coxo-femural), entrópio, e problemas de pele e hormonais são alguns problemas mais comuns. Procure conhecer pessoalmente os pais do seu provável filhote, converse com o criador e pergunte se os pais apresentam alguma doença e se o filhote tem garantia. Se você não ficar satisfeito com a aparência, saúde ou temperamento dos pais, não compre o filhote. O excesso de calor também pode ser um problema para estes cães. Eles não se adaptam facilmente a climas quentes e úmidos. É fácil perceber irritação nestes cães quando as temperaturas passam dos 27º C e o perigo de uma insolação deve ser considerada se o cachorro ficar preso num lugar que bata sol o tempo todo, ou se ele for forçado a se exercitar num dia muito quente.

O Chow Chow é um cachorro único por diversas razões. As mais visíveis são a sua aparência de leão-urso, suas cores exuberantes, seu pêlo irresistível, a língua e a boca azul. Mas também a sua personalidade e diferente da maioria dos cães, como veremos adiante.

Aliás, você sabe como foi que os Chows ganharam a língua azul? Foi quando Deus ainda estava fazendo o universo e resolveu pintar o céu de azul. Enquanto o Criador pintava o céu, algumas gotinhas da tinta caiu no chão e um Chow, que observava tranqüilamente o seu Mestre, foi lá e lambeu estas gotas, ficando desde então com a língua azul. Claro que isto é uma lenda (na verdade ninguém sabe por quê os Chows têm a língua desta cor), mas é uma linda lenda, não é mesmo?

Quando os filhotes de Chow nascem eles possuem a língua rosada, que vão escurecendo gradualmente até que se tornam totalmente “preto-azulada” quando eles têm 8 semanas de vida. Alguns cachorrinhos não têm a língua totalmente azul e embora eles possam ser excelentes cães de companhia, não poderão ser expostos e nem deveriam ser usados para criação, uma vez que esta é uma falta desqualificatória.

 

Tamanho:
A altura de um Chow Macho deveria ser entre 48 cm e 56 cm, e da fêmea entre 46 cm e 51 cm, nunca sendo inferior a 45.5 cm (na cernelha). (No AKC o padrão de altura é entre 43.2 a 50.8, independente do sexo).

Peso:
Média entre 24 a 27 quilos.

Aparência:
Corpo bem balanceado, compacto, “quadrado”, com movimentos ágeis e saltitantes

Pelagem e Cor:
Existem dois tipos diferentes de pelagem, ambos com pêlo e subpêlo, Alguns Chows possuem o pêlo mais duro, liso, curto, espesso e áspero. Outros possuem o pêlo denso, cheio e macio; no rabo pêlo é bem cheio e em forma de franjas, nos pescoço o pêlo é ainda mais denso, formando uma espécie de juba. As cores aceitas são o vermelho, preto, azul, canela, creme ou branco, sem sempre sólidos. Marcas de outras cores não são aceitáveis, mas é permitido marcas da mesma cor porém de outra tonalidade.

Cabeça:
Crânio largo, achatado com um focinho largo; os olhos escuros (nas cores canela e azul podem ser da mesma cor do pêlo), amendoados; as orelhas são pequenas, triangulares e espessas.

Cauda:
A cauda é alta e carregada por sobre as costas.

Expectativa de vida:
de 12 a 14 anos.

 

Perfil da Raça

A esta altura já deu para perceber que o Chow Chow é um cão dotado de rara beleza e que a maioria das pessoas se sentiria imediatamente atraída pela sua aparência de ursinho. Mas e quanto ao temperamento? Será que o Chow é mesmo um ursinho peludo, feito para ser apertado, acariciado e mimado? Bom… Neste aspecto o Chow está muito mais para leão do que para bichinho de pelúcia!

Não, o Chow não é um vilão de quinta categoria, mas também não é o que a maioria espera de um cachorro, especialmente com esta carinha de “olha-como-eu-sou-fofinho”.

O Chow é um cachorro muito inteligente, porém não é fácil de ser treinado. A sua aparência orgulhosa e imponente reflete um comportamento independente e pouco preocupado em agradar aos donos, muito menos a estranhos. Justamente por esta característica, a de agradar primeiro a si mesmo, os métodos comuns de treinamento (com excesso de punição ou excesso de carinhos) não surte efeito, sendo muito difícil manter estes cães motivados. Aliás, treinar um Chow com pancadas é o que há de pior, pois o cachorro tende a tornar-se extremamente bravo e instável, ou então seu espírito será quebrado.

Tal como um gato, Chows só demonstram interesse em cooperar quanto eles estão a fim. Eles gostam de tomar suas próprias decisões e é isso o que eles fazem se você não estiver atento e um segundo na frente deles. É mais fácil você convencê-los a fazer alguma coisa da sua maneira se você se antecipar e não der a oportunidade deles começarem da maneira deles!

O Chow Chow não é o tipo de cachorro que vai se adaptar com qualquer tipo de dono e também não é o tipo de cachorro que qualquer pessoa irá apreciar em sua plenitude. Cheio de personalidade e conhecido pela sua devoção a um único dono, o Chow precisa ser guiado de forma carinhosa, porém firme. Treinamento de obediência e socialização são extremamente importantes e deveriam ser iniciada ainda na casa do criador.

Um criador responsável proverá um ambiente seguro para os filhotes e ao mesmo tempo proporcionará o máximo de oportunidades para que os filhotes tenham contato com várias pessoas e vários animais, a fim de preparar este filhote para o convívio pacífico com a família que irá adotá-lo.

Para este tipo de cão a socialização é um processo permanente. Chows deveriam ser apresentados a pessoas de diferente idades, animais, e novos lugares regularmente, e sempre de maneira prazeiroza. Nunca, em hipótese nenhuma, estes cães deveriam ser mantidos isolados, trancafiados e sem contato com pessoas.

Chows levam muito a sério sua função como cão de guarda e irão proteger sua família e propriedade com muita responsabilidade. Mesmo quando propriamente socializados os Chows demonstram pouco ou nenhum interesse na companhia e afagos de estranhos. Eles são naturalmente reservados e calmos, mas quando se trata da companhia de seus donos aí a coisa muda de figura. Chows não são “grudentos” como muitas raças, mas eles apreciam imensa mente a companhia de seus donos. De forma silenciosa e tranqüila eles procuram estar sempre perto de seus familiares e mantê-los acorrentados ou trancados do lado de fora da casa é um grande erro. Se um Chow não respeitar, admirar e estiver integrado com seu dono ele pode se tornar um grande problema, demonstrando sinais de agressividade.

