Voltar para os artigos

Sabe aquele cachorro (quase) perfeito, mas que faz xixi e cocô no lugar errado?

Sabe aquele cachorro que é perfeito, mas só tem um probleminha???

Pois é, na maioria das vezes o “probleminha” é fazer xixi e cocô fora do lugar, o que deixa os donos tristes, frustrados, e com a casa cheirando mal. Esta mensagem traz dicas de como educar seu peludo a usar um lugar específico como banheiro e quais são os produtos que podem ajudar neste processo.

Se o seu cachorro já está educado e esse não é o seu problema, repasse estas dicas para seus amigos, com certeza elas vão poder ajudar muita gente.

 

O que é muito chato sobre ensinar um cão a fazer xixi e cocô no lugar certo?
Pata Exige disciplina
Pata Dedicação
Pata Paciência
Pata Persistência
Pata Muita supervisão

 

O que é muito bom sobre ensinar um cão a fazer xixi e cocô no lugar certo?
Pata Serve para cachorros de todas as idades
Pata Seu cão fica muito feliz quando acerta e você também
Pata Uma vez a lição aprendida tende a ficar para o resto da vida
Pata Em 6 ou 8 semanas já se tem um melhora significativa
Pata Sua casa vai ficar  muito mais agradável

 

Dicas

Vamos às dicas?

1 • Cães com menos de 6 meses ainda não possuem total controle de suas necessidades. Não brigue demais, nem fique horrivelmente chateado quando acontecerem acidentes. Isto é normal. O mais importante é reforçar os acertos com festa e pedacinhos de petiscos.

2 • Cães com mais de 7 meses que ainda não aprenderam a usar um único local como banheiro podem estar tendo dificuldades extras. Se for macho e já estiver levantando a pata, prepare-se! Provavelmente o machão vai dar trabalho dobrado. Eu sei que muitos não gostam de nem ouvir falar nisso, mas castração para machos é uma excelente opção.

3 • Determine um único lugar para o canino fazer seus negocinhos (se a casa for muito grande e o cão muito pequeno pode-se escolher 2 ou 3 lugares, mas não mais do que isso). Conforme seu bichinho for aprendendo você vai poder ir eliminando os locais extras. Certifique-se que este local está sempre disponível, sempre limpo, sempre seco e que seja calmo. O local do xixi e cocô deve ser o mais longe possível de onde o cão dorme, brinca, come, ou bebe.

4 • Vigie o horário que o peludo costuma fazer suas necessidades. Antecipe-se, leve-o até o local desejado e fique com ele por alguns minutos. Se ele fizer xixi ou cocô faça MUITA FESTA, senão fique de olhos bem abertos (se for preciso, mantenha o cão preso em uma coleira, perto de você e fique atento a sinais de desconforto e impaciência. Leve-o novamente ao local determinado).

 

5 • Não prenda o cão até ele fazer cocô ou xixi. Ele vai ficar com medo de ir até o local determinado para fazer suas necessidades e acabar ficando preso lá, por horas.  Se for preciso fique com ele uns 15 minutos, sem brincar ou agitá-lo até ele acabar de se aliviar.

6 • Controle a ingestão de comida. Não deixe o rango disponível o dia todo. Sem hora para comer ele fica sem hora para ir ao banheiro.

7 • Se você passa o dia todo fora e seu cachorro fica sozinho, limite a área que ele tem acesso na casa, mas não deixe ele preso só na área de serviço, por exemplo.  Ele precisa de um espaço maior para se sentir confortável em fazer xixi e cocô em um ambiente e ficar em outro.

8 • Dois passeios por dia ajudam a aliviar a necessidade de marcar território e é melhor que seja fora de casa, não é mesmo?

9 • Use produtos adequados para manter a casa livre de cheirinhos. Sempre que um cachorro sentir o cheiro de urina ou fezes, ele tenderá a voltar a este lugar. Limpe os lugares da casa com um bom produto especializado, use papel absorvente no lugar dele fazer xixi e cocô mas deixe um pequeno pedacinho do papel antigo sujo de xixi para servir como guia.

