Voltar para os artigos

Sabe aquele cachorro (quase) perfeito, mas que faz xixi e cocô no lugar errado?

Sabe aquele cachorro que é perfeito, mas só tem um probleminha???

Pois é, na maioria das vezes o “probleminha” é fazer xixi e cocô fora do lugar, o que deixa os donos tristes, frustrados, e com a casa cheirando mal. Esta mensagem traz dicas de como educar seu peludo a usar um lugar específico como banheiro e quais são os produtos que podem ajudar neste processo.

Se o seu cachorro já está educado e esse não é o seu problema, repasse estas dicas para seus amigos, com certeza elas vão poder ajudar muita gente.

 

O que é muito chato sobre ensinar um cão a fazer xixi e cocô no lugar certo?
Pata Exige disciplina
Pata Dedicação
Pata Paciência
Pata Persistência
Pata Muita supervisão

 

O que é muito bom sobre ensinar um cão a fazer xixi e cocô no lugar certo?
Pata Serve para cachorros de todas as idades
Pata Seu cão fica muito feliz quando acerta e você também
Pata Uma vez a lição aprendida tende a ficar para o resto da vida
Pata Em 6 ou 8 semanas já se tem um melhora significativa
Pata Sua casa vai ficar  muito mais agradável

 

Dicas

Vamos às dicas?

1 • Cães com menos de 6 meses ainda não possuem total controle de suas necessidades. Não brigue demais, nem fique horrivelmente chateado quando acontecerem acidentes. Isto é normal. O mais importante é reforçar os acertos com festa e pedacinhos de petiscos.

2 • Cães com mais de 7 meses que ainda não aprenderam a usar um único local como banheiro podem estar tendo dificuldades extras. Se for macho e já estiver levantando a pata, prepare-se! Provavelmente o machão vai dar trabalho dobrado. Eu sei que muitos não gostam de nem ouvir falar nisso, mas castração para machos é uma excelente opção.

3 • Determine um único lugar para o canino fazer seus negocinhos (se a casa for muito grande e o cão muito pequeno pode-se escolher 2 ou 3 lugares, mas não mais do que isso). Conforme seu bichinho for aprendendo você vai poder ir eliminando os locais extras. Certifique-se que este local está sempre disponível, sempre limpo, sempre seco e que seja calmo. O local do xixi e cocô deve ser o mais longe possível de onde o cão dorme, brinca, come, ou bebe.

4 • Vigie o horário que o peludo costuma fazer suas necessidades. Antecipe-se, leve-o até o local desejado e fique com ele por alguns minutos. Se ele fizer xixi ou cocô faça MUITA FESTA, senão fique de olhos bem abertos (se for preciso, mantenha o cão preso em uma coleira, perto de você e fique atento a sinais de desconforto e impaciência. Leve-o novamente ao local determinado).

 

5 • Não prenda o cão até ele fazer cocô ou xixi. Ele vai ficar com medo de ir até o local determinado para fazer suas necessidades e acabar ficando preso lá, por horas.  Se for preciso fique com ele uns 15 minutos, sem brincar ou agitá-lo até ele acabar de se aliviar.

6 • Controle a ingestão de comida. Não deixe o rango disponível o dia todo. Sem hora para comer ele fica sem hora para ir ao banheiro.

7 • Se você passa o dia todo fora e seu cachorro fica sozinho, limite a área que ele tem acesso na casa, mas não deixe ele preso só na área de serviço, por exemplo.  Ele precisa de um espaço maior para se sentir confortável em fazer xixi e cocô em um ambiente e ficar em outro.

8 • Dois passeios por dia ajudam a aliviar a necessidade de marcar território e é melhor que seja fora de casa, não é mesmo?

9 • Use produtos adequados para manter a casa livre de cheirinhos. Sempre que um cachorro sentir o cheiro de urina ou fezes, ele tenderá a voltar a este lugar. Limpe os lugares da casa com um bom produto especializado, use papel absorvente no lugar dele fazer xixi e cocô mas deixe um pequeno pedacinho do papel antigo sujo de xixi para servir como guia.

10 • Recompense sempre, e muito, o seu cachorro se ele fizer suas coisinhas no lugar certo. O nosso grande erro é que focamos muito na punição quando o cão faz alguma coisa errada, mas não o recompensamos o suficiente (se é que recompensamos alguma coisa) quando ele faz certo. Amor e atenção ensinam muito melhor do que pancadas. Dê petiscos, faça festa, pegue no colo, ou demonstre da maneira mais carinhosa possível quando o seu peludão acertar.

 

11 • Manter os locais em que seu peludo fez xixi errado bem limpo e livre do cheiro de urina ou fezes é importantíssimo para não incentivá-lo a voltar nestes lugares.  Os melhores produtos de limpeza são àqueles a base de enzimas, ou microorganismos.  Desinfetantes só disfarçam o cheiro de xixi, mas não removem de verdade.  Se mesmo limpando bem seu cachorro volta sempre no mesmo lugar, experimente colocar algum móvel que impeça a ele de ter acesso a este ponto específico.  Calma, essa solução é temporária, você não vai precisar ficar com a casa desarrumada por muito tempo.

 

E para ajudar você ainda mais a ter sucesso, a BitCão selecionou e testou os melhores produtos disponíveis no mercado.  Dê uma olhadinha nos nossos produtos:

Clique nas fotos para ver mais detalhes.

xixi01a

xixi02a



xixi04a



 

Parece muito trabalho não é?  Mas vale a pena todo esforço para ter uma vida mais agradável com nossos bichos.  Eles pedem muito pouco e nós impomos muitas regras e, ainda assim, o carinho com que eles nos recompensam é sem igual!

 

cta-140817-1

 

 

Copyright Cláudia Pizzolatto – 2012 – Todos os direitos reservados.
Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei. É permitida a sua reprodução sem alterações desde que sejam colocados o nome da autora e o link para o site da BitCão.

 

Nota da Equipe BitCão

Muitas pessoas têm dúvidas sobre este tema e procuramos responder sempre que houver uma nova questão. Se você tiver alguma pergunta, dê uma olhadinha nas respostas abaixo, pois talvez ela já tenha sido esclarecida!

 


Deixe um comentário 318 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

318 comentários em “Sabe aquele cachorro (quase) perfeito, mas que faz xixi e cocô no lugar errado?”

  1. Paula disse:

    Tenho um poodle macho de 1 ano e ele ainda não aprendeu a fazer as necessidades no local certo, quando passeia ele não faz de jeito nenhum e agora está fazendo pela casa toda, inclusive no pé do sofá, fogão e geladeira. Estou muito desanimada 🙁 mudei de casa e ele não fica na área de serviço de jeito nenhum, grita e chora muito, mas se o deixo solto ele faz onde quiser. Será que a castração melhorará isso? Estou desesperada, tudo o que queria era uma casa limpinha, um tapete na sala é um auau feliz ❤️

    1. BitCão BitCão disse:

      paula, vc consegue, basta ter paciência e determinação! sim, ele vai urinar pela casa toda quando começar a marcar território, e a castração ajudará muito, mas o resultado não é imediato. Ficar o tempo todo na área de serviço não é legal, né? De que vale casa limpa e cão com problemas comportamentais e de ansiedade? Crie rotinas: saia com ele assim que acordar, vá controlando a alimentação e levando-o à rua cerca de meia hora depois, se ele fizer um tiquinho que seja recompense muito. Em casa, estabeleça onde é o banheiro e recomece o treinamento do zero, como se ele fosse filhote. Elimine qualquer vestígio de urina com produtos como enzimac, enzilimp e urine off.