O Chow costuma ser, quando filhote, muito mais comportado do que a maiorias dos outros filhotes de cães. Justamente por ser quieto, nada destruidor e por se comportar de maneira tranqüila, um dono que não está familiarizado com a raça irá fatalmente cometer um terrível engano, que é negligenciar os princípios básicos de obediência. Aí então, quando o pequeno Chow atinge a adolescência canina, sem nenhum treinamento prévio, a fase dos comportamentos tipicamente desafiante e rebelde pelo qual todas as raça passam, pode se tornar particularmente fora de controle com Chows.

Quando um Chow encontra o dono adequado eles são leais, sérios, dignos, tranqüilos, carinhosos (da maneira deles é claro), e extremamente leais a sua família.

No livro The Intelligence of Dogs de Stanley Coren o Chow Chow ocupa a 76ª posição entre as raças pesquisadas. Ainda segundo o autor, isto significa que eles são considerados extremamente difíceis de serem treinados para executar tarefas de trabalho. Normalmente são necessárias de 30 a 40 repetições de simples comandos, no início do treinamento, para que eles comecem a demonstrar alguns sinais de que estão entendendo o que se espera deles. Não é raro que estes cães precisem executar mais de 100 vezes um comando de forma correta, antes de se tornarem confiáveis na sua performance.

O treinamento de obediência básica normalmente deve ser estendido por várias sessões., e mesmo assim eles podem parecer lentos e desinteressados na conclusão dos comandos. Uma vez que estes cães tenham absorvido totalmente o comando, será necessário manter o treinamento periodicamente, uma vez que eles parecem “desaprender” numa velocidade muito grande. Na verdade, se o treinamento não for mantido, eles darão a impressão de que nunca aprenderam nada.

Alguns juizes e treinadores costumam dizer que eles são “intreináveis”, mas outros afirmam que na maioria das vezes o treinador e/ou o dono não tiveram a paciência e a persistência de manter o treinamento por tempo suficiente afim tornar os comandos de obediência em hábito de comportamento.

Eles tendem a reagir com algum interesse em menos de 25% das vezes em que um comando lhes é dado e não raro eles simplesmente dão as costas aos seus treinadores, como que estivessem desafiando a autoridade destes.

Em suma, se você procura um cachorro que fique deitado no seu colo, cuja maior preocupação seja atender aos seus desejos, que brinque com as crianças e faça festa para os vizinhos, é melhor deixar o Chow de lado. No entanto, se você gosta um cachorro com aparência adoravelmente exótica, de desafios, não vê mal algum em dedicar boa parte do seu tempo na arte de educar o seu cão, até que gosta de um cachorro que esnobe os estranhos, e aprecia um temperamento forte, equilibrado e protetor, o Chow pode ser uma grande opção!

Obs.: O gráfico acima é o resultado de um estudo realizado por Benjamin L. Hart e Lynette A. Hart, veterinários e Phd’s em comportamento animal, que entrevistaram dezenas de veterinários, treinadores e juizes de competições de obediência nos EUA.

Deixe um comentário 143 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

143 comentários em “Raças > Chow Chow”

  1. Letícia Esteves disse:

    Olá , Eu peguei minha chow chow com 3 meses , ela é carinhosa mas ela gosta muito de morder isso é normal ?

    1. BitCão BitCão disse:

      Letícia, é normal os filhotes queiram morder, mas é essencial que eles aprendam que isso não é permitido – veja aqui: https://www.bitcao.com.br/blog/caes-filhotes-que-mordem/

  2. Jean Albuquerque disse:

    Estou com uma Chow Chow que está com 1 ano e 7 meses estou tentando dificuldade de colocar ela pra mijar em um sanitário para cachorro ela mija sempre no mesmo local já mijou duas vezes no sanitário , mas pra pirraça ela está mijando ao lado do sanitário e na minha sala tem uma janela que quando agente esquece aberta ela pula e fica no telhado da vizinha sentada olhando a rua oque devo fazer pra ela fazer oque eu quero

    1. BitCão BitCão disse:

      Jean, esse texto pode ajudá-lo a treinar sua cadela: https://www.bitcao.com.br/blog/as-melhores-dicas-de-xixi-e-coco-no-lugar-certo/
      Quanto à janela, sugerimos que vc coloque tela para manter sua cachorra em segurança.

  3. Roselene disse:

    Olá, comprei uma Chow Chow, ela tem 50 dias, ela fica na garagem que é toda coberta e por chegarmos tarde em casa e a solto quando estamos em casa. Mas em dias de chuva fico preocupada mesmo que ela esteja bem protegida. E ela morde muito o calcanhar, alem de não parar quieta um minuto. O que faço?

    1. BitCão BitCão disse:

      Roselene, ela é uma filhota saudável e cheia de energia :))) Ofereça grande variedade de brinquedos para entreter sua cachorrinha quando ela estiver sozinha e ajudá-la no desenvolvimento. Sobre as mordidas, esse texto vai te ajudar: https://www.bitcao.com.br/blog/caes-filhotes-que-mordem/

  4. Jackeline disse:

    Meu Chowchow esta com 2 meses pesando 2,794kg. Queria saber se ele esta no peso correto. ? Estou com ele a 17 dias e desde o dia que ele veio pra minha casa tenho tido problemas com o coco dele. Diarreia ou mole demais. Quando ele chegou dei vermifugo pra ele e hj com 15 dias levei pra outra dose. Falei com o antigo dono dele a irma do meu filhote está com 7,600kg. Eu to chocada nao sei nem oq Fazer. Hj ele vai entrar com antibiótico pq ta com muita diarreia e desde o dia que ele chegou ele come super bem. Achei q poderia ser a ração ai troquei a dois dias por uma melhor, ele ta comendo do mesmo jeito parece q nem estranhou. Mais a diarréia hj piorou. E eu acho ele peqeno e agora com esse tamanho da irmã. Me ajudem. Qal o peso certo de Chowchow com 2 meses.

    1. BitCão BitCão disse:

      Jackeline, nossa orientação é para que vc leve seu bichinho urgente ao veterinário – diarreia é coisa séria, pois pode sinalizar diversas doenças, não apenas intolerância à determinada ração. É preciso acompanhar de perto.

  5. Meu chow chow e adulto e foi achado na rua após maus tratos. ele e muito meigo e quieto e gosta de chamar a atenção já pegou alguns comandos mas minha duvida e q td vez que ele começa a ir bem ele deita e não levanta. Teria algo q ajudasse a atenção dele ao treinamento ou quantas repetições deve ser feita por aula/treino

    1. BitCão BitCão disse:

      Jonas, faça sessões curtas de treinamento, de 10 a 15 minutos, sempre recompensando o bichão quando ele acertar. Torne o treinamento divertido e reforce em situações cotidianas, pedindo que ele sente para ganhar carinho, antes das refeições, etc. Boa sorte!

