Voltar para os artigos

Raças > Husky Siberiano

História e Características Gerais da Raça 

O Husky Siberiano, um cão nativo da Sibéria há quase 2.000 anos, foi desenvolvido e criado cuidadosamente por um povo chamado Chukchi visando uma raça capaz de puxar trenós com pequenas cargas, por longas distâncias, com pouca comida e nas condições de tempo mais rigorosas.

Por serem de pequeno porte e leves, Huskies são rápidos e gastam pouca energia. Quanto menos energia eles gastam para executar o trabalho, mais energia eles têm para sobreviver às temperaturas baixíssimas do inverno siberiano, que chegam facilmente à -60º C.
Huskies têm a habilidade natural de seguir trilhas e uma equipe em seus peitoris podem puxar um trenó com tanta velocidade e entusiasmo que é necessário um bom freio para fazê-los parar. Adoram correr e são verdadeiros mestres na arte de escapar. Aliás criadores experientes advertem: Se um Husky não consegue escapar indo por cima, por baixo ou pelos lados, ele terá o maior prazer de ir “através”.

Infelizmente muitas pessoas que optam por ter um Husky o fazem pelos motivos errados. Sem dúvida nenhuma, seu pelo denso e fofo e os belíssimos olhos azuis, sem falar daquela cara de lobinho indefeso que os filhotes têm, são fortíssimos apelos para um comprador desavisado, mas o Husky é muito mais do que beleza.

Injustamente classificados como “burros”, Huskies são na verdade muito inteligentes. Tão inteligentes que eles aprendem rapidamente a fazer apenas o que querem, além de manipular e dominar um dono que seja fraco e vacilante.

 

Tamanho:
Machos: de de 53 cm a 60 cm;
Fêmeas: 51 cm a 56 cm (na cernelha).

Peso:
Machos: entre 20,5 e 27 quilos;
Fêmeas: de 16 a 22,5 quilos.

Aparência:
Corpo compacto, forte e vigoroso; movimentos leves e sem esforço.

Pelagem e Cor: Pelagem lisa e espessa, de tamanho médio, com sub-pêlo bastante macio; todas as cores são permitidas, variando de totalmente branco q quase totalmente preto.

Cabeça:
Crânio levemente arredondado, com focinho levemente afinalado; olhos amendoados azuis, castanhos ou um de cada cor; orelhas pequenas, eretas, altas e triangurares.

Cauda:
Longa, curvada, carregada por sobre as costas com pelagem densa.

Expectativa de vida:
de 10 a 12 anos.

 

wallpaper-husky-dog-background-1

Perfil da Raça

Sociáveis, limpos, independentes e extremamente leais ao dono que se coloca como líder, o grande “problema” desta raça é ser cabeça-dura e ficar facilmente entediada.

Huskies precisam de muito, muito exercício, e de muita atenção para que não se tornem destruidores de primeira. Quando ficam sozinhos por longos períodos de tempo, logo se tornam chateados e então cavam, uivam e destroem tudo que estiver ao alcance.

Para que se tornem felizes e ajustados precisam iniciar o treinamento de obediência básica quando ainda são filhotes e de, pelo menos, 30 minutos diários de exercício intenso, como correr, ou “arrastar” o dono de patins pelas calçadas.

Adoram a companhia humana ou de outros cães, mas só daqueles que fazem parte da “matilha”.

O dono de um Husky deve ser um líder aos olhos do cão, já que devido a sua inteligência e a sua natureza para trabalhar e viver em grupo, exige que eles tenham uma hierarquia muito bem definida. Se um cão desta raça notar que seu dono vacila ou tem medo dele, ele irá dominar a situação em pouquíssimo tempo, com conseqüências devastadoras para o convívio do cachorro com a família. Uma pessoa que saiba apreciar o temperamento independente, inquieto e trabalhador de um animal, encontrará no Husky Siberiano a companhia ideal.

No livro The Intelligence of Dogs de Stanley Coren, o Husky ocupa a 45ª posição entre as raças pesquisadas. Ainda segundo o autor, isto significa que eles são considerados como medianos no processo de aprendizado e na capacidade de serem treinados para executar tarefas.

Durante o período de aprendizado eles irão demonstrar sinais rudimentares de compreensão da maioria dos comandos após 15 a 20 repetições. No entanto, para que eles obedeçam razoavelmente serão necessárias de 25 a 40 experiências bem sucedidas. Se forem treinados adequadamente estes cães irão apresentar boa retenção e eles irão se beneficiar, definitivamente, de todo esforço extra que o dono dispensar durante o período inicial do aprendizado. Na verdade, se este esforço concentrado não for aplicado no início do treinamento, o cão parece perder rapidamente o hábito de aprender.

Normalmente eles respondem no primeiro comando em 50% dos casos, mas o grau de obediência final e confiabilidade irá depender da quantidade de prática e repetições durante o treinamento. Ele também podem responder de uma forma consideravelmente mais lenta do que as raças classificadas em níveis mais elevados de inteligência.

