Voltar para os artigos

Raças > Shih-Tzu

Não é Cheetos, é Shih-Tzu!

História e Características Gerais da Raça 

Hoje apresentaremos o perfil de uma raça “real” e muito querida: o Shih-Tzu, que se pronuncia Xid-Zu – nada a ver com Cheetos, o salgadinho. : )

Oriundo do Tibete e também chamado de cão-leão por conta dos pelos que caem sobre a cara, o Shih-Tzu resulta de cruzamentos entre o Pequinês e o Lhasa Apso. No século XVI este adorável cãozinho era oferecido a todo visitante chinês importante. Considerados membros da família real chinesa, foram muito protegidos, com poucos exemplares ofertados para exportação. Apesar de tanta restrição, alguns exemplares se deram muito bem na Europa, e de lá foram levados por soldados para os Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial. Mais de 20 anos depois, o Shih-Tzu foi reconhecido pelo American Kennel Club e ingressou no grupo dos toys, onde hoje ocupa local de destaque: a sua elegância arrebata admiradores pelo mundo todo.

O Shih-Tzu é um cachorro de personalidade, ativo como a maioria dos toys, alerta, vigoroso e inteligente, que exige afeição e atenção – afinal, vieram da realeza! São ótimos companheiros e têm razoável paciência com crianças, mas dada sua fragilidade, não tolera muito brincadeiras mais “ardidas” das menorzinhas. Não precisa de tanto exercício como os cães maiores, nem come tanto quanto eles, mas é exigente no toilette: seu pelo demanda escovação diária para se manter brilhante e livre de nós indesejados.

Tamanho:
Na FCI (Federação Cinológica Internacional) o padrão determina o peso ideal entre 4,5 a 8,1 kg (preferivelmente não passando de 7,3 kg),e altura máxima de 26,7cm na cernelha, sendo que as características da raça são mais importantes do que o tamanho em si do cão. No AKC (American Kennel Club) a altura padrão é de 23 a 26,7 cm, sendo o limite máximo de 28 cm e o mínimo de 20,3 cm. O peso ideal varia entre 5,4 kg e 6,8 kg, não devendo passar de 8,2 kg nem ser inferior a 4 kg.

Aparência:
É de extrema importância que ele seja totalmente bem balanceado sem características exageradas. Ligeiramente mais comprido que alto, anda com a cabeça erguida e com a cauda portada alta, bem peluda, curvada sobre seu corpo.

Pelagem e cor: Tem pelagem dupla, com pelo e subpelo, luxuosa, densa, longa e graciosa, às vezes com leve ondulação. Todas as cores são permitidas, tanto sólidas como com marcações.

Cabeça:
Olhos bem separados, grandes, escuros e arredondados, não proeminentes. A expressão do olhar é doce e amigável. Stop definido. Focinho curto e quadrado. A cabeça deve ser redonda, proporcional ao resto do corpo. Orelhas grandes e caídas, bem peludas. Nariz, lábios e contorno dos olhos bem pigmentados. A mordida deve ser ligeiramente prognata inferior ou torquês.

Temperamento 
Como a única proposta do Shih-Tzu é a companhia, é essencial que ele seja sociável, alegre, afetuoso, amigável e confiável.

Cauda:
Conforme descrito na aparência, deve ser portada alta, peluda e curvada.

Expectativa de vida:
De 12 a 14 anos, podendo chegar a 18 anos. Como quase todas as raças, o Shih-Tzu também está predisposto a doenças como deslocamento de retina; hipotireoidismo; problemas das articulações como luxação de patela e displasia; atrofia renal e catarata juvenil.

Inteligência:
No livro “The Intelligence of Dogs” de Stanley Coren o Shih-Tzu ocupa a 70ª posição entre as raças pesquisadas. Segundo o autor, isto significa que eles são considerados extremamente difíceis de serem treinados para executar tarefas. Normalmente são necessárias de 30 a 40 repetições de simples comandos, no início do treinamento, para que eles comecem a demonstrar alguns sinais de que estão entendendo o que se espera deles. Não é raro que estes cães precisem executar mais de 100 vezes um comando de forma correta antes de se tornarem confiáveis na sua performance.