    2. Deise disse:

      Eu também adotei uma cadela chow tem 1 mês e ela está com 3 anos, ela ficava trancada o dia todo em um quarto, ela e super dócil e obediente, mas várias pessoas falam que essa raça raça agressiva, fico com medo pois tenho um filho de 5 anos, me senti aliviada depois do seu comentário.

  6. Estou com um bebê de dois meses em casa, nós acabamos de o pegar, mas a antiga dona não deu nenhuma das vacinas ainda e a Veterinária achou melhor só dar a primeira dose na semana que vem. Nós acabamos de descobrir que ele está infestado de carrapatos e pulgas, será que posso por a coleira anti pulgas?

    1. BitCão BitCão disse:

      Ingrid, pode sim, mas o ideal seria antes dar capstar para livrar a peludinha rapidamente das pulgas e carrapatos. A Seresto é uma coleira super segura e protege por até oito meses. https://www.bitcao.com.br/coleira-antipulgas-e-carrapatos-bayer-seresto.html

  7. Alice Cardoso disse:

    Tenho uma filhote de chow chow com dois meses, ela morde MUITO!! Não machuca a gente, mas quando dou o comando “não” ela rosna com um tom desafiador. Quando a gente briga com ela e dá uns tapinhas bem de leve, com a mão mesmo, ela para. Mas depois, volta a morder. Tenho medo dela ficar agressiva. Já comprei vários brinquedinhos pra ela. Ela é um amor, faz xixi e cocô no lugar certinho, dorme no nosso quarto, e quando saio para trabalhar ela fica solta pela cozinha, área e sala. Como faço pra ela parar de morder?

    1. BitCão BitCão disse:

      alice, pulso firme com a garota. Comece o treinamento de obediência o quanto antes. Um filhote que aprende que é permitido morder pois não há nenhum tipo de represália aos seus ataques, não hesitará em “defender-se” de qualquer contragosto com dentadas poderosas mais tarde em sua vida.
      Um cachorro adulto jamais tolerará que um filhote fique mastigando as suas patas, e emitirá imediatamente um rosnado de aviso. Se o malinha continuar insistindo, vai acabar tomando uma dentada de correção bem na cabeça. Nós, humanos, devemos ensinar esta mesma lição para os nossos filhotes para evitar problemas no futuro. A técnica de colocar o polegar na língua do cachorro e fazer pressão para baixo, até que ele tente empurrar nosso dedo para fora da boca dele é bastante efetiva e, se executada de forma adequada, não irá machucar seu bebezão (Leia mais aqui: https://www.bitcao.com.br/blog/caes-filhotes-que-mordem/). Ele até pode ser bastante insistente e tentar te morder várias vezes, mas as correções vão ensiná-lo que não é agradável abocanhar a mão de que o alimenta. Não se esqueça de dizer sempre NÃO MORDE enquanto aplica a correção e não permita que nenhum outro membro da família ou amigos deixe o seu filhotinho morder.

    2. Jackeline disse:

      Qantos kilos tem sua filhote de 2 meses? Ela faz coco dentro de casa? Tenho um que ta com 59 dias hj e ta com 2,794kg. To com ele a 17 dias e ta fazendo muito coco e mole. Ele faz no lugar certo o dia todo chegou a noite que eu fecho a porta ele faz no tapete do banheiro mais ja fez em outros lugares tambem e todo dia ele faz, e eu levanto a noite abro a porta pra ele e mesmo assim qando é 5h da manhã vai no banheiro que ele fez coco. E agora saiu sangue nas fezes tambem. Ta com medicação hj. To qase pra chorar ja. Me responde ai por favor

      1. BitCão BitCão disse:

        Jackeline, reforçamos a importância de correr com seu chow para o vet – sangue nas fezes é seríssimo!

  8. Marise Pereira de Souza Cruz disse:

    Tenho um Chow Chow de 2 anos ele é tranquilo só não gosta muito de gato e também do meu filho do meio que é casado e as vezes vai la em casa ele até já mordeu ele, fica rosnando como posso mudar essa situação entre os dois. Gostaria que vocês mim orientem como devo proceder.
    Desde já agradeço

    1. BitCão BitCão disse:

      Marise, só podemos opinar genericamente pois não conhecemos o animal pessoalmente, mas existem várias questões, desde o modo como seu chow foi socializado até características da raça. Ele se exercita bastante? Tem muitos brinquedos para extravasar a energia? Você reforça constantemente os comandos de obediência básica?

  9. Mayara disse:

    Tenho uma chow chow, ela tem 1 ano e 4 meses, tem dias que ela anda muito mal humorada, ataca meu yorkshire e meu irmão, ela não ataca adultos e nem crianças, mas tem uma certa implicância com meu irmão, ele não pode colocar a mão nela que ela já tenta mordê-lo, peguei ela com 40 dias, desde então eu sempre socializei ela com meu yorkshire, e com as pessoas, ela gosta de carinho e é um pouco ciumenta, eu deixo ela solta, dentro de casa e no quintal que é grande, será que tenho que levar ela mais para passear na rua? Como posso fazer para melhorar o humor dela?

    1. BitCão BitCão disse:

      Mayara, os passeios na rua são essenciais para a saúde mental dos peludos – além da física. Ofereça brinquedos também para que ela possa se entreter quando está sozinha. Cuidado com o york – um cão grande pode matar facilmente um pequeno e machucar as pessoas.

  10. Tenho uma Chow Chow de 2 meses. Carinhosa quando quer, muito bagunceira. Porém quando vem p me morder eu digo que NAO e ela as vezes para e as vezes continua! Realmente um cão muito teimoso, a mãe dela o menino disse que ela é braba, corre o risco da minha também ficar? Até agora ela nunca avançou em ninguém, nem quando foi tomar vacina ou na veterinária pela primeira vez. Estou tentando ao máximo socializa-la, ainda não posso sair com ela na rua.. mas digo para as pessoas virem ver ela

    1. BitCão BitCão disse:

      Maria, os chows devem ser muito socializados e precisam de um dono com pulso firme e que dê muito amor.

  11. Andreza disse:

    Boa Noite!
    Tenho um Chow Chow com 43 dias de vida,na minha casa é só eu e meu marido não recebo muitas visitas ela está sendo a bebê da casa.Quero que ela seja obediência e dócil oque faço?
    Brinco muito com ela e ela é bem sapeca.Estou Amando a minha Amora🌸 Me ajudem.

