Voltar para os artigos

Raças > Weimaraner

weimaraner_grace_201109035

História e Características Gerais da Raça

Como toda raça muito antiga (existem registros da raça em pinturas de 1600),a origem do Weimaraner encontra algumas controvérsias. Alguns acreditam que eles são o resultado de alguma variação em Pointer Alemães albinos. Outros acham que a raça foi criada a partir dos Hounds Alemães. Mas o mais aceito é que estes belíssimos cães tenham sido desenvolvidos pelo Grão Duque Karl August de Weimar, na Alemanha, através do cruzamento de um Pointer comum e um determinado Pointer amarelo.

Usados inicialmente para caçar grandes animais, como ursos, lobos e felinos, nos dias de hoje sua principal função é fazer companhia aos seres humanos, dividindo sua beleza única e seu espírito encantador. Nos países europeus e nos EUA onde ainda são usados para caçar aves, o Weimaraner tem admiradores fiéis. Dotado de grande força e resistência física, eles também têm uma “pegada” de boca muito macia e leve, porém firme, que é extremamente apreciada pelos caçadores.
Introduzido nos EUA a partir dos anos 40, o “Fantasma Cinza”, como é conhecido por lá, sofreu muito por causa da enorme divulgação, por parte da mídia, de que essa seria a raça de mil-e-uma-utilidades. Esqueceram de avisar que o Weimaraner precisa de treinamento rigoroso para atingir todo o seu potencial e, aí sim, ser o cachorro perfeito como todos esperavam. Como resultado da falta de preparo dos americanos para manter estes cães maravilhosos, a raça ganhou fama de desapontar seus donos e de ser “burra”. Felizmente os novos fãs da raça estão mais preparados para viver e encarar os Weimaraners com expectativas mais reais.

Tamanho:
Machos:de 59 cm a 70 cm;
Fêmeas: de 57 cm a 65 cm (altura da cernelha).

Peso:
De 30 a 38 quilos

Aparência:
Corpo muscular, balanceado e gracioso; movimentos rápidos e leves.

Pelagem e Cor:
Pelagem lisa, espessa, brilhosa e rente; existe ainda o Weimaraner de pêlo longo, porém é muito raro vê-lo fora da Europa, onde são muito apreciados e bem aceitos, mas não são aceitos pelo AKC; Cor sólida, variando do cinza escuro ao cinza-prateado, geralmente com tons mais claros na cabeça e orelhas; pequenas manchas brancas no peito é permitido; a cor ou azul ou preta é proibida.

Cabeça:
Crânio largo, com focinho quadrado; olhos afastados nas cores âmbar; cinza ou azul-acinzentado; orelhas longas, largas e arredondadas.

Cauda:
Cortada deixando 15 cm.

Expectativa de vida:
de 12 a 14 anos

 

Color-Nature-Grey-Weimaraner

Perfil da Raça

Algumas pessoas acreditam que os Pointers são esnobes e independentes demais para demonstrar verdadeiro afeto pelos donos. Embora a independência seja uma qualidade para os cães que precisam caçar afastados de seus donos e também para aqueles que precisam tomar decisões por contra própria, a idéia de que a raça sofre de falta de afeição é absolutamente falsa.
O importante, para qualquer cachorro de temperamento independente, de qualquer raça, é a socialização intensa do filhote.
Também, como na maioria das raças, as fêmeas costumam ser mais sensíveis e demonstram de uma forma mais explícita a afeição que sentem pelos donos. Talvez eles não sejam do tipo que gosta de ficar no colinho, ou dormir na cama, mas são muito companheiros e adoram ficar por perto de seus donos.
Se for acostumado deste filhote, o Pointer se torna um grande amigo das crianças. Paciente e alegre, ele adora brincar por horas e horas.

Na grande maioria dos casos o Pointer só se torna um grande problema por falta de treinamento de obediência básica e por falta de exercício. Devido a sua herança de cão de caça, todo Pointer precisa de uma grande quantidade de exercício vigoroso para se manter em forma e feliz. Um grande erro é pensar que basta ter um jardim para que o Pointer se exercite sozinho. Na verdade eles precisam ser direcionados para atividades positivas para que não se tornem entediados e, consequentemente, destruidores de primeira linha.