Normalmente o treinamento de obediência básica deve ser estendido por várias sessões, e mesmo assim eles podem parecer lentos e desinteressados na conclusão dos comandos. É preciso manter o treinamento periodicamente, uma vez que eles parecem “desaprender” numa velocidade muito grande. Na verdade, se o treinamento não for mantido, eles darão a impressão de que nunca aprenderam nada.

Alguns juízes e treinadores costumam dizer que eles são “intreináveis”, mas outros afirmam que na maioria das vezes o treinador e/ou o dono não tiveram a paciência e a persistência de manter o treinamento por tempo suficiente para tornar os comandos de obediência hábitos de comportamento.

Eles tendem a reagir com algum interesse em menos de 25% das vezes em que um comando é dado, e não raro simplesmente dão as costas aos seus treinadores, como que se estivessem desafiando sua autoridade.

 

 

Perfil da Raça

Para quem pensa em ter um filhotinho, é bom saber que o ideal é que ele fique na companhia da mãe até completar 10 semanas de vida e próximo aos irmãos até pelo menos 12 semanas. Isso porque, segundo os criadores, os Shih-Tzus amadurecem mais lentamente do que outras raças pequenas e, inclusive, demoram mais a desmamar.

Apesar de ser muito parecido fisicamente com o Lhasa Apso, o Shih-Tzu tem um temperamento bastante diferente: é mais afável com estranhos, menos possessivo com seus donos e objetos, além de não se comportar como o grande guardião da casa.  Shih-Tzu é um cachorro de pequeno porte que vive muito bem em apartamentos, mesmo pequenos, e também em casas, desde que não seja obrigado a passar o tempo todo do lado de fora. Adapta-se muito bem ao esquema de vida dos donos, ou seja, aprende tanto a fazer xixi no jornal como na rua, pode ser mais ou menos ativo nos passeios, brincar muito ou ficar deitado no sofá. É relativamente fácil conviver com um Shih-Tzu, pois se você quiser brincar, ele brinca. Se você for descansar, trabalhar ou deixá-lo sozinho, é só oferecer vários brinquedos interessantes que ele se vira bem. Seus passeios podem se resumir a três curtas caminhadas diárias de cerca de 20 minutos. Apesar da pelagem longa, não perde muito pelo, mas como já foi dito, deve ter escovação diária para manter o brilho e vivacidade e não embolar.

Como todos os cães, este também tem uma razão de ser: ele simplesmente quer amar e ser amado. Não espere sair para caçar, correr ou fazer exercícios vigorosos com seu cão se ele for um Shih-Tzu: ele ficará esperando você voltar, lindo e contente, pronto para fazer muita festinha! Não costuma latir muito, mas se chega alguém na porta ele avisa. É um cão ativo e alerta, mas não gosta de ambientes muito barulhentos.
Uma das características mais marcantes do Shih-Tzu é sua personalidade. Muito amigável, sem sinais de agressividade. São conhecidos também por adorar brincar e fazer travessuras pela casa, ao mesmo tempo em que podem permanecer sentados, apenas olhando intensamente para o dono, esperando um chamado para um afago gostoso.

Ele é sociável até mesmo com estranhos, recebendo bem as visitas depois de descobrir que são bem-vindas. Essa é uma das razões que o tornou popular, fazer amigos por onde passa. Tem a típica personalidade dos cães de colo – se puder escolher, vai ficar enrolado no seu o tempo todo. Também adora se esparramar em algum canto de casa, com as patas esticadas, roncando suavemente… Outra característica bastante apreciada por seus donos é o fato Shih-Tzu se dar sempre muito bem com outros animais, cães, gatos, ferrets, etc…

No padrão da raça, descrito pela FCI (Federação Cinológica Internacional),o temperamento desejado do Shih-Tzu é amistoso e independente, inteligente, ativo e alerta. Na prática os Shih-Tzu não são tão independentes assim, alguns super apegados aos seus donos, embora costumem ficar quietinhos quando deixados sós.