Um outro detalhe é que estes cães costumam ser extremamente sensíveis à distância física entre eles e seus donos. Ou seja, na medida em que a distância entre o cachorro e o dono aumenta, pior fica do cachorro obedecer prontamente, ou mesmo de obedecer. Não é incomum que, a partir de determinadas distâncias (que com alguns cachorros não precisa ser muito grande),já sejam necessárias várias repetições do mesmo comando, ou que o tom de voz seja elevado, para que se consiga fazer com que o cão obedeça corretamente.

Paciência e persistência são condições indispensáveis para que estes cães sejam treinados com sucesso e não se tornem “impossíveis”.

Uma última dica é fazer com que as sessões diárias de treinamento sejam curtas (não mais do que 15 minutos),variadas e divertidas, caso contrário o Husky logo chega a conclusão de que não tem nada para fazer ali.

Obs.: O gráfico acima é o resultado de um estudo realizado por Benjamin L. Hart e Lynette A. Hart, veterinários e Phd’s em comportamento animal, que entrevistaram dezenas de veterinários, treinadores e juizes de competições de obediência nos EUA.

Deixe um comentário

25 Comentários em "Raças > Husky Siberiano"

Notify of

Felipe Ýckety
2 meses 13 dias atrás

Olá!
Adquiri um Husky filhote fêmea de 2 meses, e ela não para um segundo, tentar morder brincando o tempo todo, vocês teriam alguma dica ou quando forem maiores eles serão mais pacatos?
Obrigado!!

2 meses 12 dias atrás

felipe, isso é normal em filhotes, haja energia! brinque muito com ela e já comece a ensinar o comando ‘não’ quando ela tentar morder. lembre-se que essa é uma raça de trabalho, ou seja, assim que a filhota estiver liberada para ir à rua, vai precisar de muuuuuuuuuuuuuitas caminhadas, corridas, etc. boa sorte!

Catharina
5 meses 16 dias atrás

Boa Noite,

Tenho uma filhote de Husky e gostaria de saber qual o tipo ideal de coleira e guia para ela, se existe um tipo melhor enquanto filhote, outro para determinadade idade.

5 meses 15 dias atrás

catharina, huskys tendem a puxar um tanto, por serem cães de trabalho. Nossa sugestão é a easywalk, veja! https://www.bitcao.com.br/catalogsearch/result/?o=easywalk&q=easy+walk

Joanderson
7 meses 18 dias atrás

Olá. Comprei um Husky há alguns dias, mas tenho uma preocupação: ele tem um pelo meio preto e meio amarelado (ao invés do branco que vemos em fotos online) Além disso, ele tem orelhas meio grandes e caídas e olhos castanhos. Ainda tem 2 meses, mas eu fico pensando se ele vai adquirir todas essas… semelhanças lupinas, ou ao menos se é normal que ele não seja tão… “padrão”. (Não estou reclamando, ele é uma fofura)

7 meses 17 dias atrás

joanderson, vc conhece os pais dele? poderá ter boa ideia de como seu bebezão vai ficar. Olhos castanhos são aceitos no padrão da raça.

Jaqueline
2 anos 2 meses atrás

Olá eu tenho um husky e ele não gosta de comer ração, nós temos que acrescentar carne ou franco e eu queria saber por que ele não come ração pura e que ração eu devo comprar.

1 ano 10 meses atrás

Jaqueline, experimente outras marcas para ver se o seu peludo aceita. Se não funcionar, ofereça a refeição (sem acrescentar gostosuras) e espere 20 minutos. Se ele não comer, retire e ofereça novamente apenas na outra refeição. Com o tempo ele vai entender que é aquilo que deve comer. Uma outra opção é ir misturando cada vez menos carne ou frango, até conseguir tirar completamente, deixando só a ração.

Patrick
2 anos 3 meses atrás

olá! tenho um husky de 5 meses e queria tirar uma duvida, percebi que os huskys siberianos são bastante peludos, com a pelagem bem densa, o meu husky tem a pelagem curta e não muito densa,ele tem muito pouco subpelo , é normal? vai crescer ou vai ficar mais densa quando ele tiver mais adulto ou vai continuar assim?

1 ano 8 meses atrás

Patrick, com 5 meses ele ainda tem “pelo de filhote”, mais macia, mais baixa e mais fofinha. Quando se tornar adulto terá a pelagem mais espessa. abraços

Nivia
2 anos 9 meses atrás

Boa noite…tenho um Husky de 10 meses. Sempre usei coleirado tipo enforcador de corrente e mesmo assim ela continua puxando muito. Mesmo sendo sufocada ela não para de puxar, o que acaba maltratando. Gostaria de saber qual a coleira ideal para essa raça! Agradeço a atenção.