Uma boa idéia é manter um estoque de brinquedos apropriados e que possam ser roídos pelo cão. Pointers adoram roer e cavoucar o jardim. Ensine desde que seu filhote chegar em casa o que é e o que não é permitido roer e se for possível limite uma área para que ele possa exercitar sua habilidade cavadora.

Pointer são cheios de energia e vão se adaptar melhor a uma família ativa, que goste de passear, andar de bicicleta, correr, ou andar em trilhas. Nestes casos é bom lembrar que principalmente os filhotes vão precisar de uma dieta especial, com ração de boa qualidade e proteína suficiente para manter o nível de atividade. Por outro lado, cachorros que não são mantidos em atividade também vão precisar de uma dieta especial para que não se tornem obesos e extremamente excitados.

Só não espere que um Pointer vá acompanha-lo numa prova de natação. A raça foi desenvolvida para caçar principalmente na terra, mas também se adapta para outros tipos de caçada. Se for preciso entrar na água eles demonstram bastante resistência, mas acabam entrando se a água for quente. Se a água for fria ou se o tempo estiver muito frio não conte com ele. Aliás o Pointer não é muito fã de água de qualquer maneira.

Um comando especialmente valioso e que deveria ser introduzido ao filhote ainda nas primeiras 8 semanas de vida é o comando “VEM”. Lembre-se que um cachorro de caça tem maiores chances de se meter em encrenca se for permitido que ele ande fora da coleira. Especialmente se ele não atender imediatamente ao chamado do dono.

Geralmente os cães de linhagem de show são os que melhor se adaptam a vida de cão de companhia. Eles tendem a ser menos cabeças-duras e mais calmos.

No livro The Intelligence of Dogs de Stanley Coren, o Pointer ocupa a 43ª posição entre as raças pesquisadas. Ainda segundo o autor, isto significa que eles são considerados como medianos no processo de aprendizado e na capacidade de serem treinados para executar tarefas.

Durante o período de aprendizado eles irão demonstrar sinais rudimentares de compreensão da maioria dos comandos após 15 a 20 repetições. No entanto, para que eles obedeçam razoavelmente serão necessárias de 25 a 40 experiências bem sucedidas. Se forem treinados adequadamente estes cães irão apresentar boa retenção e eles irão se beneficiar, definitivamente, de todo esforço extra que o dono dispensar durante o período inicial do aprendizado. Na verdade, se este esforço concentrado não for aplicado no início do treinamento, o cão parece perder rapidamente o hábito de aprender.

Normalmente eles respondem no primeiro comando em 50% dos casos, mas o grau de obediência final e confiabilidade irá depender da quantidade de prática e repetições durante o treinamento. Ele também podem responder de uma forma consideravelmente mais lenta do que as raças classificadas em níveis mais elevados de inteligência.

Um outro detalhe é que estes cães costumam ser extremamente sensíveis à distância física entre eles e seus donos. Ou seja, na medida em que a distância entre o cachorro e o dono aumenta, pior fica do cachorro obedecer prontamente, ou mesmo de obedecer. Não é incomum que, a partir de determinadas distâncias (que com alguns cachorros não precisa ser muito grande),já sejam necessárias várias repetições do mesmo comando, ou que o tom de voz seja elevado, para que se consiga fazer com que o cão obedeça corretamente.

Paciência e persistência são condições indispensáveis para que estes cães sejam treinados com sucesso e não se tornem “impossíveis”.

Obs.: O gráfico acima é o resultado de um estudo realizado por Benjamin L. Hart e Lynette A. Hart, veterinários e Phd’s em comportamento animal, que entrevistaram dezenas de veterinários, treinadores e juizes de competições de obediência nos EUA.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Raças > Weimaraner"

Notify of

Rose
3 anos 10 dias atrás

Gente, adoro Weimaraner,ja tive alguns, adoraveis, pra quem gosta de amor bruto, pesado, fervoroso e animação constante, é a raça mais indicada. Não é um cachorro pra apto, mas onde tiver espaço ele vai adorar. Faz 4 meses que a minha adorada morreu, estou a procura de outra fêmea bebezinha, se alguém tiver filhotes pode me avisar, sou de SBCampo recado no rosesig 2005@yahoo.com.br. ou vivo 9 99928513
grata

meu nome é Cleusa e o dele é Bruce
1 ano 3 meses atrás

Estou doando um macho com 8 meses

wpDiscuz