Um possível “problema” para futuros donos de Shih-Tzu é o cuidado necessário com o pelo, principalmente o do rosto, que pode apresentar um cheirinho desagradável quando o cãozinho bebe água, por exemplo, e fica molhado. Para contornar, uma alternativa simples é optar por bebedouros especiais, semelhante aos usados em coelheiras.

O belíssimo pelo encanta quem vê um Shih-Tzu, mas os proprietários sabem que para manter seu cão lindo e saudável é preciso escová-los todos os dias quando o pelo está longo e pelo menos três vezes por semana quando estão curtos. A tosa (corte dos pelos) será necessária a cada quatro ou seis semanas.

Obs.: O gráfico acima é o resultado de um estudo realizado por Benjamin L. Hart e Lynette A. Hart, veterinários e Phd’s em comportamento animal, que entrevistaram dezenas de veterinários, treinadores e juizes de competições de obediência nos EUA.

Deixe um comentário

21 Comentários em "Raças > Shih-Tzu"

Notify of

Lilian
12 dias 1 hora atrás
Tenho um bb shih-tzu, não tenho dificuldade alguma com ele penso até q sua inteligência supera a do ser humano. Fui brincar de bolinha com ele quando tinha 2 meses e fiquei de boca aberta, joguei e ele buscou e deu-me para continuar. O único problema é q agora com 4 meses teve otite leve, mas deixa fazer a limpeza e colocar medicação. Não gosta de urinar e evacuar no mesmo sanitário kkkk e quando evacua, me chama pra retirar as fezes do local. Dizem que é uma raça extremamente carente, mas vejo não como carência e sim amor pelos… Read more »
valguerra
17 dias 21 horas atrás

eu tenho uma shitzu 1 mês e 20 dias,há cinco dias e esta comigo trazendo muitas alegrias,me espanta como é inteligente,amorosa e adora brincar,mas não sabe a hora de parar quer brincar o tempo todo,se acorda de madrugada e vai fazer xixi,pronto já era não quer voltar a dormir,mas tudo bem eu amo muito ela.

16 dias 22 horas atrás

vcs serão muito felizes!

Yuri
4 meses 27 dias atrás

Tenho um shitzu ele ama ficaf na chuva chega a procurar os pingos de agua para ficar em baixo devo ter cuidado ou e normal ele gostar de fucar na chuva

4 meses 26 dias atrás

yuri, muitos cachorros acabam desenvolvendo problemas de pele quando ficam molhados, fique atento a isso.

Ana Cláudia Fernandes
5 meses 20 dias atrás

Olá. Que bom que vcs respondem. Obrigada. Sou Ana e tenho dois Shih Tzus. Um de 8 anos e outro de 14 anos. São mt amigos. Mas agora o de 14 anos está com problemas nos olhos. Embora eu cuide muito, o olho esquerdo está seco, e o olho direito esbranquiçado e vermelho em volta. Passo colírio , e tb um chamado Still( diclofenaco). Como posso deixá-lo mais confortável? Muito Obrigada pelo espaço.
Ana

5 meses 18 dias atrás

ana, gostaríamos muito de ajudá-la, mas só um veterinário poderá opinar corretamente. Boa sorte com sua duplinha 🙂

8 meses 17 dias atrás

Tenho uma shih tzu de 3 aninhos, mas ela é muito quieta, compro brinquedos mas ela não da importancia.
Que devo fazer para que ela se torne mais feliz e a vontade em casa?

8 meses 17 dias atrás

Ana, não temos como avaliar com mais precisão pois vc nos deu poucos detalhes. Ela só não gosta de brinquedos? Ou de brincar sozinha? Gosta de passear, interage com as pessoas da casa? Mande-nos mais detalhes para sermos mais assertivos.

Junior Aanacleto da Silva
1 ano 8 meses atrás

Eu tenho uma grande duvida em relação aos meus filhotes principalmente do machinho, ele tem os pelos bem diferente do da fêmea será que tem como vcs me ajudarem a tirar essa duvida cruel, a pessoa que me vendeu garantiu que é Shih Tzu porém estou com a pulga atrás da orelha se é realmente ou não, vou mandar fotos e um vídeo para vcs por e-mail ok.