  2. Thais disse:

    Tenho dois Lhasa Apso, 4 meses (irmãos) acabaram de ser castrados, limitei o espaço deles e um faz no lugar certo o outro não. Mas quando deixo eles passearem pela casa ambos fazem no lugar errado. Sempre vai ser assim, só acerta quando estiver preso? Dois cachorros podem fazer no mesmo lugar? Comprei
    1 bandeja sanitaria, será que é melhor 1 para cada? Me ajudemmmmmmm

    1. BitCão BitCão disse:

      thaís, tenha paciência, pois os cães só tem controle total das ‘necessidades’ por volta dos 7 meses. O ideal é ampliar o ‘banheiro’ – ninguém gosta de usar sujo, não é? – e sempre premiá-los quando acertarem.

  3. Leide disse:

    Queria dar os parabéns as pessoas que se dedicam a este site, o Bitcao foi o primeiro que vi com idéias e respostas tão claras!!
    Obrigada por todo esclarecimento!!
    Vou seguir algumas dicas e ensinar minha poodle de 3 meses a fazer no local certo!!!

    1. BitCão BitCão disse:

      agradecemos muito, leide!

  4. Nathyelle disse:

    Tenho uma cachorrinha de 4 meses vira lata. Adotei ela faz só uma semana, eu já tenho duas cachorrinha , com ela é a terceira.
    Uma faz cocô e xixi no quintal e a outra faz xixi e coco em um local dentro da casa.
    Mel faz xixi no mesmo canto da casa de a outra.Já o cocô, ela faz no meio da sala (oq deixa minha mãe super furiosa).
    Alguém me ajuda pelo amor de Deus estou desesperada!
    Mel fez cocô apenas uma vez no quintal quando eu levei ela (ontem). Já agora de manhã ela fez xixi no paninho e foi p sala fazer o cocô mais uma vez… Nem esperei ela terminar coloquei ela no quintal e ela se deitou 😣

    1. BitCão BitCão disse:

      nathyelle, a mel é a caçulinha? Ela acabou de chegar e é bem novinha, calma! Tenha paciência e capriche no treinamento de obediência com reforço positivo – filhotes dão sinais que que precisam se aliviar, fique atenta e leve-a para o local desejado, recompensando quando ela acertar.

  5. Danubia Andrade Fidelis Teixeira disse:

    Boa tarde, tenho uma pug de 2 meses, ela fica presa o dia todo na area de serviço com a comida, agua, caminha e o jornal, ela acerta todos os xixis e cocos no jornal, o dia todo. Mas a noite quando eu e meu marido chega soltamos ela pelo apto, quando soltamos, ela só quer saber de fazer as necessidades na sala, então colocamos o jornal na sala também. Agora quando estamos em casa ela faz na sala e quando prendemos ela na area de serviço faz por la. Gostaria de saber quando ela vai aprender a fazer apenas na area de serviço, pq facilita no sujar em 2 lugares. Oque devo fazer?!

    1. BitCão BitCão disse:

      danubia, vc tem muita sorte por ela já acertar o jornal com 2 meses, pois o controle total das necessidades só ocorre por volta dos 7 meses! Os filhotes dão sinais quando vão se aliviar, ficando inquietos e fazendo uma ‘dancinha’, quando perceber leve-a para o ‘banheiro’. 🙂

  6. Fernanda disse:

    Tenho um shih tzu de 6 meses. Ele fazia tudo no lugar, mas desde que colocamos tapete na sala ele só faz coco no tapete. Agora ele faz coco no tapete e leva para o tapetinho dele. Isso se ele fizer a noite, de dia ele faz no tapetinho dele. Não sei o que fazer.

    1. BitCão BitCão disse:

      fernanda, os tapetes são extremamente atrativos para os cães – o ideal é limpar bem com produtos removedores de cheiro, como enzimac, enzilimp ou urine off, e guardar o tapete até ele criar juízo 🙂

  7. esther disse:

    Olá! Tenho um maltês que vai completar 6 meses no dia 31/07.. Segue duas dúvidas: 1ª – a gente comprou uma bandeja.. Tem vezes que ele faz xixi no meio da bandeja mas na maioria das vezes ele não sobe por completo (sobe somente as duas patas da frente) por isso sempre “vaza” pra fora..
    2ª – Tem vezes que ele faz coco em cima, mas na maioria das vezes ele faz em outro canto (no meio da sala) mesmo com a bandeja limpa.. Será que tem solução?

    1. BitCão BitCão disse:

      esther, tente ampliar a área, colocando um tapete ou jornal ao lado da bandeja, e recompense quando ele fizer exatamente no local. Quando ele estiver bem habituado, fica só a bandeja. Lembre-se que o controle total das ‘necessidades’ só ocorre por volta dos 7 meses.

  8. Bruna de Lima disse:

    Olá, meu dog é um bichon frise de 7 meses, foi um trabalho árduo para ele aprender a fazer no jornal, mas a maioria das vezes ele faz na ponta do jornal ou perto sujando todo o chão de xixi, outro problema é que quando levo ele na minha sogra que tem quintal eu coloco o jornal dentro de casa, mas ele faz na casa toda e nunca faz no quintal, quando da na telha ele faz no jornal. Já quando levo ele na minha mãe que não tem quintal eu coloco o jornal e ele faz certo, não consigo entender esse comportamento, pode me ajudar?

    1. BitCão BitCão disse:

      bruna, já já ele terá o controle total das ‘necessidades’. Aumente a área do jornal para que ele tenha mais chances de acertar, e recompense sempre – idem na casa da sua mãe e da sogra.

  9. laura castro disse:

    Tenho Shih-Tzu de 1 ano e 3 menes, não sei mais o que fazer ela e muito agitada principalmente quando não tem ninguém em casa eu e meu marido sai muito cedo para o trabalho ela fica sozinha ela destrói a casa toda principalmente xixi e coco na casa toda não sei mais o que fazer, quando tem alguém ou eu ou meu marido em casa ela faz no lugar certo. Me ajudem o que fazer ?

    1. BitCão BitCão disse:

      laura, é natural que ela seja cheia de energia com essa idade – tente cansá-la antes de sair para trabalhar, com uma longa caminhada, brincadeiras no parque, e deixe disponíveis muitos brinquedos e ossos recreativos, por exemplo, para que ela se entretenha na ausência de vocês. Outra possibilidade é contratar alguém para vê-la ou passear ao longo do dia, ou deixá-la numa creche. Reforce o treinamento de higiene quando estiver presente, recompensando os acertos e, principalmente, usando produtos como o Enzimac ou Enzilimp para eliminar os odores dos locais “proibidos”.