10 • Recompense sempre, e muito, o seu cachorro se ele fizer suas coisinhas no lugar certo. O nosso grande erro é que focamos muito na punição quando o cão faz alguma coisa errada, mas não o recompensamos o suficiente (se é que recompensamos alguma coisa) quando ele faz certo. Amor e atenção ensinam muito melhor do que pancadas. Dê petiscos, faça festa, pegue no colo, ou demonstre da maneira mais carinhosa possível quando o seu peludão acertar.

 

11 • Manter os locais em que seu peludo fez xixi errado bem limpo e livre do cheiro de urina ou fezes é importantíssimo para não incentivá-lo a voltar nestes lugares.  Os melhores produtos de limpeza são àqueles a base de enzimas, ou microorganismos.  Desinfetantes só disfarçam o cheiro de xixi, mas não removem de verdade.  Se mesmo limpando bem seu cachorro volta sempre no mesmo lugar, experimente colocar algum móvel que impeça a ele de ter acesso a este ponto específico.  Calma, essa solução é temporária, você não vai precisar ficar com a casa desarrumada por muito tempo.

 

E para ajudar você ainda mais a ter sucesso, a BitCão selecionou e testou os melhores produtos disponíveis no mercado.  Dê uma olhadinha nos nossos produtos:

Clique nas fotos para ver mais detalhes.

xixi01a

xixi02a



xixi04a



 

Parece muito trabalho não é?  Mas vale a pena todo esforço para ter uma vida mais agradável com nossos bichos.  Eles pedem muito pouco e nós impomos muitas regras e, ainda assim, o carinho com que eles nos recompensam é sem igual!

 

cta-140817-1

 

 

Copyright Cláudia Pizzolatto – 2012 – Todos os direitos reservados.
Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei. É permitida a sua reprodução sem alterações desde que sejam colocados o nome da autora e o link para o site da BitCão.

 

Nota da Equipe BitCão

Muitas pessoas têm dúvidas sobre este tema e procuramos responder sempre que houver uma nova questão. Se você tiver alguma pergunta, dê uma olhadinha nas respostas abaixo, pois talvez ela já tenha sido esclarecida!

 


Deixe um comentário 318 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

318 comentários em “Sabe aquele cachorro (quase) perfeito, mas que faz xixi e cocô no lugar errado?”

  1. JULIANO ROCHA disse:

    Olá tenho uma poodle de cinco meses ,ela cisma em fazer xixi em cima do sofá porém só faz isso quando eu não estou em casa já não sei o que fazer pois moro em um apartamento não tem como eu isolar ela em uma área só .Alguém pode me ajudar com isso?

    1. BitCão BitCão disse:

      juliano, ela ainda não tem controle total da bexiga, isso só ocorre por volta dos 7 meses. limpe bem o sofá com produtos como enzimac e urine off e, se preciso, coloque barreiras sobre o móvel para que ela não suba na sua ausência. Quando ela acertar no tapetinho, recompense muito.

  2. Rafaela disse:

    Adotei uma cadela que foi abandonada, e quando ela estava com os seus antigos donos, como eles eram meus vizinhos eu via ela sempre, até porque ficava mais solta pela rua, agora que ela esta comigo, ela por costume ou medo não quer saber de fazer xixi e coco aqui dentro, eu tenho que estar soltando ela pra sair e se eu não solto, fica arranhando o portão pra querer ir, e toda vez é assim, pelo menos duas vezes por dia ela quer sair, só pra isso e dai ela volta pra dentro, e eu tenho mais cachorro. Gostaria de saber se tem como resolver isso, como fazer pra ela fazer suas necessidades aqui dentro do terreno e não na rua como ela tava acostumada??

    1. BitCão BitCão disse:

      rafaela, vc terá de começar o treinamento de higiene do zero, como se ela fosse filhote. Esse artigo pode ajudar: https://www.bitcao.com.br/blog/as-melhores-dicas-de-xixi-e-coco-no-lugar-certo/

  3. Tenho um fox paulista com Pincher já tem 2 anos, não sei mais o que fazer, ele faz xixi no pé do sofá, sobe em cima e faz xixi nas almofadas, sobe em cima da mesa, se tem alguma sacolinha ele faz xixi nela tb, por favor me ajude

    1. BitCão BitCão disse:

      raquel, ele é castrado?