    1. BitCão BitCão disse:

      Andreza, é importante socializar muito sua filhota e caprichar no treinamento de obediência. Enquanto ela não estiver liberada para passear na rua, convide amigos que tenham cães sociáveis para interagir com ela e proporcione a maior quantidade possível de experiências.

  12. Flávia disse:

    Boa tarde,
    Tenho um Chow chow mestiço de dois anos e oito meses que tem todas as características que você mencionou. Ele não é muito sociável, parece ter medo (dos carros, motos) quando levo pra passear e sempre late quando vê uma criança. É teimoso e muito agitado. O que você me aconselha?
    Obs.: Ele está comigo desde os três meses.

    1. BitCão BitCão disse:

      Flávia, esses comportamentos podem ser decorrentes do modo como ele foi socializado. Vá acostumando o chow aos poucos com as coisas que o incomodam, por exemplo, levando-o a um local onde o fluxo não é tão intenso e fazendo com que ele se sente e se acalme. Quando for latir para o carro, moto ou crianças, diga não e recompense os acertos. Treinamento e pulso firme com o moleque!

      1. Flávia disse:

        Eu vou tentar. Obrigada!

  13. Adriana disse:

    Boa tarde tenho um de 3 meses ele e não brinca com agente so come e dorme as vezes rosna para minha namorada e já tentou mordela uma vez não sabemos como reprender moramos em um apartamento com ele e fica solto o dia inteiro tenho medo de brigar e se tornar agressivo o que vc me sugere?

    1. BitCão BitCão disse:

      adriana, O Chow costuma ser, quando filhote, muito mais comportado do que a maiorias dos outros filhotes de cães. Justamente por ser quieto, nada destruidor e por se comportar de maneira tranquila, um dono que não está familiarizado com a raça irá fatalmente cometer um terrível engano, que é negligenciar os princípios básicos de obediência. Aí então, quando o pequeno Chow atinge a adolescência canina, sem nenhum treinamento prévio, a fase dos comportamentos tipicamente desafiante e rebelde pelo qual todas as raça passam, pode se tornar particularmente fora de controle com Chows. Por isso, seja firme desde já mostrando o que ele pode ou não fazer, invista muito em socialização e treinamento.

      1. CRISLAINE disse:

        BOM DIA TENHO UM CHOW CHOW DE 9 MESES, MAS ELE NÃO É QUIETO E É BEM DESTRUIDOR QD SOLTO, ARRANCA AS ROUPAS DO VARAL, FAZ UM MONTE DE BURACOS NO JARDIM, ARRANCA AS FLORES, QD ABRIMOS O PORTÃO SAI CORRENDO PRA RUA, O QUE PODEMOS FAZER? ELE COM A GENTE É BEM TRANQUILO, NÃO MORDE E GOSTA DE BRINCAR, MAS QD FICA SOZINHO TOCA O TERROR, temos ele desde um mês e pouquinho de nascido

        1. BitCão BitCão disse:

          Avalie o nível de atividade dele – talvez as caminhadas e passeios precisem ser mais longas para que ele se canse e fique mais tranquilo na ausência de vcs. Outra dica é investir em enriquecimento ambiental, por exemplo, oferecendo brinquedos ou ossos recheados, ou brinquedos interativos.
          invista, também, no treinamento de obediência, ensinando os comandos essenciais para seu amigão.

  14. victor disse:

    Boa noite tenho uma chow de 48 dias e tirei ela de dentro de casa e coloquei pra dormi na área de serviço por fazer xixi e coco dentro de casa.
    Mas ela não para de chorar e tenho muita dó e não sei se eu deixo ela latir ou se eu deixo ela entrar?
    Por q to ensinando ela a fazer cixi e coco no jornal mas ta muito difícil.

    1. BitCão BitCão disse:

      Victor, filhotes só adquirem controle total da bexiga por volta dos 7 meses, até lá vc tem que treinar bastante e fazer festa sempre que ela acertar. Se vc atendê-la cada vez que ela latir, vai condicionar o comportamento e ela vai fazer isso sempre. Porém, com 48 dias ela ainda deveria estar com a mãe, é muito novinha, e é importante considerar todos os benefícios de mantê-la próxima a vc nos primeiros meses, como a segurança que ela sentirá dormindo perto do dono…

  15. Victoria disse:

    Olá, adotei um Chow adulto recentemente, ele tem seis anos e foi adestrado quando filhote. Moro em um apartamento e desço com ele todos os dias, é extremamente tranquilo em casa com relação a não fazer coco nem xixi e nem muito menos destruir coisas em casa. É independente afetivamente mas aceita e retribui carinhos as vezes. Acontece que nos últimos dias ele me mordeu duas vezes no braço. Sem dar sinal algum prévio de que estava incomodado com algo. Na primeira vez foi quando eu fui colocar a guia nele para passear e na segunda quando estava escovando o pelo dele.
    Continuo o tratando com carinho após os ataques. Sou ciente das dificuldades de adoção apesar dele haver sido de uma amiga e sua família. Mas agora estou realmente preocupada com a agressividade dele!

    1. BitCão BitCão disse:

      Victoria, primeiro, parabéns por sua atitude. Descarte qualquer problema clínico, como sensibilidade no pescoço ou no local da escovação. Não sabemos se vc acompanhou a socialização do seu novo amigo, muito importante para esta raça, mas sugerimos pedir ajuda a um especialista em comportamento que, presencialmente, terá como fazer uma avaliação precisa.

  16. Aline maria disse:

    Boa noite, comprei uma filhote de Chow Chow, agora ela está com dois meses mas a língua dela não é totalmente roxa, mas os pais dela tem a língua toda roxa, ainda é possível a língua dela ficar completamente roxa?