  10. Rossane disse:

    Tenho Shih-Tzu 8 meses e 2 dias, ensinei a fazer xixi e o coco no sanitário higiênico desde os 2 meses. Ele aprendeu rápido e adotou o hábito de fazer as necessidades no sanitário facilmente. Entretanto, minha casa tem 3 tapetes, o tapete do 1º andar da casa ele nunca fez xixi (só usa mesmo para brincar e ficar deitado em cima). Mas os outros dois do 2º andar, ele não respeita. Se meu cachorro sobe para o 2º andar é xixi na certa nesses tapetes. Já tentei usar o “xixi não” da Plast Pet, mas o produto tem um odor insuportável, deixou a casa com um cheiro horroroso, é impossível usar o produto. Já tentei colocar a caminha e brinquedinhos dele em cima do tapete, mas ele fez xixi assim mesmo. Ele tem o lugar próprio do xixi e coco tanto no 1º e 2º andar da casa. Se o acesso aos tapetes está impedido, ele só faz no sanitário dele. Mas se o acesso aos tapetes é aberto, ele vai direto para o tapete tanto para brincar/rolar quanto para o xixi. Observo que ele adora brincar e ficar deitado no tapete, mas devido ao xixi, fica inviável deixar o acesso até os tapetes livre.
    Detalhes: Castrei meu cachorro com 6 meses e 15 dias, ele não levanta a perninha para o xixi. E não apresenta o hábito de marcar território. Queria conseguir resolver esse problema com os tapetes, mas não sei como fazer.

    1. BitCão BitCão disse:

      Rossane, nossa sugestão é lavar os tapetes com Enzilimp (teste em um pedacinho antes jogando o produto pelo avesso) para eliminar qualquer odor, deixar secar muito bem e guardar por um bom tempo (uns 8 meses no mínimo). Assim o peludo terá oportunidade de esquecer esse hábito completamente e os tapetes poderão voltar em segurança. boa sorte 🙂

  11. Andreia dilva disse:

    Ola, tenho uma cachorrinha de 7 meses e ela não quer fazer as necessidades dela no tapete higiênico, quando era mais nova ela fazia agora não quer fazer mais, algumas vezes briguei com ela fiquei bem irritada sera que é por isso que ela está assim? Me ajudem

    1. BitCão BitCão disse:

      andreia, podem ser vários fatores, inclusive o que vc cita, da irritação. Experimente mudar o tapete de lugar e recomeçar o treinamento de higiene do zero, recompensando muito os acertos e evitando broncas.Lembre-se que ela ainda é um bebê e vai aprender com carinho e reforço positivo. Brigas não educam e podem resultar em outros problemas comportamentais.

  12. Marcielle disse:

    Olá! Tenho um maltês de 8 anos que nunca fez xixi no lugar certo. Adotei outro cachorro e com a chegada deste novo dog meu maltês passou a fazer xixi em todos os lugares da casa possível, com isso os dois fazem uma grande competição, onde um faz xixi o outro faz em cima…já tentei todos os produtos.Coloquei o jornal e eles fazem no jornal porém continuam a fazer em outros lugares também (no pé do sofá, no pé dos móveis etc).Os móveis aqui de casa já estão todos destruídos e tudo com um cheiro muito forte de xixi. O que posso fazer??????? SOCORRO!!

    1. BitCão BitCão disse:

      marcielle, os dois cães são castrados? pois isso é típico de disputa de território. esse texto pode ajudar: https://www.bitcao.com.br/blog/ora-bolas/

  13. Laysa disse:

    Ola, tenho uma chow chow de 04 meses, ela sempre fez o xixi e o cocô na área externa da casa, porem como o piso não absorve com facilidade o xixi, ela se molha muito, e consequentemente ficando com odor de xixi mais rápido, comprei o sanitário pet e o pipi sim para ela fazer o xixi nele, o problema é que não está aceitando o sanitário, que posso fazer?

    1. BitCão BitCão disse:

      olá laysa, td bem? Coloque por cima da bandeja do Sanitário Pipi Dollys um pedacinho de papel molhado no xixi do cachorro para funcionar como guia. Na medida em que o peludo for acertando, vá diminuindo o tamanho do pedaço de jornal colocado por cima, até que não seja mais necessário usá-lo. Use como prêmio pedacinhos de petiscos, sempre que seu cachorro acertar o xixi e o cocô no sanitário. Procure nunca dar broncas ou repreender seu cachorro quando ele estiver perto do sanitário. Se for preciso cobrir uma área maior do que a padrão de 60cm x 40cm, basta comprar outros Sanitários Pipi Dollys e acoplá-los até atingir a área desejada. O sistema de encaixe entre as bandejas sanitárias impedem vazamentos.

  14. Raquel Celidonio Wolp disse:

    Oi, boa tarde,

    Tenho um filhote de Yorkshire de dois meses, e por mais que passe o Enzimac ele sempre volta a fazer xixi (e coco) no local, eu geralmente limpo com candida e depois borrifo o Enzimac e deixo secar….e é sempre no mesmo local q ele procura fazer, antes era no quarto do meu filho, ai se fecho a porta ele faz lá perto da porta. Eu não sei se vai pelo cheiro ou pq selecionou aquele como seu lugar de xixi e coco!!!

    Trabalho o dia todo fora, só vou em casa na hora do almoço, brinco com ele e depois volto ele pra área de serviço, que é esterna, e que fica durante o dia quando não estou, de noite coloco ele pra dentro de casa, no banheiro, na verdade como por estes dias tinha um gavião piando no meu telhado, agora estou deixando ele o dia todo no banheiro (morro de dó, mas não tenho outro lugar)…o banheiro não é muito grande, mas sempre mantenho o tapetinho higiênico limpo, sem coco!

    A noite solto ele e brico, estava deixando ele dormir solto, mas com essa de ficar fazendo xixi na porta do quarto do meu filho esta difícil. Quando ele faz xixi, costumo prender ele novamente, pra poder limpar o local sem ele ver, e depois solto ou as vezes deixo ele lá um tempo…é errado?

    Então pra mim o Enzimac não esta sendo satisfatório, mas realmente não sei se pq não faz efeito ou se por outra razão da rotina do Chase!! Podem me ajudar???

    1. BitCão BitCão disse:

      raquel, o problema não é do Enzimac, o problema é que bicho é muito novinho – só vai ter total controle do esfíncter por volta dos 7 meses. Até lá, paciência e reforço positivo são fundamentais. Coloque o tapete higiênico na porta do quarto e vá puxando 10 cm por semana até chegar na área onde vc quer que ele faça xixi. Se ele errar, volte para a posição anterior.
      Só vale a pena refletir se o Chase realmente tem qualidade de vida passando tanto tempo em áreas restritas.

  15. Marianna disse:

    Boa noite.
    Resgatei um Lhasa Apso de donos que o maltratavam, chegou pra mim com 6 meses, vivia acorrentado antes, passava fome e não tinha contato com pessoas direito, ele mal atendia pelo nome que lhe foi dado, tanto que foi fácil pra mim rebatizá-lo. Ele fazia xixi no jornal e cocô na rua, tudo nos conformes. De uns tempos pra cá, ele tem feito no sofá, sempre que acontece eu repreendo e tenho recompensado quando ele faz no lugar certo. Eu forrei o sofá pra evitar que fique com odor e manchado até que ele aprenda. Estou no caminho correto? Alguma recomendação?

    1. BitCão BitCão disse:

      marianna, parabéns pelo seu gesto. Vc terá que ter muita paciência e amor com o bichinho, pois não há como avaliar o que ele passou. Tente sair com ele na rua após as refeições para estimulá-lo a fazer as necessidades na rua, use eliminadores de odor no sofá e, se possível, restrinja o acesso dele quando vc não estiver por perto. Invista muito mais em elogios e esqueça as repreensões, ainda mais se vc não o pegou no flagra – ele não saberá pq está levando bronca.