Desde já agradeço pela atenção.

Atenciosamente/Junior

1 ano 8 meses atrás

Junior, o ideal é sempre adquirir animais de canis reconhecidos e com referências. Converse com seu veterinário, pois é avaliação presencial é mais eficaz. Boa sorte com sua duplinha. 🙂

Mikely
2 anos 4 meses atrás

Estou comprando um filhotinho de Shih Tzu e a atual proprietária quer me entrega-lo com 45 dias. Isso é seguro para o filhote? Ou esta muito novo?

BitCão
2 anos 4 meses atrás

Olá Mikely, os criadores nem sempre adotam a mesma linha de procedimento em relação à isso. Alguns gostam de só liberar aos 49, 60 dias, mas à partir dos 45 dias o filhote já pode ir para a casa nova.

monaliza
3 anos 8 meses atrás

adorei este site, é super explicativo, estou começando a fazer criação de shitzu (seguindo o registro e padrão da raça) e só tenho uma duvida, adquiri as matrizes de tres anos de vida, cruzei elas e gostaria de saber s na hora do parto devo retirar o filhote da mae e deixar ela sem o ultimo filhote ate nascer o proximo? ou posso deixar todos juntos? obrigada

BitCão
3 anos 8 meses atrás

Olá Monaliza, você deve deixar o filhote junto com ela. Agora, para te dar explicações sobre o parto, a melhor pessoa para te orientar é um veterinário ou então um criador já experiente, inclusive porque os braquicefálicos muitas vezes só conseguem parir por cesariana. U não arriscaria fazer um parto, sem experiência e sem a presença de um veterinário…

4 anos 2 meses atrás

meu cachorinho tem 7 meses ele tem um pobremo nao e sempre ele brinca com as feses e se eu nao to em casa ele come um pouquinho e tambem esta com umas pinta marom me diseram q e estres de ficar uma parte em casa moro em apart gostaria de saber mais sobre essa raça obrigado

Sandra Gissi
4 anos 3 meses atrás

OLá tenho um Shi tzu de 3 anos, ele é lindo demais, adora meu filho de 6 anos…mas estou com problemas sérios na visão…sem um por que ele teve ulcera de córnia, e agora está com colar, sem previsão de alta… estou com uma super dó dele, pq me parece que está ficando cego.
Essa raça é fofa demais, mas estou sentindo muito com esse problema.

BitCão
4 anos 3 meses atrás

Olá Sandra, cães braquicefálicos tem mesmo os olhos mais pronunciados e, por isso, são mais suscetíveis a problemas nos olhos. O problema foi nos dois olhos? Se não foi, ele ainda continuará contando com um e poderá ter uma vida normal. Mas nem sempre úlcera de córnea causa cegueira, a maioria das vezes, se bem tratadas, não alteram a visão do cão.

Luciane
4 anos 4 meses atrás

Tenho um shit zu de três meses e quero deixar o pelo comprido e com muito brilho como varios que vejo nas fotos.. como posso ter esse pelo com tanto brilho, tem produtos específicos ou alimentação, pois a ração eu já uso a recomendada..

é verdade que dar uma vez por semana atum ajuda a manter esse pelo dos meus sonhos?

BitCão
4 anos 4 meses atrás

Olá Luciane, pelos compridos e brilhosos requerem bastante cuidados mesmo. O principal é manter uma boa escovação, que ajudará a manter o pelo limpo e renovado. Uma boa ração é essencial. Já o uso de suplementações ou uso de alimentos fora da rotina deve sempre ser acompanhada por seu veterinário! Para ajudar na saúde dos pelos, indicamos o Omegaderm, que contém Omega 3 e não tem contra indicações.

Angela Cancherini
4 anos 10 meses atrás

Tenho um Shi tzu de 9 meses e adorei as informações. Tenho outros cães e acho muito útil a publicação. Obrigada.

wpDiscuz