    1. BitCão BitCão disse:

      Aline, em geral é nesta época, mas alguns chows não ficam com a língua totalmente roxa – isso conta, na verdade, apenas para cães de exposição 🙂

  17. Olá!
    Tenho uma cachora chow chow de 2 meses fica num quarto separado da casa , parece uma quitinete kk durante o dia solto pra brincar mas hj ela ficou agitada e me mordeu na canela. Agora estou com medo dela o que faço! Nao gosto q fique dentro de casa. Me jude por favor

    1. BitCão BitCão disse:

      Liliane, você precisa ensinar sua cadelinha desde cedo quem manda e quais são as regras da casa. Se você está com medo dela com 2 meses, o que será com um ano? Comece a educá-la desde já, mostrando o que pode e o que não, para que ela possa conviver harmonicamente com a família, e não confinada em apenas um local. Boa sorte. 🙂

  18. Angela disse:

    Boa tarde, realmente de todos os artigos que li,este é o melhor….Meu marido e eu compramos um Chow de 3 meses,ele é muito carinhoso,gosta muito de brincar e essa questão de morder realmente é muito difícil de conter,mas ele está começando obedecer, teimoso de mais,mas é muito lindo,escolheu o lugar para fazer cocô e não faz em outro lugar,xixi até faz em outros lugares,fica perto o tempo todo, as vezes tenho a impressão que mesmo tão pequeno já segue o instinto protetor,ele sempre está cheirando a casa,olha tudo e dorme do lado de fora, quando percebe algo que​ não gosta late grosso,enfim não tenho o que reclamar do meu Chow,ele é nosso bebê e sabe muito bem chamar atenção quando quer brincar, é a alegria da casa..meu questionamento é quando ele escolhe o dono dele?como saber?

    1. BitCão BitCão disse:

      Angela, ele vai eleger como dono a pessoa que mais se envolve nos cuidados, na alimentação, que o leva para passear, etc.

  19. jaqueline disse:

    olá tenho 3 chow chow pai mae eo filho que hoje tem 1ano e meio, estou com serio problema a mae entrou no cio dei prevgeste pra cortar o cio e vai fazer 2 meses que o pai e i filho nao podem ficar juntos pois brigam feio, o que faço,parece que o cio dela prolongou

    1. BitCão BitCão disse:

      Jaqueline, o ideal é castrar os animais, já que o cio vai estimular brigas e disputas entre os machos.

  20. Glória Rodrigues disse:

    Tenho um chow chow filhote de mais ou menos 4 meses mas a cauda dela não fica para cima nas costa isso e normal, tem a língua azul focinho curto um cabeção e peludo características da raça. Estou com dúvida.

    1. BitCão BitCão disse:

      Glória, o melhor é levar seu filhote ao veterinário para descartar qualquer problema. Boa sorte.

  21. Priscila disse:

    Ola boa noite..tenho um chow chow de um ano..e ao contrario dos comentarios o meu e excessivamente carinhoso e tranquilo…so late quando chega alguem que ele nunca viu em casa..os conhecidos ele ve e se comporta normalmente..parece amar muito eu e meu marido apesar dele escolher somente um dono que no caso escolheu meu marido ele me trata muito bem tambem…teimoso demais sem duvidas..quando foge pra rua nada pega..nao adianta chamar..vamos atras mas ele so volta quando quer..realmente apaixonei com aquela bolinha de um mes..nao pensei se seria dificil educar..so queria ele..e acho q ele tambem ficou muito feliz com a gente..fica bem mais tranquilo se coloco ele dentro de casa..dorme o tempo todo…por fim so queria fizer pra ter paciencia e esses filhotes novos..tem que ser duros e falar muito nao..porque sao uma graca amorosos carinhosos felizes e agradecem so com o olhar o que fazemos pra eles…no calor deem agua gelada pra eles..eles sentem muito calor e adoram bebem alem da conta..enfim..nao me imagino sem ele…um amor imenso..bjs..

  22. Natália disse:

    Oi Boa tarde ! Tenho um Chow Chow de 2 meses,e as vezes quando eu falo alto com ele ,pra ele não ir na cozinha ele começa a latir,mas quando eu ganhei ele com 1 mês ,chegou um pincher aqui que era bagunceiro,e ele foi embora ,agora o meu Chow Simba , não me obedece,fica mordendo,e quando chega visita ele brinca de morder e as visitas acostuma ele a morder ,por que ela brincam com ele e deixa ele morder, só que eu não quero que ele cresça mordendo ninguém,o que faço pra ele parar ?

    1. BitCão BitCão disse:

      Natália, ele ainda é muito novinho e essas dentadinhas são comuns nessa fase e durante a troca de dentes, daí a importância de brinquedos para roer que ajudam a aliviar a coceira das gengivas. Dê o comando “não” quando ele insistir em mordiscar as pessoas e ofereça brinquedos, mostrando assim o que é permitido. Oriente as visitas a fazerem o mesmo. O treinamento básico de obediência (senta, deita, fica) deve ser realizado pelo menos por 20 minutos por dia. Boa sorte com seu filhote!

  23. Oi Boa Tarde tenho um chow-chow branco e ele é muito apegado a crianças e adultos só que as vezes ele fica dormindo o dia inteiros mais quando chega crianças ele quer brincar tenho 2 filho um com 13 anos e uma menina de 21 anos eles ama ela pois a chow -chow brinca mais ela não gosta do calor e começa a perder pelo. Gostaria de pedir se é por causa do calor ou do que ?

    1. BitCão BitCão disse:

      Olá Sandra, normalmente a troca de pelos ocorre com mais intensidade duas vezes por ano, quando há troca do pelo de inverno e do pelo do verão, e a escovação pode ajudar bastante. Temos várias opções: https://www.bitcao.com.br/escovas-e-rasqueadeiras-safari.html
      Mas a queda de pelos também pode estar relacionada à estresse, problemas nutricionais e doenças de pele, sarna, fungos etc. É importante avaliar com o veterinário. Boa sorte!

  24. Vivian Silva Ferreira disse:

    Oi Boa tarde será que vc pode me ajudar, ganhei um chow-chow de 4 anos. O antigo dono me deu pq sua esposa engravidou e o chow não estava aceitando a gravidez, ameaçava mordê-la toda vez que se aproximava. Ele é muito bravo! Tenho dois filhos pequenos e amo animais, não quero passar ele pra outra pessoa. Como amansá-lo?

    1. BitCão BitCão disse:

      Vivian, o Chow-chow é um cachorro muito inteligente, porém não é fácil de ser treinado e, dependendo de como foi socializado na infância, pode ter desenvolvido agressividade. Como você tem filhos pequenos, recomendamos ajuda profissional na adaptação.

  25. Thiago Dantas disse:

    Olá, dos sites que pesquisei o seu é o que tem mais informações úteis. Parabéns.

    Tenho um Chow de 3 meses que tem uma personalidade difícil. Além de destruidor, ele morde o tempo inteiro, inclusive latindo em tom de desafio à autoridade. Por vezes tenho que ser firme com ele, ‘mas acabo me vendo violento. E pelo seu artigo, percebi que estou errado.
    Como seria exatamente essa firmeza que vc diz no artigo? De forma que eu ensine disciplina e submissão a ele, sem ser violento?