  16. Cristina disse:

    Ola .Ganhei uma spitz de 4 meses.Ela fica o dia sozinha dentro de casa, pois eu e meu marido trabalhamos fora o dia todo. Só que ela faz xixi e coco em cima do sofá. Nos primeiros dias ela não fazia somente no chão. Já passei produto educador mas não esta adiantando. Oque faço?

    1. BitCão BitCão disse:

      cristina, tente adaptar os horários das refeições – filhotes costumam fazer as necessidades cerca de 20 minutos após se alimentarem. Premie sempre que ela acertar e tenha paciência, já que o controle total só ocorre por volta dos 7 meses – até lá, talvez seja interessante restringir o acesso dela ao sofá quando estiver sozinha.

  17. Taynah disse:

    Ganhei uma Spitz que levanta as duas pernas pra fazer xixi, não faz no tapete, e sim pela casa, e cocô ela faz e sai andando e quando vou ver tem coco em toda parte, ela tem 2 anos e vou ter que reeduca-la, tem dicas de como posso fazer?

    1. BitCão BitCão disse:

      olá, Taynah! Você terá que começar o treinamento de higiene do zero, como se fosse um filhotinho (veja nossas dicas no post). Remova totalmente o cheiro de urina ou fezes com produtos específicos (desinfetantes comuns apenas mascaram o cheiro e a tendência do cão é repetir o erro) e capriche no reforço positivo sempre que ela acertar.

  18. Thiulie disse:

    Tenho uma pequinês de 2 anos que adotei com 4 meses. Desde que ela chegou lá em casa, urina na caminha e casinha do meu outro cachorro, um srd macho de 10 anos, que está comigo há muitos anos, é muito assustado e medroso, pois resgatei da rua. Eu troco as roupas de cama dele e quando vejo ela mijou…sempre a repreendo quando faz isso, mas ela não pára, as vezes acontece mais de uma vez ao dia. Ambos são castrados. O que posso fazer pra ela para de fazer isso?

    1. BitCão BitCão disse:

      thiulie, nossa sugestão é que vc compre uma cama suspensa e use paninhos novos, que ainda não possuam cheiro de urina.
      Tente usar o tapete higiênico reutilizável para ver se a cachorrinha se sente mais atraída na hora de se aliviar e procure só colocar a caminha e os paninhos no chão quando tiver certeza de que o mais velho quer deitar.

  19. Tenho um maltes, macho de 7 anos que de repente nao quer mais usar o tapete higienico. Faz tudo fora. Ele claramente evita o tapete. Onde coloco o tapete ele não faz. Nao sei mais o que fazer, já troquei a marca do tapete e não adiantou … o que posso fazer?

    1. BitCão BitCão disse:

      nathalia, será que ele não se assustou com algo? um barulho, algo caindo, etc.? experimente mudar o tapete de lugar e reforce muito as recompensas quando ele se aproximar do tapete ou fizer algo, um pinguinho que seja. qualquer dúvida, chame a gente de novo 🙂

  20. Olá, tenho uma fêmea vira lata de porte pequeno, nós a adotamos ha mais ou menos 2 meses, minha casa é pequena e ainda não tenho portão, portanto ela fica na sala onde tbm fica sua caminha, água e comida. Até umas três semanas atrás ela só tinha feito as necessidades nos passeios (2 por dia), agora deu pra fazer xixi nos meus tapetes, mesmo lavando ela repete e quando tiro o tapete ela faz no chão, há uns dias passou a fazer cocô tbm.
    Não consigo passear com ela mais de 2x no dia e passei a não entender a necessidade dela fazer dentro de casa, já que ela faz todas as vezes na rua.
    Tem alguma dica pra me dar?

    1. BitCão BitCão disse:

      Treice, o melhor seria vc ajeitar um banheiro em casa para que ela tenha essa opção também. Claro que é uma facilidade quando os peludinhos fazem suas coisinhas na rua, mas a gente sempre tem que lembrar que pode haver um dia em que eles não poderão sair, seja por conta de um temporal, pq. a gente se atrasou pra chegar em casa, por adoecermos, etc. Escolha um local sossegado e comece o treinamento do zero, sempre recompensando os acertos, e eliminando toda fonte de odor de onde ela fez errado com produtos específicos, como enzilimp, enzimac ou urine off. Quando ela fizer as necessidades nesse novo banheiro, o tapetinho higiênico, elogie muito e diga “xixi” e “cocô”. Vc pode repetir as palavras na rua, quando ela der sinais de que quer se aliviar, e premiar com um petisquinho. Manter horários fixos de alimentação também ajuda, já que vc pode levá-la à rua logo depois.

  21. Ana Lúcia Trizi disse:

    Boa Noite! Tenho uma fêmea de schnauzer e ela está com 80 dias. Como ela foi a última da ninhada, não deu problema para dormir. Acomodei a peluda na minha área gourmet, com 2m por 1,70m, deixando uma abertura na portão de vidro, para ela ter acesso ao quintal onde coloquei o tapete higiênico. Nos dois dias seguidos, ela urinou e fez coco pelo quintal todo. Hoje, faz 15 dias que ela está conosco, fiz um esquema de barricadas com baldes pelo quintal, limitando o acesso dela até o tapete higiênico. Deu certo, ela está nesse condicionamento dos baldes há 10 dias. Sai pro quintal, faz os negocinhos, recebe festa, carinho e recompensa. A questão é: Quando abro o portãozinho da área gourmet, que da acesso para a sala e as dependências da casa, ela urina pela sala e na cozinha. A noite, quando estamos todos em casa, queremos que ela fique conosco no sofá, socializando. Devo esperar até os 6 meses para deixá-la subir para os quartos? A escada é alta, ainda tenho medo.
    Obrigada pela ajuda

    1. BitCão BitCão disse:

      ana, parabéns, vc está no caminho certo! mas muna-se de paciência, já que o controle total da bexiga só ocorre por volta dos 7 meses 🙂
      esse pode ser o motivo de ela urinar quando pode passear pelas dependências da casa, ou a excitação e felicidade de conviver com sua família humana. os filhotes dão sinais de que vão fazer xixi ou cocô, ficam inquietos e dão reboladinhas, quando perceber leve-a ao banheiro.
      ensine a filhota a subir e descer as escadas – para isso, use petiscos e muitos elogios. Em geral, os peludinhos aprendem rápido, mas mantenha-a sob supervisão até ter certeza de que ela está craque (pode fazer uma ‘barricada’ também para que ela só suba e desça com autorização). Conviver muito com a peludinha desde cedo vai aumentar a segurança dela e estreitar os laços entre vocês.

  22. Thaina disse:

    Tenho 2 shitzu. O macho de 2 anos e a femea de 11 meses. Estão me deixando louca. Estou grávida e as vezes tenho vontade de fugir de casa. A fêmea só faz xixi e coco em lugares errados, minha cama, na cama da minha filha, sofá, tapete. Mina casa é pequena e fede muito. Lavo todo dia o sofá, cama e ela faz de novo. Não estou mais aguentando. Chego em casa cansada e não tenho um lugar para descansar
    Ela só faz nestes lugares. O macho até que está mais comportado, único problema é que come cocô😭😭😭😭
    Socorro

    1. BitCão BitCão disse:

      Thaina, vamos por partes – para a coprofagia, uma possibilidade é tentar o Coprovet.
      Quanto à filhotona, como foi o treinamento de higiene dela? Ou ela mudou de comportamento depois que vc engravidou? O “banheiro” está sempre limpinho, em lugar reservado, há espaço para ela e para o macho? Ela passeia diariamente, tem variedade de brinquedos para se entreter quando vc não está em casa, tem atenção, etc.?
      A única solução é recomeçar o treinamento do zero, recompensando os acertos e ajudando-a a errar menos, como sugerimos no post (observe o horário das refeições, diminua a quantidade de água à noite, etc.). Fundamental, também, é eliminar todo o odor dos lugares errados usando produtos específicos como o Urine Off, Enzilimp ou Enzimac. Boa sorte!

