Voltar para os artigos

Superamigos

Superamigos

Aumentar a família canina ou felina para que o animal tenha companhia é a opção de muita gente, e é uma delícia quando há harmonia na matilha (veja como introduzir um novo membro aqui).  Cães “filhos únicos”, no entanto, também pode estabelecer laços de amizade com “coleguinhas” da creche, de amigos, da pracinha, etc., e é encantador ver a alegria da turminha de quatro patas quando se encontra. Conheço uma cadelinha que reconhece perfeitamente o trajeto até a casa dos seus BFFs (best friends forever) e demonstra excitação quando embicamos o carro na rua em que eles moram. Ela demonstra claramente sua empolgação por meio da linguagem corporal, abanando a cauda freneticamente e dobrando as patas da frente para convidar os amiguinhos para horas e horas de pega-pega e lutinhas. Uma graça! Depois da farra, eles até bebem água juntos e deitam lado a lado.

Um estudo realizado pelo neurocientista da Emory University (EUA),Gregory Berns, com vários cães, apontou que eles possuem a mesma sensibilidade que uma criança – a conclusão se deu por meio de análises da atividade cerebral dos animais submetidos a diversos tipos de estímulos. Berns comprovou que os cães usam a mesma parte do cérebro humano para situações prazerosas e possuem o mesmo nível de emoção de uma criança, ou seja, sentimentos puros e sinceros. E, como a petizada, elegem seus melhores amigos – sejam eles humanos ou animais. Essa vivência – ou convivência – reduz o estresse e dá mais conforto e segurança para o peludinho. Aqueles que têm um melhor amigo são, em geral, mais tolerantes à presença de outros bichos, muitas vezes até desconhecidos.

Como você sabe que seu cachorro tem um BFF? Eles tendem a brincar mais ou passar mais tempo com seus amigos favoritos, até ignorando os demais, podem não se importar em compartilhar seus brinquedos, cama, pote de água e espaço, e em alguns casos a comida e os petiscos (bem, não é sempre assim, hehe). Os amigos preferidos nem sempre são outros cães – muitos peludinhos elegem o gato do vizinho, o porquinho da índia ou o próprio dono.

E na sua casa, como é? Conta pra gente!

Cláudia Pizzolatto e Regina Ramoska

Deixe um comentário

6 Comentários em "Superamigos"

Notify of

ADRIANA
1 mês 18 dias atrás

Tenho um cachorro de raça misturada é porte grande.. agora ele é único aqui em casa mas já conviveu com outros cães.. já faz um tempo QUE está sozinho. Adotei uma cadelinha de 1 mês faz dois dias .. meu cão mais velho está eufórico mas tenho medo dele machucar a filhote . Pode me ajudar a familiazar

1 mês 16 dias atrás

adriana, que bom que estão se dando bem! esse texto pode ajudar: http://www.bitcao.com.br/blog/chegou-filhote-na-casa-o-que-meu-cachorro-mais-velho-esta-sentindo/
mantenha a dupla sobre supervisão até ter certeza de que não há risco para a mais nova.

Piih
3 meses 23 dias atrás

Eu tenho uma border collie e ela tem aproximadamente 1 ano e 5 meses eu queria saber se é preciso procurar um adestrador pra ela ! Pois eu tento fazer que ela aprenda a sentar, deitar e rolar de todo o tipo ! Com petisco , coleira e etc e ela não aprende ! O que eu posso fazer ?

3 meses 22 dias atrás

piih, os borders são super inteligentes e aprendem rápido. Vc já viu este texto? https://www.bitcao.com.br/blog/adestramento-nao-da-para-viver-sem/
se você não tiver tempo ou paciência, um especialista pode ajudar, sim!

4 meses 23 dias atrás
Após adotar a Gucci, percebi que ela era muito dependente (não dormia sozinha, chorava o dia todo) e achei que ela sofreria se a deixasse em casa sozinha o dia inteiro. Então decidi adotar a Chanel…E foi a melhor decisão que eu tomei! A Gucci ficou super independente, passou a dormir na cama dela, não chorava mais!! No início elas se estranharam um pouco, mas hoje em dia são BFFs!! Trocam de cama, dividem os potinhos de água e ração, e o mais legal é ver como uma espera ou chama a outra para fazer qualquer coisa!! Uma relação de… Read more »
4 meses 22 dias atrás

que delícia, Fernanda!!!

wpDiscuz