    1. BitCão disse:

      Olá Thiago, exatamente como temos que fazer com crianças, firme mas com amor! Nada de violência…

    2. Natália disse:

      O meu tem as mesmas características que o seu,ele é muito difícil é tem apenas 2 meses…

      1. Alice Cardoso disse:

        Estou com a mesma dificuldade. Meu chow tem dois meses, morde MUITO!! Ela não machuca a gente, mas quando dou o comando “não” ela rosna com um tom desafiador. Quando a gente briga com ela e dá uns tapinhas bem de leve, com a mão mesmo, ela para. Mas depois, volta a morder. Tenho medo dela ficar agressiva. Já comprei vários brinquedinhos pra ela. Como faço?

  26. Tania Santos disse:

    Tenho um chow de um ano, ele é muito bagunceiro, estraga td ,ate sofá ele quer morder, ele já estragou várias coisas, ja comprei osso ,já dei várias coisas pra ele brincar, mas ele não deixa nossas coisas . O que devo fazer? Que DEUS abençoe vc.

    1. BitCão BitCão disse:

      Tania, cães de um ano são cheios de energia, e é importante ele gastá-la em locais adequados do que destruindo a casa toda! Faça longas caminhadas, capriche no treinamento de obediência e deixe brinquedos para que ele tenha o que fazer quando você estiver ausente, por exemplo, os Kongs, que além de serem bem resistentes, podem ser recheados com petiscos, entretendo o animal por um bom tempo. 🙂

  27. Bruno Amaral disse:

    Boa noite acabei de ganhar um Chow ele tem 3 anos muito doceo gostaria de saber algumas dicas sugestões devo castra o animal ?

    1. BitCão disse:

      Olá Bruno, no nosso texto tem bastante dicas! Sobre a castração, sempre indicamos!

  28. Gladston Denilson disse:

    Olá tenho um chow preto ele foi pra tosar e cara errou e teve que tirar o pelo quase todo
    Só que agora o pelo dele está crescendo com falhas e em alguns lugares não está crescendo
    Gostaria de saber se isso é normal e se o pelo vai voltar ao que era ele está com 1 ano e meio

    1. BitCão BitCão disse:

      Gladston, erros na tosa podem resultar na alopecia Pós-Tosa, que é quando o animal perde todo ou parcialmente o pelo, que pode demorar a crescer. Algumas vezes o pelo nem volta a crescer ou cresce de forma irregular. Existem outras doenças que comprometem o crescimento do pelo. Consulte o veterinário.

  29. Leydi lazarte disse:

    Hola eu tenho um cachorrinho Chow Chow ele tem 2 meses ele não enxerga ainda é normal isso

    1. BitCão disse:

      Olá Leydi, isso não é normal, nao… Leve-ao ao seu veterinário!

  30. Jurema Alcântara Lelis nascente disse:

    Oi! tudo bem? estou cuidando da cachorra( Luna Chow chow dw 3 anoa) da minha filha, que precisou mudar para um apartamento.e como o meu apartamento tem uma varanda grande 17m2, coloquei a casinha dela. So que ela so faz xixi e coco, uma vez por dia, quando meu filho a leva para passear na rua. Estou preocupa por ela fazer xixi uma vez por dia, o que posso fazer para que ela faça na varanda?

    1. BitCão BitCão disse:

      Jurema, você terá que fazer o treinamento de higiene como se ela fosse filhote para aprender que também pode fazer as necessidades na varanda. Lembrando que o sanitário deve ficar longe de onde ela come e dorme.

  31. Morgana disse:

    Olá, meu chow chow está com uma falha no pelo, ele está se cosando muito,e no lugar q cosa muito o pelo caiu mas na é no corpo inteiro e não é sujeira, pois dou banho nele toda semana
    Aliás ele não tem tanto pelo assim,de um chow chow aquela jubona linda, o que pode est acontecendo?! Me ajude

    1. BitCão BitCão disse:

      Morgana, leve seu cachorro ao veterinário, pois a queda de pelo pode se dar por inúmeros fatores. Boa sorte!

  32. Cleber David disse:

    Muito bom artigo…. sobre ele comer fezes o meu tbm fazia isso ate eu descobrir que ele fazia isso somente quando defecava dentro de casa quando eu chegava tarde e nao levava ele na rua, percebi que ele tem tendencia a tentar comer fezes pois elenao gostava de sujar o local onde ele fica, no meu caso dentro do apartamento, passei a sair mais vezes com ele e hoje ele sofaz na rua ou na grama aqui de casa e nunca mais tentou comer, interessante que tenho um chow e um boiadeiro de berne, o meu chow nao estranha animal de nenhum tipo seja gato cachorro galinha etc… ja estranhos kkkkkkkkk e verdade ele me segue a casa toda onde estou ele deita ao meu lado!!

  33. Narell dutra disse:

    Tenho chow chow de dois meses muito levado morde tudo danos brinquedo mesmo assim ele morde , já nem sei mas o que faze r 🙁

  34. Vanessa disse:

    Olá obrigada pelo artigo !!
    Mas queria lhe perguntar . tenho um chaw e ele deu de comer suas fezes, tem apenas cinco meses, e rosna tbm , quando damos ração e para outras pessoas , mantenho ele dentro de casa … Há algum problema nisso??
    Obrigada

    1. BitCão disse:

      Olá, Vanessa! Há problema, sim! Com esta idade ele não deveria estar tão dominante. Seria bom você contar com a ajuda de um profissional para poder avaliar o porque desta dominância e o nível de agressividade dele, para que você possa tomar as providências como castração e/ou treinamento.

    2. Tania disse:

      Tenho um Cwou Cwou q vai fazer 3 anos em novembro só q o filhote dele vem pra minha casa até meu sobrinho buscar estou c medo dele estranhar o filhote Oq faço?

    3. Tania disse:

      É filho dele será q ele vai saber q é filho dele?e não vai brigar meu Cwou Cwou é como fosse meu filho mas to preocupada qdo o filhote vier

      1. BitCão BitCão disse:

        Tania, não vai saber – para evitar brigas você terá que castrar os dois e socializá-los muito desde o início – veja neste post: https://www.bitcao.com.br/blog/como-evitar-brigas-com-um-novo-cachorro-em-casa/

  35. Silvana. disse:

    Olá. Tenho uma fêmea que está com 11 meses. Faz 20 dias que ela começou com o 2do CIO. Achei estranho. Ela começou com os sangrados dia 14/12 e até hoje não parou. Gostaria de saber se é possível que ela esteja com algum transtorno hormonal e se ela corre risco de ficar prenha en caso que tenha tido contato com um macho.

    1. BitCão BitCão disse:

      Silvana, só o veterinário pode avaliar a situação.