  23. Maria Thereza disse:

    Oi, tenho uma Goldendoole de 9 meses e já é castrada. Ela estava fazendo bonitinho xixi e cocô no lugar certo (tapetinho de treinamento e no meu quintal). De uns meses para cá ela só tem feito côco em um tapete da sala. O xixi ela continua fazendo no lugar certo mas o côco não. Já limpei o meu tapete com todos os produtos para tirar odor de coco que existe no mercado. Não sei mais o que fazer.
    Estou pensando em trocar de tapete, comprar um novo, mas estou com medo de ela começar a fazer coco neste também. 🤦‍♀️

    1. BitCão BitCão disse:

      Maria, normalmente as fêmeas são muito fiéis aos locais que usam para se aliviar, o que é muito bom quando elas fazem no lugar escolhido pelos donos – no entanto, quando elas passam a fazer no lugar errado, dá um certo trabalho para colocá-las de volta no caminho certo.
      Dicas: lave o tapete antigo com Enzilimp, seque super bem e guarde. Não coloque nenhum tapete até ela voltar a fazer o cocô no lugar certo. É importante ter paciência. Caso a bichinha faça cocô errado, mesmo sem o tapete, experimente colocar uma caixa ou algum obstáculo no lugar para impedi-la de ir no local. Ao mesmo tempo, sempre que acharem que ela pode querer fazer cocô, levá-la para o tapetinho e petiscar. Dar petisco quando fizer na rua tb. Assim vai mostrando a ela que tem vantagens fazer no lugar certo. É bom tentar essas estratégias por, pelo menos, 8 semanas. Se depois de 8 semanas não estiver melhorando, ou se não puder colocar o obstáculo onde ela faz cocô errado, pode tentar colocar um tapetinho higiênico no lugar e ir puxando para área bem aos pouquinhos. Uns dois ou 3 cm por dia, não mais do que isso. Certifique-se que o local onde ela faz xixi está sempre limpinho e seco para que ela não tenha “nervoso” de pisar na hora de fazer cocô.
      Evite as broncas, invista nas recompensas.

  24. Ivi Mimoto disse:

    Ola! Tenho uma filhote yorkshire de 2 meses e meio e ela não faz xixi no tapete higiênico de jeito nenhum. Na verdade ela gosta de dormir no tapete higienico. O que posso fazer para corrigir esse comportamento?

    1. BitCão BitCão disse:

      Ivi, ela é muito novinha, ainda! Os cães só adquirem controle total da bexiga por volta dos 7 meses, até lá vc terá que treiná-la. Filhotes são bem previsíveis nos horários — fazem as necessidades cerca de 20 minutos após se alimentarem, ou fazem uma “dancinha” mostrando que estão com vontade. Leve-a ao “banheiro” nesse momento e faça muita festa quando ela acertar.Paciência e insistência!

  25. Monique Hernandez disse:

    Oi gente, tenho um Maltês de 5 anos, castrado. Ele faz xixi no jornal e alguns lugares no quintal que não tem problema, mas as vezes faz em lugares incomuns. A alguns meses trocamos algumas almofadas do sofá (que fica numa área externa) e ele começou a subir nesse sofá e fazer xixi, o que posso fazer?

    1. BitCão BitCão disse:

      Monique, não temos como afirmar o que está acontecendo sem uma análise do ambiente e dos hábitos da família. Provavelmente ele tem algum grau de ansiedade e para se tranquilizar marca as coisas novas da casa, ou faz fora do lugar quando há uma pequena mudança na rotina. Passeios diários e com rotina de horário podem ajudar.

  26. Fernanda disse:

    Olá! Tenho um York de 1 ano e dois meses. Já contratei adestramento aos seis meses e não deu certo (ele piorou). Já comprei Enzimac e outros produtos adestradores, click, mas ele não faz xixi e coco no lugar certo. Quando o castrei, no primeiro mês ele fez tudo certinho, mas agora voltou a fazer nos locais que fazia antes (pé da mesa, puff e no rodapé da minha porta) e o pior agora deu de rasgar o tapetinho higiênico. Não sei o que fazer realmente. O produto que mais dá efeito é o vinagre de alcool, mas mesmo assim não está 100%.

    1. BitCão BitCão disse:

      Fernanda, não temos como afirmar o que está acontecendo sem uma análise do ambiente e dos hábitos da família. Passeios diários e com rotina de horário podem ajudar, além de recompensas quando ele acertar, mas o ideal seria pedir apoio a um especialista em comportamento animal, até para entender o que não deu certo no adestramento.

  27. Guilherme disse:

    Pessoal, tenho uma Shitzoodle (Shitzu+Poodle), e com ela tudo tranquilo, ensinadinha, só no jornal em um cômodo próprio, tem uns 4 anos, mas ganhei um shitzu, agora com uns 3 meses, e o cômodo do “banheiro” tem um degrau grandinho, e o shitzu perna curta não desce ainda, e sendo assim os jornais dele ficam perto da porta, e ele faz no jornal. Ele faz xixi no lugar certinho. Porém, após aliviar a sua necessidade, ele vai e deita em cima kkkkkkkkk não sei o que fazer, porque nem tem como cuidar pra trocar rápido porque ele faz e deita, não dá tempo kkkk. Será que é só ele que faz isso?

    1. BitCão BitCão disse:

      Guilherme, experimente usar tapetes higiênicos com capacidade de absorver rapidinho a urina – uma possibilidade mais econômica é o reutilizável (https://www.bitcao.com.br/tapete-higienico-reutilizavel.html)

  28. Andre Moura disse:

    Olá! Minha cachorrinha tem 7 anos, SRD, foi adotada por mim e sempre fez a necessidades no lugar correto (tapete higiênico), sem necessidade de treinamento. A poucos meses me mudei para o apartamento de minha namorada e ela veio junto. A minha enteada adotou uma bulldog inglesa com 9 meses de idade. As duas se deram muito bem, mas a minha cachorrinha teve muito ciúmes no inicio e começou a fazer xixi na sala do apartamento. A bulldog está aprendendo ainda, mas nas ultimas semanas parece ter aprendido e não fez mais fora do lugar. Temos uma rotina permite que as duas saiam a passear no minimo duas vezes por dia, e elas fazem as necessidades na rua. Mas minha cachorrinha parece que escolheu a sala para fazer o xixi, mesmo tendo passeado e tendo tapetes higienicos a disposição. Ela sempre foi super comportada, mesmo tendo passado por outras mudanças de ambiente. Não sei mais o que fazer para alterar esse comportamento, se ela está fazendo isso para chamar a atenção, se ela não quer fazer no mesmo lugar da outra… O que eu posso fazer

    1. BitCão BitCão disse:

      Andre, parece muita mudança ao mesmo tempo e ela, simplesmente, se acomodou em fazer o xixi em um novo lugar (errado). Claro que é só uma ideia, pois sem uma boa entrevista e visita no local fica difícil precisar. Nossas dicas: Enzimac e repelente no local. Se possível colocar uma caixa ou algum obstáculo no lugar em que ela está fazendo xixi errado. Ao mesmo tempo, sempre que acharem que ela pode querer fazer xixi, levá-la para o tapetinho e dar petisco quando ela acertar, e quando fizer na rua também, o que ajudará a mostrar que ela tem vantagens em fazer no lugar certo. É bom tentar essas estratégias por, pelo menos, 8 semanas. Se depois de 8 semanas não estiver melhorando, ou se não puder colocar o obstáculos onde ela faz xixi errado, pode tentar colocar um tapetinho no lugar e ir puxando para área bem aos pouquinhos, uns dois ou 3 cm por dia, não mais do que isso, até chegar ao local ideal.