  4. Letícia Pereira disse:

    Tenho uma shitszu de 3 anos, quando era bebê ficava presa na lavanderia o dia todo, e assim ficou com trauma de fazer xixi, mudamos com ela deixando na casa toda e mandando fazer xixi em “certa hora” ela acertava e fazíamos festa. Ela anda meio revoltada heheh, faz xixi quando quer no pipi dog, ando percebendo que está com medo do pipi dog, não sei o que fazer para voltar a acertar o local do xixi

    1. BitCão BitCão disse:

      letícia, pode ter acontecido algo próximo ao pipidog, por exemplo, queda de algum objeto com muito barulho? o ideal é recomeçar o treinamento de higiene, mesmo que tenha que ampliar a área com mais tapetes/jornal e ir diminuindo na medida em que ela acerta. boa sorte!

  5. Wesley disse:

    Oi, gente tudo bem?

    Meu dog tem 4 meses. É vira-lata de pequeno porte, mas com carinha de labrador.

    Comprei há cerca de 1 mês a bandeja higiênica pra ele fazer as coisas dele.
    Eu diria que cerca de 50 ou 60% das vezes ele acerta, mas nas demais, ele erra por 5, 10 cm da bandeja.
    Ele parece não enxergar diferença em estar todo em cima da bandeja. Basta chegar próximo ou colocar uma ou duas patas na bandeja.

    Estou na dúvida. Ele é de porte pequeno. Não sei se precisa realmente de mais espaço para acertar ou apenas de tempo (e quanto tempo mais?). Fico receoso em comprar mais um ou dois tapetes pra complementar o espaço pra ele. Até porquê meu apartamento é pequeno. Já tenho gastado bastante dinheiro com ele também rs.

    Me ajuda, por favor!

    1. BitCão BitCão disse:

      Wesley, qualquer bichinho demanda cuidados e isso tem um preço, mas a alegria que nos dão vale cada centavo. Seu cachorrinho está indo bem, pelo que vc descreve – e olha que eles só adquirem total controle das fezes e urina por volta dos 8 meses. 🙂
      vc pode aumentar a área até ele aprender direitinho e depois ir reduzindo aos poucos.
      lembre-se de passear muito com o bichinho.

  6. Danya Hyres disse:

    Meu pug tem 9 meses, com 20 dias q o comprei ele aprendeu a fazer o xixi na bandeja sanitária, mas o cocô só fez 3 vezes, até aí tudo bem pq ele só faz cocô na varanda. O problema surgiu próximo d completar os 9 meses, ele está marcando território e ontem a noite ele fez isso na cama e no travesseiro d meu filho. Não sei o q fazer. Poderia me ajudar? Desde já agradeço.

    1. BitCão BitCão disse:

      danya, ele é castrado? se não é, eis a explicação: ele está entrando na adolescência/fase adulta e marcando território. Converse com seu vet.

  7. Danielle disse:

    Olá. Tenho 2 cachorros, primeiro comprei um macho e depois de dois meses uma femea. Qdo ela chegou ele tinha 5meses e ela 2 meses. Ja se passou 1mes e meio,ela ja faz xixi no lugar certo, mas insiste em fazer xixi no colchao do outro.

    1. BitCão BitCão disse:

      danielle, a maioria dos cães só adquire controle total da bexiga por volta dos 8 meses, siga o treinamento de higiene com muitas recompensas.

  8. Erika disse:

    Meu shitszu de 7 meses até fazia xixi no lugar porém começou a destruir o tapete higiênico, daí mudei devagar para o banheiro higiênico, ele não gosta muito não, mas agora estou bem triste porque anda fazendo xixi em cima do sofá da sala onde ele dorme. E ele já é castrado! Não sei mais o que fazer!

    1. BitCão BitCão disse:

      erika, primeiro ponto é usar removedores de odor específicos para que não sobre um vestígio de cheiro de urina no sofá. o segundo ponto é premiar muito quando ele acerta e evitar que ele erre, principalmente quando vc não está junto – uma ideia é não deixar que ele acesse o sofá.

