Voltar para os artigos

Raças > Fila Brasileiro

 

História e Características Gerais da Raça 

O Fila Brasileiro é uma mistura de cães pastores, Masstiffs, Bulldogs, e Bloodhounds trazidos pelos colonizadores portugueses. Estes cães eram usados para pastorear gado, proteger residências, caçar jaguares e outros felinos, e trabalhar como ajudantes de policiais.

Os Filas possuem grande vigor, são hábeis nadadores, e são muito resistentes a mudanças climáticas. Como cães domésticos eles são muitos leais aos donos, embora requeiram muita socialização a pessoas estranhas e outros cães quando filhotes. Hoje os Filas são reconhecidos como uma raça rara por vários clubes ao redor do mundo.
Uma característica distinta dos Filas é o seu “passo de camelo”. Este modo de andar é uma importante marca dos Filas e é item desclassificartorio em exposições. Apesar de muito grande, o Fila possui uma agilidade impressionante.
Eles possuem um olfato muito bom e podem seguir longas trilhas atras de caça ou outros cheiros. Por isso eles eram muito usados para buscar escravos fugidos e escondidos nas matas.

 

Tamanho:
Machos: de 65 a 75 cm.
Fêmeas: de 60 a 70cm.

Peso:
mínimo de 40 kg para as fêmeas e de 50 kg para machos

Aparência:
Ossatura grande e forte em um corpo retangular e compacto, mas harmonioso, proporcional, e com movimentos suaves. Sua pele é grossa , solta em todo o corpo, principalmente no pescoço. Alguns cães apresentam uma dobra nas faces laterais da cabeça e também na cernelha, descendo até o ombro.

Pelagem e Cor:
pelagem curta, macia, e espessa. Podem ser de cores tigradas ou sólidas, menos a branca, cinza, malhado, ou preto e canela. Eles pode,m ter ou não máscara preta ou marcas brancas nos pés. Também são permitidas marcas no peito e ponta do rabo.

Cabeça:
Cranio grande, com uma curvatura suave. Mandibulas muito fortes e largas. Olhos amendoados, de cores variando entre amarelo e marrom escuro. Orelhas penduradas, grandes, grossas, e afinaladas em formato de “V”.

Cauda:
Larga, afinalada, forte, longa e ligeiramente curvada.

Propensão a doenças:
As doenças mais comuns são a displasia coxo-femural e torção gástrica.

Para prevenir esta última evite dar apenas uma refeição ao cachorro. Divida-a em duas porções menores e alimente-o pela manhã e à noite. Evite excitar seu cão durante ou logo após as refeições, e não provoque situações que o faça comer muito rapidamente (como dois cães comendo muito próximos ao mesmo tempo). Também nunca exercite seu cão após as refeições ou deixe-o beber grandes quantidades de água de uma vez só.

 

Perfil da Raça

Filas são cães de uma grande determinação, bravura e coragem extraordinária. São também dóceis e obedientes aos seus donos e familiares, e muito tolerantes com crianças. Ele é muito leal e está sempre procurando pelo seu dono. Uma outra característica dos Filas é sua aversão a estranhos. Eles mostram uma calma disposição, e auto-confiança, não sendo disturbados por ruídos ou por um novo ambiente. São excelentes guardiães da propriedade e instintivos caçadores de grandes animais.

São naturalmente protetores de sua “matilha”, por isso é importante que recebam o treinamento de obediência básica muito cedo. Aos 7 meses de idade eles já irão mostrar o seu potencial de cães de guarda. Como eles são muito grandes e fortes, nesta idade eles já devem obedecer sem hesitação aos comandos de seus donos.

A maioria dos Filas aprendem muito facilmente e são ansiosos a atender os seus donos. Durante o treinamento de um Fila deve-se ter o cuidado em não ser muito duro nas correções. Como são muito sensíveis e possuem uma memória excelente, esta rispidez pode dificultar seu aprendizado.

Caso se deseje utilizar o Fila para guarda e proteção, não se deve socializa-lo em excesso quando filhote. Caso isto seja feito, ele perderá a sua natural ojeriza a estranhos e ficará amigável a qualquer pessoa.

Muitos treinadores e criadores concordam que não é recomendável fazer treinamento de ataque e agitação com um Fila. Na verdade ele não precisa deste treinamento para proteger seu território e sua família.

Além de excelentes guardiões, os filas são muito versáteis, podendo executar um sem número de tarefas. São excelentes para farejar trilhas e bombas, guias para cegos, pastoreio de gado, puxar carga, e cuidar de crianças.

O donos de Fila devem aceitar o fato de que estes cães precisam ficar perto dos membros da família e não gostam de estranhos, mesmo quando estes são permitidos a entrar na casa. Eles não atacarão sem razão, mas os membros de fora da família não devem esperar poder acariciar, ou brincar com um Fila.

Deixe um comentário

7 Comentários em "Raças > Fila Brasileiro"

Notify of

Patrícia
15 dias 4 horas atrás

Boa tarde
Meu fila é adulto já, e não está conseguindo ficar em pé e emagreceu, está comendo pouco.
O que será que pode ser e o que posso fazer
Obrigada

14 dias 21 horas atrás

patrícia, é preciso levá-lo ao veterinário para um check-up, existem inúmeras possibilidades.

Christiane
2 anos 6 meses atrás

Tenho um fila de 7 meses extremamente docil mas late demais durante a noite para qqr sombra. Qual a dica que vcs podem me dar pois meu medo é que ele incomode os vizinhos e acabem por tentar envenená-lo!

1 ano 9 meses atrás

Christiane, canse bastante o seu peludo durante o dia para que ele relaxe à noite. A coleira Antilatido Smart II PLus também pode ajudar. https://www.bitcao.com.br/coleira-antilatido-sem-choque-smart-ii-plus.html

Francine Borges
4 anos 3 meses atrás

Pouquíssimas vezes vi uma descrição tão fiel à personalidade e comportamento do Fila Brasileiro, a maior parte dos artigos encontrados sobre estes cães ou são muito vagas ou repletas de preconceitos pela raça principalmente por estes cães serem bastante grandes. Parabéns!

Julio dias
4 anos 7 meses atrás

Acabo de comprar um filhote Fila e fui orientado a não deixá-lo comer e beber água em seguida.
Me passaram o prazo de 2 horas após comer somente para deixá-lo beber água.
Gostaria de saber se procede isso e quais os cuidados com este procedimento.

Obrigado.

BitCão
4 anos 7 meses atrás

Olá Julio, o ideal é você consultar seu veterinário para este tipo de informação, já que se trara da saúde do seu cão!

wpDiscuz