  29. analucia santana disse:

    Gostei muito me tirou várias dicas😃

  30. Boa tarde,amei as dicas,Parabéns!! Então,tenho uma cadela que achei na rua,é uma pinscher adulta,á 2 meses,levamos ela a rua para fazer suas necessidades,agora a rotina mudou e não é possivel,agora estamos treinando ela a fazer na varanda no sanitário,mas ela resite e fez na caminha dela hoje,me ajudem por favor o que faço?Muito obrigada.

    1. BitCão BitCão disse:

      Dardany, vc terá que recomeçar o treinamento de higiene do zero, premiando os acertos. Lembre-se, porém, que os passeios na rua são essenciais para qualquer animal.

  31. Adelaine disse:

    Olá!! Tenho um Spitz Alemão de 2 anos e não consigo educá-lo, ele faz xixi em tudo. Há um mês mudei para apartamento e achei que iria conseguir educá-lo mas ainda não consegui. Ele faz xixi muitas vezes, o que eu poderia fazer para conseguir fazer com que ele faça xixi em um lugar só?? O cocô ele faz certinho no lugar mas o xixi ele faz em tudo. Agora deu de fazer no sofá…. Estou desesperada. O que devo fazer?? Muito obrigada!!

    1. BitCão BitCão disse:

      Adelaine, ele é castrado? Cães “inteiros” tendem a marcar território. Se ele já é castrado e estão descartados problemas de saúde, você terá de identificar se há algum problema no “banheiro” (há cães que não gostam de molhar as patas, por exemplo, e só mandam bem em tapetes altamente absorventes) e recomeçar o treinamento de higiene do zero, recompensando os acertos. É importante também eliminar vestígios de odor de urina com produtos específicos como Urine Off, Enzimac, etc.

  32. Tenho uma Bulldog Francês com 3 meses de idade. Ela tinha aprendido a fazer o xixi no jornal e eu recompensava com petisco sempre que acertava, mas nos últimos três dias ela tem urinado muito por toda a casa, até na frente do pote de água, e nem uma vez no jornal. Cocô ela raramente faz no jornal e não faz todo o cocô no mesmo lugar, ela vai andando e fazendo. Eu limpo o chão com cloro em gel e desinfetante cítrico sempre que ela faz as necessidades no lugar errado, mas não adianta. O que mais posso fazer para ela entender que só pode fazer no jornal?

    1. BitCão BitCão disse:

      Ananda, ela é muito bebê ainda! Temos que te dar a notícia de que o controle total da bexiga só ocorre por volta dos 7 meses. Até lá, muuuita paciência e reforço positivo. No post a gente dá várias dicas, mas reforçando: ela pode ter se assustado em algum momento com algum objeto perto do jornal, algum barulho, ou ainda não entendeu 100% que lá é o banheiro. Outra possibilidade é o jornal sujo/molhado – já tentou os tapetes higiênicos? Finalmente, melhor que cloro e desinfetante são os eliminadores de odor – isso porque o “nariz” deles é muito mais sensível que o nosso, e eles conseguem identificar qualquer marcação de urina e repetem o erro. Além disso, ela pode desenvolver alergias aos produtos de limpeza. Boa sorte!

  33. GISELE disse:

    Olá!!!

    Tenho 4 shitzu apenas 1 é super educada Com 7 Anos, os demais tem 5 anos.. mal educados…
    Antes eles me acordavam eles vinham até minha cama ficava em pé e arranhava o cilchão me acordando para que pudesse abrir a porta pra que dava acesso a grama pra eles fazerem xixi e cocô no lugar certo..

    Depois tive mudar de casa 2 vezes, e com essa mudança eles ficaram perdido e agora só faz xixi e cocô dentro de casa… (só a mais velha continua educada)… nesta casa que agora é definitva colocamos portinha apropriada pra cachorro pra eles terem acesso ao lado externo da casa .. eles entram e sai a hora que querem… só que as necessidade eles vem fazer dentro de casa .. principalmente em período chuvoso…
    o que Fazer?

    1. BitCão BitCão disse:

      gisele, recomeçar o treinamento de higiene do zero, premiando os acertos, e removendo todo o odor de urina dos locais onde eles erraram com produtos específicos como o Enzimac, Urine Off ou Enzilimp. Se eles não gostam de molhar as patas em dias chuvosos, uma ideia é providenciar um cantinho com tapete higiênico. Boa sorte

  34. Jenniffer disse:

    Olá !!!

    Minha cachorra tem um grande problema de fazer seu xixi principalmente em dia de chuva.

    Ela dorme dentro de casa, porém tenho outra cachorea que dorme na sua casinha do lado de fora, o nome é Cristal e a que dorme dentro de casa é a Dana ( vai ser melhor assim te explicar!)

    O que acontece é que a Dane faz xixi nas cobertas da Cristal, não importa onde esteja ela mija e até entra dentro da casinha dela para fazer o seu xixi e isso é dia de chuva e fico muito frustrada, porque a Cristal fica com a sua casinha e suas cobertas enchacadas de xixi e fico chateada porque as vezes ela está frio. Então eu fico revezando as cobertas e aprendi a não deixar a coberta na casinha da Cristal para ela não mijar, colocando apenas na hora que ela vai dormir, Mas bobeou a Dane mija.

    O que eu devo fazer? Não tenho nada em mente para que isso não se repita.

    Muito obrigada pelo post e pela dica de produtos, vai me ajudar muito.

    Abracos.

    1. BitCão BitCão disse:

      Jenniffer, uma ideia é em dias de chuva colocar um tapete descartável ou reutilizável bem pertinho da casinha da Cristal para dar uma opção para a Dana fazer xixi em algo bem absorvente (como as cobertinhas). Como precaução, forre a casinha da Cristal com plástico por baixo das cobertas, caso a Dana faça xixi. Assim fica mais fácil de limpar e não molha a casinha toda.

  35. alessandra disse:

    Bom dia. tenho um shitzu de 6 meses. moro em apartamento. ele aprendeu a fazer xixi e coco no tapete higiênico cedo. porém a 1 mês ele teve gastrite e começou a fazer o coco somente qdo saio com ele para passear de manha e a tarde. o xixi ele faz no tapetinhos mas o coco ele só faz fora de casa. quero que ele volte a fazer dentro de casa. como posso resolver isso. eu até levo o tapete nos passeios e coloco no chao . mas ele faz o coco fora do tapete.