  9. Bruna Reis disse:

    Olá! Minha cachorrinha estava comendo muito coco, essa situação estava me deixando muito chateada, chamei a atenção dela por diversas vezes a repreendendo por fazer isso. Acontece que agora simplesmente ela deixou de fazer coco no tapetinho higiênico dela. Ela sempre usou o tapetinho, mas agora só faz xixi, e fica inquieta para eu levá-la para passear e fazer coco na rua. Deixei ela 2 dias sem passear para fazer o teste e ela passou os 2 dias sem fazer coco. Estou bem chateada. Gostaria de saber o que fazer para ela voltar a fazer coco em casa. Tentei resolver um problema e acabei criando outro. Obrigada!

  10. Thamiris disse:

    Olá. Meu cãozinho ainda não completou 2 meses e já faz xixi no lugar certo!! Mas o coco, ele quase sempre erra. Será por algum motivo específico, ou é só ter paciência e continuar estimulando para acertar o número 1 e número 2? 😊

    1. BitCão BitCão disse:

      que bom que ele está no caminho certo, thamiris! ele vai acertar, mas até os 7 meses não tem controle total. paciência e reforço positivo são as chaves do sucesso!

  11. Flavia disse:

    Adotei um caozinho de mais de 2 anos porte grande. Ele esta aqui fez 1 mês. Ate que quando ele quer ele vai no tapete/jornal. Mas é quando ele quer. A noite entao nao sei o que fazer!to sendo obrigada a deixar a porta da area aberta porque ele veio com esse hábito de ir ao banheiro de madrugada. Fico com medo,por que moro em casa e acabo deixando a porta. Como faço para eliminar esse hábito dele ?. Como fazer ele parar de ir ao banheiro de madrugada. Seria possivel ele ir ao banheiro antes de dormir e só ao acordar pela manha?. Nao sei o qie fazer 😔😔

    1. BitCão BitCão disse:

      flavia, vc pode diminuir a água à noite e sair com ele antes de dormir para que ele faça as necessidades na rua. Dê aquela reforçada no treinamento de higiene, sempre recompensando seu amigão quando ele usar o local que vc determinou. Outra possibilidade é instalar uma portinha para ele entrar e sair quando quiser – veja aqui – https://www.bitcao.com.br/porta-para-caes-importada-petsafe.html

  12. andreza disse:

    O meu shih tzu é macho de dois meses, peguei algumas dicas no youtube, comprei sanitário e mostrei o local de fazer xixi e utilizei pipi dog – ao termino das refeições ou de beber muita água, esperava uns 10 minutos, pegava ele o levava ate o sanitario, e nada, qdo saia ,fazia xixi. teve um episodio que ele começou a fazer xixi, peguei e levei ao sanitario, e nada, outro dia, peguei e fiquei segurando ele no sanitario, percebi que ficou incomodado. agora, quando termina as refeições, me olha e vai se esconder para fazer xixi e cocô. Me ajudem?
    Meu cachorro nao quer dormir em sua caminha, coloco ele, canto, faço carinho, aparentemente, parece que dormiu, quando saiu, devagar….. passa uns 20 minutos, começa a chorar me procurando no quarto ou na porta e deixo dormir no quarto. mas, queria que dormisse na caminha dele, como faço…. teve uns dias que deixei chorando um pouco, ele parou, fui ver como estava , nao estava na caminha e sim no outro lugar deitado, peguei e levei ate a caminha, agora ele ja vem para meu quarto e fica debaixo da minha cama. para ninguem pegar ele, o que faco?

    1. BitCão BitCão disse:

      andreza, td bem? Primeiro, seu filhote ainda pode errar muito! com 2 meses eles não tem controle fisiológico do xixi e cocô, e isso só vai ocorrer por volta dos 7 ou 8 meses. Até lá, paciência, carinho e muitas recompensas! tente atrai-lo para o sanitário com brincadeiras ou até petiscos, ao invés de carregá-lo, e se ele fizer um pinguinho que seja, recompense muito! Se ele errar, use eliminadores de odor para que não sobre nenhum cheiro que o atraia ao mesmo lugar.
      Quanto ao local de dormir, é natural que ele queira ficar próximo à família que dá segurança. Porém, se vc abre a porta quando ele chora, está fazendo exatamente o que ele quer – ele está te adestrando direitinho. Então, ou vc libera o sono dele no seu quarto ou aguenta uns bons dias de choro até que ele se acostume no local que vc determinou.