  36. PAMELLA disse:

    Comprei um filhote de Chow Chow, e depois de um mês o levei ao veterinário e o mesmo me disse que ele é falso. O canil que comprei afirma que não, mas realmente o rosto dela é diferentes das demais fotos de filhotes da internet. Logico que não irei me desfazer, poi já pegamos amor, mas fiquei muito chateada de ser passada para trás assim desse jeito. Tem algo que posso fazer ? Existe algum lugar que verifique se meu cachorro é ou não Chow Chow ? Pois ele se comporta como um, não late, tem linguá azul, já escolheu seu ALPHA,”estranha com estranhos”, tem o rabo curvado sobre o corpo, pelagem fofa, porem o focinho é completamente diferente…. Têm como isso ?

    1. BitCão BitCão disse:

      Pamella, o veterinário pode te ajudar.

  37. Du disse:

    Boa noite , adiquiri um Chow Chow que está com 60 dias.
    Passo o dia tdo fora em média 12 hs.
    Ele fica sozinho, solto dentro de casa. Num espaço pequeno. Quarto + cozinha e banheiro.
    Estou preocupada pelo fato dele estar sozinho e se tornar mais agressivo do q a ração diz.
    Como ele ainda não tomou as vacinas , não posso leva lo na rua. Deixo apenas brincar um pouquinho no meu quintal , acimentado, onde ele faz côco.
    Gostaria de orientações !
    Estou tentando adestra lo mediante a vídeo na internet .
    Ele late um pouco , quando saimos de casa .
    Filmamos para ver seu comportamento!
    E agora me morde toda , não importa onde.
    Preciso de ajuda. Estou pensando em devolve lo ou vender doar !

    1. BitCão BitCão disse:

      Du, mesmo antes das vacinas os cães precisam de muita interação com os donos. Brinque com ele, faça o adestramento básico diariamente e quando ele estiver liberado para a rua, passeie muito, mas muito, para exercitá-lo e desestressar.

  38. Rhayssa Nascimento disse:

    Boa tarde, eu tenho um chow chow com quase 3 anos de idade ele sempre foi muito carinhoso nunca mordeu em ngm. Mais de um tempo pra cá o comportamento dele anda estranho . Do nada ele assusta e começa a latir e a pular e morder (não morde forte) e ate que eu entro no meio e tento acalmar ele. Ele faz isso mais com meu namorado ou com o da minha mãe, ele fez isso comigo somente uma vez. Me ajuda a esclarecer isso estou ficando assustada.

    1. BitCão disse:

      Olá Rhayssa, sem ver o cão fica difícil dar uma resposta exata, mas pela idade ele está chegando no auge da sua fase adulta… Provavelmente isso é dominância! Procure um profissional para te ajudar, dependendo do animal, isso pode ser contornado rapidamente. Castrar provavelmente também te ajudará bastante.

  39. Jaqueline disse:

    Eu tenho um chow chow de 9 meses, ele era um doce quando era neném agora ele esta ficando agressivo fica rosnando pras pessoas e ele é criado no meio de crianças e outros animais, agora ate pra ir tomar banho esta dificil o pessoal do pet esta com medo de pegar ele porque ele não deixa e rosna pro pessoal, eu não sei o que fazer, me da uma luz por favor e ele esta muito teimoso, antes ele era obediente agora alem de muito agitado ainda fica pulando e mordendo nos braços da gente e ele rosna pra gente de casa, me ajuda por favor
    Obs; agora deu pra roubar as coisas na pia na mesa tipo pão biscoito carne
    Obrigado

    1. BitCão disse:

      Olá Jaqueline, ele está entrando na fase da adolescência e este comportamento pode ser normal de acordo com a personalidade dele. Sugiro a castração o mais rápido possível e que procure a ajuda de um profissional em comportamento para te ajudar na educação dele.

  40. Angela Pichur disse:

    Eu tenho uma chow d um ano…vive comigo dentro d casa, p aprender a fazer coco e xixi foi muito facil, mostrei poucas vezes , e ela so faz no jornal e no mesmo lugar. Ela e muito querida , tratei ela com carinho desde filhote, mas fui firme quando nao queria obedecer, teimava as vezes, agora basta eu falar em tom mais alto q ela ja sabe e obedece. Adora passear d carro, só abrir a porta e ela ja pula p dentro, se da bem com outras pessoas, pois socializei ela desde cedo, só nao pode ver gatos kkkk….fica louca p sair atras ….

  41. Barbara disse:

    Ola.. concerteza a minha cadela foge de todas as regras ela é muito dócil adora crianças e ama q eu faça um carinho nela as vezes é meio desobediente mas o meu viralata é muito pior… ela é extrema ativa adora tocar o rebanho de ovelhas e olha q eu nem ensinei… talvez seja pelo modo com que eu a crio desde filhote do carinho e atenção nunca prendi ela nem para pacear na rua ela sempre vai ao meu lado sem causar problemas … lá em casa eu uso a técnico da conversa não gosto de ficar surrando eu faço cara de braba e flo q nao é certo e ela apenas não faz mais … entre os meus dogs ela é a mais obediente e inteligente tenho um buldogue e 3 filas e esse viralata que é o xodo dos meus gatos. Amo meus animais telvez seja por isso q ela foge a regra.

  42. Poliana disse:

    Olá, Tenho um chow chow há um ano, ganhei ele de uma pessoa que não cuidava. Ele não gosta muito das visitas HEHHE Mas é o bêbê da casa pra gente. Estou me mudando e estou preocupada sobre o melhor lugar para te-lo. Hoje ele fica na parte de traz da casa e algumas vezes conosco dentro de casa, mas para onde vou só tenho um espaço na parte de frente e aí vem a dúvida. É melhor mante-lo preso em um cabo de aço, que ele consiga correr livremente pelo jardim ou construir um canil, onde ele consiga ter o espaço dele, mas fique mais reservado?

    1. BitCão disse:

      Olá Poliana, nunca gostei da ideia de ter um cão preso à uma corrente… sempre pode acontecer algum acidente e ele se machucar. O ideal seria que ele ficasse solto em algum local onde ele possa gastar a energia dele, sem ficar extremamente confinado. Isso é possível?

  43. Vinicius Samuel disse:

    Ola,tenho uma filhote de dois meses,ela de cossa muito,mas não tem pulgas nem carrapatos o que pode ser ?

    1. BitCão disse:

      Olá Vinícius, pode ser uma alergia à grama, cimento ou até mesmo à ração… O melhor que você pode fazer é levá-la a uma consulta com o seu veterinário!