    1. BitCão BitCão disse:

      alessandra, observe a que horas ele gosta de fazer cocô e primeiro leve-o ao tapetinho. Se sair um tiquinho de cocô (ou mesmo se ele fizer xixi), dê um pedacinho de petisco para ele associar necessidades + tapetinho = petisco. Outra possibilidade é tentar evitar que ele faça cocô na rua. Assim que ele começar a fazer “rodinha”, pega o malandrinho no colo e volta pra casa. Chegando em casa solta no tapetinho. Se fizer cocô ganha prêmio.

  36. Meu shitzu esta com 11 meses , em casa ele faz xixi e cocô n local correto e não levanta a pata, desde os 4 meses. Há 1 mês , quando vamos a casa d minha mãe ele começou a fazer xixi com a para levantada em diversos locais da casa ,mesmo o tapetinho dele estando lá. Na realidade em qualquer ambiente que não seja a nossa casa ele está fazendo assim. Sempre quando íamos levavamos o tapete e ele acertava . Estamos angustiados porque vamos viajar d férias e ele vai ficar por 10 dias lá ….minha mãe está bem angustiada . Como fazemos para ajudar nisso Marvin a se educar fora de casa.

    1. BitCão BitCão disse:

      Amanda, o mais provável considerando a idade e a maturidade sexual é que ele está demarcando território – a castração ajuda muito, mas não resolve da noite para o dia. Use removedores de odor como o Enzimac, Enzilimp ou Urine Off quando ele urinar nos lugares errados para eliminar qualquer “cheirinho”, o que o estimularia a repetir o erro(mesmo que vc não sinta o odor, já que o olfato deles é bem mais apurado que o nosso), leve-o à rua diversas vezes para que ele esvazie a bexiga e restrinja a ingestão de água antes dele dormir.

  37. Fernanda disse:

    Tenho uma Shih Tzu de 3 anos, que sempre faz xixi do lado ou nas pontas do jornal, que suja muito, cocô ela só faz em cima do sofá que fica perto da comida, da cama, da água, em vez de fazer no jornal que é um pouco mais longe das coisas dela, eu não entendo!

    1. BitCão BitCão disse:

      Fernanda, alguns cães não gostam de pisar no xixi. O jornal não absorve a urina rapidamente e fica úmido por um bom tempo – faça um teste com tapete higiênico super absorvente para ver se não é esse o motivo.

  38. Claudia disse:

    olá. tenho um cachorro que vai fazer 6 meses agora em novembro, castrei ele faz pouco tempo, quando estou em casa ele acerta quase sempre o xixi e o coco, mas quando ele esta sozinho, ele erra sempre. ele tem 4 opções e ainda erra, o que eu faço? além de quando eu posso diminuir as opções dele? ele tb não faz xixi nem coco na rua, e quando voltamos do passeio ele faz. obrigada

    1. BitCão BitCão disse:

      Claudia, os filhotes só atingem o controle total das “necessidades” por volta dos 7 meses. Quatro opções podem confundir o bichinho – experimente deixar duas no máximo e com uma área maior forrada, e sempre premie e valorize os acertos quando vc estiver por perto. Vai dar certo!

  39. Carolina Ferreira disse:

    Oi
    Meu cãozinho (3 meses – Bulldog Inglês) já está aprendendo a fazer xixi e coco no tapete higiênico, o problema é que quando tem coco no tapete, ele não faz xixi lá. Minha dúvida é , como resolver este impasse quando eu não estiver em casa para limpar o coco do tapete? Obga.

    1. BitCão BitCão disse:

      Carolina, os cães só adquirem total controle da bexiga por volta dos 7 meses – até lá, é preciso paciência e carinho no treinamento. Experimente forrar uma área maior para que ele possa ter um espaço limpo para fazer xixi, e conforme ele for aprendendo, vá diminuindo. Existem tapetes muito absorventes que evitam a molhadeira e também podem ajudar.

  40. Fernanda disse:

    Boa Tarde !Tenho um pinscher com uns 4 anos e nunca tive problemas sempre fez a necessidades no tapete higiênico , só que do ano passado para cá depois que minha irmã veio a falecer ele resolveu urinar em tudo pela casa…tudo mesmo bolsa , sapatos , camas , sofá , armários ,etc….levei em um Veterinário onde o mesmo disse que está sentindo falta de minha irmã e que teria que substituir a falta dela na cabeça dele mas já tentei de tudo brinquedos ele come , fico pouco tempo dentro de casa e a solução que achei foi deixa-lo preso em um dos quartos enquanto não estou em casa…mas não aguentando mais comentei com uma amiga e me disse para colocar fralda né para ver se aprende que não tem que urinar em lugares que não deve!!!!Poderia me ajudar a dar uma solução ,pois não gostaria de me desfazer de meu cachorro !Desde já agradeço pela ajuda!!

    1. BitCão BitCão disse:

      Fernanda, ele é castrado? Esse é o primeiro ponto a observar, pois machos inteiros tendem a marcar território. Ele faz exercício? Tem caminhadas diárias? Esse é o segundo ponto, pois além dos benefícios físicos distrai e desestressa. O terceiro ponto são os brinquedos: ofereça brinquedos mais duráveis, como os kongs, que podem ser recheados e duram bastante. Fraldas não ensinam a fazer xixi no local e mantê-lo preso só vai piorar o comportamento.

  41. renata disse:

    Consegui ensina meu filhote de york fazer xixi no jornal mais o cocô ta dificil e ele nao para de morde ate machuca

    1. BitCão BitCão disse:

      Renata, o processo de treinamento para o número “2” é o mesmo, siga nossas dicas de levar o bichinho ao “banheiro” quando ele acorda e após as refeições e tenha paciência. 🙂

  42. Raissa disse:

    Boa noite!
    Tenho um lhasa de 1ano de idade,e agora ele está fazendo xixi por todo lado da casa.Mesmo ele estando com essa idade,eu consigo educa-lo a fazer xixi no lugar correto?por favor me ajude e me dê umas dicas!
    Obrigada

    1. BitCão BitCão disse:

      Raissa, os cães aprendem em qualquer idade, e o seu é muito novinho. Use produtos que eliminem totalmente o odor de urina e fezes (como o Enzilimp ou Enzimac) e siga nossas dicas no post para educá-lo, mesmo que já tenha feito isso antes. Boa sorte

  43. Ane disse:

    Moro em apartamento e tenho uma pit de 8 anos, e de uns meses pra cá ela so faz xixi na sala, não faz na varanda, como era de costume! De algumas semanas pra ca, além do xixi também faz coco na sala! Ja nao sei mais o que fazer… Ela sempre fazia as necessidades no local certo.

    1. BitCão BitCão disse:

      Ane, um dos motivos seria alguma alteração na casa, desde a ausência ou ingresso de novos integrantes na matilha (humana, inclusive), ou algum susto no local onde ela fazia as necessidades, algo que a incomode. Se nenhuma dessas opções se aplica, seria interessante uma avaliação veterinária para descartar problemas de saúde. abraços

  44. Diego disse:

    Bom dia;
    Tenho um yorkshire ele tem 6 meses moro em Apartamento deixei um quarto so para ele com um tapete higienico mais ele nao faz as nececidades dele no tapete ja tentei de tudo acabo de limpa as nececidades dele ele faz xixi novamente.
    Voces poderiam me ajudar.