BitCão
2 anos 9 meses atrás

Olá Nívia, temos algumas sugestões de produtos para cães que puxam muito durante o passeio, veja neste link: https://www.bitcao.com.br/problemas/puxa-muito-quando-passeia.html

Aurilene
2 anos 10 meses atrás

Olá! Eu que eu estou querendo comprar um husky siberiano, e um rapaz está vendendo. Mas, queria ter a certeza se os filhotes são legítimos ou não. Obrigado pela atenção!

BitCão
2 anos 9 meses atrás

Olá Aurilene, para ter certeza da pureza da raça de um cão, só comprando com um criador idôneo e que registra seus cães em associações especializadas. Este nosso artigo esclarece bastante sobre a necessidade e para que serve um pedigree: https://www.bitcao.com.br/blog/para-que-serve-o-pedigree

Nadjane
2 anos 10 meses atrás

Meu rasck costuma ficar agitado com as visitas e tem brincadeiras de morder que podem machucar quem não está acostumado, crianças e idosos. Será que é ruim usar uma focinheira adequada nesses momentos de passeio e visitas até para lo- ?? Obrigada

1 ano 8 meses atrás

Nadjane, a focinheira não vai ensinar seu cão a ser menos agitado. O ideal é você treinar o seu animal para que ele não tenha esse comportamento. A Gentle Leader pode ajudar! https://www.bitcao.com.br/coleira-gentle-leader-importada-com-guia.html

Alexandra Brito
4 anos 19 dias atrás

Bom dia

Gostaria de saber se todos os Husky tem por obrigação mudar a cor do olho? Pois a minha cadela ela amanheceu com um olho dilatado e o azul do olho esquerdo sumiu ficou tipo esbranqueçado e o outro ficou bem azulzinho. Estou com medo de que tenha sido uma pancada, pois ela só tem 3 meses e fica correndo no meio da casa e batendo nas coisas sem prestar atenção em nada.

BitCão
4 anos 19 dias atrás

Olá Alexandra, nunca ouvi falar de mudança na cor dos olhos de Huskies! Eu fortmente te aconselho a levar sua filhota a um veterinário o mais rápido posível, pois assim você poderá evitar possíveis sequelas de um problema ocular.

Isadora
4 anos 5 meses atrás

Olá, eu queria saber qual a temperatura do corpo de um Husky Siberiano pois estou fazendo um trabalho para a escola, por favor aguardo retorno ate domingo pois meu trabalho é para segunda Obrigado =)

BitCão
4 anos 5 meses atrás

Olá Isadora, faça a sua pergunta para um veterinário! Ele saberá te responder com propriedade sobre isso.

Monique
4 anos 8 meses atrás

Katia, de fato os huskys não devem ser tosados. A pelagem deles os ajuda tanto no frio quanto no calor, não se preocupe. Tenho uma husky e moro em Brasília, ela não tem problema nenhum durante o verão, desde que é claro fique na sombra, em locais ventilados e com água a vontade. Mas a tosa é desnecessária e desaconselhável. A pelagem deles pode apresentar problemas se for retirada, eles podem ter problemas dermatológicos e, em alguns casos, o pêlo pode crescer com falhas depois. Não se preocupe, mantenha seu cão dentro de casa e fresquinho!

KATIA
4 anos 8 meses atrás

Moro em Oklahoma nos USA onde no inverno 2014 chegamos a -18 graus (menos dezoito). Foi o primeiro inverno na vida da minha husky que veio do Brasil com 2 anos. Ela simplesmento amou. Agora, estamos muito preocupados com o verão, pois o ano passado chegou a 43 graus. Logico que ela ficara dentro de casa, mas estamos pensando em fazer uma tosa. Minha filha ouviu dizer que não se deve tirar a camada de proteção dos pelos do husky, pois esses não crescem novamente. Gostaria de obter informações sobre esse assunto. Obrigada

BitCão
4 anos 8 meses atrás
Olá Katia, com certeza, o ideal seria você entrar em contato com um criador da raça, de preferência na sua cidade, já que ele entenderá as particularidades do local (se a região tem mais umidade, que tipo de horário é melhor para ir à rua, etc…) O que posso te aconselhar é mesmo que não faça a tosa, já que a pelagem serve exatamente para aguentar estas variações de temperatura, fazendo uma “capa” de proteção, mantendo a temperatura do corpo em equilíbrio contra as altas ou baixas temperaturas. Provavelmente você terá que tomar os cuidados básicos que tomamos com qualquer… Read more »
4 anos 10 meses atrás

OLá, estou querendo saber um tipo de raça que achei aqui no facebook, mas procurei tanto, tanto ,tanto, e acabei não achando tenho a foto, mas a raça não sei, por favor me ajudem.
Email: ericalimadepaulo@hotmail.com
pelo email conversaremos melhor

BitCão
4 anos 10 meses atrás

Olá Erica, o ideal seria você pelo mens descrever um pouco as características físicas da raça para que possamos tentar te ajudar de algum modo!

wpDiscuz