  44. Maynara disse:

    Oii, eu tenho um Chow de 10 meses! Mais ele é bem agitado! pula em mim sempre que chego em casa, não gosta muito de carinho na cabeça, adora que faço carinho nas costas perto do rabinho! O problema é que eu não deixa colocar a coleira, dá muito trabalho, morde meus braços, não com força, claro! Mas mesmo assim é desgastante as vezes deixo de sair com ele por causa desse Stress todo! Queria uma dica de qual a melhor coleira e o modo certo de fazer isso! Desde já agradeço! Beijos

    1. BitCão disse:

      Olá Maynara, muitas vezes este comportamento é só uma brincadeira, ou então até um pouco de dominância… Tente dar um petisco para ele ao colocar a guia, para ele começar a gostar de coloca-la. Outra opção é deixa-lo sempre com a coleira de pescoço e só ter que colocar a guia para sair, ele não vai ter nem muito como protestar! 

  45. Kelly disse:

    Tenho um chow chow macho, o Alex. Ele tem 2 anos, comprei ele quando tinha 45 dias, foi amor a primeira vista. Mais desde um mes para cá, ele ta se transformando, tenho outro cachorro que é criado juntos. Ele tem uma implicancia com um dos meus cachorros. Não sei mais o que fazer. Hoje meu outro cachorro esta todo costurado e enfaixado porque meu chow chow mordeu ele todo. Já não basta o coitadinho esta todo costurado, alex pegou ele dinovo teve que da ponto tudo dinovo. Não sei o que faço, já procurei especialista na raça, mais nao encotro em lugar nenhum. Eu preciso de ajuda, antes que ele mate meu outro cachorro. Eu fico muito dividida, mais do jeito que esta não da pra ficar. :/

    1. BitCão disse:

      Olá Kelly, difícil dar uma opinião à distância sobre uma questão tão séria! Você não precisa de um especialista na raça, mas sim de um especialista em comportamento canino. Ele poderá analisar o motivo do seu chow chow estar brigando com o seu outro macho, mas posso já ir te adiantando algumas coisas básicas: ele está com 2 anos, bem no início da idade adulta, que é quando ele realmente pode tentar assumir a posição de líder. Provavelmente é isso que está acontecendo… A castração pode ajudar bastante é é altamente recomendada. Se não resolver totalmente, pelo menos ajuda muito.

  46. gracinha disse:

    Adquiri uma menina chow de 2 meses. Independente, na dela, parece que nao gosta de muito xodó, mas fica do meu lado, sempre. O ruim quando ando, pq ela gosta de vir atras de boca meia aberta e atraida pelo meu calcanhar.
    Estou apaixonada, pela pandinha vermelha.
    Com quantos meses posso leva-la pra passear?
    Ela já tem uma linda guia cor de rosa. É linda demais, nossa, estou pra la de encantada. Dormiu no meu quarto sem fazer barulho, calma e faz aquelas coisas no lugar certo.
    Já tive lhasas, são desunidos, latidores, nossa, a expériencia está sendo outra.
    Para quem gosta de silencio é o cão ideal.

    1. BitCão disse:

      Olá Gracinha, muito bom ouvir que você está feliz com a sua nova menina! Filhote é tudo de bom!!! Ela morder seu calcanhar é normal para a idade dela. Apesar de normal, você pode já ir corrigindo este comportamento, para que ele se extingua mais rápido. Sobre o passeio, ela só poderá ir à rua assim que for liberada pelo veterinário. Geralmente eles só deixam depois de uns 15 dias após a última vacina. É bem importante respeitar este tempo, pois senão será um risco à saúde dela. Imagino que ela ficará a coisa mais linda com sua guia cor de rosa!!! <3

  47. Valéria disse:

    Minha filha tem 5 anos e ganhou um filhote de chow chow (mel), logo no primeiro dia que levei os veterinario ele ja me assustou, disse que são agressivos e não é um bom cachorro para quem tem crianças. Agora estou sem saber de dou ela ou se podemos ficar com ela. Ela esta com 45 dias.

    1. BitCão disse:

      Olá Valéria, é bem difícil dar uma opinião ser ver o cão. É mesmo uma raça conhecida por ter exemplares com a agressividade um pouco alta e/ou níveis de tolerância um pouco baixos. Principalmente durante a fase de adolescência até a fase adulta, e sugeriria uma boa dose de supervisão no contato com crianças. Castrá-lo o mais cedo possível também pode ajudar bastante.

  48. Mário disse:

    Tenho uma Chow Choe fêmea e ela é super carinhosa no sentido de ficar atrás de mim em casa o tempo inteiro mas ela realmente não é como as outras raças que gostam de ficar no colo e sendo acariciadas a todo momento. Ela não é brava e não é perigosa como gostam de falar dos chow chows, ela é até medrosa e desconfiada com estranhos.
    Ela adora minha sobrinha que é criança e abana o rabinho para todos da minha casa. só pessoas completamente estranhas que ela não gosta. Quando chego em casa ela faz uma festa !

  49. Fabio disse:

    Obrigado pelas dicas no site. Eu e minha esposa adotamos um filhote de chow, de 2 meses aproximadamente, e como trabalhamos fora e por ele ainda ser um filhote (ainda aprendendo a fazer necessidades no local certo,etc.), optamos inicialmente por confiná-lo na cozinha do nosso apartamento, com uma pequena grade e mantendo a porta aberta. É uma decisão correta? E quanto ao período noturno, é melhor que ele durma no seu espaço delimitado ou é mais adequado que durma na nossa presença (no nosso quarto)? Desde já agradeço a atenção!

    1. BitCão disse:

      Olá Fabio, a decisão de mantê-lo em uma área confinada enquanto vocês não estão em casa foi bem acertada, assim a gente diminui a chance dele fazer besteira no lugar errado. Durante a noite, ele pode ficar tanto no seu quarto como na cozinha, como vocês preferirem, pois novamente será um período onde ele não terá muita supervisão. Só lembre de deixá-lo um pouco mais solto quando vocês estiverem em casa, senão ele não terá nenhum contato com o ambiente da casa.

      1. Luana disse:

        Oi tenhos um casal ja adulto ganhei ta muito dificil deles acostumar comigo oque fazer?

        1. BitCão BitCão disse:

          luana, não temos como opinar sem mais informações sobre o que está acontecendo, escreva-nos novamente.

  50. Márcia disse:

    Obrigada por seu artigo… Tenho um Chow Chow e várias coisas faladas se encaixam direitinho. Principalmente o amor pelo seu dono, percebo o quanto ele gosta de mim, espera eu chegar em casa, vai dormir somente quando eu vou… To amando ele, delicia de cachorro.

    Abraços..