    1. BitCão BitCão disse:

      Diego, alguns pontos a considerar: os cães só adquirem total controle da bexiga por volta dos 7 meses. Não gostam, também, do banheiro perto da caminha e da comida. Se não for esse o caso, reforce o treinamento, valorizando muito quando ele acerta e não brigando quando vc achar o xixi fora do lugar horas depois (ele não vai mais se lembrar o que aconteceu). Com 6 meses ele já deve ter tomado todas as vacinas e estar passeando diariamente, leve-o para rua minutos depois da alimentação. À noite vc pode reduzir a água. Boa sorte.

  45. Gente. Preciso de ajuda. Tenho um filhotinho de Golden Retriever. O Sirius. Que eu amo de todo o coração. Mas já estou perdendo a paciência. Quando eu estou acordada, ele faz xixi e cocô no lugar certinho, pois sabe que vai ganhar petisco. Quando estou dormindo, de madrugada, ele impesteia toda a minha sala de estar, com cocô e com xixi! O que posso fazer? Não dar comida pra ele à noite?

    1. BitCão BitCão disse:

      Flávia, vc não diz a idade do Golden, mas parece ser novinho, e o controle total da bexiga só ocorre por volta dos 7 meses. Você pode, sim, alimentá-lo mais cedo, incentivá-lo a fazer as necessidades antes de dormir, inclusive diminuir a água. Paciência e recompensa são as palavras-chave. Boa sorte 🙂

  46. Anna Paula Braz disse:

    Meu problema é um pouco grande: eu tenho um cachorro macho castrado desde filhote que sempre soube onde fazer xixi no lugar certo, ele é o mais velho da casa e por isso acabou sendo meio mimado (eu sei T^T), porém eu peguei mais um cachorro na rua (quando o mais velho já tinha uns dois anos) e este não era castrado e não aprendeu a fazer xixi no lugar certo nunca (sério, já tentei de mais que tudo). Antes desse de rua ser castrado, ele teve filhotes e eu fiquei com dois que hoje tem quase dois anos. Por influência do de rua, agora tds os cachorros fazem xixi no lugar errado sem contar as imensas brigas entre eles, em especial com o mais novo. Eu tenho um quintal enorme e metade dele é só mato, mas eles insistem em fazer xixi na área de convivência onde eles dormem e comem. Eu LITERALMENTE já tentei de TD: a comida é controlada, levo eles duas ou três vezes pra fazer xixi no lugar certo (nem sempre eles fazem mas parece até que já aprenderam que a palavra xixi é um comando), sempre lavo a área onde foi feito xixi errado, qndo fazem xixi certo eu dou o incentivo positivo e treino comandos de adestramento como senta, deita, da a para etc.

    Recentemente algum (s) dele(s) resolveu que o potinho de agua era um lugar legal pra fazer xixi 🙄🙄 ( o pote é grande e todos bebem do mesmo lugar)

    Eu realmente não sei mais o que fazer.

    Obrigada.

    1. BitCão BitCão disse:

      Anna, não sabemos como tem sido o treinamento de xixi destes cachorros, mas, se tentamos muitas coisas em pouco tempo, ao invés dos cachorros aprenderem podem ficar mais confusos e abandonar qualquer intensão de seguir só uma regra. É importante lavar o local “errado” com removedores de odor como o Enzilimp.
      Todo mundo já está castrado? As brigas significam que não existe equilíbrio nessa matilha – eles acham que há espaço para disputas, e isso pode estar relacionado à falta de hierarquia.
      Na nossa opinião, você precisará da ajuda de um especialista em comportamento para resolver essas questões e evitar problemas graves com as brigas. Boa sorte.

  47. Aline disse:

    Eu tenho um Shitzhu de 1 ano e 3 meses .. ela até faz xixi no jornal, mas o 2 ela não quer fazer de jeito nenhum .. sempre proximo, mas não em cima! e outra ela so qer fazer xixi na porta da cozinha, então acabei deixando la o jornal .. na verdade eu queria que ela so fizesse no quintal, como ela fica o dia todo sozinha no quintal, acho que ajudaria! como posso resolver isso:? Heeelp!

    1. BitCão BitCão disse:

      Aline, aumente a área do jornal e, pouco a pouco, vá puxando para o quintal, onde você quer que ela faça as necessidades. boa sorte 🙂

  48. Ingrid disse:

    Tenho um Husky Siberiano que acabou de chegar em casa e fazer dois meses. Vive brincando/brigando com o Poodle que eu já tinha em casa sem deixar o coitado em paz. Agora que a Huskizinha conseguiu subir no sofá, insiste em fazer as necessidades todinhas nele e se a gente tenta tirar ela lá de cima, rosna para gente.

    1. BitCão BitCão disse:

      Ingrid, ela é bem novinha e tem que aprender quais os comportamentos que pode ou não ter. Mas os huskys são cães de trabalho e, se não tiverem o que fazer, com certeza vão canalizar a energia para a destruição. Exercite muito sua filhota e dê desafios – enquanto ela não pode ir à rua, invista em brinquedos interativos (https://www.bitcao.com.br/kong-original-classic.html).
      Não permita que ela suba no sofá, corrija quantas vezes forem necessárias com um sonoro não e recompense quando ela obedecer. Seja firme desde agora para não ter uma cachorrinha fora do controle mais para frente – ela tem que entender quem manda, ou você poderá ter problemas na adolescência e quando ela for adulta.

  49. Rodrigo disse:

    Tenho um yorkshire de 1 ano porém peguei ele com 8 meses e ele agora está fazendo xixi e coco na minha cama e em varios tapetes o que fazer pra ele parar?

    1. BitCão BitCão disse:

      Rodrigo, treinamento e paciência, já que os cães só têm controle total da bexiga aos 7 meses. Uma dica é tirar os tapetes da casa até ele aprender onde é o banheiro e diminuir a ingestão de água à noite se ele dorme com vc. Durante o dia, porta do quarto fechada 🙂

  50. Flavia disse:

    Boa noite
    Vamos ver se vcs conseguem me salvar…tenho uma shitszu de 4 meses…ela está comigo desde os 50 dias e no início eu achei que ela aos poucos iria entender o lugar certo mais ela faz o xixi e o coco no lugar certo, porém, só quando está com acesso restrito se eu libero ela na sala e cozinha (são no msm espaço) ela não vai até o “banheiro” dela e faz em qq lugar…apesar dela fazer certo quando está presa ou restrita eu dificilmente consigo recompensa-lá por quê não vejo o momento exato… fico ao lado dela até cansar quando eu desisto e saio ela faz…isso em questão de minutos….a falta de recompensa e o fato dela ficar presa parece estar atrapalhando… me deem uma luz por favor

    1. BitCão BitCão disse:

      Flavia, o controle total da bexiga ocorre por volta dos 7 meses. Até lá, treinamento constante e paciência. Se você começar a ver movimentos circulares pegue a filhote no colo e leve-a imediatamente para o local permitido. Se ela já estiver no meio do xixi, ou do cocô, não espere ela acabar. Interrompa-a com um sonoro “AÍ NÃO”, pegue o bicho no colo e leve-a imediatamente para o tapete ou jornal. Chegando no jornal NÃO brigue com a filhote, pelo contrário faça a maior festa do mundo e, se uma gotinha de xixi ou cocô cair no jornal, faça ela se sentir a mais amada das peludas.